No próximo dia 2 de junho, a partir das 17h, a Cátedra Celso Furtado, da Sociologia e Política – Escola de Humanidades (FESPSP), recebe o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o professor e pesquisador da Universidade Federal do ABC, Giorgio Romano, na primeira mesa do ciclo de debates “Reconstrução do Estado Brasileiro”, discutindo os “Novos paradigmas da geopolítica internacional” e os desafios que eles colocam para a integração sul-americana e para a inserção externa do Brasil.
O evento será mediado pelo jornalista e diretor-adjunto de comunicação da Sociologia e Política, Marco Piva, e terá transmissão ao vivo pelo canal da FESPSP e da GGN no Youtube [inscreva-se aqui]. O jornalista Luis Nassif, do GGN, também participará do debate.
A proposta do ciclo é discutir saídas para a crise brasileira diante de um cenário geopolítico conturbado. “A eclosão da crise financeira de 2008, a emergência da crise sanitária em 2020 e a explosão de uma nova guerra na Europa em 2022 – combinadas com a perda de dinamismo econômico em muitos países e o aprofundamento das desigualdades – explicitaram os limites e as contradições do modelo econômico liberal e da ideia de que o mercado sozinho é capaz de organizar”, explica William Nozaki, coordenador da Cátedra Celso Furtado.
Nozaki explica que, por esses motivos, tem se recolocado na agenda política e na pauta acadêmica internacional o debate sobre o Estado como agente fundamental do desenvolvimento. “O aprofundamento da crise e a necessidade de busca por novos caminhos abre uma nova janela de oportunidades para que possamos discutir os desafios para a reconstrução do Estado no Brasil”, completa.
Sobre a Sociologia e Política – Escola de Humanidades
A Sociologia e Política – Escola de Humanidades é uma marca da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), instituição de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, que há 88 anos possui destacada atuação no desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Mantém cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de ciências sociais, administração de empresas, biblioteconomia, ciências da informação e em diversas áreas da gestão de políticas públicas, todos pautados na valorização do conhecimento científico, na aplicabilidade e interdisciplinaridade, na capacidade de inovação, e na tradição e atuação pautada em valores humanistas.
Serviço
Ciclo de Debates – Reconstrução do Estado Brasileiro
Novos paradigmas da geopolítica internacional
Realização: Cátedra Celso Furtado (Sociologia e Política – Escola de Humanidades) e TV GGN.
Quando: 2 de junho, a partir das 17h
Formato: Online, em https://youtube.com/fespspcomunica ou http://youtube.com/TVGGN
Informações para imprensa: [email protected]
Site: http://fespsp.org.br
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.