The Guardian: O desdém de Bolsonaro pela cultura refletida no silêncio pela morte de artistas

Jornal GGN – O jornal inglês The Guardian evidencia o silêncio do presidente brasileiro Jair Bolsonaro pela morte de artistas, em momento que a cultura brasileira sofre perdas irreparáveis. Dentre os que se foram estão expoentes do mundo da música, como Aldir Blanc e Moraes Moreira; Dona Neném, lenda do carnaval; o ator Flávio Migliaccio; e os escritores Luiz Alfredo Garcia-Roza, Sérgio Sant’Anna e Rubem Fonseca.

Se este fosse um presidente normal em país normal, estas perdas seriam marcadas com luto oficial ou palavras de homenagem, destacam Tom Phillips e Caio Barretto Briso, que assinam a matéria. Mas não, embora a população chorasse suas perdas, o presidente de extrema direita respondeu com silêncio, um quadro claro de seu ódio às artes e à academia.

Para Chico Buarque, tal comportamento demonstra que Bolsonaro não tem a menor ideia do que é a cultura brasileira. E a filha de Rubem Fonseca, a escritora Bia Corrêa do Lago, disse que já era esperado tal desrespeito, visto que o autor preferido de Bolsonaro é Carlos Alberto Brilhante Ustra, um torturador da era da ditadura.

‘Os autores representam a liberdade, enquanto os torturadores representam tudo o que mais detestamos: crueldade, ditadura, covardia, um pavor de diversidade e diferença’, acrescentou Bia Lago.

A matéria discorre sobre a campanha de Jair Bolsonaro, que foi eleito pregando guerras culturais e atacando o que ele chamava de a elite artística da esquerda brasileira. E, desde que assumiu, sua ação mais contundente foi cortar o financiamento público para as artes.

Do presidente anti-cultura, a matéria traz também Regina Duarte, a secretária de Cultura, que usou como desculpa para o não pronunciamento diante de tantas mortes pois não era obrigada a se tornar um ‘obituário’ ambulante. ‘Você está desenterrando os mortos. Você está carregando um cemitério sobre seus ombros… Relaxe’, disse ela aos entrevistadores da CNN.

Por fim, o texto evidencia a postura de Bolsonaro como sendo uma atitude deliberada em relação aos artistas que os ideólogos bolsonarianos consideram uma ‘parte de uma trama marxista de décadas para controlar a produção de ideias’.

Leia a matéria no The Guardian clicando aqui.

Redação

Redação

View Comments

  • Bolsonaro é uma pobre criatura, que em breve talvez não se arrependa, mas que já deve ficar impressionado pelo que vem acontecendo. É só reparar no grau de irritabilidade aumentado e no olhar entristecido e caído em muitas fotos recentes. O modo de vida que ele foi alimentando, da desconstrução, da destruição, da infâmia, da inimizade, inclusive por causa da Covid-19, tem vindo a acelerar a queda de antigos conceitos e métodos. Se aos "normais" não tem sido fácil a prática da aceitação, imagine aos que treinaram na vida o método do negacionismo, do conspiracional. As situações por si só são nulas e com isto, não tem o poder de tornar ninguém melhor ou pior. Porém os mais fracos, menos sensatos (ou insensatos) e com mente obtusa, a chance de se perturbar e decair, é maior. Pior para ele é que está ativamente contribuindo para a crise da pandemia ser mais longa e mais profunda no país. Quanto mais longa e profunda, muitos mais sofrimentos passarão os negacionistas e obtusos. Alea jacta est.

  • Peraí. Não sei quantos médicos e enfermeiros já faleceram, estão pegando o touro a unha. Como o Jair se manifestou? Se for para criticar as não atitudes, acredito que caberia poderia começar pela que citei.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

36 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

1 hora ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

2 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago