Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Capitão reformado, aqui não! Aqui em Petrolina Lula já fez a reforma, por Rui Daher

Mais feliz, ainda, chegarei lá, sabedor que Petrolina desistiu de conceder a Jair Bolsonaro o título de cidadão petrolinense. Que alívio!

Ariano Suassuna

Capitão reformado, aqui não! Aqui em Petrolina Lula já fez a reforma

por Rui Daher

Coisas de que mais gosto do que me sobrou nessa finitude, uma é visitar a região do Vale do São Francisco. A negócios ou prazer, faço-o há mais de 15 anos. Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região, permitiram-me reforçar o amor que sempre tive pelo Nordeste e sua cultura.

Desde muito novo, apercebi-me do valor de João Cabral de Melo Neto, Luís da Câmara Cascudo, Graciliano Ramos, Vitor Nunes Leal, Gondim da Fonseca, Julião, Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Ubaldo, tantos outros, no momento,talvez, esquecidos, mas certamente lidos, a quem não teria como a todos citar, construtores de uma nação que, hoje em dia, se esfacela.

Junto todos os seus cantadores. Os Ramalhos, Alceu, João do Vale, Chico Science, Geraldo Azevedo, Marinês, Jackson do Pandeiro e Almira, o Trio Virgulino, Dominguinhos, Patativa do Assaré, e daí parto para uma viagem sem fim. O Nordeste é a minha praia, em todos os sentidos.

“Morena diga, onde é que tu tava, onde é que tu tava, passei a noite procurando tu, procurando tu, onde é que tu tava”?

Na próxima sexta-feira, estarei lá para negócios e um Arraiá patrocinado por amigos locais. Não os cito, pois creio terem votado em Jair Bolsonaro e não sei se estão arrependidos ou não. Tivesse eu cometido esse absurdo, estaria, como tantos de meus amigos de São Paulo, que o fizeram.

Mais feliz, ainda, chegarei lá, sabedor que Petrolina desistiu de conceder a Jair Bolsonaro o título de cidadão petrolinense. Que alívio!

Aquelas terras e águas não merecem ter como cidadão um político que ficou 28 anos sem nada fazer e ganhou a eleição porque prenderam um nordestino, de Garanhuns (PE), e que até agora não provaram nenhum ilícito, mas que fez a região se desenvolver, como “nunca neste País”.

A Câmara Municipal de Petrolina, em Pernambuco, retirou da pauta de votação um projeto que concederia o título de cidadão ao presidente Jair Bolsonaro. A proposta do vereador Elias Jardim (PHS) tinha o objetivo de homenagear o presidente “pelos grandes esforços feitos para retirar o Brasil de uma grande crise”.

Ora, ora, “tirar de uma grande crise”, como? Esforços, quais? Indo e voltando atrás a cada dia? O trabalhador sendo iludido por uma só bala de prata, a reforma da Previdência, já provada que apenas tira de quem trabalha e devolve aos ricos. Ninguém lê, porra? E os ganhos de capital, seus tontos?

Manifestantes protestaram em frente à Câmara, segurando cartazes com os dizeres: “Petrolinense Não”. A pressão levou ao adiamento da votação.Na Câmara, se manifestaram contra o projeto em pauta: “Um título de cidadão petrolinense deve ser concedido a quem presta alguma assistência à cidade e tem alguma projeção na área educacional, cultural, política, esportiva, científica e social. Quando a gente pensa em Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante. Culturalmente é preconceituoso e intolerante. Politicamente é incompetente. Socialmente é violento. Esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito comprometido em destruir o País? A um sujeito que já declarou ódio aos nordestinos?”

Querem mais, bolsonaristas? Então, comprem os petrolinenses. Se eles aceitarem, nunca mais ponho os pés lá. Vou a Juazeiro.

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador