Brasil é um dos países com maior risco de violência contra crianças, por Maria Fernanda Garcia

Dado é de um estudo divulgado em 2018, que analisou 13 países do continente americano

do Observatório do Terceiro Setor

 

A pesquisa entrevistou 5.826 pessoas, de 13 países, e analisou a porcentagem de crianças e adolescentes em risco em cada país.

Considerando apenas a população classificada como em “alto risco”, o Brasil ficou em primeiro lugar, com 13%, seguido do México, com 11%.

Considerando a população com risco alto e médio, o país que liderou o ranking foi o México, com 34% desse público em risco alto ou médio. Em seguida, vieram o Brasil, com 29%, a Guatemala (27%) e El Salvador (25%).

Outro dado, que aponta a percepção das pessoas sobre a violência contra crianças e adolescentes, mostra que 70% dos entrevistados acham que a violência contra essa população aumentou nos cinco anos anteriores à pesquisa.

O estudo também trabalhou com a percepção de mito e realidade, perguntando aos entrevistados onde as crianças estão mais propensas a riscos.

Dentre espaços religiosos, transporte público, outros espaços públicos, casa e escola, 52% responderam que as crianças e os adolescentes estão mais propensos a riscos em espaços públicos. Em seguida, apareceram as opções casa, com 21%, e escola, com 13%.

O estudo aponta que os brasileiros acreditam que um dos lugares mais seguros para crianças e adolescentes é a própria casa, mas a realidade o ambiente doméstico é um dos ambientes em que elas ficam mais vulneráveis.

Um Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em junho do ano passado revela que 69,2% dos casos de violência sexual contra crianças ocorrem dentro de casa.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 40 anos de Redemocracia
    30 anos de Constituição Cidadã
    25 anos apenas com Partidos Socialistas Democratas, divididos entre ‘Coxinhas e Mortadelas’
    O caminho do inferno é apenas a continuação da estrada de intermináveis 88 anos de Estado Ditatorial Absolutista Esquerdopata Fascista
    País de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador