Micro e pequenos industriais estão confiantes com a retomada das atividades

Jornal GGN – De acordo com pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI), o otimismo dos empresários para a retomada das atividades está começando a se tornar realidade. Em junho, 36% deles esperavam uma melhora nos negócios. Em julho, 35% avaliaram a situação como ótima ou boa. Outros 24% disseram que o faturamento foi ótimo ou bom.

O resultado representa uma melhora na comparação com junho, quando 29% dos executivos disseram que a situação na empresa ia bem e 18% estavam satisfeitos com o faturamento. Mesmo assim, questões como a falta de capital de giro, escassez de crédito e calotes ainda persistem e impedem a retomada do crescimento no setor.

50% dos empresários ouvidos pelo SIMPI esperam melhora para este mês. Em junho, eram 36%. Outros 36% esperam melhora na situação econômica do Estado de São Paulo. No mês anterior eram 29%.

Os executivos esperam uma melhora nos índices de desemprego. Em junho, apenas 15% tinham expectativa de diminuição nas demissões. Em julho já foram 24%. Em agosto, 9% dos dirigentes dizem que provavelmente terão que demitir algum funcionário.

Houve melhora, mas mesmo assim 23% dos empresários admitiram que cortaram vagas em junho. O risco de encerramento das atividades ainda é real, mas também diminuiu. 65% dos executivos disseram que podem fechar as portas em até seis meses. Na pesquisa anterior eram 75%.

“Apesar da oscilação positiva em alguns resultados, é importante salientar que o cenário ainda é preocupante. O endividamento das MPIs continua crescente. Os calotes atingem 47% das empresas. Outros 71% afirmam que os impostos dificultam muito o desempenho de sua empresa, além da falta de capital de giro, que é insuficiente ou ilimitado para 62% dos dirigentes. Na tentativa de conseguir capital de giro, 19% das MPIs utilizaram o cheque especial, 6% tomaram empréstimo pessoal no banco e 12% conseguiram crédito para pessoa jurídica”, disse o SIMPI em nota.

A pesquisa do SIMPI ainda traz um recorte político. 46% dos micro e pequenos industriais acreditam que o presidente interino, Michel Temer, fará um governo ótimo ou bom daqui para frente, outros 36% acreditam que será regular, para 10% ruim ou péssimo, e 8% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema. 73% acreditam que ele se sairá melhor do que a presidente eleita, Dilma Rousseff.

Redação

Redação

View Comments

  • Não sabem de nada, o pior
    Não sabem de nada, o pior ainda está por vir.
    Nunca digam que as coisas não podem ficar piores do que estão. Sempre há mais um degrau para se descer na ladeira, no mínimo.

  • Para acreditar nesta notícia

    Para acreditar nesta notícia É PRECISO TER MUITA FÉ...

    Isso deve ser coisa do positivismo do interino....

    O PIG SABOTOU TODO 2 GOVERNO DA DILMA...

    Uma coisa é espalhar negatividade, outra MUITO DIFERENTE É PASSAR OTIMISMO...

    O Otimismo existe numa vibração MAIOR QUE O NEGATIVISMO, por isso ele PRECISA DE CONTRAPARTIDA REAL PARA SE TORNAR EFETIVO.... 

  • Coitados, foram acreditar na

    Coitados, foram acreditar na grande midia. Serao um dos primeiros grupos a sentir o baque, depois dos trabalhadores

  • realidade

    agora basta a midia deixar o terrorismo que fizeram contra o governo dilma, e tudo volta ao paraiso. tem nome: GOLPE

  • Tadinhos, sabem de nada.

    Tadinhos, sabem de nada. Espera só ver o michelzinho enfiar goela abaixo a tal "Ponte para o Futuro". Se bem que a Globo fez uma lavagem cerebral tão bem feita que todos vão ter certeza que a coisa está melhorando. Estarão sendo destruídos, mas convencidos de que isso é o melhor pra eles e pro país. O que a burrice não faz?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

8 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

11 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

12 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

13 horas ago