“O outro par”, curta premiado no Festival de Cinema e “O outro par” sobre relações nos dias de hoje

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – “O outro par”, filme egípcio de apenas dois minutos, ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Cinema. A diretora é uma jovem de 20 anos, mas com uma sensibilidade que pode nos ajudar a perceber que o universo começa bem pertinho, logo ao seu lado.

O filmete retrata como as pessoas se isolam na tecnologia, em seus mundos virtuais, se esquecendo que a convivência pode ser uma das melhores coisas da vida. A convivência humana com amor e fraternidade. A convivência com o diverso. A convivência com outro ser humano.

NOTA GGN – O filme descrito acima foi veiculado nas redes sociais, mas não é o filme egípcio que ganhou o prêmio no Festival de Cinema. Mas o vídeo acima merece continuar na pauta, enquanto o vídeo vencedor merece entrar.

Conforme descrito na Revista Prosa Verso e Arte, The Other Pair, dirigido por Sarah Rozik, trata de um menino pobre com seu velho chinelo, mas que ele mantém como única forma possível de andar sem se machucar. E, em torno do problema, acontecem coisas inesperadas. O filmete é inspirado na vida de Gandhi. E ganhou o prêmio, em 2014, no Festival de Luxor.

O Outro Par | The Other Pair (2014) é pura expressão poética, o curta-metragem do Egito, dirigido por Sarah Rozik e com roteiro de Mohammed Maher foi vencedor do Festival de Luxor, em 2014.

A história desenvolve-se em torno de um menino pobre com um velho chinelo quebrado que é quase inútil, mas ele mantém-no porque essa é a única forma pela qual ele andar sem ferir o seu pé. Cansado do chinelo quebrado, o menino senta-se  para tentar consertá-lo, sem sucesso, quando algo inesperado acontece.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parece que esse post está equivocado

    Nassif, boa tarde,

    Fiz uma rápida pesquisa, e me parece que esse post está errado, que esse filme não é “O outro par”.

    Eu já havia visto o curta “O outro par” indicado em algum blog,  acredito que aqui no GGN mesmo.  É um filme baseado num incidente ocorrido com Gandhi, que, ao embarcar num trem, perdeu um dos sapatos, que escapou de seu pé, e, de dentro do trem, arremessou o outro para perto do primeiro, com a intenção de que o par servisse a algum homem pobre que encontrasse os dois.

    http://zaapnet.com/o-outro-par-um-belissimo-e-comovente-curta-metragem-do-egito/

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=46&v=BN7px3XzRoU

    O filme do post é bonito, mas não vi motivo para ter esse título,  acho que deve ter outro.  Ao final dele, aparece a folha da bandeira do Canadá, o que também indica que não é egípcio.

  2. Tem varios curtas com esse nome. O ideal seria saber qual foi o q ganhou o premio,o da diretora de 20 anos, o egipicio. E,melhor,saber se isso é verdade.

  3. Parece que o fato de ser boato procede mesmo, Roberto! Vi no site boatos.org que, embora seja um curta interessantíssimo, seu nome não é L’altra par, tampouco foi premiado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador