No quinto aniversário o “Cinegnose” deseja ao leitor um feliz 2015

Em dezembro o blog “Cinema Secreto: Cinegnose” completou o seu quinto ano de atividades. Agradecemos aos nossos leitores pelos comentários, críticas e constantes sugestões de filmes para serem analisados e pautas para serem abordadas. Graças ao estímulo dos nosso leitores o blog alcançou várias conquistas como ampliar parcerias com outros blogs e portais de notícias e desenvolver pesquisas científicas que resultaram em descobertas como: as cartografias e topografias da mente, adgnose, o fenômeno das bombas semióticas, sincromisticismo, parapolítica entre outras. Essa expansão física e de resultados do blog, impõe o desafio mais importante para o próximo ano – a busca da sustentabilidade financeira para manter o “Cinegnose” em atividade. O que nesse final de ano resultou no conflito com o Google AdSense por supostas “violações” e a tentativa de censura em nossos conteúdos. Um Feliz 2015 para nossos leitores, repleto de iluminações gnósticas!

(Na foto algumas personalidades e filmes que fazem a cabeça do “Cinegnose”: Freud, Theodor Adorno, Jean Baudrillard, o diretor Stanley Kubrick e os filmes Matrix, Show de Truman, Lucy e The Machine)

Há 5 anos, no encerramento de uma disciplina da pós-graduação na ECA/USP, a professora Glória Kreinz indagou para mim: por que não faz um blog? Era o início da ideia do “Cinema Secreto: Cinegnose”.

Muito material de análise fílmica tinha ficado de fora da dissertação de Mestrado chamada Cinegnose – a recorrência de elementos gnósticos na atual produção cinematográfica norte-americana, pela própria limitação de espaço de uma pesquisa dessa natureza. Um blog seria o espaço perfeito para publicar as análise fílmicas de 20 filmes que fizeram parte do universo de pesquisa da dissertação. Mais tarde, a dissertação se transformaria no livro Cinegnose, publicado pela editora Livrus.

A popularização do Gnosticismo
pelo cinema hollywoodiano

Os dois primeiros anos do blog foram basicamente “doutrinários”: na análise de filmes fazer um inventário da recorrência de simbolismos gnósticos, místicos e esotéricos. E a busca do porquê produtores, diretores e roteiristas subitamente passaram a se interessar especificamente pela mitologia gnóstica.

Depois desse tempo, percebi que essa linha editorial “sobre Gnosticismo” fatalmente restringiria o debate para poucos iniciados ou diletantes sobre o tema. Um blog assim tão especializado iria, inclusive, contra a tendência atual do Gnosticismo no cinema de massas, nas animes japonesas e em elementos esparsos como nas animações como MAD TV ou até infantis como Pink Dink Doo do Discovery Kids – isto é, a popularização dos temas básicos do Gnosticismo.

Resultados das pesquisas do Cinegnose

Desde então, o Cinema Secreto: Cinegnose expandiu o seu universo para além dos filmes gnósticos ou temas filosóficos do Gnosticismo: passou também a construir um “olhar gnóstico” para a mídia, tendências culturais, jornalismo, publicidade e política.

Dentro desse esforço metodológico, as análise do blog acabaram aliando o Gnosticismo à Semiótica e Psicanálise, no que resultou em três séries de postagens que podem ser considerados três autênticos produtos originais do blog: o conceito de Adgnose no marketing e publicidade (que virou verbete no Dicionário da Comunicação da Paulus – veja abaixo), a série Cartografias e Topografias da Mente (uma das motivações do revival do Gnosticismo em Hollywood – projeto tecnognóstico que estaria subjacente a muitos filmes norte-americanos) e o que chamamos de bombas semióticas – a mais polêmica intervenção do blog no cenário político-eleitoral com análises do marketing político e da cobertura midiática das últimas eleições.

Cartografias e topografias da mente
no cinema

Aliás, a série sobre as bombas semióticas foi a responsável por violentos ataques a esse humilde blogueiro, que para alguns leitores passou a ser visto como “chapa branca”, “petista” (“petralha” é o termo mais exato), “comunista”, “bolivariano” ou “blogueiro sujo” – expressão que até no contexto certo vira elogio…). O clima das últimas eleições ficou pesado pela forte polarização Esquerda/Direita e certamente esse blog perdeu alguns leitores por um suposto posicionamento político pró-governo petista.

O leitor mais atento perceberá que a série das bombas semióticas sempre foi crítica para todos os lados.

Conquistas desse ano

Esse ano foi marcado por duas conquistas para as pesquisas do Cinema Secreto: Cinegnose – as transformação de conceitos do blog  em verbetes científicos dentro da área da ciência da comunicação e a ampliação das parcerias com outros blogs e portais de notícias.

 

Nesse ano foi reeditado o Dicionário da Comunicação pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho da ECA/USP. Esse humilde blogueiro fez propostas de verbetes baseados em temas resultantes das pesquisas do Cinema Secreto: Cinegnose, o que resultou na publicação dos seguintes conceitos: Adgnose, Agenda tecnocientífica, Cinegnose, Cinema Esquizo, Filme Gnóstico e Tecnognose – sobre isso clique aqui.

Com isso, as pesquisas sobre as confluências entre Gnosticismo, Cinema e Comunicação ganham o devido espaço dentro dos estudos científicos da área.

E também nesse ano, o blog firmou uma nova parceria com a Revista Fórum. Agora, ao lado do Luis Nassif OnLine, do Jornal GGN e da Carta Potiguar, também a Revista Fórum online está publicando conteúdos do Cinegnose.

Google AdSense censura o blog

Também nesse ano foi tomada a primeira medida de monetização, há muito tempo adiada… parecia até que pressentia algo.

Com a expansão do blog nesses últimos dois anos e o aumento do tempo de dedicação desse humilde blogueiro ao Cinegnose, a questão  da monetização do blog passou a entrar na ordem do dia. Positivamente, o Cinegnose deixava de ser um espaço de puro diletantismo ou hobby para se tornar uma mídia séria e profissional. Mas isso exige, pelo menos, que as horas-máquina do editor sejam remuneradas.

A primeira alternativa foi o Google AdSense, com a inserção de anúncios no blog. Como denunciamos em postagem anterior, depois de seis meses de anúncios no Cinegnose, eis que o Google começa enviar e-mails comunicando que o blog havia sido acusado, julgado e executado (os anúncios foram retirados sem qualquer aviso prévio) alegando que violamos as “diretrizes do programa” por disseminação de conteúdos “chocantes” de “violência”, “pornografia”, “sangue” e “atitudes repulsivas”. Pelo menos é o que disseram os robôs e scripts do Google AdSense – sobre isso clique aqui.

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

View Comments

  • Para um homem que odeia o

    Para um homem que odeia o Ocidente e tudo que ele representa, soa estranho a "fotomontagem" do post...kkkk

    Feliz 2015 rapaz!!!!!!

     

     

  • Bombas semióticas

    Wilson,

    Parabéns pelos cinco anos de existência de seu ótimo blog, do qual só tomei conhecimento através dos posts aqui no blog.

    Considero, do pouco que entendi, a série das bombas semióticas como um torpedo na cabeça dos cretinões da grande mídia, que se viram nús com a mão no bolso ao ler as suas considerações.

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

24 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

2 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago