Banco Central aumenta taxa de juros ao pior índice em 5 anos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Aumentar a taxa de juros torna o crédito mais caro, desacelerando a economia, afetando empregos, salários e investimentos

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes – Foto: PR

O Banco Central decidiu aumentar a taxa básica de juros da economia (Selic) pela 11ª vez, chegando ao pior índice dos últimos 5 anos: de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão foi anunciada nesta quarta (15), véspera de feriado, pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).

Na prática, a medida aumenta a taxa de juros tornando o crédito mais caro, impactando investidores e consumidores, desacelerando e prejudicando a economia como um todo, incluindo empregos, salários e investimentos gerais.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Diversas associações do comércio e indústria criticaram a medida. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) admitiu que a decisão não causou “surpresa”, mas disse receber a notícia “com grande preocupação”, considerando “todas as dificuldades enfrentadas pela economia brasileira”.

Segundo a entidade, ao aumentar a Selic, o Copom desconsidera que o país “ainda convive com as sequelas da recessão de 2014-2016” e com as perdas da pandemia, que há “cerca de 12 milhões de desempregados” e mais 30 milhões trabalhadores informais, e que as perspectivas de crescimento do PIB são “cada vez menores” para este e o próximo ano.

“A relação entre o custo e o benefício dos movimentos de elevação dos juros precisa ser reequilibrada pelo Banco Central, considerando todos os impactos para o setor produtivo e para a sociedade brasileira”, acrescentou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador