Marta Suplicy é apontada como possível substituta na Cultura

Do iG

Ana de Hollanda deve deixar a Cultura; Marta Suplicy é apontada como substituta

Ricardo Galhardo – iG São Paulo

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deve deixar o cargo e pode ser substituída pela ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. A troca marca a entrada definitiva da presidenta Dilma Rousseff nas eleições municipais deste ano, já que o apoio de Marta ao ex-ministro Fernando Haddad na eleição paulistana foi decisivo na negociação.

A conversa sobre a saída de Ana de Hollanda ocorreu na semana passada entre Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , em São Paulo. A entrega de um ministério a Marta atende a uma demanda antiga da ex-prefeita, que nunca escondeu a insatisfação por ter sido preterida nos processos que definiram as candidaturas do PT em São Paulo nas últimas eleições. Ana de Hollanda tem audiência marcada para esta tarde com a presidenta Dilma. Até o fim da manhã, no entanto, auxiliares diretos da ministra diziam não possuir nenhuma informação sobre a mudança.  Assessores afirmaram que Ana de Hollanda participa normalmente de reuniões administrativas nesta terça e que a audiência com Dilma está marcada há dois dias. 

Antes mesmo de assumir, Ana de Hollanda já aparecia na lista dos ministros com risco de perder o cargo. O principal motivo da insatisfação do Planalto é o fato de ela ter liderado uma inversão na política de flexibilização dos direitos autorais que vinha sendo comanda pelas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira. Desde que tomou posse, Ana de Hollanda deu guinada no sentido de continuar garantindo esses direitos a artistas.

Dilma nunca escondeu a insatisfação com os resultados das políticas adotadas por Ana de Hollanda na pasta. Segundo pessoas com trânsito junto à presidenta, a ministra só não caiu antes por causa da instabilidade que marcou o primeiro ano de governo. No ano passado, ela chegou a balançar, mas acabou se segurando diante das sucessivas demissões de ministros por denúncias de corrupção.

Gota d’água

A gota d’água foi o fato de Ana de Hollanda ter divulgado há algumas semanas uma carta aberta endereçada à ministra do Planejamento, Miriam Belchior , sobre o orçamento do ministério. “Esses números colocam em risco a gestão e até mesmo a existência de boa parte das instituições culturais”, escreveu a ministra.

Nascida em uma família de artistas, Ana de Hollanda é filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista Maria Amélia Alvim, e irmã do compositor Chico Buarque. Pertenceu aos quadros do antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e partipou de diversas campanhas eleitorais.

De 1983 a 1985 foi chefe do setor musical do Centro Cultural de São Paulo e, de 1986 a 1988, foi secretária de Cultura de Osasco. De 2003 a 2007, dirigiu o Centro de Música da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura. Ela assumiu a pasta em 2011 e sua gestão foi marcada por crises e críticas.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador