Wikipedia completa 13 anos de atividade

Jornal GGN – A Wikipedia, enciclopédia editada pela própria comunidade online, completou 13 anos de atividades nesta semana. Formado pela junção da palavra havaiana “wiki”, que significa “rápida”, e enciclopédia, o site foi oficialmente lançado em 15 de janeiro de 2001 pela dupla Jimmy Wales, cujo rosto costuma estampar a página principal do site quando eles precisam de doações, e Larry Sanger, que bolou o nome.

O site revolucionou a forma de compartilhamento de conhecimento gratuito na web, já que cada tópico de diferentes temas são editados pelos próprios internautas – cada um agregando mais informações a respeito de um mesmo assunto. Evidentemente, o site mantém um tipo de “controle de qualidade”, classificando, por exemplo, um artigo como pendente de fontes ou mesmo quando as informações são parciais demais.


Com uma estimativa de 365 milhões de usuários, a Wikipedia tornou-se um dos sites mais visitados do mundo. Usuários leem mais de 30 milhões de artigos em 287 idiomas, cobrindo de tudo, desde a lista de apelidos usados pelo ex-presidente George W. Bush até a etimologia da palavra jukebox. O sucesso do projeto rendeu uma versão satírica, chamada Descicoplédia.


A página inicial do Wikipedia há 13 anos: pouco mudou.

Você já colaborou com o Wikipedia? Comente.

Com informações do Mashable.com

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. a desgraça das coisas que são de graça

    Sou fã da intenção da Wikipedia, de universalizar o saber.

    Tive uma Delta-Larousse, aqueles livrões enormes, de consulta que eu achava muito complicada, até pelo peso dos tomos.

    Então veio a Wikipedia, fácil de consultar, fácil de ler.

    E mesmo inserida num computador, nada de termos de lutar contra anúncios, pop-ups e coisas que o valham para conseguirmos prestar a atenção nos textos, pois a wikipedia não tem nada de propaganda de coisa nenhuma, o que é um verdadeiro e possante milagre, sem dúvida alguma.

    Mas…

    Imagino que deve ser gigantesco o trabalho do pessoal na Wikipedia, uma vez que eles têm de ficar lendo diariamente os textos apresentados para inserção, sejam os textos de pessoas bem intencionadas e que querem colaborar, ou os de pessoas mal intencionadas, chatas, ou até malfeitoras, cujos propósitos sempre são de sacanear, atrapalhar, perturbar. Além de ler textos novos, precisam atualizar, renovar, ou até eliminar textos ou parte deles, continuamente.

    Até onde sei, a wikipedia conta com serviços de voluntários no mundo inteiro.

    De minha parte, tentei inserir 3 textos, até hoje. Relacionam-se de algum modo com a História do país. Esbarrei nos critérios, que me pareceram burocráticos demais – mas por se tratar de uma enciclopédia, concordo com eles quando imagino que trabalham com a hipótese de que todo o cuidado é pouco.

    Por causa dessa (suposta) burocracia, há conteúdos que ficam durante anos sem os reparos necessários, mesmo diante dos avisos que a própria wikipedia insere no cimo das páginas desses textos.

    Se todos os que criticam a wikipedia se utilizassem desse esforço (de criticar) para ajudar no aperfeiçoamento dela, já teríamos hoje muitíssimos mais resultados, sem dúvida.

    Longa vida à Wikipedia, são meus votos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador