Coletivo grava o clássico Juízo Final, de Nelson Cavaquinho, para criar manifesto

De forma colaborativa, músicos se unem em gravação de clássico de Nelson Cavaquinho para criar manifesto e fortalecer a esperança em um mundo melhor

Jornal GGN – Um coletivo de músicos, cineastas e técnicos de áudio e vídeo se reuniram voluntariamente para criar um manifesto que refletisse a indignação pela forma como o Brasil vem sendo conduzido e, ao mesmo tempo, afirmar a esperança em um mundo mais justo e compassivo. Essa mensagem será em formato de um vídeo com a gravação da canção Juízo Final, de Nelson Cavaquinho, acaba de ser lançada, no YouTube do Núcleo Contemporâneo.

 O vídeo conta com as vozes de Sapopemba e Victoria dos Santos, o piano e direção musical de Benjamim Taubkin, violão de Swami Jr.  o contrabaixo de João Taubkin, a bateria de Vitor Cabral, percussões de Guilherme Kastrup, Jackie Cunha e Victoria dos Santos, Quarteto de Cordas da Ensamble SP e arranjo para o quarteto de cordas de Rodrigo Morte.

 A ideia surgiu no início de 2021, quando o compositor, pianista e produtor Benjamim Taubkin recebeu uma oferta generosa do estúdio Trama Na Cena para gravar uma live em prol do  Conexão Música – fundo emergencial de apoio aos músicos em situação de emergência, que um grupo de artistas e produtores criou em abril de 2020. Como a campanha já estava em seus momentos finais, e também consciente de que as lives pareciam ter esgotado a capacidade de atrair um número expressivo de público, Benjamim pensou em uma alternativa para que essa mensagem tivesse um maior alcance. Criou o vídeo, contou com o apoio do cineasta Marcelo Machado e de um time de músicos e técnicos, todos voluntários.

 A gravação foi feita por seções e levou alguns meses para ser concluída, já que era necessário respeitar os protocolos de segurança e também evitar aglomeração no estúdio. Para Benjamim, “o vídeo é como uma garrafa lançada ao mar, para que as pessoas se encantem e se fortaleçam.” E completa, “A música Juízo Final do grande Nelson Cavaquinho é um milagre.  De consolação, de esperança em dias melhores para todos. E esse é o resultado da união de afeto e solidariedade de todos – músicos, câmeras,  técnicos e todos os profissionais envolvidos.”

Onde: Canal do Núcleo Contemporâneo no Youtube

Link do vídeo: https://youtu.be/2rCYs8OGTlQ

Ficha técnica

Música – Juízo Final (Nelson Cavaquinho)

Todos os músicos, artistas, técnicos bem como o Estúdio Trama Na Cena atuaram voluntariamente

Vozes: Sapopemba e Victoria dos Santos

Piano e direção musical: Benjamim Taubkin

Violão: Swami Jr

Contrabaixo: João Taubkin

Bateria: Vitor Cabral

Percussões: Guilherme Kastrup, Jackie Cunha e Victoria dos Santos

Quarteto de Cordas: Ensamble SP

Arranjo para o quarteto de cordas: Rodrigo Morte

Gravado e mixado no estúdio Trama na Cena por Ricardo Câmara

Assistentes: Caio Laranjeira  e Douglas Martins

Coro: participantes do curso A Beleza Salvará o Mundo, organizado pelo Instituto Casa Comum e Scholas

Mix do coro: André Magalhães

Vídeo

Clara Lazarim: montagem

Joaquim Castro: fotografia

Marcelo Machado: produção

Rinaldo Martinucci: fotografia

Sidvan Bezerra: elétrica

Augusta Gui: assistente de montagem

Ronnie Outtch: cor

Fogo Filmes: finalização

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome