Inação do governo Bolsonaro resultou em incêndio da Cinemateca, diz ABI

Há um ano, os dirigentes da área cultural do governo Bolsonaro vinham sendo avisados sobre o risco de uma tragédia no galpão da Cinemateca Brasileira, lembrou a entidade

Foto: Reprodução/Ariane Breyton

Jornal GGN – A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou nota, nesta setxa-feira, 30, sobre o incêndio que atingiu, um galpão da Cinemateca, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, na noite de quinta-feira, 29. Confira o texto na íntegra:

Inação do governo Bolsonaro resulta em incêndio da Cinemateca Brasileira

Há um ano, os dirigentes da área cultural do governo Bolsonaro vinham sendo avisados sobre o risco de uma tragédia no galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, em São Paulo, o maior centro audiovisual da América do Sul, fechado desde 2020.

O último aviso foi na semana passada, quando o Ministério Público Federal (MPF) alertou as autoridades sobre o risco de incêndio. No entanto, nenhuma medida foi tomada.

A ABI protesta contra o descaso e inação das autoridades bolsonaristas da área cultural, que não providenciaram as medidas de proteção à Cinemateca, resultando na queima do acervo do Cinejornal, único e sem cópia.

Diante destes fatos, cabe ao Ministério Público Federal responsabilizar judicialmente os responsáveis por mais este crime contra a cultura nacional.

Paulo Jeronimo de Sousa

Presidente da ABI

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador