Do InfoMoney
SÃO PAULO – Em 2010, 491.645 brasileiros residiam no exterior. Do total de residentes em 193 países do mundo, 53,8% eram mulheres e 46,1% homens, com idade entre 20 e 34 anos.
Os Estados Unidos foi o país mais procurado pelos brasileiros, com 23,8% do total de emigrantes. Em seguida, com 13,4%, aparece Portugal.
O terceiro país que recebeu mais emigrantes brasileiros em 2010 foi a Espanha (9,4%), seguida pelo Japão (7,4%), Itália (7,0%) e Inglaterra (6,2%).
De acordo com o Censo 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), juntos, os principais destinos receberam 70% dos emigrantes brasileiros.
Origem
Os estados que mais tiveram brasileiros morando no exterior em 2010 foram São Paulo, com 106.099 pessoas, e Minas Gerais, com 82.749 emigrantes.
Goiás também está entre os estados que enviaram mais brasileiros para o exterior, com 5,92 pessoas para cada mil habitantes, seguido por Rondônia, com 4,98 emigrantes por mil habitantes. Na sequência aparecem o Espírito Santo, com 4,71 brasileiros por cada mil habitantes, e Paraná, com 4,39 pessoas por cada mil habitantes.
Nos Estados Unidos, 43,2% dos emigrantes brasileiros eram mineiros; 30,6%, cariocas; 22,6%, goianos; 20,1%, paulistas; e 16,6% paranaenses.
Já no Japão, os emigrantes de São Paulo e Paraná eram a maioria, com 20,1% e 15,3%.
Em Portugal, os mineiros novamente apareceram em maior proporção, com 20,9%, seguidos pelos cariocas, com 9,1%. Para 19,9% dos goianos, a Espanha também foi escolhida como moradia. De acordo com o Censo, a proximidade com o idioma português está entre os motivos para escolha dos países.
Cidades
As cidades mineiras de Sobrália, São Geraldo da Piedade e Fernandes Tourinho foram as que mais enviaram brasileiros ao exterior, sendo que a primeira enviou 88,85 emigrantes por mil habitantes, a segunda 67,67 brasileiros por mil habitantes e a última 64,69 pessoas por mil habitantes.
Entre as capitais, Rio Branco (AC) se destacou com uma proporção de 12,82 emigrantes por mil habitantes, seguida por Macapá (AP), com 4,30 pessoas por mil habitantes, Boa Vista (RR) com 3,42 emigrantes por mil habitantes e Brasília (DF) com 2,89 por mil habitantes.
Deixe um comentário