EUA deseja derrubar restrições para exportação de petróleo

Jornal GGN – Em meados dos anos 1970, algumas medidas foram adotadas nos Estados Unidos para proteger os consumidores das alterações constantes dos preços dos combustíveis, em plena crise do petróleo, à época. Entre elas, as limitações severas às vendas externas. 

No entanto, com a revolução do xisto e as refinarias americanas que podem tratar um óleo mais pesado, já existe um movimento para derrubar estas restrições à exportação de petróleo bruto.
De acordo com matéria publicada pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (26), John Podesta, um dos principais conselheiros do presidente Barack Obama, disse que a Casa Branca olha “ativamente” para o assunto, um sinal de que o governo pode caminhar nessa direção.
Para pessoas ligadas ao mercado norte-americano de petróleo e gás, mais exportações devem ser consideradas cedo ou tarde, dado o aumento da produção no país.
Segundo a Agência de Informação de Energia (EIA), a produção de petróleo bruto no país foi de 7,7 milhões de barris por dia em 2013 e pode atingir mais de 9,5 milhões, até o fim da década. É um crescimento expressivo em relação a 2008, quando o número estava na casa de 5 milhões.
As técnicas para extrair gás e petróleo do xisto, como a fratura hidráulica e a perfuração horizontal, avançaram muito nos Estados Unidos, que agora produz fortemente os produtos aos quais nem mesmo consegue dar vazão, por conta das sanções governamentais antigas e nunca revistas. Tudo isso mesmo levando em consideração a queda considerável do consumo doméstico.

Sendo assim, aumentam os pedidos formais de especialistas, estudiosos e gente influente do governo para que Obama finalmente elimine as restrições à exportação de petróleo bruto, para eliminar de vez o descompasso entre oferta e demanda no país, ao passo que, tal medida, poderia inclusive movimentar a economia um tanto estagnada. Ainda para os defensores da ideia, o aumento da oferta pode reduzir também os preços locais, o que também pode ser um estímulo a curto prazo.
As exportações de petróleo podem gerar mais de US$ 15 bilhões por ano em 2017, segundo estimativas do setor. Além disso, haveria mais investimento na produção interna, o que também levaria à contratação de trabalhadores e a um impulso à indústria de serviços das regiões produtoras.
A proposta tem apoiadores de peso no Congresso, com alguns integrantes do comitê de energia do Senado. Caso Obama não o faça, eles já se mostraram dispostos a propor a medida pelo fim das restrições.
Redação

Redação

View Comments

  • Leio esta matéria e me

    Leio esta matéria e me pergunto porque os babacas reclamam de governo intervencionista, defendem menos estado e outras baboseiras mais.

    • O que tem a ver uma coisa com

      O que tem a ver uma coisa com outra? A produção de gas de xisto nos EUA é iteiramente privada.

  • O gás e o petróleo do xisto

    O gás e o petróleo do xisto com certeza irão alterar não somente o aspecto sócioeconômico dos EUA, mas também alterar a geopolítica mundial.

  • Em outras palavras,

    Em outras palavras, descobriram ou estao pertissimo de descobrir outra fonte de energia mais apropriada, portanto ja podem dispensar a exclusividade e o usar politicamente no resto do mundo.

    Nao, outra explicacao eh impossivel.

  • O que isso pode significar

    O que isso pode significar para a exploração do pré sal? Qual o comparativo de custos de produção do xisto e do pré sal? Se os preços do petróleo cairem muito isso pode transformar o pré sal numa  furada?

    • Nada a ver. O cusumo mundial

      Nada a ver. O cusumo mundial de petroleo cru é de 87 milhões de barris/dia, um aumento de produção de 2 a 3 milhões de barris é muito pouco para influir nos preços, nenhum Pais isoladamente tem poder de produção para influir de forma relevante no mercado.

  • Geopolítica do Petróleo

    Ao que tudo indica, a tal nova fronteira de exploração de petróleo nos EUA é mais uma absurdo cometido contra o planeta. Não tenho informações mais detalhadas nem sou especialista, mas segundo os ecologistas, a técnica ja esta comprometendo o solo e manaciais, e recentemente li uma reportagem sobre uma família que ganhou em primeira estância um processo, pois provou que a água e os alimentos estão sendo envenenados pelo processo de extração.

    Mas como lá tudo são números, e o resto não importa, é claro que vão continuar a exploração. E o maior objetivo deles é substituir a Russia no fornecimento de gás natural e petróleo para a Europa, e por isso toda a questão a respeito da Ucrania, que é por onde passam os oleodutos e gasodutos russos.

    Depois de tomar o controle da Ucrania, umas revoltazinhas locais "organizadas" e o fornecimento é interrompido, obrigando os europeus a pagarem mais caro para importar deles.

    Por isso também a Russia começou a negociar com a China para aumentar o comércio de petróleo, pois sabem que na Europa a coisa vai complicar. Coitados dos europeus que são quem vai pagar a conta no final.

    Uma coisa interessante que o Brasil e a Venezuela poderiam fazer é entrar no circuito, e oferecer a mesma coisa a Europa. Seria uma puxada de tapete legal de ver, e abriria uma nova fronteira de exportação.

    Se os europeus reclamam hoje das práticas comerciais dos russos, deixa eles cairem nas mãos dos americanos...

     

    • "...Se os europeus reclamam

      "...Se os europeus reclamam hoje das práticas comerciais dos russos, deixa eles cairem nas mãos dos americanos..."

      Em que mundo vc vive? Quem vc acha que é o maior parceiro comercial da Europa? A Austrália?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago