O banco de águas da Ambev

Bela sacada da grupo Ambev e do grupo GP. O objetivo final é alavancar seu site de compras e desconto e também as lojas das quais têm controle acionário – como Submarino e Americana.

Para isso, teve acesso a todas as contas de água da Sabesp. O cadastrado que conseguir reduzir o consumo, terá direito a descontos em compras nas próprias lojas do grupo.

É uma campanha financeiramente habilidosa, explorando tema dos mais relevantes. Com conta ou sem conta, os cadastrados teriam direito aos mesmíssimos descontos de todo site de compra. Portanto a história de ganhar pontos economizando água é um mero chamariz adicional.

Duas coisas chamam a atenção:

1. A Sabesp ter aberto todo o seu banco de dados a uma empresa privada. Embora sem a mesma gravidade, é operação similar ao da abertura de todas as contas correntes e cadastro de todas exportadoras e importadoras brasileiras para o site de Verônica Serra e Verônica Dantas, quando Serra era Ministro de FHC.

2. O ex-presidente da Sabesp, em cujo mandato certamente foram acertados os detalhes da parceria, aparecer no evento como consultor. É o mesmo Gesner de Oliveira que, como presidente do CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) foi o principal responsável pela autorização da compra da Antárctica pela Ambev – o mais vergonhoso episódio da história do direito econômico no país.

Ambev lança Banco CYAN, sistema de descontos em compras para quem economizar água

Um ano após criação, o Movimento CYAN ganha sua mais inovadora ação que pode interferir diretamente na redução do consumo de água nas residências

São Paulo, 22 de março de 2011 – Com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consolidado há 19 anos, a Ambev tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente. Em linha com essa atuação, a companhia lança neste Dia Mundial da Água o Banco CYAN. Trata-se do mais impactante desdobramento do “Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor”, a ampla campanha de conscientização da sociedade sobre o uso racional desse recurso natural lançada ano passado pela companhia.

Por meio do Banco CYAN, uma parceria inédita com a Sabesp, e futuramente com outras concessionárias de água do país, as pessoas terão acesso à média de consumo de água de seu imóvel. E à medida que elas diminuírem (ou até mesmo mantiverem) o consumo, ganharão pontos que poderão ser usados como desconto em sites de compras na internet.

Com essa iniciativa, idealizada e desenvolvida ao longo do ano passado, a Ambev quer estimular o consumo racional da água e ajudar na conscientização das pessoas quanto à relevância desse tema, recompensando aqueles que conseguirem diminuir a utilização do recurso.

“Quando lançamos o Movimento CYAN em 2010, o objetivo ao longo do primeiro ano era alertar a sociedade para a importância de discutir o tema. Agora, queremos engajar as pessoas nessa causa”, explica Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev. 

Inicialmente, o Banco CYAN estará disponível para os 6,2 milhões de imóveis registrados pela Sabesp, ou seja, 23,6 milhões de pessoas de 364 municípios do Estado de São Paulo poderão participar. Em breve, outras parcerias com concessionárias de água serão firmadas para que a iniciativa seja estendida a outros Estados do país. “O anúncio de mais esta iniciativa demonstra a perenidade do Movimento CYAN, que foi criado com o objetivo de ser uma mobilização constante em torno do uso racional da água”, enfatiza Ricardo Rolim.

 

Para a Ambev, a preservação da água é essencial para a manutenção de seus negócios. Por isso, o recurso – que representa 95% de seu principal produto, a cerveja – está no centro de suas ações de sustentabilidade ambiental.

O anúncio dessa iniciativa foi feito hoje em um evento organizado pela Ambev para celebrar o Dia Mundial da Água. Em um espaço reservado dentro da mega exposição Água na OCA, instalada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a companhia organizou um debate sobre o  tema água no qual 16 pessoas, entre especialistas, pesquisadores, representantes do governo e celebridades nacionais e internacionais, expuseram suas opiniões.

Entre os debatedores, estão nomes como o publicitário Nizan Guanaes, o navegador Amyr Klink, o publisher Paulo Lima, o artista Eduardo Srur, o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), o consultor da GO Associados, Gesner de Oliveira, e o presidente do Instituto-E, Oskar Metsavaht. A apresentação do evento ficou por conta de Ricardo Young e Cynthia Howlett.

Todo o conteúdo  desses debates será disponíbilizado no site do Movimento Cyan (www.movimentocyan.com.br).

A reunião contou também com a presença de outro parceiro, a ONG americana Waves for Water, que graças ao Movimento CYAN doou 200 filtros de água para as vítimas das chuvas no Estado do Rio de Janeiro – o suficiente para assistir 20.000 pessoas por dia. A continuidade da parceria garantirá novas doações de filtros de água a comunidades vulneráveis.

A preocupação da Ambev com o meio ambiente está presente no dia a dia da companhia há 19 anos devido à adoção do Sistema de Gestão Ambiental, que monitora e atualiza as metas de ecoeficiência da empresa. Este ano, para continuar a estimular e conscientizar a gente Ambev quanto à importância de reduzir os índices de consumo de água, a companhia lança pelo terceiro ano um concurso interno no qual todas as suas fábricas, maltarias, CDDs e centros de excelência podem se inscrever.

A disputa será entre as melhores práticas de redução de água e campanhas de mobilização para o consumo responsável. Para a Ambev, cuidar do meio ambiente é um compromisso com a sociedade e com seu sonho, o de ser a melhor empresa de bebidas do mundo em um mundo melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador