Brasileira assume a reitoria de uma das principais universidades dos EUA

Angela V. Olinto é americana e brasileira, casada com o violonista Sérgio Assad e pai da multimusicista Clarice Assad.

Angela Olinto e Sergio Assad – Foto: Arquivo/Chicago News Cooperative

A brasilo-americana Angela V. Olinto assumirá a reitoria da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Casada com o violonista Sérgio Assad e pai da multimusicista Clarice Assad, Angela é pioneira da física de astropartículas e desenvolve importantes pesquisas de astronomia e astrofísica para universidades nos EUA.

Nascida em Boston, a professora passou seus anos de formação no Brasil, terra natal de sua família, graduando-se em Física pela PUC do Rio de Janeiro. Atualmente, Angela coordena a Divisão de Ciências Físicas e o Departamento de Astronomia e Astrofísica na Universidade de Chicago. No anúncio de sua nomeação, destaca-se que ela foi escolhida por sua vasta experiência em administração e liderança acadêmica, além de grandes contribuições nas pesquisas que desenvolve.

“Para a NASA, ela é a investigadora principal das missões espaciais e de balão Probe of Extreme Multi-Messenger Astrophysics (POEMMA) e do Extreme Universe Space Observatory (EUSO), em missões de balão de superpressão (SPB). A Professora Olinto também foi membro do Observatório Pierre Auger na Argentina. Todos estes projetos foram concebidos para descobrir as origens das partículas cósmicas de maior energia, as suas fontes e as suas interações”, traça seu histórico.

Em sua trajetória, Olinto é também pesquisadora de missões espaciais da NASA e as missões de sonda projetada para observar raios cósmicos de ultra-alta energia, é membro do Observatório Pierre Auger, a maior instalação de detecção e estudo das partículas energéticas raios cósmicos na Argentina, e membro de dezenas de Academias de Ciências pelo mundo.

“Professora brilhante e mentora atenciosa, a professora Olinto apoiou e ajudou a moldar as carreiras de inúmeros estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado que tiveram a sorte de ter trabalhado com ela”, escreveu o atual presidente da Universidade de Columbia, Minouche Shafik.

“Suas aulas mais populares exploraram tópicos como o Big Bang, galáxias, astronomia e astrofísica europeias e as origens e evolução do universo. Ela recebeu vários prêmios de ensino, incluindo, mais recentemente, o Prêmio de Excelência em Ensino e Mentoria de Pós-Graduação da Universidade de Chicago em 2015”, trouxe o comunicado.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bacana, mas é importante mencionar que a reitora anterior, a egípcia Minouche Safik, foi demitida no contexto da pressão dos sionistas sobre os reitores americanos, por estes não reprimirem os protestos contra Israel nos campi.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador