Como é ser negro no Brasil, por Milton Santos

O professor Florestan Fernandes e o professor Otavio Ianni, escreveram ambos que os Brasileiros, de um modo geral, não têm vergonha de ser racista, mas têm vergonha de se dizer que são racistas

O professor Florestan Fernandes e o professor Otavio Ianni, escreveram ambos que os Brasileiros, de um modo geral, não têm vergonha de ser racista, mas têm vergonha de se dizer que são racistas

Do Café Com Sociologia

Como é ser negro no Brasil* (texto inédito)
 
Por Milton Santos
 
Eu tive a sorte de ser negro em pelo menos quatro continentes e em cada um desses é diferente ser negro e; é diferente ser negro no Brasil. Evidente que a história de cada um de nós tem uma papel haver com a maneira como cada um de nós agimos como indivíduo, mas a maneira como a sociedade se organiza que dá as condições objetivas para que a situação possa ser tratada analiticamente permitindo o consequente, um posterior tratamento político. Porque a política para ser eficaz depende de uma atividade acadêmica… acadêmica eficaz! A política funciona assim! A questão negra não escapa a essa condição. Ela é complicada porque os negros sempre foram tratados de forma muito ambígua . Essa ambiguidade com que essa questão foi sempre tratada é o fato de que o brasileiro tem enorme dificuldade de exprimir o que ele realmente pensa da questão. 
 
O professor Florestan Fernandes e o professor Otavio Ianni, escreveram ambos que os Brasileiros, de um modo geral, não têm vergonha de ser racista, mas têm vergonha de se dizer que são racistas. E acho que isso é algo permanente das relações inter-étnicas no Brasil e que traz uma dificuldade de aproximação da questão e da análise, inclusive dos próprios negros, que podem se deixar possuir por uma forma de reação puramente emocional diante da questão, dentro do problema, quando é necessário buscar, analisar, a condição do negro dentro da formação social brasileira. Porque a política não se faz no mundo, não é no mundo que dita as regras da política que se faz em cada país. E não é o outro continente. Não é o olhar para a África que vai ajudar na produção de uma política brasileira para o negro, nem um olhar para os Estados Unidos que vai também permitir essa produção de uma política. É o estudo do negro dentro da sociedade brasileira. É evidente que esse estudo passa pela categoria que se chama “formação socioeconômica”, a qual eu modifiquei propondo a categoria de “formação socioespacial”, porque eu creio que o território tem um papel muito grande na compreensão do que é uma nação. 

 
A formação socioeconômica ela tem relações com todo o mundo. É evidente que o porte africano no Brasil ele vai ter um papel na compreensão com o que se passa no Brasil, como o aporte europeu e hoje o aporte estadunidense. Mas isso resulta numa produção que se chama “o Brasil”. É nele que eu quero estar como brasileiro integral! É nele que devemos estar, todos, independente da nossas origens étnicas, como brasileiros integrais, sem servos olhados vesgamente em função de nossa, repito, origem étnica. Por conseguinte esse tipo de aproximação que eu privilegio naquilo que eu faço, e faço pouco porque não sou um especialista da questão negra. Eu sou apenas um negro a mais no Brasil que tem uma experiência de ser negro, mas que não sou especialista da questão negra. O meu trabalho, como todo mundo sabe, é outro, eu me especializei em outra coisa, é a minha história, mas não sou indiferente a essa questão, longe disto. Creio que as contribuições teóricas que por ventura tenha elaborado para o entendimento da sociedade possa ser de alguma valia no tratamento da questão do negro no Brasil; que não será resolvido se os negros forem sozinhos na luta. A luta dos negros só pode ter eficácia se envolver todos os brasileiros, inclusive os negros, mas não só os negros. Não cabe aos negros, aliás, fazer essa luta. Essa luta tem que ser feita sobretudo por todos. Creio que essa etapa seguinte, a de reclamar de todos que participem; e não só em um dia ou uma semana. Eu não tenho simpatia por treze de maio e nem semana do mês de novembro, porque tenho uma enorme dificuldade em aceitar que o país celebre uma semana, celebre um dia e os resto dos 357 dias se descuide da questão. Eu creio que é importante que haja esses dias no sentido de mobilização. Só que a mobilização não é obrigatoriamente aquilo que produz a consciência. Com frequência a mobilização cria um elã emocional e o que permite uma luta continuada é a produção da consciência que não pode ser, digamos, obtida em um dia, treze de maio, uma semana, semana da consciência negra, por que não é questão de consciência negra, é questão de consciência nacional; o negro sabe perfeitamente a sua situação. É por isso que eu me recuso a vir em reuniões como essa, ou quando me convidam na imprensa ou na televisão, a ficar choramingando, “ah nós somos assim, somos acolá, nós estamos em baixo”. Todo mundo sabe disso, então vamos usar o tempo para outro tipo de preocupação.
 
Inclusive como estava dizendo a um colega da Bahia, da gloriosa universidade da Bahia, onde eu foi aluno de meu filho, que para mim é uma grande satisfação intelectual e moral, que a questão passa por aí, da questão do negro brasileiro, porque assim que me intitulo, eu sou um negro brasileiro, não quero ser outra coisa se não um negro brasileiro, mas quero ser um brasileiro integral. A luta que tem que ser feita passa por criar uma consciência nacional e não, digamos, nos limitarmos a uma produção de uma consciência negra, porque os negros já estão cansados de saber qual é sua condição na sociedade. Para isso é necessário preparar outro discurso.
 
Eu estou muito mal satisfeitos com maior parte dos discursos dos movimentos negros porque são repetitivos esses discursos, são pobres e não são mobilizadores realmente, exceto para choramingas. De que adianta continuar dizendo que os negros ganham menos no mercado de trabalho? Muito pouco! Todo mundo já sabe disso. Com pequenas variações é a mesma coisa sempre. De que adianta sair dizendo que há um preconceito aberto ou larvar? Todo mundo sabem disse, inclusive aqueles que comentem sabem que estão fazendo preconceito; muitos não sabem. Ai entra o papel de outro discurso, que é o discurso da conscientização a partir de novas palavras de ordem. Por exemplo, peço desculpa por falar de mim mesmo, mas quando nessa entrevista que tive o prazer de dá ao Roberto D’Abila que me perguntou a respeito do ressentimento dos negros em relação a sociedade branca. Eu disse, não, ao contrário, são os brancos que têm o ressentimento com relação os negros que conseguem acender socialmente, que já era um ensaio de produzir um outro discurso. Eu não vou aceitar discutir que os negro tem ressentimento por uma maneira muito simples: porque o nosso ressentimento, se existe, ele não é eficaz, ele não tem poder. O ressentimento que tem eficácia é do que tem poder. Então quando eu falo que é o branco que tem ressentimento, e tem, em relação ao negro que triunfa, não digo o branco em geral, mas um bonito grupo de pessoas brancas . É para exatamente reverter o discurso. É um exemplo de, como creio, que haveria que trabalhar nessa coisa do discurso que acho muito importante, inclusive para a recriação daquilo que repetem com muita frequência, a questão da autoestima. A autoestima ela pode ser parcialmente enfrentada a partir de outro discurso também. É isso, por isso, que não perdoo ao governo federal, e aos governos estaduais, que não põem seu recursos jornalísticos a disposição da produção do discurso da autoestima, o que não custaria muito, mas que tem que ver com as condições de nosso tempo, que tem que ser analisada e se propor outra coisa.
 
***
 
*Palestra proferida pelo professor Milton Santos e transcrita por Cristiano das Neves Bodart a partir de um audio que guardava desde a época que cursava a graduação. Infelizmente não sabemos onde foi proferida essa palestra.
 
Enviado por Rubens de Toledo Junior
 

Redação

9 Comentários

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  1. Integral e diverso

    Quem se assume (ou busca se identificar) como um ‘brasileiro integral’ está reconhecendo e se responsabilizando por toda a extensão que este termo traz como desafio. Juntos somos diversos e empoderados. Quanto maior a diversidade mais respeito é exigido, mais complexas (ricas) são as relações.

    O ‘brasileiro integral’ é um cidadão que se tornou rico em fazer laços. Pode entrar e sair por diversas portas, seguindo sua vontade e respeitando a dos outros.

     

    Obs.: Deve ser a transcrição… o texto tem alguns erros de linguagem, eu penso que o Professor Milton Santos não os faria. Deve ser a transcrição.

    Sobre os governos colocarem  “recursos jornalísticos a disposição da produção do discurso da autoestima”… alguns governos até fazem, outros são proibidos. 
    E os mimimis golpistas dos promotores públicos de Goiás à busca de 15 minutos de fama? 

     

  2. Mais uma vez brilhante.

    Milton Santos foi brilhante outra vez. Acho que ele acertou na mosca quando se refere à definiçao de brasileiro integral, pois jamais chegaremos a um consenso enquanto não criarmos uma identidade una, que possa contemplar a todos os brasileiros, sejam eles negros ou não negros. Isso não significa que a identidade dos negros e sua autoestima não sejam importantes, mas que além destas, devemos criar uma outra identidade mais abrangente, para que os não negros também sejam responsabilizados pela luta em prol da justiça social.

    1. Milton Santos

      É verdade, “deve ser lido sempre”. Nesses tempos de colera, um pouco de educação, respeito ao diálogo, compromisso com a verdade e a delicadesa de Milton Santos faria bem, muito bem ….

  3. milton santos

    e quando foi que cristiano bodart fez o curso de graduação? já daria pra saber, ao menos, um pouco mais sobre a época em que teria acontecido essa palestra. 

     

  4. Preconceito

    Me corrijam se eu estiver errado, por favor. O preconceito existe sim, infelizmente. Porém, há mais preconceito contra o pobre do que o preconceito de raça.

    O exemplo que dou é simples e inegável: Se o Rei Pelé chegar em qualquer lugar do país, de terno, e gravata, será bem recebido. O fato de ele ser negro, não causa nenhum preconceito. Porque ele é de alta sociedade, de alta classe social, é rico. Ao mesmo passo, se um branco de olhos azuis, chegar em um shopping center de alta classe, vestido de mendigo, o pessoal chama a polícia. Aí, o fato de ser branco não conta nada, pois a roupa de mendigo fala mais alto do que tudo.

    Conclusão, o maior preconceito que há neste país é contra o negro pobre, se o negro for rico, ou se vestir como pessoa de alta classe, as chances de preconceito diminuem muito. A maioria da sociedade acredita  que uma pessoa de alta classe seria obrigatoriamente educada, polida, e incapaz de cometer nenhuma violência, embora esta crença também nem sempre seja certa.

    São preconceitos sem sentido, pois acredito que todas as raças foram criadas por Deus, todas tem a sua beleza e seu valor.

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