Os botões nas roupas femininas e masculinas

Por Paulo Gurgel Carlos da Silva

No Portal Luis Nassif

Do blog EntreMentes

Botões

Por que os botões das roupas femininas são colocados à esquerda, enquanto os botões das roupas masculinas são colocados à direita?

Não é de surpreender que os fabricantes de roupas observem normas uniformes para as diversas características de vestuário de acordo com os grupos a que se destinam. O que parece estranho, porém, é que o padrão adotado para as mulheres seja precisamente o oposto do padrão adotado para os homens. Se isso fosse completamente arbitrário já seria algo a se pensar. Pois o padrão supostamente deveria ter um só para ambos os sexos.

Cerca de 90 por cento da população do mundo é destra, e é mais fácil para os destros que as camisas tenham os botões à direita.

Então, por que o botões das roupas femininas ficam à esquerda?

Este é um exemplo em que a história parece importar. Quando os botões apareceram no século 17, eles eram vistos apenas no vestuário dos ricos. Naquele tempo, era costume para as mulheres serem vestidos pelos servos.

Tendo os botões à esquerda, isso facilitava as coisas para a mão direita dos servos que as vestiam. Quanto aos botões à direita nas camisas dos homens, as explicações seriam: porque os homens se vestiam sozinhos, e também porque uma espada desembainhada do quadril esquerdo, com a mão direita, seria menos propensa a ficar presa na camisa.

Hoje, praticamente nenhuma mulher é vestida por servo (sic), então por que abotoar a camisa a partir da esquerda continua sendo a norma para as mulheres?

Em economia, uma norma quando estabelecida resiste à mudança.

Já sendo as camisas das mulheres abotoadas a partir da esquerda, ficaria arriscado a um fabricante oferecer camisas a elas que fossem abotoadas a partir da direita. Afinal, as mulheres haviam se acostumado a camisas que abotoavam a partir da esquerda e, com a mudança, teriam de desenvolver novos hábitos e habilidades. Além disso, muitas mulheres não aceitariam aparecer em público vestindo camisas abotoadas a partir da direita, já que assim assumiriam estar vestindo camisas de homens.

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece bobagem

    Parece bobagem, mas o que combatemos hoje, vem de uma história ensinada, incetivada e defendida por antepassados que se encontram apenas 5 décadas de nós.

    A simplicidade da posição de um ou uma carreira de botões põe em jogo toda uma forma de opressão que por vezes coloca a mulher distante do homem e por vezes abaixo dele.

    É o incentivo a misogenia implicita que distancia pessoas e gera revoluções.

     

    1. Desculpa, mas é só uma casa

      Desculpa, mas é só uma casa de botão! se o homem usar no lado contrário não fará dele menos opressor, na realidade o que incentiva a misoginia são varios fatores inclusive o fato da mulher aceitar um salário menor que o de outro profissional( sexo masculino) que trabalha igual ou inferior a ela. O espaço da mulher tem sido vilipendiado através de séculos de história e de criação machista e opressora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador