Ter espaço para escrever a inutilidade óbvia da escrita, por Maíra Vasconcelos

Ter espaço para escrever a inutilidade óbvia da escrita

por Maíra Vasconcelos

https://audioboom.com/posts/7838640-ter-espaco-para-escrever-a-inutilidade-obvia-da-escrita-por-maira-vasconcelos

Outro dia, lia sobre os 30 anos sem Rubem Braga, e, principalmente, sem as suas crônicas nos jornais. Diziam, já não há espaço para cronistas. Decretaram a morte da crônica pela falta de leitores, hoje, supostamente pouco sensíveis a divagações.

Mas escreve-se, também, para se ter leitores para qualquer tipo de texto. Assim, cria-se leitores. Escreve-se não somente o que sabemos será lido. Há escritas insistentes até que o leitor venha, ou nasça. Diria, pertenço a este último grupo: há de se correr o risco de não ser lida. Nunca soube escrever de outro modo, a não ser com essa voz que parece não conseguir escrever e apenas pergunta a cada palavra. Essa voz com a qual escrevo para o jornal necessita a constante pergunta-sem-resposta.

Afinal, são os jornais que querem ser imediatamente lidos e necessitam tal imediato consumo. Entende-se, mas não se justifica a ausência dos escritores de textos inúteis nas redações. Pois é necessário ter espaço para escrever a falta de utilidade óbvia da escrita. Poder perguntar sobre o texto, o nosso lugar no jornal e a voz com a qual se enuncia. Como poder falar que estive, tantos anos, em uma escola clariceana, também hilstiana e beckettiana, erguidas apenas pelos meus modos de leitura; ou poder escrever no jornal que minha escrita deve estar sublinhado para que seja repensado seu lugar de posse. Pois qual escrita é própria, a não ser apenas as escolas de leitura que podemos erguer anarquicamente no aprendizado cotidiano da palavra que vem de outros livros.

Há poucos cronistas, possivelmente, porque os donos dos jornais não cedem espaço para textos inúteis como este. São os grandes jornais que precisam rever seu desejo por um comerciante de palavras. Se escrever significa também este impossível acordo com o lucro. Mas aqui, neste jornal que é um privilégio, diria: escrevo à espera de leitores, enquanto isso, oferto reflexões no silêncio próprio da palavra.

Maira Vasconcelos

Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).

Maira Vasconcelos

Maíra Mateus de Vasconcelos - jornalista, de Belo Horizonte, mora há anos em Buenos Aires. Publica matérias e artigos sobre política argentina no Jornal GGN, cobriu algumas eleições presidenciais na América Latina. Também escreve crônicas para o GGN. Tem uma plaqueta e dois livros de poesia publicados, sendo o último “Algumas ideias para filmes de terror” (editora 7Letras, 2022).

View Comments

  • A perseverança de autoras como você é que alimenta a esperança daqueles que, como Antonio Candido, defendem o direito à literatura e seu papel humanizador.

    Dias atrás publiquei neste mesmo Jornal GGN um artigo lembrando a vida e obra de Carolina Maria de Jesus e outro sobre a defesa do direito à liberdade encampada por Antonio Candido.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

12 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

16 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago