O homem Lula nesta sexta-feira santa, por Urariano Mota

O homem Lula nesta sexta-feira santa, por Urariano Mota

Vocês perdoem a tentativa desta homilia em plena sexta-feira santa. Perdoado, devo dizer:

 “Pilatos mandou então flagelar Jesus. Os soldados teceram de espinhos uma coroa, puseram-na sobre a sua cabeça e o cobriram com um manto de púrpura. Aproximavam-se dele e diziam: Salve, rei dos judeus! E davam-lhe bofetadas. Pilatos saiu outra vez e disse-lhes: Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele nenhum motivo de acusação. Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: Ecce homo! Eis o homem!” (Jo 19,1-5).

Eis o homem! Quando Lula se despedia da Presidência, esteve no Recife.  No discurso desse dia, ele falou:

“Então resolvi fazer as caravanas da cidadania. E comecei fazendo a primeira caravana percorrendo o trajeto que a minha mãe percorreu com oito filhos, saindo de Caetés até a cidade de Santos, em São Paulo. Parando em cada cidade, conversando com as pessoas. Depois eu percorri 91 mil km de carro, de trem, de ônibus, de barco. Para conhecer a cara, o jeito, o contar da piada, da graça, o cantar do povo pernambucano, o sofrimento do povo brasileiro. E isso me deu uma dimensão do Brasil que eu queria governar”.

Naquele dia, no meio da multidão, havia cadeirantes pedido passagem, senhoras velhinhas apoiadas nos netos, indivíduos cegos a tatear com suas bengalas, jovens, muitos jovens, negros, muitos negros, negros na pele e no peito, que ouviam sérios, com absoluta atenção o presidente que lhes dizia, apontando para um menino da favela que toca violino: “Ele, Daniel, só queria uma oportunidade”. Teriam visto as pessoas se retirando do encontro, depois que Lula acabou a sua fala, a ponto de o locutor lhes pedir que ficassem, porque teriam ainda um show de Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Inútil, porque ainda assim as pessoas se retiravam, porque o ápice do drama, nessa noite, já havia sido atingido: o presidente lhes falara que do seu destino um homem não desiste. Que nada pode ou não deve estar definido antes em razão de renda, lugar, sexo ou raça. 

Quando Lula foi atingido por um câncer, pude vê-lo. Eis o homem:

As fotos de Lula na imprensa, com os cabelos e barba raspados por dona Marisa, a primeira coisa que vem na gente é um choque. A intimidade de Lula com o povo brasileiro é de tal sorte, que vê-lo nesse estágio de luta contra o câncer é o mesmo que rever um amigo caído em um leito de hospital. Depois, quando a gente atenta bem para a sua face, a sorrir, brincalhão, como a nos dizer “eu ainda vou provar um caldinho de feijão em Pernambuco, não desesperem”, bate na gente uma simpatia por esse homem provado pela dificuldade desde a infância. Lula, na foto, está a nos sorrir e nos puxar para cima, falando “enfrentem, nada está definido”.

Dizem com muita razão que “Ecce homo!” não se aplica somente a Jesus crucificado, mas também aos que o crucificaram. “Eis o homem!”, no caso brasileiro, quer dizer: eis do que a opressão de classes no Brasil  é capaz.  Não se tolera nem o mais leve aceno aos despossuídos, não se quer nem a mais estreita entrada para marginalizados, do povo se retira qualquer semelhança de cidadania. Por isso também eis o homem, em Sergio Moro e toda a direita brasileira:

O modo mais cruel como agiram em relação a Dona Marisa, a companheira da vida de Lula. Primeiro, porque a mataram de forma lenta e perversa, indigna, quando a envolveram em crimes de corrupção – quem? Sérgio Moro e bando – em compra de apartamento que jamais possuiu. E mais pedalinhos para os netos! Ainda nessa primeira morte a mataram quando viu caluniarem para a humilhação Lula. Dessa primeira morte é inescapável a culpa da grande pequena mídia, que acusa primeiro e apura depois, que publica maldosas hipóteses como fatos consumados, na base do “se não furtou, alguém furtou para ele”. E mais a perseguição nos processos da Lava Jato, onde o criminoso Lula é visto como o chefe secreto da corrupção de todos os tempos no Brasil. Dessa sua primeira morte, mídia, Moro e demais assemelhados têm uma inescapável culpa.

Depois, mataram Dona Marisa de modo mais rápido, quando a tiveram à mercê de cuidados na maca, no hospital Sírio. E aqui, os médicos que desonram o Brasil, que retiram o nosso povo do convívio civilizado, tiveram o seu grande final. A queda mais baixa, que os nivela a seus irmãos nazistas e dos tempos da ditadura brasileira. Começaram pela canalhice de divulgar imagens da tomografia de Dona Marisa. Digamos assim, foi até uma canalhice menor, à altura dos seus braços que esvoaçam corpos indefesos como asas de urubu.

Enfim, neste conselho cristão, eis o homem:

Não desejem tanto mal a Lula, porque se as suas pragas pegam, o mal lhes vem em triplo. Quanto mais dramas, problemas ou pequenas tragédias ocorrem a esse homem, mais ele cresce como pessoa e político. Respeitá-lo, gostar da sua história é mais sensato. Não sejam loucos de querer a sua morte morrida ou matada, entre dores, tragédia ou tiros. Pois se tal acontecer, vão ter que conviver o resto das suas vidas com São Lula. Imaginem o que seria render-lhe graças em todos os terreiros e templos do Brasil. Os loucos e raivosos estariam preparados? Melhor desejar a Lula o que a maioria do povo agora deseja: força, eterno Presidente.

Por isso, fala o Evangelho: depois de toda crucificação, Lula ressuscitou e está vivo.  

*Vermelho http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=8376&id_coluna=93

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

21 comentários

  1. A que pontos chegamos. O

    A que pontos chegamos. O sebastianismo nordentino sobrevive até hoje em pessoas supostamente “intelectuais”.

    Quando a gente é tomada pela vergonha alheia.

     

  2. É o fim dos tempos!!! Tem
    É o fim dos tempos!!! Tem excomungado querendo comparar o maior e mais inescrupuloso ladrão da história do Brasil com Jesus Cristo!!! Efetivamente, estamos chegando ao fim dos tempos.

      • A lenda romana que dividiu a

        A lenda romana que dividiu a história em Antes e Depois de Cristo, cujo mensagem de Amor derrotou impérios e donde nasceu os maiores avanços civilizatórios da Humanidade, o Ocidente.

        • Zé Trindade, pensei que

          Zé Trindade, pensei que tivesse morrido !  Não só está vivinho da silva como continua o impagável humorista !  Ocidente, berco dos maiores avancos civilizatórios da Humanidade ? Qual “humanidade” é a civilizada, a que morre todo dia para que a outra permaneca viva ou a que vive eternamente às custas da que morre todo dia ? E já que você colocou Jesus Cristo como responsável com sua, dele, mensagem de Amor, quem são os ícones de nossa “civilizacão” ocidental ? Trump ou Jesus Cristo ? Jesus Cristo ou Temer ? Urariano Mota ou algum comentarista deste Post ? ou seria Eduardo Cunha ? ou o Mercado ? Se faco perguntas é porque eu mesmo não tenho respostas mas se você responder que é Jesus Cristo só estará me dizendo que Ele é uma fraude pois tudo o que prega é feito ao contrário. Ele selvagem, nós civilizados.

    • Faz o seguinte. Sem dizer de
      Faz o seguinte. Sem dizer de forma genérica, quais o crimes do Lula.
      Não vale, pedalinho, Triplex e Sítio. O Moro está desesperado até hoje tentando arrumar provas.
      Ah ! Não vale os 13 milhões dito na lista da Odebrecht , que o próprio delator disse q não tem provas contra o Lula.
      Pontue os crime do Lula.
      Que eu pontuo os crimes do Aécio.
      Está bom assim

  3. É impressionante ver como as

    É impressionante ver como as esquerdas foram  sequestradas pelo Lulismo.

    Quando finalmente se derem conta já será tarde.

    Na verdade já é tarde demais.

    O que será do PT quando Lula for preso e desaparecer da cena politica?

     

    • O que será de você quando

      O que será de você quando Lula for preso e desaparecer da cena política ? O que será de você se Lula não for preso e não desaparecer da cena política ?  Você será exatamente o que você é. Só que você não tem a mínima idéia do que você é.

    • E o que será de você

      quando descobrir que uma ideia nunca morre?

      Que tal lembrar de Jesus, Maomé, Moisés, Confúcio, Gandhi, Mandela, Martin Luther King…?

  4. Lula teu passado não te condena.

    Será que Moro já parou alguns segundos para pensar no que Lula fez de bom para o país? Será que Moro sabe do respeito e amor que milhões de brasileiros tem por ele? Será que Moro já comparou as trajetórias de polítiocs como Maluf, Collor, Serra, Temer, Jucá, Sarney e centenas de outros políticos brasileiros desse naipe com Lula e não vê a enorme diferença que os separa? Será que Moro mesmo diante das transformações verdadeiras que Lula fez nos seus governos não mostram que isso só pode ser coisa de gente séria? Será que bandidos tem tempo para pensar no país e fazer o que fez como Lula? Será que mesmo com tudo isso e sem provas para condenar Lula Moro não bota a mão na consciencia do mal que está fazendo?

  5. sempre atento e sereno na leitura dos acontecimentos.

    Olhar estas duas grandes personagens, duas situações nos tempos tão diferentes e tão comparáveis, a divina de Jesus e a outra que tenta fazer dos ensinamentos Dele ação para uma sociedade inclusiva aos marginalizados e frágeis, nos infunde esperança e certeza que apesar da selvageria destrutiva ainda existe o tecido vivo e salutar de muitos de boa vontade.

    Parabéns e feliz Pascoa.

  6. Infeliz mesmo !

    É quem jamais gostou de alguém, jamais teve um ídolo. Tem é. isto sim, muito rancor e inveja de quem acredita no ser humano, acredita que pode haver bondade e bom coração. Mas não, procura sempre suas próprias réguas/regras e com ela sai medindo a todos de modo geral. É um pobre de um infeliz, como muitos que comentaram aqui.

    Devem ser como o Moro, que sempre conviveu com Tucanos e por isso não acredita existir alguém de boa fé, mesmo engolindo sapos diariamente anos após anos e tendo de fazer concessões a fim de conseguir governar.

    Mas “eles” desconhecem essa lingua. Veneno e féo é só o que conseguem retirar de suas bocas.

  7. “Felizes sois vós,
    se vos

    “Felizes sois vós,

    se vos rejeitarem e odiarem.

    E lá onde vos tiraram e odiaram não será encontrado lugar algum.”…”Os perseguidores, porém,depois de terem perseguido o homem justo,se verão diante de um vácuo,porque, em vez de o prejudicarem,foram prejudicados,foram motivo de involução negativa em si mesmos.”                        Do Quinto Evangelho     Toda ação amorosa gera a matéria, base da existência da vida real,e tem potencial de trazer o Céu pra Terra,num processo evolutivo,típico Transposição do Rio São Francisco,Onde um projeto na materia está gerando mais vida,Vida brasileira auto-realizada. Toda ação não amorosa gera a anti-matéria,Vácuo onde a vida real se esvai,pelas ações dos maus e preguiçosos em processo de involução,típico Inferno de Dante à brasileiraparido no golpe de 2016. A vida é perenee só os que resistem, ocupam e lutamVivem a Verdade do Mistério,Separam o joio do trigoe transcendem o real com utopia amorosa…                                                     

  8. Para nós cristãos, Jesus, o

    Para nós cristãos, Jesus, o Cristo não pode ser comparado pela sua natureza divina com nenhum ser humano. Mas a pessoa humana de Jesus é histórica. Ele era visto pelos poderosos como um líder popular que, pelas suas ideias e pregação, ameaçava-lhes o poder. Era preciso, então, eliminá-lo. Como o conseguiram? Criaram acusações fantasiosas, onde a hipocrisia não dava lugar para a mínima sinceridade;  incutiram  inexplicável ódio na multidão fragilizada pela ignorância e, enfim,  contaram  com a pusilanimidade do poder superior (Pilatos), incapaz de resistir à pressão.  Submetido a um julgamento sem provas de culpa, por ser uma ameaça aos poderosos, Jesus é uma personagem que faz parte de talvez uma multidão de condenados em circunstâncias similares. A própria Igreja assassinou um  bocado na pecaminosa página da Inquisição.

    Chegamos então a nossa realidade atual, quando estamos a ver a perseguição insana a Lula (ameaça à plutocracia); com o crescimento de uma multidão raivosa que nem sabe explicar, à falta de provas, a ânsia pela sua condenação e o poder superior (STF) assistindo a todos os absurdos sem adotar as providências que lhe competem. Para terminar, lembrando os que acusam Lula sem provas, peço licença para adaptar as palavras de Jesus  na cruz: “Pai, perdoai-os; eles não sabem o que dizem”.  Feliz Páscoa a todos.

  9. Aprofunde-se

     

    Para aprofundar, ler o livro “Jesus, o maior socialista que já existiu”, lançado há uma semana no Sindicato dos Metroviários de São Paulo, escrito pelo historiador Jefferson Ramalho que, a propósito, é meu filho. Interessados, enviar e-mail para [email protected]

  10. Parabéns, senhor Urariano.

    Parabéns, senhor Urariano. Estou em lágrimas após a leitura de seu artigo. O senhor teve a sensibilidade e o talento que me faltam para definir o que Luiz Inácio Lula da Silva representa para o Brasil e para o mundo. Lula é eterno, é o homem que tem a força divina dentro de si e como Nosso Senhor Jesus Cristo irá ressuscitar para trazer a Glória e a Salvação para o nosso sofrido povo brasileiro. Deus mantenha Lula ao nosso lado por muito tempo!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome