Empresas ligadas a políticos receberam dinheiro do orçamento secreto

Indicações do Centrão levaram verbas para microempresas sem sedes próprias e para empresas investigadas na Operação Lava Jato

MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL

Jornal GGN – Uma parte da verba do chamado orçamento secreto foi parar nos cofres de empresas ligadas a políticos e até mesmo em empresas alvo de investigação pela operação Lava-Jato.

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, microempresas caseiras fecharam contratos de dezenas de milhões de reais com o poder público para a compra de maquinário pesado. Um exemplo citado é a JND Representações, que fechou três contratos com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) para fornecer máquinas pesadas.

Um detalhe que chama a atenção é que a JND Representações é uma microempresa aberta em 2018, com capital social de R$ 50 mil, é sediada em um apartamento residencial e comandada por um jovem de 29 anos. Tais contratos foram fechados em uma indicação do ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Empresas citadas na operação Lava-Jato também receberam recursos do orçamento secreto, como as construtoras Queiroz Galvão e da Ferreira Guedes SA.

Na última quarta-feira (19/05), o subprocurador-geral da República junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), elaborou uma representação para apurar irregularidades envolvendo empresas contratadas com tais verbas. O tema passa a ser investigado pela área técnica.

O orçamento secreto foi criado pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de garantir o apoio político do Centrão. Operado com verba do Ministério do Desenvolvimento Regional e com o aval do Palácio do Planalto, deputados e senadores puderam decidir o que fazer com pelo menos R$ 3 bilhões da pasta – o que fere a lei orçamentária, e pode levar Bolsonaro a responder por crime de responsabilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome