Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

O Templo de Salomão da Igreja Universal e a arquitetura da destruição

O que há em comum entre Las Vegas e Disneylândia com a recém-inaugurada réplica do Templo de Salomão construída pela Igreja Universal? Las Vegas é a cidade que irradia hiper-realismo kitsch para todo o planeta com suas réplicas da Torre Eiffel, Esfinge de Gizé e palácios romanos da Antiguidade. Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso, concreto e metal que, assim como o Templo da Igreja Universal, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais. E assim como shoppings e prédios corporativos espelhados, o Templo é mais um “bunker” em uma cidade que não se integra. Mais um exemplo de arquitetura da destruição, dessa vez a serviço da teologia da prosperidade cuja igreja esconde a mesma natureza dos cassinos: a banca sempre ganha.

Nessa semana foi inaugurado em São Paulo o suntuoso novo prédio da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), uma réplica do que teria sido o Templo de Salomão como descrito na Bíblia. Os detalhes que envolveram a construção do complexo de 74 mil m2 de área construída são faraônicos: todo o piso do templo e o altar são revestidos com pedras trazidas de Israel. O altar traz a Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local em que Salomão construiu para guardar os Dez Mandamentos no primeiro Templo, em torno do século 11 a.C, em Jerusalém. Foram ainda trazidos do Uruguai doze oliveiras para reproduzir o Monte das Oliveiras, local sagrado onde Jesus teria transmitido alguns dos seus ensinamentos.

O templo supera em quatro vezes o tamanho do espaço construído do Santuário Nacional de Aparecida (SP), além da grandiosidade dos altos custos de R$ 685 milhões.

Como era de se esperar, a mídia partiu para cima lembrando a célebre frase de Balzac: atrás de uma grande fortuna há um crime. Desde 2010 sob investigação pelo Ministério Público, fala-se em alvarás irregulares, desrespeito à lei de zoneamento, falta de contrapartidas de trânsito exigidas pela CET, irregularidades na importação de matérias usados na construção etc.

Templo de Salomão: parque temático religioso?

Mas até aqui está se passando batido por uma questão básica: como assim, uma luxuosa réplica do Templo de Salomão no meio do bairro industrial e de comércio popular do Brás? Em meio a velhos prédios industriais, cortiços onde vivem bolivianos e peruanos explorados pelas oficinas de confecção do bairro, ergue-se um complexo que ocupa um quarteirão inteiro que ainda conta com heliponto para o alto staff da IURD. O que esse violento contraste representa?

A retórica promocional da “obra jamais vista na atualidade”, como regozija o jornal da IURD Folha Universal, como não poderia deixar de ser é teológica: dar a oportunidade aos fiéis de pisar no chão que testemunhou os eventos bíblicos. Porém, as raízes da inspiração dessa réplica do Templo são bem mais terrenas e estão bem aqui, no presente.

Ironias e sincronismos

Não há como deixar de associar as imagens da entrada do templo com muitos detalhes dourados e a suntuosidade kitsch guardada por seguranças de ternos pretos e óculos escuros com a imagerie de Las Vegas. Aqui iniciam as grandes ironias e sincronismos.

Da réplica da esfinge de Gizé em Las Vegas
ao Templo de Salomão em São Paulo

Ponto inaugural do pós-modernismo, Las Vegas é a cidade que irradia hiper-realismo para todo o planeta com suas réplicas da Torre Eiffel, Esfinge de Gizé e palácios romanos da antiguidade. Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso e concreto que, assim como a IURD, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais.

A noção de parque temático transformou-se em um paradigma cultural do pós-modernismo. Tudo pode se converter em cenografias, réplicas ou pequenos universos fechados em si mesmos onde turistas, crentes ou jogadores podem ser transferidos para mundos virtuais. Para o filósofo francês Jean Baudrillard a própria realidade estaria sendo “disneyficada”, isto é, cidades e paisagens se convertendo em réplicas de parques temáticos e filmes publicitários de TV. Pense em cidades como Campos do Jordão ou a cidade de Cancun no México: a primeira, onde fachadas e paisagismo fazem de tudo para se assemelhar aos cartões postais europeus e comerciais de TV de chocolate; e a segunda se esmera em se aproximar dos simulacros do México construídos por Hollywood.

A Teologia da Prosperidade

Mas por que essa seminal noção de parque temático foi irradiada dos EUA para todo o planeta? O que essas suntuosas réplicas kitschs da Torre Eiffel de Las Vegas ao Templo de Salomão em São Paulo querem nos dizer? Nesse ponto, turistas, crentes e jogadores estão unidos por um denominador comum ideológico que animam essas réplicas vazias: a teologia da prosperidade.

Las Vegas vende a fé no sonho americano da sorte da iniciativa

Dos shoppings ao Templo:

a estética “bunker”

 individual, escondendo o fato de que a banca sempre ganha; turistas querem demonstrar a si mesmos e para os outros o sucesso pessoal em fotos ao lado das suntuosas réplicas (não por acaso vendiam nas imediações do Templo de Salomão camisetas do tipo “Eu estive lá” no dia da inauguração); e religiosos que acreditam nas bênçãos financeiras de Deus em templos dourados fakes.

O Kitsch e o pastiche: a arquitetura da destruição

O kitsch, fake e pastiche predominam na estética do novo riquismo da teologia da prosperidade do Templo de Salomão. É a estética dos novos tempos: pilares e pedras são cenográficos, sustentados na verdade por estruturas metálicas e de concreto; luz amarela para criar uma atmosfera de “rusticidade”; obreiros da igreja vestidos de “levitas” (termo do Velho Testamento, “descendentes de Levi”, um dos 12 filhos de Jacó) para recepcionar os visitantes; o batistério, colocado atrás da Arca da Aliança, com vitrais dourados no teto e no fundo para criar a sensação de que o batismo ocorre no interior da Arca; menorás (castiçal de sete braços) enormes estilizadas em dourado na entrada… e dourado, muito detalhes em dourado por todo lado, a verdadeira cor fetiche do novo riquismo.

Tudo no templo é efeito especial, ilusão, simulações, um verdadeiro trompe l’oeil com truques de perspectiva e ilusões de ótica. A essência dos parques temáticos que une a Las Vegas, a matriz de toda ideologia que pretende esconder que a banca sempre vence.

 
Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente. Não enendi

    Sinceramente. Não enendi nada. O que queria falar e não conseguiu?

     

    Vamos aguar um ouro texto mais claro ou traduzido. 

    1. Edir Macedo Confessa que é Maçom
      “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.” Atos 17:24″Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11
      Edir Macedo assume ser maçom: http://bit.ly/1zBbVVW

  2. Se,

    toda a “dinheirama” gasta na construção desse templo tivesse sido gasta na construção de um centro comercial, no mínimo, teriam sido criados milhares de empregos. Ao final, para a “igreja” serão arrecadados mais “dindin” isentos de impostos e,quem perde…

  3. Templo do Safadão

    Brasil, mostra a tua cara!

    Um picareta salafrário como Edir Macedo inaugura o Templo do Safadão e conta com a presença devota de Dilma, Alckmin, Marco Aurélio Melo, Chinaglia, Pezão, J. Wagner, Haddad, e mais uma extensa cambada…

    https://www.youtube.com/watch?v=myWLGefqrwY

    Valha-nos, Pastor Adélio! Dai-nos conforto espiritual.

    https://www.youtube.com/watch?v=1E529Wm5P9E

    ……………..

    Relaxemos ao som de Aline Barros.

    https://www.youtube.com/watch?v=PSVupyid0TY

  4. Não estou defendendo a IURD,

    Não estou defendendo a IURD, mas qual a religiaõ ao autor do texto ?

    Cada um que descrever o Templo de Salomão, fará de um jeito, conforme a sua ótica religiosa.

    Como politico não tem religião ou abraça todas, estavam presentes na inauguração: Haddad, Alkimin, Marco Aurelio(STF, representante do judiciário), o vice da Câmara do deputados(legislativo), Dilma e o Temer(executivo), e outros menos cotados, deputados, vereadores, representantes da sociedade civil…

    Ou seja, toda cúpula do poder estadural e federal.

    Reparem que as lideranças não mandaram os seus aspones.

    E mais, 110 credenciamento de jornalistas estrangeiros para cobrir o evento

    A participação da Dilma na inauguração, lhe rendeu uma doação para a sua campanha de 10 milhões de reais, e outros milhões de votos dos servos do Edir Macedo.

    Gostem ou não do Macedo, mas o cidadão sabe chamar atenção.

    Não sei o que houve, não vi o Serra.

    1. Mais uns detalhe.
      O custo da

      Mais uns detalhe.

      O custo da obra 680 milhões

      O Templo é proporcionalmente 8 vezes maior que o original.

      Todo Templo foi revestido com pedras que vieram de navio da Cisjordânia, Hebron, ocupada por Israel.

    2. doação

      “A participação da Dilma na inauguração, lhe rendeu uma doação para a sua campanha de 10 milhões de reais”

      É sério ou é somente boato?

    3. “Cada um que descrever o

      “Cada um que descrever o Templo de Salomão, fará de um jeito, conforme a sua ótica religiosa.”

       No último sábado a faxineira do prédio onde moro faltou ao serviço para participar de uma excursão ao Templo de Salomão. Hoje eu pedi a ela que me descrevesse a obra. Ela, então, me informou ter sentido uma paz interior tão grande, que ela jamais conseguiria explicar. 

  5. Nada comigo!

    Não paguei nenhum dízimo a Universal para construir o seu templo, as isenções de impostos são as mesmas para todas as religiões, não sou adepto de nenhuma religião e nem acho que “o meu deus é melhor que o dos outros”, logo não tenho nada com isto, e em matéria de edificações kitsch, fake ou pastiche o prédio do templo não será o primeiro nem o último!

  6. As Igrejas que merecemos

    Cada povo tem as igrejas que merece!

    Embora protestantes, os colonos dos EUA fizeram umas barracas simples de madeira e cantavam as suas canções. No dia seguinte, saiam apressados para construir uma nação.

    Aqui demos um show de construção de igrejas, até banhadas a ouro, mas estamos ainda tentando solucionar o saneamento básico.

     

     

     

  7. Pelamordedeus, não compara

    Pelamordedeus, não compara esse troço com Las Vegas que a paulicéia desvairada vai passar a amar incondicionalmente o Edir…he eh he. Ah, e a mineirada caipira também, que tá achando ótimo destruir a outrora linda Belo Horizonte para transformá-la numa sub São Paulo.

  8. bobagem

    Quanto custou o complexo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida? Com torre de 100 metros de altura, cúpula com 40 metros de altura, entre outras medidas grandiosas.

    Todo político frequênta eventos dessa noturreza, de qualquer religião. Esqueceram das visitas dos Papas ao Brasil?

    Procurem saber de quanto que é o faturamento anual do Santuário de Nossa Senhora Aparecida – Já deve ter passado da centena de milhão de reais.

     

     

     

    1. Não compare

      O santuário vem sendo construído desde 1946, ainda sem estar totalmente terminado. Conta com a colaboração dos fiéis, claro.

      Ali não houve desrespeito claro ao zonemento e trâmites de aprovação de projeto, ensejando denúncias de propina e corrupção… Eis a diferença.

      De resto, todos tem direito à manifestar sua fé, seja em qual religião acredite.

       

  9. Aparência exterior

    O autor do texto acertou em cheio quando vê semelhanças entre a arquitetura (e estratégia de mercadologia por trás) dos templos de jogos e esse recém construído sob os auspícios da teologia da prosperidade. O fato, é que o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo nada tem a ver com essa ostentação material, exterior,  babilônica.

     

    ” E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está DENTRO DE VÓS .” Lucas 17:20-21 (ARA).

     

    Contudo, se traçarmos um paralelo entre essas construções judaizantes do cristianismo degradado atual – incluído o catolicismo romano e protestantismo em geral – , com o que diz o Novo Testamento, encontramos uma passagem que ilustra bem isso:

     

    ” E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.” Apocalipse 17:1-6

  10. A construção do templo em si

    A construção do templo em si mesma não interferfere em nada na relação dos homens com Deus, de fato ela decorre de valores muito pessoais e de maneiras diferentes de praticar a religiosidade, ser protestante ou católico são apenas manifestações dogmáticas de professar o cristianismo, Jesus Cristo não se importa com isso, ele não está interessado nos sectarismos construídos pelos humanos, afinal de contas a história é construída pelos homens com absoluto livre arbítrio, nada de robozinhos, nada de controle remoto.

    A importância, a desimportância, ou o valor arquitetônico do templo da IURD não podem ser avaliadas assim em tempo tão próximo da inauguração da igreja, afinal de contas quantas catedrais foram construídas por outras religiões que somente séculos depois passaram a fazer parte do “canon” da arquitetura universal. A obra é apenas uma edificação exótica para o nosso tempo, que poderá ser algum dia sinônimo de ousadia e revolução na arquitetura, e daí?, o que importa mesmo,no campo dos valores humanos, para os quais o cristianismo foi e é fundamental, é se algum dia a IURD deixará de ser apenas uma instituição edificada no neoliberalismo capitalista, preocupada apenas em arrecadar dinheiro, e se transformará numa entidade estruturada no verdadeiro cristianismo, aquele que tem como horizonte possível o melhor para todos os homens.

     

    Por enquanto, os caras da IURD ainda estão tateando, trabalham apenas com estratégias de conquista, tendo como discurso a tal da teologia da prosperidade, focadas no vil metal, do que resulta o império construído pelo Sr. Edir Macedo, no entanto, isso não impede que muitas pessoas se considerem confortáveis naquela igreja e estejam felizes com  o caminho que trilharam, o fato é que os rumos da IURD ainda estão obscuros e é mesmo muito cedo na história para saber o que essa Igreja vai representar no contexto do cristianismo brasileiro.

  11. Ingreja eh Igreja, todas teem

    Ingreja eh Igreja, todas teem a mesma funcao. Nao vou questionar os motivos das populacoes se apegarem tanto a elas, porem, a única coisa de benéfica que teouxeram ao mundo foram os templos.

    Que Edir Macedo continúe a fazer templos suntuosos e que acredite na importancia de arquitetos e artistas maravillosos para isso. Esse, para mim, eh o único legado que as religioes deixam aos povos, com as montanhas de dinheiro que arrancam deles. 

  12. Ontem a Record fez uma enorme

    Ontem a Record fez uma enorme reportagem sobre o tal Templo de Salomão, desde a sua fundação. Num dado momento mostrou uma turma de trabalhadores da obra de mãos dadas fazendo uma oração. Aí, eu, que já conheço bem as malandragens daquele safado Bispo Macedo, fiquei pensando que ele arrebanhou todos os fieis para a construção do templo no sentido de não ter a obrigação de pagar a eles. Digo isso porque meu porteiro se viu desmepregado e disse-me que estava ajudando a construir uma igreja. Perguntado se estava recebendo por isso, ele disse que é normal os fieis ajudarem nas construções dos templos, porque é dando que se recebe. E tem aquela frase sábia do Bispo, que diz que tudo que eles plantarem na Terra será colhido no céu. 

    Quanta àquela “Arca da Aliança”, recoberta de ouro, sei que ela viaja pelo Brasil. Aqui em Natal, há uns dois anos, pela madrugada eu vi que um carro de bombeiros foi que transportou o caixote, enquanto os fieis se preparavam para no dia seguinte irem à igreja, onde deveriam tocar no objeto. Somente tocar na arca já seria um sinal de purificação. É mole?

    O fato é que quase um bilhão foi gasto na obra faraônica, quando poderia servir a tantos fieis que estão desempregados, já que eles trabalhando são obrigados a darem do seu para fomentar tanta riqueza desses abutres. E o que me dá mais tristeza é ver até a Presidenta nessa patacoada, tudo pelo voto. 

     

     

    1. Explica aí, se o porteiro

      Explica aí, se o porteiro estava desempregado, como é que era seu porteiro?

      Depois, sobre a Arca da Aliança em carro de bombeiros, você se esqueceu que as procissões católicas param o trânsito de todas as cidades do Brasil, todas, desde que o Brasil existe, e continuam parando?

      E mais, você não sabe que quando há “visitação” de relíquias de um santo católico, ele desfila em carro de bombeiros, em procissão pela cidade visitada, para que os fiéis vejam e vão tocar a relíquia na igreja?

      Isso é preconceito, do brabo. E cegueira, da mais hodienda que existe. Pura hipocrisia.

  13. a construção de um predio

    a construção de um predio como esse com uma arquitetura de gosto duvidoso, e copiando o templo de Salomão me parece mais uma blasfemia que um momento a fé!  o mais ridiculo de tudo e edir macedo usando vestimenta judaica! mas fazer o que as pessoas perderam o senso critico e se entregam as promessas faceis de qualquer um com uma boa assessoria de marketing!

     

  14. E continua a implicância com os evangélicos

    Não sou evangélico, mas pergunto aqui novamente: por que os católicos podem ter seu templo faraônico em Aparecida do Norte e os evangélicos não podem?

    E sobre este bla bla bla de imposto, já imaginaram a quantidade de imposto que não é cobrado das igrejas católicas sabendo que uma boa parte delas está localizada em locais de IPTU alto?

    Se uns podem, todos podem. Eu preferia que não fosse assim, mas, infelizmente é. Quem discorda pode fazer uma visita ao congresso e contar nos deputados que têm coragem para propor e defender projetos que acabem com esta farra.

     

    1. Você nao sabe mas as igrejas
      Você nao sabe mas as igrejas são isentas de impostos. Enquanto isso o pastor tem um rede de TVE inúmeros imoveis. Então reveja seu conceito e volto a dizer. Meu deus e de graça o seu é pago .

    2. Você nao sabe mas as igrejas
      Você nao sabe mas as igrejas são isentas de impostos. Enquanto isso o pastor tem um rede de TVE inúmeros imoveis. Então reveja seu conceito e volto a dizer. Meu deus e de graça o seu é pago .

  15. A barba, os paramentos de

    A barba, os paramentos de rabino, a arca sendo trazida por “levitas”, tudo isso prova que Edir Macedo é muito diferente da maioria de padres e pastores. Tem um talento nato para superar adversidades como a gravação do “dá ou desce”.Na época isso parecia ser o fim da Universal, mas o número de fiéis só aumentou e aumentou.

    Soube se colocar ao lado do poder, sustentando agora a decadente candidatura de Dilma, mas não fecha as portas para a oposição.

    Enfim, para quem crê, forças espirituais poderosas parecem estar por trás da carreira sacerdotal desse homem. A natureza dessas forças será discutível conforme o gosto de cada freguês.

    Mas ele vive conforme o que crê, ou o que diz crer.

    Estranha é a deferência e o servilismo que diversos jornalistas ditos progressistas, que também são blogueiros, lhe prestam. Quem é empregado da Record é, antes de tudo, um empregado da IURD.

    Assim como Roberto Marinho tinha os seus comunistas, gente que ele salvou do desemprego durante a ditadura militar, Edir salvou do desemprego gente que já tinha sido despedida de todas as outra emissoras e cuja carreira parecia acabada. E que pode se mostrar ferrenhamente esquerdista, progressista, ou o que seja, na internet, enquanto nos seus empregos na tv tratam de amenidades e fofocas, como colunistas sociais.

  16. De boas intenções o inferno está cheio!!!!!!!!!!

    Não sou evangélico, nem tampouco sigo as doutrinas cristãs/judaicas ocidentais, mas optei por comentar este artigo, por achá-lo um tanto tendecioso em seus argumentos, senão vejamos.

    Quando o autor diz que “… Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso, concreto e metal que, assim como o Templo da Igreja Universal, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais”.

    E mais, ” … Tudo no templo é efeito especial, ilusão, simulações, um verdadeiro trompe l’oeil com truques de perspectiva e ilusões de ótica. A essência dos parques temáticos que une a Las Vegas, a matriz de toda ideologia que pretende esconder que a banca sempre vence”.

    No que pese a bela arquitetura, seja ela para vender ilusões, ou como diz ” … teologia da prospleridade”, o que vale a meu ver é a suntuosidade da obra que levou 4 anos para ser concluída.

    Seria o caso de também condenarmos, mesmo passados vários séculos, os monumentos do Egito, como as pirâmides, que também eram usados, segundo alguns, para cultos religiosos, os palácios da idade média, o famoso e belo mausoléu Taj Mahal, e todos os monumentos  tombados pela Unesco como as sete maravilhas do mundo moderno.

    O Templo de Salomão, é sem dúvida um belo monumento, muito embora o autor do artigo tente menosprezá-lo com argumentos menores, citando inclusive Balzac – “atrás de uma grande fortuna há um crime”.

    Assim é que, se formos considerar as mega-construções, sejam elas antigas ou modernas como simples prédios para ostentação, e/ou alienação, estaremos nos transformando em histericos e paranóicos, pois todos, de alguma forma são ou terão algum objetivo!

    Finalizando citaria apenas o provérbio de que, – ” de boas intenções o inferno está cheio”!!!

    Isto para os que se dizem salvadores, sejam eles de que naipe forem!!!!!!!!!!!!

    Resultado de imagem para de boas intenções o inferno está cheio

  17. Edir Macedo Confessa que é Maçom
    “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.” Atos 17:24″Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” Romanos 2:11 – Edir Macedo assume ser maçom: http://bit.ly/1zBbVVW

  18. O Templo de Nossa Senhora
    O Templo de Nossa Senhora Aparecida era o maior templo do Brasil. Feita em área pública, doada pelo governo federal, além da área inicial, tomou áreas que são do governo federal mas que não poderiam ser usadas nem fechadas. E não teve babuíno nenhum aqui falando sobre. Quando a igreja ntorna tão antiga que ganha um verniz de seriedade na cultura popular, ela pode arrecadar dízimo o quanto possa? Aparecida não é diferente em nada das outras igrejas. Como exemplo, tenho um amigo que teve sua irmã atropelada em outra cidade por um padre de Aparecida, em um domingo, provavelmente alcoolizado, com o carro da igreja. A moça ficou 6 meses de perna pro ar, e o padreco nunca a visitou. Vão te catar os preconceituosos e hipócritas, fariseus modernos.

    1. A diferença é simples. O meu
      A diferença é simples. O meu deus é de graça, o seu é pago. Simples assim, a construção desse templo visa um show que me lembra o Beto Carrero. Desculpe onde fica a fé?

  19. O que cada um lê no texto… Cadê a arquitetura?

    Ao meu ver, a discussão sobre arquitetura das cidades foi totalmente deixada de lado nos comentários, para dar lugar a troca de farpas religiosas…

    O que o autor coloca já é discutido desde os anos 60, como em “Aprendendo com Las Vegas”, de Robert Venturi e Denise Scott Brown.

    A cidade transformada em cenário. O fake dando lugar ao locus de socibilidade urbana.

    Não é só o caso do megatemplo pousado numa área fabril, os edifícios neoclássicos dos bairros nobres também são apenas simulacros… É a era do “parecer” que se sobrepõe ao “ser”… Não importa a qualidade espacial, a adaptabilidade ao modo de vida atual. Importa mais, por essa lógica, representar certa grandiosidade do passado, para “valorizar” o habitante / usuário do espaço nesta sociedade que vive da imagem.

    Triste. Que os poucos bons exemplos de arquitetura e urbanismo de qualidade possam ter o mesmo destaque que tais monstrengos na mídia…

  20. Templo de Salomão versus Basilica de Aparecida

    Os dados comparativos entre o Templo de Salomão e a Basílica de Aparecida são inverídicos, que com simples aos sites do “Templo de Salomão” e da Basílica de Aparecida isso pode ser verificado.

    O próprio site do Templo de Salomão informa que a área total do terreno que ocupa é aproximadamente 35.000 metros quadrados e o templo principal tem as dimensões de 126 x 104 m, logo 13.000 metros quadrados de área. A área total construída, somando todos os andares da construção é de cerca de 100.000 m2 (consulte o site do templo).

    O prédio principal do santuário de Aparecida em forma de cruz tem uma área coberta de 23.500 metros quadrados.

    Todas as construções do Santuário incluindo estacionamento e outros prédios ocupa uma área de total de cerca de 700.000 metros quadrados com 123.000 m2 construídos.

    . O templo de Salomão não é maior que a basílica. Estão enganados na comparação.

    1. Esse templo é um show a
      Esse templo é um show a parte. Mais de 600 milhões gastos. telões, luzes, projeções, muito dourado, fantasias. E a fé? Não preciso desse show para alimentar minha fé. Desculpe.

  21. TEMPLO DE SALOMÃO NÃO É MAIOR QUE BASILICA

    Uma correção tardia, induzida pelos jornais `a época de que ´Templo de Salomão é maior que a Basilica de Aparecida. Não é. Consulte os sites e veja:

    TEMPLO DE SALOMÃO
    Área do terreno: 30.631,91 m²
    Área construída: 75.000,00 m² (não inclui o edifício garagem)
    Área de culto: 13.000,00 m2 (piso térreo)

    BASÍLICA NACIONAL DE APARECIDA
    Área do terreno: 1.352.765 m² (inclui estacionamento)
    Área construída: 142.865 m² (inclui capelas anexas e áreas de serviço)
    Área construída só da basílica: 71.936 m² (excluindo as capelas anexas e áreas de serviço)

    Area de culto: 25.000,00 m2 (piso térreo)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador