A Petrobras, a greve dos caminhoneiros e o caso Pedro Parente, por Luis Nassif

A crise do combustível é a comprovação prática dos males do pensamento monotemático na economia, temperado com uma dose excessiva (por isso suspeita) de ideologismo, do qual o presidente da Petrobras Pedro Parente tornou-se o caso mais simbólico.

A visão desse pessoal é que, se cada ponto se concentrar na sua própria busca de eficiência, o resultado final será uma economia mais eficiente. A de Parente é mais tosca. Ele lembra CEOs dos anos 90, capazes de comprometer o futuro da empresa apenas para salvar os resultados trimestrais.

Especialistas em petróleo sabem que a lógica econômica de uma petroleira reside na interação das diversas atividades que compõem a cadeia produtiva: prospecção, refino, distribuição e transporte.

Com uma commodity exposta à volatilidade das cotações, a problemas políticos internacionais e aos problemas internos – administrando um preço-chave da economia – a lógica econômica é reduzir a vulnerabilidade através da integração dos diversos setores.

Nem esse princípio foi seguido por Parente, que passou a desmontar a empresa, vendendo-a em pedaços.

Pior.

Com o petróleo em alta, teoricamente aumentam seus lucros, pelos ganhos com a produção interna e pelo refino. E vice-versa. A queda dos preços do petróleo reduz o valor dos seus ativos. Tanto assim que o grande prejuízo da Petrobras, em 2015, foi decorrente da reavaliação do balanço, em função da redução dos preços dos derivados – que obrigou a reduzir contabilmente o valor dos ativos da empresa – e não da corrupção, conforme foi ventilado na época.

Surpreendentemente, Parente definiu a seguinte estratégia, conforme revelado por estudos da Associação dos Engenheiros da Petrobras:

  1. A partir de outubro de 2016, passou a praticar preços mais altos para os combustíveis, viabilizando a importação de derivado.
  2. Com essa política, a Petrobras perdeu mercado e a capacidade ociosa das refinarias saltou para 25%.
  3. Com menos refino, explodiram as exportações de óleo cru e as importações de derivados.
  4. O maior beneficiado foram os Estados Unidos: enquanto as importações de diesel se multiplicaram por 1,8 desde 2015, a importação de diesel dos EUA dos EUA aumentou 3,6 vezes. Passou de 41% em 2015 para 80% do total de importados pelo Brasil, ao mesmo tempo em que a Petrobras abria mão da refinaria de Pasadena.

Os grandes ganhadores foram os “traders” internacionais, dentre as quais o maior é a Trafigura, a gigante que montou o maior esquema de corrupção da história de Angola, estava envolvido até o pescoço com os escândalos da Petrobras e foi surpreendentemente liberada pelos procuradores da Lava Jato e pelo juiz Sérgio Moro.

A política de preços de Parente acabou provocando uma crise política de proporções, com o blackout dos caminhoneiros. A saída encontrada pelo governo Temer foi garantir o lucro dos investidores com recursos orçamentários.

Primeiro, pensou-se em eliminar os tributos sobre a gasolina; depois, a de ressarcir a Petrobras pela redução de ganhos que viesse a ter com a diminuição dos preços dos combustíveis. Ou seja, o país imerso em uma crise fiscal gigantesca, criando uma enorme conta fiscal para impedir a redução dos dividendos dos acionistas da Petrobras.

Não há outra explicação, que não a suspeita de corrupção da grossa.

 

 

 

 

 

Luis Nassif

97 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a corrupção das corrupções.

    É a corrupção das corrupções. Será necessário encontrar uma outra denominação para esse crime que está sendo cometido a olhos vistos, tamanho é o buraco que está sendo escavado. Interessante que o nome do sujeito encarregado de mexer os pauzinhos, ou melhor, afiar as estacas para cravar no coração do país, é muito sugestivo e passará a ser conhecido futuramente como Pedro Parente dos Estados Unidos. Deus nos livre! Estou sem palavras. Isso nos causa uma comoção muito profunda.

  2. Usar recursos orçamentários

    Sinceramente, é o fim da picada, usar recursos orçamentários, com o défict fiscal que estamos, para cobrir

    perdas de acionistas de Wall Street. Nós não deviamos estar é lucrando com a alta do Petróleo? E ao invés disso,

    vamos é pagar pagar para usar o petróleo que é nosso? Quê diabos foi que esse Pedro Parente fez com a Petrobrás?

    Esse sujeito está destruindo o país, vejam a importância do controle estatal de uma área super estratégia 

    para o país, entregaram a área para um demônio desses administrar para fazer essa lambança com a 

    nossa economia.

  3. Pelo que entendi do acordo de

    Pelo que entendi do acordo de ontem à noite, a petróbras ficará firme e forte mesmo que custe quebrar o país que a criou. Uma empresa vale mais que uma nação. 

  4. Quando anunciaram Pedro

    Quando anunciaram Pedro Parente para o comando da Petrobras fiquei completamente mortificado. Era absolutamente claro para mim que haviam colocado um notório deficiente mental para dirigir a mais importante das estatais. Um incapaz, parasita, uma verdadeira ameba (na verdade não existe palavra pra qualificar esse m****). Desde a maldita Era FHC ele destruiu tudo que tocou. Sabia que não podia dar outra.

     

    1. DEFICIENTE mental  ..de

      DEFICIENTE mental  ..de CARATER eu diria  ..pq convenhamos, o grau de DESPREZO, e de mentiras lançadas, com que esta coisa INOMINÁVEL trata todqa a sociedade, o papel e CONSQUITAS desta Estatal, é algo assombroso

      digno de paredão  ..mais um lesa pátria

      Pior mesmo é quando vemos empresas de capital rpivado convocando-o a peso de outro  ..daí se deduz o nível MORAL destes administradores e destas corporações também

      em tempo – mais ofensivo mesmo é pensar como um MICROBIO destes ascende ao Poder sem que jornalistas ditos preparados não o tenham puxado de há muito, ao seu devido tamanho de ATOMO intelectual 

  5. Com Lula preso, o pais ficou

    Com Lula preso, o pais ficou mudo…..e a direita procura ocupar o vazio deixado pela voz de Lula que, como sabemos, fazia contraponto com a Globo que, agora, canta de galo no terreiro, em todo o seu esplendor e pavonice…

    Não assine este baixo assinado, trata-se de figuras de direita tentando se aproveitar do caos para ganhar mais e mais….claro que uma queda de impostos de ICMS jamais beneiciará o consumidor, não estamos num pais escandinavo ou mesmo Inglaterra, onde os impostos são altissimos e resultam, por exemplo, num asfalto de qualidade….por aqui a classe domiante é sovina, ladraz, concentradora de renda, ladra…

    Não assine

    https://www.change.org/p/governador-e-deputados-abaixem-o-pre%C3%A7o-da-gasolina

  6. A Petrobrás é uma empresa de
    A Petrobrás é uma empresa de capital misto ..uma estatal estratégica para o país.

    Bobagem pensar que o mercado a quer agressiva ..analistas sabem MUITO BEM do seu papel sócio econômico na nossa economia ..da sua IMPORTANCIA SOCIAL e regulatória

    Quem investe em suas ações investe em REGULARIDADE, segurança, coerência e previsibilidade ao longo do tempo

    Pra muitas famílias ela é a poupança requerida .. PORTANTO, querer iguala-la a uma start-up ou a uma loteria comandada por gente ambiciosa e agressiva é um erro gravíssimo

    a petrobrás não é empresa especulativa, e é isso que estes idiotas não querem entender.

    Dela deve-se EXIGIR transparência, eficiência, respeito a metas e resultados ..e resultados SENSATOS que a iniculem das sandices do tal mercado, ou de eventuais governos irresponsáveis

    Só isso ..uma solução tão simples que estes administradores ordinários não conseguem entender

    Fato ..o país não aguenta flutuação irresponsável, muito menos diária ..o Brasil tem reservas de óleo em abundância, não faz sentido pagarmos preços internacionais mas sim, com responsabilidade, equilibramos os interesses dos diversos agentes (estado, consumidores, investidores e fornecedores)

    Fato ..a LAVA JATO e está administração CRIMINOSA tem que ser responsabilizadas por terem congelado os investimentos nas refinarias de lula da Silva ..elas que nos dariam a imunidade a flutuações de preços e câmbio necessarias ao DESENVOLVIMENTO do país

    1. Um adendo em destaque
      Poucos

      Um adendo em destaque

      Poucos tem se dado conta do DESMONTE por que tem passado Os Correios  ..Serviços antes eram mais precisos ..tarifas acessíveis e havia zelo, orgulho nos carteiros  ..tudo isso parece ter feito parte dum passado distante  ..HOJE, o que se percebe é que a empresa esta sendo guiada pra ter a sua IMAGEM MANCHADA, ferida  ..quem sabe preparando a opinião pública para uma privatização que a arremate pra algum MONOPÓLIO estrangeiro (tipo FEDEX ou DHL por exemplo) ?

      Recentemnte recebi uma encomenda da Inglaterra  ..o emissor PAGOU pra que me entregassem em casa  ..a DHL me ligou e informou pra eu ir retirar num depósito dela (em Interlagos)  ..Após soltar os cachorros me neguei e “combinamos” (já que eu era refém) que a entrega fosse finalizada num outro endenreço que não o meu  ..pois bem, HOJE os Correios fazem o mesmo

      ..e isso pra não falarmos das tarifas que EXPLODIRAM nos ultimos tempos  ..agora imagine vc, em tempos de compras na INTERNET, como faz diferença uma tarifa de corrios absurda  ..INVIABLIZA qq pequeno negócio  ..ESTUPRA qq renda e/ou venda  ..FICO me perguntando como os CHINESES enviam produtos pra gente com FRETE GRATIS (ou disfarçados, mas suficinete pra não matar a transação) ?

      REALMENTE  ..a qualidade dos nossos jornalistas de ECONOMIA (que hoje se propõem a comentar sobre tudo – até sobre ração de cachorro) parece que tem sido a diferença pra que alertas como estes deixem de ter destaques

       

      E porque digo isso ..ORAS, porque o desgaste que a Petrobrás tem sofrido diante da população brasileira, COM CERTEZA, tem tudo a ver com a intenção que muitos tem de, em pouco tempo, desmontarem este patriimonio MARAVILHOSO do BRASIL, montado e conquistado por gerações de BRAVOS brasileiros.

      ..tempos medíocres estes em que vivemos, não ?! 

       

      1. Comprei dois ventiladores de
        Comprei dois ventiladores de coluna num conhecido “magazine”, com entrega no litoral de São Paulo, distante uma hora de sao paulo, a entrega demorou uma vida. Certo dia toca a campainha uma dessas empresas, uma veículo dessa “ex”, o funcionário disse que não achava o endereço, que já tinha procurado outras vezes, ali todas as ruas tem o mesmo cep e a casa não é tão difícil de achar por ser na boca da praia. Os correios sempre entregaria li sem nenhum problema, no mesmo local há alguns anos não há internet por que a “morta” sempre informa não ter disponibilidade, por outro lado quero fugir dela trocando-a pela do menininho dançante, pois há vários anos informam que na minha região, praticamente no centro de São Paulo, não há disponibilidade. Alguns acreditam que se deixar para a iniciativa privada tudo se resolveria como mágica, mas a verdade é que o que mais cresceria seriam as nossas dores de cabeça…..

  7. na luz do dia

    Os US$ 2 950 000 000 , 00 pagos por Temer e Parente ao fundo abutre americano de investidores brasileiros jamais foram comentados no PLIMPIG. Jabores, Mirians, Mainardis, Lo Pretes, Casoys, Mervais e o resto dos jornalistas de programa nunca fizeram caras e bocas usuais com relação a esse assalto.

    Envenenaram o povo que deveriam informar com a droga  “TRIPEC”. Muitos tornaram-se dependentes da peçonha por eles distribuida. Gente de toda espécie, de favelados até juizes do supremo de frango estão na lista. Engenheiro da Petrobrás que for demitido hoje, põe a culpa no Lula, “o homem que acabou com o Brasil”. A vacina para ódio-depêndencia é serrar a base da antena da globo! Poucos já a receberam.

    Enquanto isso, o Brasil quebrado pela quadrilha deixa faltar cafézinho e copo para agua em instituto de pesquisa superavitário!

     

    1. Enigma dos enigmas é o que as

      Enigma dos enigmas é o que as FORÇAS ARMDAS pensam  (não só sobre o respeito a DEMOCRACIA, a CONSTITUIÇÂO e a população civil do BRASIL) ..elas que em passado recente venderam a imagem de que eram PATRIOTAS e que se preocupavam com o patrimonio de Estado, do país

      Realmente  ..fico pensando qual terá sido o preço pra que tenham chegado a este ponto de DESCOMPROMETIMENTO com as coisas do país

       

      1. crença

        Creio que a grande maioria das FA é de soldados patriotas. O mesmo já não digo dos mais graduados e dos vestidos de pijama. Prova disso é o assalto à soberania e ao cofre pelo governo golpista tolerado sem um pio. A prisão do Almirante Othon e o desmantelamento de programas caros aos militares como submarinos, base de Alcântara, EMBRAER, présal, satélite, etc. Tem até ex militar (expulso do exército), candidato à presidência, que afirma que a amazônia não pertence ao Brasil e que bate continência à bandeira norte americana! Pior, entre os milicos tem muitos que apoiam uma excrescência dessas!  

        Alguns generais não pensam no Brasil. A prioridade desses é o seu ódio às classes populares e a sua própria proeminência social. Já os outros tem que se submeter à hierarquia num meio em que qualquer discordância sinaliza o fim da carreira duramente conquistada.

        1. Parece que já não se fazem

          Parece que já não se fazem CABOS, sargentos e tenentes como antigamente

          Bando de COVARDES, só o que sabem é tolher nossos direitos e apontar-nos as baionetas

  8. 25% de ociosidade nas nossas

    25% de ociosidade nas nossas refinarias? Isso é um absurdo. Nós temos déficit de refino. Agora, além de não termos toda a capacidade de refino que precisamos, 1/4 daquilo que temos está parado?

    Reduzir o refino para aumentar a importação de derivados? Isso é caso para pelotão de fuzilamento.

  9. A cegueira

    Eh inacreditval o que esta acontecendo no Brasil.  

    – Temer e Meirelles estão errebentando com as contas publicas e nem um “ai” na imprensa? 

    – Enquanto os ratos fazem a festa, Sergio Moro esta ocupado/preocupado com sua imagem e à busca de uma cadeira no STF. Como se um juiz jovem, de primeira instância, devesse passar de uma experiência de primeiro piso direto para o STF. Eh pais de maluco. Isso explica a acefalia e cegueira que tomaram conta do STF, além de outras coisas mais. 

    – A Petrobras sendo desmontada e mal dirigida (esse mal também é de ma-fé) no nariz da sociedade e ninguém diz nada. A imprensa diz que esta tudo certo e todos engolem. Cadê as cabeças pensantes? E os petroleiros que não fazem um grande movimento de protesto? Ah, sim, muitos se vestiram de patos também…

    – A imprensa não diz nada. Então vamos criar condições de levar às pessoas as informações, esclarecimentos. O brasileiro foi condicionado a obedecer e a não argumentar/discutir. Ou ele aceita passivamente ou ele torna-se reacionario. Isso precisa trabalhado.

    – Eu acho que vai ser muito dificil o PT fazer campanha com Lula preso, nas condições em que estamos. Ainda tem muita gente que acredita que foram Lula e Dilma que “arrebentaram” com a Petrobras. So o horario eleitoral não resolve tudo.

    Na França foi criado o Movimento Democratico 18 de Março apos o golpe de 2016. Eh preciso criar movimentos e sairmos do imobilismo tanto fisico quanto intelectual para que um dia, enfim, nada continue como esta ai.

    1. Não tem ai
      Muito antes pelo contrário. Ontem li o editorial do Estadão. Economia nos eixos, inflação baixa, retomada de crescimento, juros decentes, etc. Me deu até vontade de ficar no Brasil.

  10. Prezado Nassif
    1 – Vc é

    Prezado Nassif

    1 – Vc é melhor analista, não só de economia, mas de política também. faço este elogio (mais do que mercido) para fazer um comentário (ou tirar uma onda): se vc fosse diretor de RH, tua empresa quebravaq: vc elogiou parente (o careca é um desastre), vc elogiou raquel doge, a madame rebocada é mais falsa e dissimulada que o gordão janot. Eita dedo podre, cara..rs

    2 – Duvido que esse careca que afundou a Petrobrás faça as mesmas patifarias na BRF foods. Conocrdo com vc, é corrupção grossa mesmo – cadê o moro? ou a coragem dele é ditada pela CIA?

    3 – Como toda esta política deliberada de mau-caratismo beneficiou empresas americanas (se pelo que lembro do livro do Prof° Ladislau Dowbor – A Era do Capital Improdutivo -, a trafigura é uma trading com sede na Suíça, não? Mas, lógico, dominada por bancos, sintomas da metástase que o capital financeiro lança na Economia), será que alguém duvida que o golpe foi uma ação norte-americana em conjunto com os capachos daqui (jp lehmann, velho sem-vergonha, sempre em mutretas)

  11. Pedro Parente Herói

    Prdro Parente é um herói. Pedro Parente é um cara de coragem. A esta altura uma estátua banhada a ouro deve estar sendo erguida em alguma parte do mundo em sua homenagem. Pedro Parente cumpriu sua palavra. Pedro Parente sozinho consegui colocar de joelhos uma nação toda, a sua sociedade, milhões de caminhoneiros, petroleiros um congresso e um presidente fraco e ilegítimo. O povo hipócrita e egoísta se vende por um tanque de gasolina. Que pena que não temos do nosso lado meia dúzia de Pedros Parentes. Pedro parente herói multinacional, mais um herói. Enquanto o filho do Pedro Parente admirado exclama: Pai o senhor é um herói, consegui o Pré-sal a Petrobrás com um murro na mesa. O filho do brasileiro ao contrário exclama: pai você é um herói ficou o dia todo na fila para encher o tanque do carro a R$ 5,00 reias.

    1. Ele mais do que um agente contra o PT!

      Ele é o representante  no Brasil, junto com alguns procuradores, do grupo mais reacionário e corrupto do USA:  a Atlantic Aliance!

  12. “ A visão desse pessoal é

    “ A visão desse pessoal é que, se cada ponto se concentrar na sua própria busca de eficiência, o resultado final será uma economia mais eficiente. A de Parente é mais tosca.”

     

    o que o nash diria sobre isto?

    1. esquizofrenia
      John Nash admitiu que essa teoria era falha e admitiu que formulou ela sob efeito do seu transtorno mental. Essa teoria só foi difundida pois se encaixava nos objetivos dos EUA durante a guerra fria e além, na implantação do neoliberalismo.

  13. O golpe de 2016, com o STF

    O golpe de 2016, com o STF com tudo, foi dado para possibilitar a entrega do Pré-sal aos estrangeiros e para deixar os brasileiros sem combustível. Alguém ficará surpreso ou triste quando os jatos da FAB usados pelos nóias do STF caírem por falta de gasolina de aviação?

    Hoje o ônibus que eu utilizo está excecionalmente lotado. Suponho que muita gente acostumada a ir trabalhar de carro deixou o veículo em casa por falta de gasolina ou por causa do preço extorsivo que está sendo cobrado. 

    A classe média bateu panela por que os pobres andavam de avião e porque a gasolina custava 3,20 o litro. Agora anda de ônibus porque foi rebaixada em razão do Brasil só cuidar dos interesses dos estrangeiros. Bem feito.

  14. Prêmios

    É estranho que esse Parente, que já devia ter sido demitido e, se as Instituições funcionasse a serviço do país, estar respondendo a processo por crime contra a economia, ainda não haja recebido prêmios por serviços prestados. Aos Estados Unidos, claro.

    1. Se as Instituições

      Se as Instituições funcionassem a serviço do país o Pedro “apagão” Parente nem sonharia em passar perto da Petrobrás.

      Dilma nem se lembraria dele.

  15. Engraçado…

    teve um monte de gente que, quando Parente foi indicado, disse nesse espaço que era o “profissionalismo” finalmente chegando na gestão da Petrobrás, Foster e Gabrielli eram demonizados aqui.

    1. E não é que ontem eu ainda

      E não é que ontem eu ainda ouvi esse tipo de baboseira no trampo?

      “Estão pressionando o CEO profissional”, “Ele vai sair da Petrobrás e ir para a BRFoods porque lá pode fazer a gestão com eficiência”.

      Eu desisti do Brasil.

      A imbecilidade triunfou por aqui.

      1. Caro Alvaro, deixa ele ir!

        Se os coxinhas estiverem certo vamos ter duas coisas positivas:

        1. o parente sai da Petro e colocamos alguem lá ” Não profissional” mas que pense no Brasil.

        2. Ele ferra a BRFoods que tambem deixa-me muito alegre. 

         

  16. Getúlio criou a Petrobrás.

    Getúlio criou a Petrobrás. Lula a transformou na 3a. maior companhia petrolífera do mundo e a 1a. em alta tecnologia em  prospecção de alto mar (Pré-Sal).

    O atual Sistema Neolibera; Moro (e asseclas); Governo Temer; mídia comercial, partidária e mercenária; e falsos moralistas a tentam destuí-la, fatiá-la e entregá-la ao Capital Internacional.

    É crime. 

     

  17. Chega de análise aprofundada.

    Chega de análise aprofundada. Uma daquelas jornalistas que senta no trono da Globonews e que mora nos Estados Unidos,  resumiu tudo: “nos Estados Unidos o preço dos combustíveis funciona como na administração Pedro Parente e os caminhoneiros daqui vivem muito bem”.

    Outra análise aprofundada foi feita por Gilmar Mendes e Celso de Mello, duas das onze rainhas do Brasil sentadas nos tronos do STF. Sem saber que o microfone estava aberto ambos fizeram o seguinte diálogo: Gilmar virou-se para Celso – os dois sentam lado a lado – e afirmou: “Que crise, hein? Guiomar está na rua agora. Está impossível”. O decano respondeu: “É um absurdo. Quer dizer, faz-nos reféns”.

    Só a clutch, bolsinha de mão, que a mulher do Moro usou no jantar de Nova Iorque onde se confraternizou com Dória e Pedro Parente custou 15 mil reais. O preço é de bolsa da rainha da Inglaterra mas o reino dela esta em Curitiba. Mas tem uma diferença: uma bolsa Launer, marca usada pela rainha, custa em torno de 8 mil reais.

    Que os patos da classe média continuem a se vestir com a camisa amarela da seleção da CBF do Del Nero e da Rede Globo.

     

    1. Muito bom Vera Lucia

      “nos Estados Unidos o preço dos combustíveis funciona como na administração Pedro Parente e os caminhoneiros daqui vivem muito bem”

      Quando escrevi o meu comentário acima eu não tinha lido o seu. O conceito descrito na sua frase acima é perfeito, e mostra a visão enviesada que existe nas nossas elites.

    2. As “globetes” são de uma

      As “globetes” são de uma ignorancia abismal mas não faz nenhuma diferença, elas leem o script colocado na frente delas pelo Ali Kamel, basta seguir a cartilha diaria de ração de noticias produzidas na Central Globo de Jornalismo.

      O exemplo dos EUA não tem nada a ver. Os EUA consomem 21 milhões de barris dia, dos quais 11 milhões são importados, então os EUA estão sujeitos ao preço internacional MAS o preço na bomba nos postos americanos NÃO muda todo dia, a variação  tem espaços bem mais longos, tem postos no Texas que mantem os preços por seis meses e ajustam muitas vezs para baixo, são ajustes suaves e de centavos, mudar varios vezes no MES nunca se viu nos EUA.

      1. Exato, André. Só que há um

        Exato, André. Só que há um detalhe importante: eles possuem a moeda “universal”, o dólar. 

        O busílis dessa crise envolvendo a Petrobras é a extrema(e põe extrema nisso) vulneraribilidade a que se expõe um país da dimensão do nosso. 

        Ora, parece evidente que a Petrobras não é uma empresa qualquer. Aliás, o próprio termo “empresa” é inadequado para conceituá-la. Estamos falando de uma instituição responsável pela fabricação e distribuição do “sangue” que dá a vida a um país. Sua importância estratégica é incomensurável. E essa importância se multiplica por 1000 se ponderarmos a quase total dependência da nossa economia de um tipo de modal de transporte. o rodoviário, fruto da absoluta e irresponsável omissão de sucessivos governos e sistemas políticos. 

        Assisto e leio, entre estarrecido e revoltado, esse Pedro Parente e a mídia subuja encherem a boca com os termos “mercado” e “acionistas minoritários”, como se estivesse no foco uma bodeguinha qualquer e não uma corporação da qual depende uma nação de 200 milhões de habitantes. 

        Acusavam, cinicamente, os governos petistas de instituirem governanças com viés político eleitoreiro para colocarem no lugar uma sucedânea claramente comprometida com o esvaziamento da mesma visando o que sempre se propuseram: privatizá-la. 

        E os interesses do país que se danem.

         

        1. Meu caro Costa, qual a razão

          Meu caro Costa, qual a razão da existencia da PETROBRAS?  É para que o Brasil NÃO DEPENDA da importação de todo seu combustivel. Se for para DOLARIZAR o preço dos combustiveis, que é o que o Parente esta fazendo, para que o pre-sal, para que a PETROBRAS? Vamos importar 100% do combustivel, como se fazia antes da existencia da PETROBRAS.

          Se o Pais criou a PETROBRAS foi para não depender do mercado internacional e o que o Parente está fazendo e o Pais voltar a depender inteiramente do mercado internacional, na gestão Parente 85% do diesel está sendo importado dos EUA e as nossas refinarias estão operando muito abaixo de sua capacidade, ELE PREFERE IMPORTAR e a Globo vende essa anta como grande executivo.

          1. Ele não é uma anta, é um

            Ele não é uma anta, é um criminoso.

            Anta é quem compra ele como grande CEO.

    3. Mais uma declaração estilo

      Mais uma declaração estilo rainha Maria Antonieta. Dessa vez da economista Helena Landau a respeito da greve dos caminhoneiros à agencia de notícias Bloomberg:”mostra que os brasileiros não estão preparados para o livre mercado”.

      Será que um dia a Bastilha cai no Brasil e esse privatistas que enriqueceram vendendo ativos do governo e que vivem pendurados no estado brasileiro terão os pescoços decapitados numa guilhotina ?

      PS. Antes que a PF venha me acusar de terrorista filiada ao estado islâmico informo que usei o termo “pescoço decapitado na guilhotina” de forma figurada. Esclarecendo mais: não tenham as falcatruas investigadas pela Lava Jato de Curitiba, não sejam julgados pelo juiz Moro e posteriormente pelo TRF4 e não sejam beneficiados pela roleta viciada do STF.

  18. Algo técnico no hemisfério norte aqui é apenas ideológico

    Não há nada de técnico na gestão do Parente nem de outros neogerentes do terceiro mundo, mas apenas ideológico. A turma golpista faz questão de apostar cegamente no neoliberalismo global, por dogma. Trata-se de fé cega no mercado global. O problema é que querem isso agora, para já, sem considerar a preparação social, cívica, técnica e educacional do povo brasileiro.

    O problema é que muitas ideias bonitas no papel ou os interessantes debates nos parlamentos europeus, não podem ser aplicadas diretamente num país onde ainda não esteja o povo preparado, sequer para entender. Os tucanos e golpistas erram em querer levar o Brasil ao primeiro mundo comercial apenas mediante leis e decretos. Querem fazer do Brasil uma Miami abaixo do equador. Ocorre que o Brasil precisa de alguém como Lula e o PT pelos próximos 20 anos ou mais e, assim como a China, Brasil poderá resolver no futuro, em forma gradativa e autônoma, e com uma população preparada para isso, se vai quere ou não participar da globalização moderna e em que forma.

    Hoje não dá para confrontar esquerda modernosa do tipo PSol (que acompanha a onda comportamental e global) contra o neoliberalismo global dos tucanos ou o conservadorismo tipo Thatcher da direita brasileira. Isso é um tipo de jogo político de país que já é desenvolvido. Brasil deve ainda fazer o seu dever de casa, com esforço, antes de querer discutir se o pato é macho ou se será o mercado quem regula o preço do nosso combustível, entre outras prioridades para discutir daqui a 20 anos, depois de construídas as bases da nação soberana e socialmente justa.

    Acredito que em parte seja por isso a falta de entendimento entre partes conflitantes, pois o centro e a direita, assim como a maior parte dos chamados coxinhas, discutem imaginando que o Brasil fosse uma Bélgica e, por outro lado, o povo está mais próximo do Haiti.

    As coisas não são comparáveis quando o fator tempo e espaço é retirado das discussões rasas.

    EXEMPLO: Assim como a Previdência, onde se escondem 30 anos de contribuições do nosso avô e querem fazer que o seu neto pague hoje a aposentadoria do velho, ou seja, fazendo uma conta matemática comparando tudo em ingressos e egressos de hoje, surrupiando os 30 anos de contribuições que o avô já fez. Aliás, cadê o dinheiro do avô? Quando começou o sistema era muitíssimo mais dinheiro que entrava do que aquele que saia. Cadê esse dinheiro? Foi gasto em estradas, na construção de Brasília, tudo bem! Mas o Estado deve isso ao aposentado e o direito de quem sai não é conta a pagar pelo contribuinte de hoje, mas sim pelo dinheiro que esse recém-aposentado contribuiu em todos os anos anteriores.

    O mesmo ocorre com as elites, que de tanto passear por Miami acham que o Brasil devia ser igual.

  19. A Petrobras, a greve dos caminhoneiros e o caso Pedro Parente

    aqui postamos desde 17/05/2015: confesso: não tenho esperança. os cegos falam de uma saída. vejo. após os erros terem sido usados como última companhia, à nossa frente senta-se o Nada.

    passaram-se três anos de horror e calamidades. mas sempre será o Nada enquanto a Ex-querda não se renovar, enquanto não surgirem novos sujeitos políticos. enquanto não houver uma brutal quebra de paradigmas.

    e disto o contundente exemplo na pauta do dia é a paralisação do transporte de carga terrestre.

    mesmo sem ainda assumir um perfil definido, pois o próprio movimento continua em disputa interna entre seus vários vetores, fica escandalosamente demonstrada a precariedade e incompetência do governo usurpador.

    ainda mais, expõe como é frágil um mundo que se apresenta como inexpugnável. com alguns poucos dias de interrupção dos fluxos logístico desencadeia-se um efeito dominó. o desabastecimento se torna sistêmico. as cidades entram em colapso. cai por terra a Babilônia.

    não estamos apenas em pleno curso de um golpe de Estado incapaz de se estabilizar. a fratura provocada pela Crise de 2008 foi profunda. o desarranjo do Capitalismo é estrutural. só haverá alguma chance de um novo ciclo de relativa estabilidade com gigantesca destruição de forças produtivas. ou o armagedon, ou o pós-capitalismo.

    enquanto tudo o que parecia tão sólido se volatiza numa atmosfera irrespirável, o que faz a quase totalidade da Ex-querda?

    perdida na mais descarada auto-indulgência, sucumbe à alucinação dos amputados, delirando prazerosamente com membros fantasmas.

    apesar do movimento do setor de transporte de cargas mais uma vez ensinar que só pelo enfrentamento se altera a correlação de forças, a Ex-querda insiste em optar pela centralidade da via eleitoral/ institucional.

    como em Junho de 2013, reincide o cacoete paranóico de transformar fatos sociais complexos em meras investidas conspiratórias.

    mas conspiração sempre há, e sempre houve, por toda parte. uma conspiração difusa permeando todas as relações sociais. embora dela sempre somos parte, trata-se de algo bastante diferente do mais vulgar dos reducionismos: fazer da luta de classes nada mais que teoria da conspiração.

    colocando-se como fiel vassala do Lulismo, aquilo que a Ex-querda abdicou de levar a cabo os caminhoneiros estão agora concretizando. no lugar de uma Greve Geral pela Esquerda, uma paralisação pela Direita.

    é assim que seguidamente fomos atirados para longe pelo incessante, inesperado e violento movimento da Roda da História.

    p.s.:

    alega-se também que o movimento dos caminhoneiros não é de Esquerda.

    cabe então questionar: o que é hoje no Brasil e no mundo ser de Esquerda? limita-se a ser um apoio incondicional à candidatura Lula numa eleição tão incerta quanto viciada?

    ou ser de Esquerda continua sendo o que sempre foi: lutar por melhores condições de vida para os explorados e oprimidos?

    ..

  20. https://www.amazon.com/Rise-R

    https://www.amazon.com/Rise-Rogue-Executive-Companies-Destruction/dp/0132906163

    Acima um livro classico sobre os executivos “estrela” que fazem carreira incensados pela midia, um tipo cada vez mais presente na administração publica brasileira, o Parente na Petrobras, Wilson Ferreira na Eletrobras, o Goldfajn no Banco Central.

    São sacos de vento vazios, o curriculo é o que a midia projeta, na hora da verdade mostram sua pequenez.

    1. Esse cara da Petrobrás está

      Esse cara da Petrobrás está  se comportando igual àquele presidente do Banco Central do FHC. Quebrou o Brasil mantendo teimosamente a taxa de câmbio fixa. E ainda é chamado de professor. Depois que o FHC chutou-o, tudo voltou ao normal. É o que se precisa fazer agora: ou muda esse presidente da Petrobrás ou ele quebrará o Brasil.

      1. Esse cara da petrobras

        o pedro parente, é o mesmo responsavel pelo apagão na época do de triste memoria, fhc

        ele sabe o que faz ao destruir o brasil

         

        e o pt soltando notinhas indignadas

    2. Infelizmente no Brasil a

      Infelizmente no Brasil a imbecilidade reina, e a pequenez é celebrada como grandeza.

      Esta é minha certeza depois de ouvir no meu serviço pessoas de alto nível hierárquico ainda rasgando elogios a Pedro Parente, que ele deveria ir de vez para a BR Foods.

  21. Apenas negócios Nassifão

    Apenas negócios Nassifão !

    Obs:Caminhoneiros  erram em não pedir a demissão de Parente(eles sabem quem ele é e o faz?)

    I N A C R E D I T Á V E L !!!!

  22. Um movimento que não objetiva

    Um movimento que não objetiva às demandas de todos que estão sendo prejudicados, dos quais os caminhoneiros são uma pequena parte, se comparados aos consumidores de gasolinas e gás de cozinha. Muito cuidado, porque está mais parecendo uma guerra de coxinhas, desatendem até os interesses de seus aliados, já que os caminhoneiros deram apoio ao golpe-impeachment, que tornou Michel Temer um títere do movimento golpista. Também, deve-se observar que todos os envolvidos para resolver o problema são golpistas, no Parlamento e no Governo, o Judiciário ainda não foi chamado a meter o bedelho. Além do mais, a mídia golpista está muito interessada em implantar o caos, basta ver a ação da Globo, um dos apoios do Parente, Não é descabido que objetivem seja impedir as eleições para Presidente, por não terem um candidato à altura de vencer. Para uma intervenção mais forte, já criaram o Ministério da Segurança Pública, ligado ao Ministério da defesa, que permite a intervenção em todos os Estados da Federação. Podem estar querendo melar as eleições. Pode muito bem ser o caso. Temer nomeou por indicação do PSDB o Parente para presidir a Petrobras, um homem de mercado, para desestruturá-la, passar seu controle acionário para o próprio mercado. Os mercadistas só sabem trabalhar com planilhas, bonitos gráficos, relatórios, com os quais fazem contas, e tiram as conclusões “técnicas”, não estão ligando,  para problemas que possam criar para o Governo, consumidores, fornecedores e seus empregados. Todos que se ajustem às medidas que adotam, resultado das contas que fazem. Não há política, vale dizer não há Governo, não há pessoas envolvidas. São demasiadamente incompetentes para o cargo, para operar de fato uma empresa, muito menos uma empresa estatal, como é a Petrobras. Nesse guerra certamente de coxinhas só cabe às oposições defenderem-se. Há muitos coxinhas querendo a participação de todo o povo, quando o movimento dos caminhoneiros, que não os representam, só estão interessados no próprio umbigo (o óleo diesel), e o Governo sinaliza que a solução que procura é somente para atender os caminhoneiros. Como até aqui não se vê solução, é possível que o caldo entorne. Muito cuidado com essa gente que está tentando açular a participação de todos, certamente coxinhas, muitos até próximos de nós mesmos! Está na hora de eles mesmos sairem com a camisa da seleção. Que saioam!

  23. O Brasil é cavalo

    O Brasil é cavalo manco…

    Querem o liberalismo para tudo que é relativo ao povo…

    Tudo…

    O estado tem que se livrar do povo…

    Essa teoria se entranhou nas pessoas que não vivem como o povo e já tem parte do povo, que concorda com isso…

    Está na hora das esquerdas fazerem uma lista de tudo que tem no Brasil, suas jabuticabas e comparar com o que tem nos EUA e Alemanha, que são a referência destes “ultra liberais”!

    Por exemplo:

    Lá fora tem PEC 55!, não? – então corta…

    Lá fora Banco vive de juros, não – então corta…

    Lá fora os juros são 1.5% ao ano – então corta a nossa…

    Taxas bancárias não são iguais – então corta…

    Com o povão não é assim?

    A partir de hoje você vai trabalhar até os 80 anos?

    Não é assim que as coisas estavam caminhando?

    A reforma trabalhista não arrebenta com a vida da gente?

    Então não precisa de ficar com receio de mudanças como estas!

    Vamos jogar o jogo deles…

    Esquerda Ultra liberal!

    Eu topo reformas que transformem a trabalho e aposentadoria como as que tem os EUA, desde que o judiciário viva como o judiciário americano, a midia seja regulada como no americano, e os bancos pratiquem taxas e juros iguais a dos americanos?

    Leva tempo?

    A reforma trabalhista já está valendo…

    A elite não sabe viver numa economia liberal?

    Então aprende!

    1. “partir de hoje você vai

      “partir de hoje você vai trabalhar até os 80 anos?

      Não é assim que as coisas estavam caminhando?

      A reforma trabalhista não arrebenta com a vida da gente?

      Então não precisa de ficar com receio de mudanças como estas!

      Vamos jogar o jogo deles…

      Esquerda Ultra liberal!”

      Por favor, se vc concorda com essas reformas, dá para os liberais só o que é seu, do povo não.

      1. Para ser mais claro

        Não sei se entendi o que você quis dizer…

        Você acha que os trabalhadores brasileiros viviam melhor que os trabalhadores americanos quanto a vida e/ou expectativa de vida quando aposentados antes da reforma trabalhista?

        Não sei se você entendeu, mas o quis dizer é que, a parte que deu o golpe pretende implantar no Brasil a teoria liberal e há os ultra liberais querendo tirar cada vez mais o estado do povo…

        Farmácia popular, salário mínimo abaixo da inflação…

        Estes aumentos da Petrobras é um fato que ocorre nos EUA, mas lá o governo emite dólares e aqui é rombo para aumentar a PEC 55 paga pelo povo e o país é mais rico que o estado brasileiro…

        Só que eles – os que deram o golpe – querem que isso ocorra somente para o povo, não para eles…

        E eles ficam em seus castelos vendo como reagimos a perda de direitos da constituição que eles rasgaram, nos chamando de quase de burros e preguiçosos e sem coragem de viver numa economia liberal…

        Só que eles não olham para seus próprios rabos e vivem numa economia fechada onde, por exemplo o banco Itaú cobra de juros para um brasileiro quase doze vezes mais do que cobra de um paraguaio no paraguaí…

        Depois não querem que os empresários corram para o Paraguai, fazendo a festa do golpista paraguaio e exportar de lá via mercosul?

        Nos EUA os bancos não vivem de PEC 55…

        Só assim eles vão entender que a culpa de existir o bolsa família e outros programas sociais não é do PT ou do povo, por que o povo é preguiçoso, mas deles que criam reserva de mercado para si mesmos, lucram com o  governo por vários meios e hoje pela PEC 55!

        Parte de nossa população vai parar na miséria e eles se acham avançados…

        1. Meu caro, não pense em tirar

          Meu caro, não pense em tirar direitos de acesso da grande maioria do povo, por causa dos abastados. Não se pode comparar o nível de renda e abundância que os americanos ganham, nem o alto valor que o dólar expressa para o consumo com os mecanismos subdesenvolvidos que uma colonia como o Brasil tem que adotar.

          Pense em equiparar vantagens de ganhos externos para os desfavorecidos, que vivem em regime de escravidão, antes de suprimir seus direitos mais necessários.

          O país precisa ter o que seremos para ter grandeza, e não o que perdemos para pagar juros.

           

      1. Onde você leu a palavra

        Onde você leu a palavra “Honesto” para comparar bancos americanos com bancos brasileiros no que escrevi?

        A minha referência foi em relação mamata dos juros dos bancos Brasileiros e das taxas sem fim que são cobradas dos correntistas…

        Isso é uma vergonha!

        Chega a ser criminoso, pior que transparência, é quase extorsão!

        Se você tivesse a opção de pegar empréstimos num banco americano com taxas americanas, você escolheria pegar empréstimos num banco brasileiro, mesmo sendo mais transparente?

        Até bancos brasileiros pegam dinheiro lá, agora bancos americanos pegarem dinheiro no Brasil e emprestar para americanos – isso eu nunca vi…

  24. RADIOGRAFIA DA ESPECULAÇÃO COM PETROBRAS NA BOLSA

    Não foram só os empresários de transporte que ganharam com a paralisação. Em menos de 20 dias o movimento dos caminhoneiros deve ter rendido uns 40% de lucro na bolsa  para os chamados insiders, que detém e operam informações privilegiadas e as combinam com notícias da mídia. Abaixo, o que ocorreu com as ações da Petrobras durante a crise, até agora.

    A alta – No dia 8 de maio as ações da Petr4, a preferencial da empresa fecharem em 22,91 reais, sem nenhuma movimentação anormal. No dia 16/05, seis pregões depois, fechou em  27,4, uma alta de mais de 20%. Nos primeiros 2 pregões a alta foi de 12%, com alto volume, depois veio uma queda de 1,5 %, bem na metade do movimento. Subiu mais 3 pregões pra fechar nos 24,7 reais. O motivo alegado: estava pra sair o acordo sobre a cessão onerosa, que seria favorável à empresa. Veremos adiante o verdadeiro motivo.

    A queda – Em 17/05 e 18/05, as ações começaram a cair, 6% no total, de novo com alto volume. Foi a sexta feira passada e as notícias da paralisaçãio dos caminhoneiros ainda não estava na mídia. O motivo aparente eram dificuldades na negociação da cessão onerosa. Do dia 21 a 23, quando os bloqueios de estradas apareceram na mídia, as ações caíram mais 11%. No dia 21, segunda, foi dia de vencimento de opções, quando os preços futuros das ações se encontram.

    O desabamento – Ontem, 24/05, as ações fecharam em 20,08 reais, uma queda de 27,23% desde o topo, com o maior volume de negócios da história, maior do que o dia do anúncio da descoberta do pré-sal. Na noite anterior a mídia mostrara cenas de desabastecimento e filas nos postos de combustíveis.

    A explicação – Os grandes operadores sabiam da greve. Ela tinha sido anunciada semanas antes e indicado o dia 21 como início. Os operadores ´pegaram a negociação da cessão onerosa como mote e iniciaram em 08/05 um movimento de alta com ganhos de 20% em uma semana, virando a mão e operando na venda com ganhos de até 27%. Tinham que chamar compradores para as ações sibirem e eles poderem vender pesado. Por baixo, no total, podem ter ganhado 40% em 2 semanas especulando com as ações.

    O método – Grandes players operam alavancados. Antes do dia 8 de maio contrataram operações a termo, que não aparecem como volume de negociação no gráfico, pois são diretas. E começam a “chamar” compra pelos demais investidores, que seguem as indicações do gráfico. No meio do caminho (a queda de 1,5%) realizam parte da posição. É o momento em que mais investidores menores entram, pois foi dado um “gift”, um recuo dos preços como oportunidade pra continuação da alta. No dia 21, quando a paralisação eclodiu, viraram a mão. Já tinham vendido tudo das ações termadas para os investidores menores e agora alugam novas ações para vender, o que cria um impulso de queda mais forte, já que são grandes players vendendo. O ápice do movimento foi ontem, quando os grandes players recompraram todas as posições alugadas, com 27% de queda (e de lucro), o que explica o volume excepcional. 

    O mais importente: fizeram tudo isso sem comprar diretamente as ações, mas através de alavancagem. Primeiro com termo e depois com aluguel. Fizeram dinheiro do nada, usando as ações pertencentes a outros. E casando informações privilegiadas com notícias da mídia. Ao todo a bricadeira deve ter rendido algumas centenas de milhões aos especuladores.

    Esse ganho ocorreu no mercado de ações. Estão fora desta análise, o mercado de opções, que é muito mais volátil. O site Infomoney informou que algumas opçoes de Petr4 deram ganhos de 2.000% no dia 21 de maio, bem no centro da crise.

    Quem disse que a crise não dá dinheiro?

    Quem quiser ver o gráfico o link abaixo.

     

    https://br.financas.yahoo.com/chart/PETR4

    1. De onde sai o dinheiro.
      Os pequenos gananciosos entregando riqueza aos grandes gananciosos. Em crise não se “faz” dinheiro, lôbos tomam dinheiro dos bôbos.

      1. Concordo

        Sim, claro, quando falei “do nada” foi modo de dizer. É óbvio que o dinheiro saiu de quem comprou no topo. O meu post foi pra mostrar a maneira como se articulam os grandes especuladores com a mídia. Parecem sincronizados. As notícias sobre a cessão onerosa foram drivers pra alta. Miriam Leitão chegou a entrevistar o Parente sobre o assunto. Enquanto isso o movimento dos caminhoneiros acontecia sem cobertura da mídia, embora o governo e a imprensa tivessem sido avisados semanas  antes da eclosão do movimento no dia 21. Tem isso no blog dos caminhoneiros. 

  25. Chamem o Lula!

    Globo exige demissão de Parente, o maníaco

    A Petrobras não é uma padaria!Publicado em 25/05/2018 no Conversa AfiadaCamisa.jpg

    (Originais: Sensacionalista.com.br e Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

    José Paulo Kupfer é o que escreve melhor sobre Economia na Globo Overseas, empresa com sede na Holanda.

    Nessa sexta-feira 25/V, num artigo de titulo “Sem amortecedores” Kupfer, primeiramente, desmonta a farolagem do Pedro Malan Parente, um maníaco (ver Navalha, abaixo), que, para justificar o aumento do preço dos derivados do petróleo sempre que o petróleo sobe em Rotterdam, disse que o pãozinho sobe quando o preço do trigo sobe.

    Kupfer mostrou com elegância e complacência que a “padaria” não é um monopólio estatal!

    Ainda mais – lembrou Kupfer – que 65% do volume transportado no país é em cima de caminhões!

    Porém, é na substância ideológica – o neolibelismo – que Kupfer expõe a patologia do Parente:

    (…) Na verdade, se há um culpado nessa história muitíssima complicada, é a ideia de que a aplicação de ideologias econômicas, com suas derivadas nas políticas públicas, tem a capacidade de resolver de maneira ótima conflitos em sociedades complexas e de alguma forma expostas, como coadjuvantes, aos choques internacionais. Imaginar que uma política rígida de preços — voltada para o objetivo único de preservar margens de comercialização, geração de caixa e lucro, esquecendo-se, portanto, de prever amortecedores para situações e momentos extraordinários — poderia ser praticada indefinidamente sem restrições, em setor tão estratégico da economia, só revela alta dose de insensibilidade política.

    Segundo o Houaiss, maníaco é quem se dedica à prática repetitiva, quem tem interesse apaixonado, exclusivo, obcecado – no caso, pelo neolibelismo.

    Em grego, “mania” significa “estado de loucura” de quem tem ideias de grandeza e superestima.

    É uma patologia que se cura com litium, droga psicotrópica que trata de ataques maníacos agudos e previne a recorrência de episódios maníaco-depressivos.

    Isso se cura também com demissão sumária!

    PHA

     

  26. parente não é o culpado

     Ele só o mais descerebrado que qualquer outro parente execrado  nas nossas famílias.Vivemos  crise de falência econômica, política, de justiça morista, alèm das costumeiras midiáticas e de educação. Parente é ainda um pau mandado dos patrões do norte que trocaram o governo Dilma pela quadrilha do temer. Greve patronal? locaute ? que seja mas antes de tudo é o primeiro brado de chega entre nós, nunca antes tão ricos em óleo, com ociosidade de 40% no nosso refino, exportando cerca de 600.000 bbl/dia de petróleo e extorquindo o povo espoliado com preços absurdos. Grande viva para os grevistas mais cobertos de razão do planeta.

     

  27. E a greve continua. A

    E a greve continua. A transportadora com a qual eu trabalho, que faz Sul e Sudeste,  recusou meu pedido de coleta agora cedo. Sinal de que existe erro de avaliação daqueles que afirmam que o movimento tem a liderança das grandes empresas e que por trás estaria um locaute. 

    Parece que quem está segurando a paralisação são os motoristas autônomos. Os que tem menos poder financeiro de aguentar o sistema da Trafigura imposto pelo neo liberal tucano Pedro Parente.

     

  28. A Petrobras, a greve dos caminhoneiros e o caso Pedro Parente

    a incontrolável insatisfação gerada pela aplicação das “medidas impopulares” não pode ser contida numa asfixiante espera pelas Eleições de 2018. as explosões sociais desorganizadas se tornam inevitáveis.

    quanto mais se acirra a obsessão que a solução para o Brasil jaz voluntariamente numa masmorra em Curitiba, mas a realidade “senta o dedo” nesta última quimera.

    o Brasil não está em busca de nenhuma reconstrução de um mítico centro democrático. ao contrário, vagamos todos sobre um vulcão. em cada erupção, o chão desaparece sob nossos pés.

    agora pipocam divagações e elucubrações sobre o perfil do caminhoneiro autônomo. mas o que sabemos de fato sobre eles?

    mais: o que sabemos de fato sobre o trabalhador pobre, sobre o precariado urbano, sobre os pequenos produtores rurais, sobre os condenados da terra?

    em 13 anos o que se fez a respeito de um sistema de transporte, de carga e passageiros, completamente inadequado para um país continental?

    está tudo implodindo. não será uma demolição controlada. virá aos urros e convulsões.

    “todos nós devemos preparar um lugar para nos abrigar das tragédias que sabemos serem inevitáveis. porém, este é um recurso do qual pouca gente faz uso.”

    .

    1. Tentou fazer polemiquinha… ignorado… repetiu o texto…

      Próximo passo: Usar os “fakes” para se auto-elogiar e começar a discutir com o “neandertal”.

      TA CARENTE?? 

      TA QUERENDO APARECER???

      NÃO PRECISAVA MENDIGAR TANTO…

      DEIXA EU FAZER O JOGUINHO DO “ADOLESCENTE REVOLTADINHO”… VAMOS LÁ: “NÃO FALA MAL DE LULA NÃO, SAFADO!”.

      TÁ FELIZA AGORA???

      AÍ, JÁ PODE COLAR AQUI SEU TEXTINHO DECORADO… VIU, NÃO PRECISA FAZER ESSE BICO… NÃO COMBINA COM SEU BIGODE.

    2. ‘o que sabemos de fato sobre

      ‘o que sabemos de fato sobre o trabalhador pobre, sobre o precariado urbano, sobre os pequenos produtores rurais, sobre os condenados da terra?

      em 13 anos o que se fez a respeito de um sistema de transporte, de carga e passageiros, completamente inadequado para um país continental?”

      Sobre estes não sabemos porra nenhuma.

      “a solução para o Brasil jaz voluntariamente numa masmorra em Curitiba”

      Sobre este, sabemos. E é porque sabemos que ele é líder em TODAS as pesquisas eleitorais, sobre melhor presidente da história, reconhecido no mundo inteiro, etc etc

      E é extamente este o motivo dele estar nas masmorras de curitiba prisioneiro político a mando dos EUA.

      Lula é um preso dos Estados Unidos. O moro é somente um merda de um pau mandado que espero que seja fuzilado na primeira oportunidade.

       

  29. *

    A greve de caminhoneiros marca com ferro em brasa a política (?) Temer/Parente, da mesma forma coma a adernada da plataforma P-36, simbolizou a catastrofe de FHC/Reichstul. É nessas horas que se vê o que é um legado deixado por um governo. É a prática, vista de forma cristalina, sem aquelas associações de idéias de um primarismo identico ao do moro, que ilustra bem o que é um legado.

  30. Vê se dessa vez meu

    Vê se dessa vez meu comentário é publicado:

    Essa aí abaixo vai pro DESgoverno Temer, pro judiciário e pros AMASSA BOSTA.

    Luís Inácio (300 Picaretas)
    Os Paralamas do Sucesso

    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou

    Eles ficaram ofendidos com a afirmação
    Que reflete na verdade o sentimento da nação
    É lobby, é conchavo, é propina e jeton
    Variações do mesmo tema sem sair do tom
    Brasília é uma ilha(e CUritiba também),
    eu falo porque eu sei
    Uma cidade que fabrica sua própria lei
    Aonde se vive mais ou menos como na Disneylândia
    Se essa palhaçada fosse na Cinelândia
    Ia juntar muita gente pra pegar na saída

    Pra fazer justiça uma vez na vida
    Eu me vali deste discurso panfletário
    Mas a minha burrice faz aniversário
    Ao permitir que num país como o Brasil
    Ainda se obrigue a votar por qualquer trocado
    Por um par se sapatos, um saco de farinha
    A nossa imensa massa de iletrados
    Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez
    O congresso continua a serviço de vocês
    Papai, quando eu crescer, eu quero ser direitão
    Pra roubar, renunciar, voltar na próxima eleição
    Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena
    Gedel, Temer, Eduardo Cunha, Serra, Aécio, Gilmar
    Villas Boas, Mourão, Dallagnol, Moro, Aloísio 300 mil
    Yousseff, Dario Messer, Os Marinhos
    De exemplo em exemplo aprendemos a lição
    Ladrão que ajuda ladrão ainda recebe concessão
    De rádio FM e de televisão
    Rádio FM e televisão

    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor
    Luís Inácio falou, Luís Inácio avisou
    São trezentos picaretas com anel de doutor

  31. NIRIAM LEITÃO ESTÁ DANDO

    NIRIAM LEITÃO ESTÁ DANDO INFORMAÇÃO COMPLETAMENTE ERRADA

    A “Musa da Petrobras” Miriam Leitão informa hoje no Jornal da CBN do meio dia que a Petrobras depende integralmente da cotação do dolar e da cotação do oleo tipo Brent no mercado de Rotterdam. A iformação é estapafurdia.

    1.A Petrobras produz 2,3 milhão de barris/dia no BRASIL e não na Holanda. O Brasil consome 2,6 milhões de barris/dia, portanto falta 300 mil de barris/dia, portanto 88,5% do insumo petroleo é ´gerado no Brasil com custo/Brasil.

    2.Se o Brasil é autosuficiente em 88,5% signigica que tem que importar 11,5% do seu consumo, como então referendar diesel e gasolina como se fossem 100% importados? E verdade que parte de nosso produção/Brasil é refinada nos EUA mas a materia prima é nossa, pagamos o serviço do refino e não a mercadoria refinada, que é o nosso proprio petroleo refinado.

    Miriam Leitão, tal qual Pedro Parente, DEFENDE UMA IDEOLOGIA e não os fatos reais.

    1. Mas a única ideologia que

      Mas a única ideologia que incomoda os militares, é aquilo que se entende por “esquerda”.

      Não sendo de esquerda, não tem problema, ainda que afete interesses estratégicos da nação.

      1. Única Ideologia

        Pois é, alguns desinformados que apoiam uma interveção militar ou mesmo o Bolsonaro, acreditam que os militares zelariam pela soberania do País, defendendo seus interesses estratégios.Ledo engano, não é mais assim, o próprio Bolsonaro tem no seu programa econômico (economista Paulo Guedes) privatizar o que resta de empresas estatais para pagar os juros da dívida interna, este é um dos pontos de um programa neoliberal.

    2. Um adendo

      Além desse mercado “a vista”, existe um imenso mercado de derivativos e de proeços futuros,em que a PETROBRAS opera em peso para reduzir a volatilidade do preço final de seus produtos. A PETROBRAS opera 24 HORAS nesse mercado, ininterruptamente. Não é possível que ela não consiga reduzir essa volatilidade, mesmo que só comprasse derivados de petróleo.

  32. A greve dos caminhoneiros

    A greve dos caminhoneiros joga outra verdade na nossa cara. É sobre a importância de dtermindas categorias profissionais no dia a dia de um país. Esta importâncianão se reflete nos salários.

    Em menos de uma semana uma greve de caminhoneiros paralisou o país e se continuar por mais uma semana o caos estará instalado. O mesmo se pode afirmar sobre os garis.

    Por outro lado, tenho certeza e convicção que se ocorresse uma greve do MPF, PGR e TODA a justissa federal do país durante um mês, esta greve  não seriapercebida pela população. Talvez o país até ganhasse pois ficaríamos um mês sem sofrer estragos políticos e econômicos.

  33. livre mercado

    Minha explicação é o simples funcionamento do livre mercado. O livre mercado funciona assim no  mundo todo: quando empresas privadas tem prejuizo com os ‘preços de mercado’, eles são socializados, ou seja, toda a população paga a conta. Quando tem lucros eles são só para os acionaistas e empresários. Na crise de 2008 isso ficou patente: os bancos não podiam quebrar, então todo mundo pagou a conta dos prejuízos deles. Enfim os que pedem o ‘livre mercado’ e a não interferencia do Estado, na prática querem é isso: socilizar prejuízos!

  34. Pedro Parente

    Nassif,

     

    A alguns anos fiz uma crítica ao governo FHC e o ministro fantoche das Minas e Energia José Jorge, uma vergonha de Pernambuco e nessa crítica, incluí Pedro Parente como um que não fez o melhor que podia, longe disso. 

     

    Você me desautorizou dizendo que Pedro Parente era um brasileiro sério e competente.

     

    Agora que ele mostra as verdadeiras razões que o movem, 

     

    Qual a sua opinião??

     

    A mim, Pedro Parente nunca enganou.

  35. Acompanho a rede fake news.

    Acompanho a rede fake news. Camorote disse que o Temeroso vinha recebendo avisos de advertência quanto as reivindicações do setor de transportes.

    E disparou: “o presidente demorou a acordar. Agora o presidente enfraquecido deixou a situação ingovernável.”

    Será que ele está gostando?

    Isso de paralização só vai se tornar notícia nova, quando souber que o mercado financeiro não patrocina mais esta crise…

    Epa, vejo nas redes sociais que o MBL JÁ FAZ CAMPANHA COM FAIXAS NAS RUAS PARA PRIVATIZAR A PETROBRAS.

    Ah sim. Querem sucatear, derrubar o preço das ações para empresas estrangeiras compraram a preço de banana. ESSE É O MOTIVO.

    A greve não tem dia pra acabar!!!

  36. A Política de Preços sem Sentido

    Nenhuma empresa que opera com grandes estoques de commodities trabalha no mercado à vista, e por isso, existe um sem número de contratos derivativos, contratos futuros, e etc. que visam reduzir a volatilidades dos bens negociados, tanto na compra como na venda. Os exemplos mais simples são as opções de compra e as de venda, em que uma visa proteger da subida e a outra da queda do preço do ativo em questão.

    Sendo assim, repassar uma volatilidade SEM EXPLICAÇÃO DE ORIGEM ao consumidor final, expondo cadeias produtivas e de distribuição inteiras numa economia complexa como a nossa é uma TEMERidade! A diretoria de abastecimento da PETROBRAS têm escritórios enormes no Rio e na Ásia para funcionar 24 HORAS por dia comprando e vendendo óleo e derivados, negociando no mercado futuro e de derivativos para reduzir o risco ao qual a empresa (e seus clientes) está exposta. Portanto, pra que servem as modernas técnicas financeiras senão para oferecer ao consumidor o preço mais estável possível?

    Se qualquer empresa num mercado eficiente, seja estatal ou privada, oferecesse esse tamanho de volatilidade em seus preços a seus clientes, seria imediatamente derrotada pelas suas concorrentes, porque, ao fim e ao cabo, o que todos queremos é estabilidade. Ou seja, saber se no próximo fim de semana vamos poder levar as crianças no parque ou visirar os avós em outra cidade.

    Repassar volatilidade ao consumidor, que não tem meios de se proteger dessa volatilidade, pois só pode comprar combustíveis direto na bomba e não tem como estocar, é nonsense, de uma insensibilidade política sem tamanho, e também de um primarismo empresarial só possível na conjununtura em que vivemos.

    Gostaria de ver esse assunto tratado aqui com seriedade, por especialistas que conseguissem explicar de forma clara para a Dona Maria que vende pastéis ali na esquina. 

  37. Mais uma para o stf

    Este governo corrupto, a prisão ilegal do maior dos brasileiros, o acorrentamento de presos indefesos, o desastre econômico social e institucional advindo do golpe já são definitivamente responsabilidade e culpa do stf, supremo tribunal federal.
    Agora esta crise derivada da gerência entreguista da petrobrás, de origem do processo golpista, que causa e causará mais um enorme dano ao país, também é de responsabilidade da irresponsabilidade do stf que não garantiu a constituição, sua obrigação.
    Mais um do rol dos desastres dos golpistas e resultado da ação indevida do stf.
    E eles fingem não saber disso.

  38. Está tudo ajambrado para o Parente

    Quem pensa que o Parente irá para uma pior não deve ter acompanhado a última reunião do conselho da BRF, onde ele foi eleito presidente.

    Está crise está arranjada já há meses e ele sai direto da Petrobrás para a BRF foods, que deve ser vendida para a Kraft.

  39. Nassif não aprendeu nada

    Nassif,
    Não há nada de novo na gestão da Petrobrás.
    De onde foi que o MDB/ Eduardo Cunha tirou dinheiro para eleger uma bancada supra-partidária?

    É um encontro de interesses. De um lado o Pedro Parente faz caixa para o PSDB (e garante uma aposentadoria na Suíça), de outro as traders fazem dinheiro.

    Ah, mas o grande estrategista político é o Lula…

    …o PSDB acabou…

    … tá certo.

    Institucionalmente o Brasil continua o mesmo.

    E apesar de tudo o que aconteceu até agora, Lula, o PT e qualquer candidato que o PT indicar não só ficarão intactos quando a corrida eleitoral iniciar, como ganharão a presidência de volta.

  40. Meu projeto de princípio da

    Meu projeto de princípio da perfeição determinada por meio do mundo real (os dias do fim por um começo), a grosso modo foi trocado pelo neo-liberalismo da seguinte maneira:

    “O dia do começo” afirmava em si o Congresso Nacional, mas a ponte para o futuro de Temer não desejava nada além do que os direitos de fato do neo-liberalismo – sinônimo de negação do princípio de identidade de um povo com os seus meios de produçao. 

    O Banco Central, na medida da obscuridade que mantém intima relação objetiva do dinheiro com papeis, brecou o crescimento econômico em 2014 de mais ou menos 3% para 0%, até o último período de 2017, ao mesmo tempo veio acrescentar juros de até 14,25  para os investidores do mercado financeiro, arrombando os cofres do governo, que, por sua vez, depende do congresso prejetar o orçamento do PIB ao ano seguinte para limitar as receitas da União.

    Como trazer uma luz objetiva desses déficits impagáveis que hoje reportam mais caos para toda nação? 

    Reformas fiscais precisam frustrar os gastos com os idosos da previdência social e que os trabalhadores percam sua projeção de pluralidade no mesmo meio de um PIB; pois as mentiras do engano também entraram nos gastos de todas as mazelas da corrupçao política. Ora, simplesmente revogar a idade comum de trabalhadores em aposentados, para canalizar a redução dos seus dias, se atingirá a precisão de valores daqueles déficits especulativos?

    Lição precedente para os investidores em très anos: Estes aspectos complementares ao aumento da Selic em mais de 1 trilhão de reais no montante e sobre os juros dos títulos públicos têm uma origem a ser erradicada: O investimento do mercado trás certa a perda corresponde ao ativo mais os juros da gestão especulativa do desenvolvimento, e não as ações reais (imagem) da sociedade (semelhança) no seu crescimento duplo (Estado/sociedade civil). Logo, o déficit que se multiplicou da recessão para os aumentos dos juros possibilitaram reformas fiscais de intensidade anual; pelas quais cada parte do déficit se reproduz para expoentes sociais periódicos e privatizações, que deverão se conectar como ações reais (imagem das pessoas) e de bens públicos.

    Enquanto este rendimento concreto não sai à sua imagem e semelhança, o mercado exige dolarizar a Petrobrás na Bolsa, pelo valor dos derivados de óleo, como o BC faz com o balanço dos contratos de swaps – projetando o vai e vem dos dias – manipulado da sua peneira sobre uma acumulação dos acionistas menores, e na volta de projeções (dias fake) eles perderam para os controles do mercado 45 bilhões “em um dia*”

    Os liberais defendem o começo do mercado como projeção do PIB, mas onde a projeção da perfeição determinada (o fim escondido) aparece?

    * Em um dia.

     

     

  41. São todos suspeitos!

    A lava jato expos um modo de operação frágil…

    O dinheiro circula dentro do brasil, passa por bancos no brasil, com contas rastreáveis e submetidas a autoridades brasileiras!

    Negociar com uma multinacional especialista em corrupção por áfricas e Américas é muito mais seguro!

    Basta que a empresa atravesse a rua e faça um deposito na conta de um laranja usando paraísos fiscais…

    Pelo tamanho das entregas: São mais de 300 bilhões de dólares em subsídios, fora as vendas de ativos com preços super camaradas, não seria difícil para um judiciário comprometido com a verdade descobrir…

    Algo do tamanho e que se parece com aquela proposta indecente para acabar tudo em pizza: “…Com o STF, com tudo!”….

    Num balaio só!

    E nesse balaio caberiam todas as autoridades envolvidas na entrega do pré-sal, do legislativo, do executivo, do judiciário e até quem sabe das forças armadas!

    É um silêncio, um imobilismo, uma inversão de valores onde os culpados são os que pagam a conta, que são os caminhoneiros e por último o povo no repasse das contas…

    É uma coisa de louco! Eles não admitem limites para aumento de preços!

    Por que não dá para acreditar por tudo que está acontecendo que alguém venha falar em luta contra o comunismo!

    Ou é muito burro ou é muito mau caráter, aqui não cabe ingenuidade!

    Acusar o LULA e o PT de comunistas é muita forçação de barra!

    Em poucos parágrafos, sem acusar ninguem, o Nassif expos a lógica da traição nacional de agentes públicos!

    São todos suspeitos!

  42. Nota: FUP-Federação Única de

    Nota: FUP-Federação Única de Petroleiros

    Esclarecimento à população sobre os preços abusivos de combustíveis

    A disparada dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel não pode ser tratada como uma questão apenas de tributação. É, acima de tudo, um problema de gestão da Petrobrás, que vem sendo administrada para atender exclusivamente aos interesses do mercado.

    Com o aval do governo Temer, o presidente da empresa, Pedro Parente, adotou em outubro de 2016 uma política de preços internacionais para os derivados produzidos pela estatal, sem estabelecer qualquer mecanismo de proteção para o consumidor. A FUP denunciou na época que quem pagaria a conta seria o povo brasileiro e que o País estaria refém das crises internacionais de petróleo.

    Mesmo sabendo das consequências, Temer e Parente optaram por satisfazer o mercado e, em julho do ano passado, os reajustes nas refinarias passaram a ser diários. Desde então, a Petrobrás alterou 230 vezes os preços nas refinarias. Isso resultou em aumentos de mais de 50% na gasolina e diesel, enquanto os preços do GLP tiveram 60% de reajuste.

    Não adianta, portanto, reduzir os impostos, que o governo já havia aumentado em 100% no ano passado, se não houver uma mudança estrutural na gestão da Petrobrás. Os combustíveis continuarão subindo de forma descontrolada, enquanto o principal foco do problema não for atacado.

    O alinhamento internacional dos preços de derivados faz parte do desmonte da Petrobrás. O objetivo é privatizar as refinarias, os dutos e terminais, assim como já ocorreu com os campos do Pré-Sal, gasodutos, subsidiárias, entre dezenas de outros ativos estratégicos da estatal. Para facilitar a entrega, Pedro Parente, subutilizou o parque de refino e passou a estimular a importação de derivados por empresas privadas.

    Em 2013, a Petrobrás tinha capacidade de atender 90% da demanda interna de combustíveis. Em 2017, esse percentual caiu para 76%. Algumas refinarias já operam com menos da metade da capacidade de produção, como é o caso da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia, uma das quatro unidades que Parente colocou à venda.

    Beneficiadas por essa política, as importadoras de combustíveis fazem a festa. Os derivados importados já representam 24% do mercado nacional. Ou seja, a cada 10 litros de gasolina vendidos no Brasil, 2,5 litros são importados. Enquanto isso, a Petrobrás está sendo reduzida a uma mera exportadora de petróleo, quando poderia abastecer integralmente o País com diesel, gasolina e gás de cozinha a preços bem abaixo do mercado internacional.

    Pedro Parente, que no inicio dos anos 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso, ficou conhecido como o ministro do apagão, de novo criou uma armadilha para o povo. Com a enxurrada de importação de combustíveis, ficará mais difícil controlar os preços, pois, sem a paridade internacional, as importadoras saem de cena, deixando o prejuízo para a Petrobrás. Se a estatal não voltar a ocupar lugar de destaque no refino e na distribuição de derivados, ficará cada vez mais refém dos preços internacionais.

    Estamos, portanto, diante de mais um apagão imposto por Pedro Parente. Um desmonte que a mídia esconde, fazendo a população pensar que a disparada dos preços dos combustíveis é apenas uma questão de tributação.

    Por isso os petroleiros farão a maior greve da história da Petrobrás. Uma greve que não é por salários, nem benefícios. Uma greve pela redução dos preços do gás de cozinha, da gasolina e do diesel. Uma greve pela retomada da produção de combustíveis nas refinarias brasileiras e pelo fim das importações de derivados de petróleo. Uma greve contra o desmonte da empresa que é estratégica para a nação.

    Porque defender a Petrobrás é defender os interesses do povo brasileiro.

    http://www.fup.org.br/ultimas-noticias/item/22731-esclarecimento-a-populacao-sobre-os-precos-abusivos-de-combustiveis

     

     

     

     

  43. Acionistas

    Nassif precisa se decidir, quando o assunto é privatização a Petrobrás é patrimônio do povo brasileiro, agora quando o Governo tenta preservar a saúde financeira da mesma empresa, aí ela não é mais do povo, e sim dos acionistas…

  44. Acionistas insatisfeitos

    Se o problema da Petrobras são os acionistas, o que os impede de vender as suas ações?

    Minha sugestão é que vendam as ações, parem de encher o saco e vão pra … investir no Oriente Médio!

  45. Ontem, em regime de urgência,

    Ontem, em regime de urgência, o senado votava a mudança de nova fonte, (ainda a ser escolhida por Temer), para pagar a Petrobras os 0,46 centavos por litro de diesel. 

    É o que chamo de redução ao impossível: os caminhoneiros concordaram com 0,46 para voltarem ao trabalho? – Não

    Os que foram expulsos das rodovias estão de braços cruzados em outro local.

    A solução está caindo no ralo dos espertalhões e a mídia esconde a crise e dissimula a inteligência do senso comum; mas o caos que se aproxima é a única coisa certa para os próximos dias.

    Temer e comparsas não querem nem saber de Petrobras: A Eletrobras é a bola da vez.

    O que ilustra esta realidade? Com os altos juros fiscais que o Brasil paga pelos títulos públicos, o mercado financeiro pode comprar de graça as empresas essenciais de toda economia.

    A falta de uma políca monetária para identidade formal do povo, e ainda as causas de investimentos externos que estão rendendo empresas bilionárias para os EUA, são portadoras das leis fundamentais que nos levam na direção desse modelo hegemônico que se expandiu no mundo.

    Mas por que o dólar tem a ver com a negação das nações? E qual a diferença chave para o dinheiro nacional promover uma identidade comum para os povos; e a partir deles o Estado?

    O espírto vê intuitivamente que, o que é pensado em noções diferentes do dinheiro representa o modo funcional de ser das mesmas coisas em qualquer nação. 

    O primeiro de todos os princípios, que será formulado, é o valor do trabalho, pelo que uma coisa é; o valor de uso que expressa esta razão de ser funda o meio de circulação do dinheiro, da seguinte maneira: O espírito permite fazer todas as coisas que manifestam funcionalmente o homem duplicado, ele é o sujeito reprodutivo espírito e o dinheiro; e o ser de um deles, o tornando real, é sua identidade. Cada corpo tem eterna justificação existêncial pelo valor que seu trabalho é o ato fluido de fazer.

    Esta capitação potencial em um meio de circulação é uma obra de reflexão garantida no tempo, mensalmente, pelo seu país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador