5 de junho de 2026

A era Vikings agoniza nas linhas de Eduardo Kasse, por Rogério Faria

Essas histórias trazem, como característica marcante dos trabalhos do autor, o cuidado com as pesquisas históricas

A era Vikings agoniza nas linhas de Eduardo Kasse

por Rogério Faria

O visceral escritor e roteirista de quadrinhos Eduardo Kasse está com seu novo livro em campanha de financiamento coletivo no Catarse. Estamos falando de Vikings – Nidhogg. A trama conclui as aventuras iniciadas na fantasia histórica “Vikings – Berserker” e expandida nos quadrinhos “Vikings – Noite em Valhala” e “Vikings – Morte ao Troll”.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Kasse, que costuma dizer que escreve fantasias históricas com 4S: Sangue, Suor, Sexo e Sujeira, também é autor da Série Tempos de Sangue e de vários contos em coletâneas de literatura e quadrinhos. Desde 2018, dedica-se à Saga Vikings.

No seu primeiro romance sobre os guerreiros da cultura nórdica, Vikings – Berserker, um bando de jovens sonhadores sofre as consequências por causa de uma imensa afronta a um jarl, um poderoso chefe local. Ainda no ano de 2018, nasce a história em quadrinhos Vikings – Noite em Valhala, que narra de forma crua uma batalha no território que viria se tornar a Escócia. Já em 2019, a graphic novel Vikings – Morte ao Troll! traz uma inesperada caçada a um ser mitológico após uma série de incidentes estranhos.

Ambos os quadrinhos têm a arte brutal de Carlos Sekko, que se destaca no forte contraste entre o preto e o branco. Assim como as espadas e machados pintam os chãos de sangue, Sekko não poupa tinta para mostrar a violência das batalhas. Por outro lado, Kasse não abre mão de  diálogos inspirados e do bom humor em aventuras independentes, mas que complementam as histórias trazidas nos livros.

Agora, Vikings: Nidhogg, conta uma nova história. Por volta do ano 1000, a Era Vikings está chegando ao fim. O cristianismo tornou-se a religião mais poderosa da Europa e os povos pagãos estão desaparecendo, seja porque estão sendo convertidos ou assassinados.

A poderosa e respeitada Siv, apesar de sentir o peso da velhice, ainda é uma líder forte e governa as suas terras com muita dedicação. Mesmo assim, tem provado mais o sabor da derrota do que da vitória, além de ser odiada pelo rei, que anseia pela sua morte, assim como da de outros jarls que bradam por Odin e dos seus velhos capitães. Parece até que os Deuses abandonaram seus filhos.

Mas essa não é uma história de anciãos. Asgeir, neto de Siv, está no esplendor da juventude, e, junto com outros jovens guerreiros que almejam o reconhecimento e os atos heroicos, busca as glórias do passado cantadas pelos skalds. Embora diantes do clima de pesar, só há um desejo em seus corações: fazer os Deuses voltarem a olhar para Midgard!

Essas histórias trazem, como característica marcante dos trabalhos do autor, o cuidado com as pesquisas históricas, tanto em termos cronológicos, geográficos como de ambientação. Kasse se preocupa em apresentar lugares que existiram de fato, além de por seus personagens contracenando com figuras reais.

O livro pode ser adquirido através do financiamento coletivo no Catarse, juntamente com diversas recompensas exclusivas para os apoiadores, além de outras obras do próprio autor. A campanha, que em menos de três dias bateu 100% da meta inicial, agora vai recompensar todos os apoiadores com um novo livro de contos. A cada meta extra batida, essa coletânea ganhará novas histórias, contando com Ana Lúcia Merege, Aya Imaeda e Diego Guerra. Para visitar e apoiar, basta acessar catarse.me/vikings2

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados