
Natalie Cole, que morreu ontem à noite, era filha do músico de jazz Nat King Cole – Martial Trezzini/EPA/Agência Lusa
A cantora soul americana Natalie Cole, filha do músico de jazz Nat King Cole, morreu na noite de quinta-feira (31) de insuficiência cardíaca, aos 65 anos, num hospital de Los Angeles. A informação é da AFP, citando a imprensa especializada em celebridades.
A cantora é lembrada como uma artista que construiu uma carreira por mérito próprio, apesar da filiação, e que lutou contra o uso de substâncias ilícitas.
Mesmo depois de ter concluído com sucesso, nos anos 1980, um processo de desintoxicação do uso de heroína, cocaína, LSD e álcool, Cole viveu com as consequências do uso reiterado dessas substâncias, tendo sido diagnosticada com Hepatite C, uma doença que a obrigou a um transplante renal em 2009.
Apesar de bem-sucedida, a cantora viveu os últimos anos com complicações de saúde decorrentes desse transplante. Natalie Cole, que nasceu em 6 de fevereiro de 1950, morreu no Hospital Cedar Sinai, em Los Angeles.
Seu maior sucesso, Unforgettable, foi gravado em 1991, para o álbum Unforgettable… With Love, e continua a canção com maior reconhecimento internacional de sua carreira musical. A música é um dueto com o lendário cantor e pianista de jazz Nat King Cole, construído em estúdio, a partir de gravações antigas do músico e compositor, que morreu em 1965.
Numa mensagem divulgada hoje (1º) à imprensa, a família de Natalie Cole recordou o legado da cantora que ganhou nove Grammy (prêmio da indústria musical), fazendo referência ao seu maior sucesso musical: “Sentiremos muito a falta de nossa amada mãe e irmã, que permanecerá inesquecível [unforgettable, em inglês] nos nossos corações para sempre”.
“Natalie lutou de forma corajosa e aguerrida e morreu como viveu: com dignidade, força e honra”, acrescentou a mesma nota da família.
Unforgettable… With Love vendeu mais de sete milhões de cópias só nos Estados Unidos e conquistou seis dos nove Grammy que Natalie Cole ganhou ao longo da carreira, um dos quais o de Álbum do Ano.
Com uma carreira musical muito rica, durante a qual lançou mais de duas dezenas de álbuns, Natalie Cole foi também atriz, com participações em várias séries da TV norte-americanas.
Na sua autobiografia, lançada em 2000, intitulada Angel on My Shoulder, Cole revelou que enfrentou depressões depois da morte do pai, que morreu de câncer de pulmão, quando a cantora tinha apenas 15 anos, e do seu filho, que morreu por afogamento numa piscina.
As complicações de saúde levaram ao cancelamento de shows da cantora agendados para o final de 2015.
Em 2010, Natalie Cole deu show em Olhão, no Algarve, no âmbito da programação da iniciativa Allgarve, de promoção da região.
Ivan de Union
1 de janeiro de 2016 10:54 pmYeah. Menos de 2 horas atraz
Yeah. Menos de 2 horas atraz fui pra capa do jornal da rede golpe pra ver quantos pretos tinha (ia comentar no item absurdo das mulheres “liiberando os cabelos” pois eu nunca tinha sabido que isso existe no Brasil).
Tinha uma fotinha de um homem preto associada aa palavra “ladrao” na capa. A outra era essa fotina ai, de estrangeira preta e bem sucedida -nada a ver com a pretaiada bandida e assassina brasileira.
Tem ANOS que eu tou notando fotos de pretos “assassinos” e “ladroes” na capa do jornal da rede golpe logo ao lado das celebridades negras norte americanas (99 por cento norte americanas e nada mais).
Da um desanimo tao grande ter que notar isso de novo e de novo e de novo… Tou ate com vontade de irritar todo mundo:
Natalie: uma preta e tanto. SE nao fosse preta era dois tantos pra rede globo.
Gilberto Cruvinel
1 de janeiro de 2016 11:17 pmMorre aos 93 anos o maestro e compositor Gilberto Mendes
Morre aos 93 anos o maestro e compositor Gilberto Mendes
.
O corpo do compositor será velado a partir das 21 horas na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos
DE A TRIBUNA ON-LINE01/01/2016 – 19:38 – Atualizado em 01/01/2016 – 20:28
Gilberto Mendes faleceu nesta sexta-feira
Morreu na noite desta sexta-feira (1º), aos 93 anos, o maestro e compositor Gilberto Mendes em Santos. Ele estava internado desde a véspera do Natal na Unidade de Tratamento Intensivo (UIT) da Santa Casa de Santos devido a problemas respiratórios. Sofria de asma e teve uma crise, segundo o escritor Flávio Viegas Amoreira. Morreu às 18p0, por falência múltipla de órgãos. Gilberto era casado há 40 anos e tinha três filhos, um deles já falecido.
O corpo do compositor será velado a partir das 21 horas na Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, e cremado no mesmo local, em horário a ser definido.
“Ele estava lúcido, compondo, com uma série de projetos. Tinha apresentado uma alta melhora, mas sofreu queda de pressão. Estava na mais perfeita e assustadora lucidez”, comentou Amoreira.
Ainda de acordo com o escritor, Mendes tinha prontos uma canção e um romance sobre a época em que militou no Partido Comunista Brasileiro (PCB), sob o título provisório de ‘Memórias de um Ex-Camarada’. O objetivo de Amoreira é que seja lançado neste semestre.
“Gilberto militou no Partido Comunista por cerca de 20 anos, do fim da Segunda Guerra Mundial (em 1945) até 1962, 1963. No dia do Golpe (de 1964), ele pegou tudo o que tinha sobre o partido e jogou no mar, na Ponta da Praia”, detalhou Amoreira, ao lembrar o “nome de guerra” do músico no partido: Ramiro.
Biografia
O maestro e compositor Gilberto Ambrosio Garcia Mendes nasceu em Santos, no dia 13 de outubro de 1922. Filho de Ana Garcia Mendes e Odorico Mendes, se definia um homem de beira-mar, que gostava de caminhar pela praia ao lado da esposa Eliane Ghigonetto.
Gilberto fez o primário entre São Paulo e Santos. Iniciou seus estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos, com Savino de Benedictis e Antonieta Rudge. Praticamente autodidata em composição, compôs sob orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toni, e freqüentou o Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, Alemanha, em 1962 e 1968.
Foi um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção, de 1963. Foi porta-voz da poesia concreta paulista, do grupo Noigandres. Como conseqüência dessa tomada de posição, tornou-se um dos pioneiros no Brasil no campo da música concreta, aleatória, serial integral, mixed média, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, com a criação do teatro musical, do happening.
Também professor universitário, conferencista, colaborador das principais revistas e jornais brasileiros. Gilberto Mendes foi fundador (1962) e ainda o diretor artístico e programador do Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América. Como professor convidado e composer in residence, deu aulas em The University of Wisconsin-Milwauke, na qualidade de University Artist 78/79 e Tinker Visiting Professor.
No Brasil, recebeu, entre outros, o Prêmio Carlos Gomes, do Governo do Estado de São Paulo, e também diversos prêmios da APCA, o I Prêmio Santos Vivo, dado pela ONG de mesmo nome, pela sua obra “Santos Football Music”, além de ter sido indicado para o Primeiro Prêmio Multicultural do jornal “O Estado de S. Paulo”. Também recebeu a Bolsa Vitae, o prêmio Sergio Mota hors concours 2003 e o título de “Cidadão Emérito” da cidade de Santos, dado pela Câmara Municipal de Vereadores.
Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, no ano de 2004, o autor recebeu a insígnia e diploma de sua admissão na Ordem do Mérito Cultural, na classe de comendador, do Ministério da Cultura, das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Verbetes com seu nome constam das principais enciclopédias e dicionários mundiais, como o Grove em inglês, o Rieman alemão, o Dictionary of Contemporarry Music, de John Vinton e vários outros. Sua obra já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e EUA. Destacam-se, para orquestra, Santos Football Music e o Concerto para Piano e Orquestra; para grupos instrumentais, Saudades do Parque Balneário Hotel, Ulysses em Copacabana Surfando com James Joyce e Dorothy Lamoura, Longhorn Trio, Rimsky; para coro, Beba Coca-Cola, Ashmatour, O Anjo Esquerdo da História, Vila Socó Meu Amor e inúmeras peças para piano e canções.
Gilberto Mendes foi doutor pela Universidade de São Paulo, onde deu aulas no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes até se aposentar. Fez parte, como membro honorário, da Academia Brasileira de Música, e do Colégio de Compositores Latino-americanos de Música de Arte, com sede no México.
rita scaramuzzi
2 de janeiro de 2016 12:27 ammeus sentimentos a familia. é
meus sentimentos a familia. é uma grande perda.
antonio francisco
2 de janeiro de 2016 9:16 amGrande perda para a música
No Brasil, Natalie Cole fez shows em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília em 2011.
http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-2189740/Grieving-Natalie-Cole-shows-gaunt-frame-dines-Beverly-Hills.html
Ela com o pai, Nat King Cole:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3381285/Natalie-Cole-dies-aged-65-result-congestive-heart-failure.html