17 de junho de 2026

Aumenta a dependência comercial do Brasil em relação à China

No acumulado de 12 meses, a participação da China nas exportações brasileiras passou de 29,6% em janeiro para 33,88% em novembro. Houve um aumento também nas importações brasileiras, passando de 20,6% para 22,22% no mesmo período.

Os dados de novembro da balança comercial mostram uma ampliação das relações comerciais entre Brasil e China.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

No acumulado de 12 meses, a participação da China nas exportações brasileiras passou de 29,6% em janeiro para 33,88% em novembro. Houve um aumento também nas importações brasileiras, passando de 20,6% para 22,22% no mesmo período.

Ja a participação no superávit comercial passou de 66,58% para 65,22%.

A comparação com o segundo maior parceiro comercial -a União Europeia – mostra melhor o avanço chinês.

A participação nas exportações caiu de 14,5% para 13,61%, das importações de 17,6% para 17,39%; A participação no saldo comercial aumentou de 2,4% para 3,5%, mas ainda assim continuou irrelevante,

Os gráficos de exportações dos 3 maiores destinos comprovam a vitalidade das exportações para a China, em contraposição à perda de dinamismo para Estados Unidos e União Europeia.

De janeiro a novembro, o saldo comercial acumulado de 12 meses aumentou US $12,2 bilhões. A composição desse aumento mostra a influência chinesa.

Sozinha, a China respondeu por US $7,4 bilhões desse saldo, enquanto a Associação das Nações do Sudeste Asiático respondeu por outros US $2 bi.

Os gráficos abaixo mostram o comportamento da balança comercial desses três parceiros.

Com a China, há um aumento consistente das exportações e do saldo, ao contrário dos dois demais parceiros.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

6 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mário Mendonça

    5 de dezembro de 2020 8:42 am

    Na guerra biologica que a China vem travando com USA e Europa é melhor manter um bom relacionamento com os chineses!!!

  2. Zé Sérgio

    5 de dezembro de 2020 1:13 pm

    Coitadismo, Fatalismo, ViraLatismo. 90 anos de AntiCapitalismo de Estado. A Dependêrncia não é do Brasil em relação à China. É exatamente o contrário. É a absoluta dependência da China em relação ao Brasil. Sua Segurança Alimentar depende do Brasil. Sua Segurança em Matérias Primas depende do Brasil. Precisamos da China para que? Alimentos? Água? Energia? Combustíveis? Minerais? Enxergamos a Degeneração dos Neurônios que estes 90 anos produziram. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

    1. Xá Toprakar Áleo

      5 de dezembro de 2020 9:22 pm

      Quanta ignorância (e papo repetitivo)! A China, maior economia do planeta em PPP e segunda maior em nominal, caminhando para ser a primeira, é também a maior potência agropecuária do mundo, estando entre os “top” em carne bovina, suína, avícola, soja, milho, trigo, algodão, laranja, cana de açúcar, petróleo, ferro e praticamente absoluta em terras raras (90% do mundo). Isso tudo sendo o 3° maior país em área e primeiro em população.
      A diferença em relação a nós é que não vivem de exportar estas commodities (preferem inclu$ive importar). Vivem de produtos de valor (cada vez mais) agregado, criação de conhecimento, tecnologia de ponta e insumos que o Ocidente precisa até para produzir suas vacinas.
      Ao contrário deste nosso país que produz comentaristas chatos e obsessivamente repetitivos e vazios que acham que um presidente retardado é o máximo tornando seu país cada vez mais dependente de predação, exploração e exportação de materiais naturais de 2 merréis, que depois importamos por milhões de dólares.
      E ainda acha que tem mais de um neurônio (saudável).

      1. Zé Sérgio

        6 de dezembro de 2020 11:17 am

        Xa..: 90 anos

  3. Zé Sérgio

    6 de dezembro de 2020 11:16 am

    Xa…: ‘…seu país cada vez mais dependente de predação, exploração e exportação de materiais naturais de 2 merréis, que depois importamos por milhões de dólares.
    E ainda acha que tem mais de um neurônio (saudável)…’ AntiCapitalismo de Estado. “Indústrias são para a Bélgica”. Eugênio Gudin no Governo Ditatorial Fascista de Getúlio Vargas. E a partir daí. Mas a culpa, esta, deve ser do Presidente que governa há 2 anos. A Doutrinação deve ter aniquilado até aquele Neurônio que ainda funcionava. abs.

  4. Zé Sérgio

    6 de dezembro de 2020 5:36 pm

    censura????

Recomendados para você

Recomendados