Incêndio atinge Galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 18h e controlado às 19h45, mas ainda ainda não foi totalmente extinto

Foto: Reprodução/Ariane Breyton

Jornal GGN – O descaso e abandono do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) com a memória cultural do país resultou, nesta quinta-feira, 29, em um trágico incêndio que atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. A sede do órgão, na Vila Mariana, segue preservada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 18h e às 19h45, mas ainda não foi totalmente extinto. A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas a corporação afirmou que no galpão há materiais altamente inflamáveis.

Em nota, a Secretaria Especial de Cultura, que é responsável pelo órgão, informou que “lamenta profundamente e acompanha de perto o incêndio que atinge um galpão da Cinemateca Brasileira”. 

“A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo”, continua o texto. 

Vale ressaltar que, no ano passado, um temporal alagou o galpão e parte do acervo já foi comprometido. O governo, até hoje, não revelou quais itens foram perdidos ou danificados.

Ainda, em 2016, um incêndio em outro galpão da Cinemateca Brasileira, ao lado da sede, na Vila Mariana, destruiu cerca de 500 obras.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador