4 de junho de 2026

Índice prevê quedas no varejo em fevereiro

Na média, setor deve registrar queda de -3,06% em fevereiro; janeiro teve queda real de -8,56%

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – O Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) divulgou o Índice Antecedente de Vendas (IAV), do mês de fevereiro. De acordo com o levantamento, a queda nas atividades deve ser de -3,06%. Em março, no entanto, os associados do IDV esperam um crescimento real de 1,3%. Para abril, a projeção também é de queda: -0,7%.

“A deterioração dos pilares macroeconômicos que direcionam o consumo tem influenciado diretamente para o baixo desempenho do varejo”, disse a entidade em nota. Em janeiro, descontada a inflação, o índice teve queda real de 8,56% na comparação com o mesmo mês de 2015. Foi o pior resultado da série desde outubro de 2007.

O crescimento real de março deve ser puxado pelas empresas de bens não duráveis, que projetam vendas maiores devido ao feriado de Páscoa. “Vale  ressaltar que este feriado, no ano passado, foi comemorado em abril”.

Levando em conta apenas o setor de bens duráveis, a queda real do mês de janeiro foi de 10,5%. “Tal comportamento pode ser atribuído ainda pela baixa confiança dos consumidores e desafios no cenário de crédito”. A projeção dos comerciantes ligados ao segmentos é de queda de -1,1% em fevereiro, -2,8% em março e -2,6% em abril.

Os associados do setor de semiduráveis apontaram para queda real de -8,6% em janeiro e esperam queda de -4% em fevereiro, -6% em março e -,02% em abril.

O segmento de bens não duráveis apresentou queda de -7,5% em janeiro e a estimativa é de -3,7% em fevereiro. Em maço, no entanto, devido ao feriado de Páscoa, os varejistas do setor esperam registrar alta de 10%. Em abril, nova alta de 1,8% é esperada.

O IAV-IDV é medido mensalmente pelos associados do IDV e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O IAV-IDV é importante porque consegue antecipar entre 30 e 40 dias a tendência do resultado da PMC. No último dia 16 foi divulgado o resultado anual do varejo restrito, que apontou decrescimento de 4,3%. Já o IAV-IDV fechou em 2015 com queda de 3,9%”, disse a presidente do IDV, Luiza Helena Trajano.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados