19 de junho de 2026

Samuel Machado Filho – RIP, por Luciano Hortencio

À época da Minhateca, Samuel disponibilizou tudo que tinha em termos de fonogramas. Não guardava nada para si. Era mão aberta.

Samuel Machado Filho – RIP, por Luciano Hortencio

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Partiu o Samuca, SAMUEL MACHADO FILHO, um dos grandes conhecedores da nossa música brasileira. Um ferrenho batalhador por sua história e divulgação. Um portento!

Samuca foi um dos grandes incentivadores e colaboradores do nosso canal youtube, podendo ser igualado ao Miguel Nirez Azevedo, um enviando todos os fonogramas pedidos e o outro comentando, esclarecendo, discordando, teimando comigo muitas vezes sobre algumas peculiaridades, datas ou curiosidades sobre nossos vídeos ali postados.

Samuca era homem simples e prestativo. Nunca se negava a prestar-me um favor em termos de música. Sempre esclarecia e quando não conseguia, ficávamos ambos tentando destrinchar algum imbróglio mais difícil.

À época da Minhateca, Samuel disponibilizou tudo que tinha em termos de fonogramas. Não guardava nada para si. Era mão aberta.

Distribuía os fonogramas que conseguia para quem quisesse. Assim era o bom e agora saudoso Samuca.

Samuel, só hoje soube de sua passagem, meu amigo. Foi Dona Sensa Rizzo que avisou-me por mensagem e quase morri de susto. Passado o primeiro momento, fico aqui imaginando sua chegada ao céu, sendo recebido por Pixinguinha, Donga, Sinhô, Heitor dos Prazeres, Chiquinha Gonzaga, Aracy de Almeida e tantos outros que você tão bem conhecia e espalhava para todos esse conhecimento.

Estava também a te esperar o Coro de Anjos, todos curiosíssimos em aprender contigo a história da nossa música brasileira, narrada por um homem bom e simples, que nunca teve maiores preocupações em ser conhecido ou famoso, que só queria mesmo viver e difundir nossa música brasileira.

Muito obrigado, amigo Samuca. Até um dia!!!

luciano.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados