O descarrilamento do euro em câmera lenta na Itália, por Nouriel Roubini e Brunello Rosa

Foto Notícias ao Minuto

no Project Syndicate

O descarrilamento do euro em câmera lenta na Itália

por Nouriel Roubini e Brunello Rosa

Tradução de Caiubi Miranda

NOVA IORQUE – A possibilidade de chegar ao poder de um governo populista e eurocético na Itália concentrou os pensamentos de investidores como poucos outros eventos neste ano. O spread de rendimentos entre títulos italianos e alemães aumentou significativamente, indicando que os investidores veem a Itália como uma aposta mais arriscada. E os preços das ações italianas caíram – especialmente nas ações dos bancos domésticos, a melhor amostra de risco país – enquanto os prêmios de seguros contra um default da dívida soberana aumentaram. Não são ainda os temores de que a Itália poderia desencadear outra crise financeira global, especialmente se uma nova eleição se torna um referendo de fato sobre o euro.

Mesmo antes das eleições de março na Itália, em que o populista Movimento das Cinco Estrelas (M5S) e o partido Liga de direita obtiveram uma maioria parlamentar combinada, percebemos que o mercado estava sendo muito complacente com o país. A Itália agora se encontra em uma situação que é mais do que apenas uma crise política excepcional. Deve enfrentar seu principal dilema nacional: continuar encadeada ao euro ou tentar recuperar uma soberania econômica, política e institucional.

Suspeitamos que a Itália chegará a um acordo e permanecerá na zona do euro a curto prazo, apenas para evitar os danos que causariam uma ruptura em grande escala. A longo prazo, porém, o país poderia ser cada vez mais tentado a abandonar a moeda única.

Desde que a Itália retornou ao Mecanismo Europeu de Taxa de Câmbio em 1996 – após abandoná-lo em 1992 -, entregou sua soberania monetária ao Banco Central Europeu. Em troca, ele teve uma inflação e muito mais baixos custos dos empréstimos, resultando em uma redução drástica nos pagamentos de juros-de 12% para 5% do PIB na sua enorme dívida pública.

Mesmo assim, os italianos não se sentem à vontade com a falta de uma política monetária independente há muito tempo, e essa sensação de perda de controle obscureceu gradualmente as vantagens de pertencer ao euro. A adoção do euro teve enormes implicações para os milhões de pequenas e médias empresas que antes dependiam de uma desvalorização periódica da moeda para compensar as ineficiências do sistema econômico da Itália e permanecer competitivas.

Ineficiências são bem conhecidas: a rigidez do mercado de trabalho, baixo investimento público e privado em pesquisa e desenvolvimento, os altos níveis de corrupção e fraude, a evasão fiscal e um sistema jurídico e uma burocracia pública disfuncional e caro. E, no entanto, várias gerações de líderes políticos italianos têm falado de “constrangimentos externos” ao invés de uma necessidade interna, através da imposição de reformas estruturais necessárias para a adesão ao euro acentuando a sensação de que as reformas têm sido impostas para a Itália.

A perda da soberania monetária significa que, com efeito, existem duas cadeias políticas de comando na Itália. Um se estende desde o governo alemão, passando pela Comissão Européia e pelo BCE, até a presidência italiana, o tesouro e o banco central. Essa cadeia de comando “institucional” garante que a Itália cumpra seus compromissos internacionais e mantém uma adesão estrita às regras fiscais da UE, além de eventos políticos internos. 

A outra cadeia de comando começa com o primeiro-ministro italiano e se estende pelos ministérios do governo que são responsáveis ​​pelos assuntos nacionais. Na maioria dos casos, as duas cadeias de comando estão alinhadas. Mas quando eles não estão, inevitavelmente surge um conflito. Daí a crise atual, que atingiu seu ponto crítico quando o primeiro-ministro designado tentou nomear o economista eurocéptico Paolo Savona como o próximo ministro de Economia e Finanças da Itália sem antes consultar a outra cadeia de comando. A designação foi devidamente rejeitada pelo presidente italiano.

Voltemos à questão de saber se a Itália vai agora escolher se livrar de sua camisa de força. Apesar das vantagens do euro, isso não beneficiou economicamente a Itália. O PIB real per capita da Itália (ajustado pela inflação) hoje é menor do que era quando o experimento do euro começou em 1998, enquanto a Grécia conseguiu registrar crescimento, apesar de sua depressão a partir de 2009.

Alguns explicariam esse fraco desempenho com o argumento de que a zona do euro é uma união monetária incompleta e que seus países “centrais”, como a Alemanha, drenam mão-de-obra e capital de países “periféricos” como a Itália. Outros poderiam responder que os italianos não se adaptaram às regras e padrões, e não implementaram as reformas, nas quais se baseia uma união monetária bem-sucedida.

No entanto, a explicação real não importa mais. O discurso que prevalece na Itália culpa o euro pelo mal-estar econômico do país. E os partidos políticos que exigiram abertamente ou implicitamente deixar a zona do euro hoje têm uma maioria parlamentar, e gostariam de mantê-la em outra eleição mais avançada este ano ou início de 2019.

Se os italianos tiveram que enfrentar a escolha de manter ou abandonar a moeda única, pesquisas recentes sugerem que, em princípio, eles decidiriam ficar, por medo de uma corrida dos bancos italianos e da dívida pública, conforme experimentado pela Grécia em 2012-2015. Mas os custos a longo prazo de permanecer em um clube dominado por regras ditadas pela Alemanha e inerentemente deflacionárias podem levar os italianos a sair. Essa decisão pode ocorrer em meio a outra crise financeira, recessão ou choque global assimétrico que expulsa vários países do euro frágeis ao mesmo tempo.

Como os defensores do Brexit no Reino Unido, os italianos podem estar convencidos de que eles têm o que é necessário para ter sucesso sozinhos na economia global. Afinal, a Itália tem um grande setor industrial capaz de exportar globalmente, e os exportadores se beneficiariam de uma moeda mais fraca. Os italianos podem ficar tentados a pensar: por que não fugir do euro antes que essas indústrias fracassem ou acabem em mãos estrangeiras, como já está acontecendo?

Se os italianos finalmente adotarem esse caminho, os custos imediatos serão absorvidos pelos poupadores domésticos, cujas economias serão redenominadas em liras depreciadas. E os custos seriam ainda maiores se uma saída italiana precipitasse outra crise financeira com feriados bancários e controles de capital. Diante dessas possibilidades, os italianos – como os gregos em 2015 – poderiam piscar e ficar. Mas eles também podiam decidir fechar os olhos e jogar nele.

Embora a Itália esteja em melhor situação se permanecer na zona do euro e fizer as reformas correspondentes, tememos que uma saída possa se tornar mais provável ao longo do tempo. A Itália é como um trem cujo motor quebrou; só poderia ser uma questão de tempo antes que os vagões que estão por trás comecem a descarrilar.

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem pode desencarrilhar mesmo é a Alemanha.

    Alguém sabe quantos artigos são escritos por semana sobre a saída da Itália da zona do Euro?

    Também não sei, mas se alguém colocar em inglês, francês, alemão e italiano (é claro), certamente chegará a mais de uma centena. Porém desta centena 99% são escritos por jornalistas e economistas vinculados ao mainstream que está levando a Itália a falência. Para achar o 1% que é contra é simples, procurar no texto a palavra populista, pois segundo estes 99% tudo que não está de acordo com a Hortodoxia (coloquei o H de propósito, pois é mais próximo a plantação de repolho do que teoria econômica confirmada pela prática), pois estes Hortodoxos (de novo o H) tudo que foge do seu quadrado é populismo.

    Ou seja, o texto quase no fim diz claramente que a economia (empregos e crescimento) está sendo sufocada pelo Euro na Itália e no resto da Europa exceto na Alemanha, que com isto consegue segurar por mais algum tempo a sua política pré-falimentar de aposentadoria por capitalização.

    Ninguém fala o principal a grande defesa do Euro, defendida pela Merckel e sua turma, é de empurrar com a barriga o sistema de aposentadoria ALEMÃO, que quando se vai mais ao fundo, analisando o fluxo de caixa deste sistema, a sua única base é a exploração do resto da Europa.

    O que os italianos perceberam, que passada uma crise bancária, nada incomum na política italiana nos últimos 60 anos, o país voltará a crescer e os empregos começarão a aparecer.

    Agora outra coisa que os articulistas não tocam que o medo não é a Itália propriamente dita, mas sim a FRANÇA, onde para variar os articulistas do mainstream midiático denominam de populismo de esquera a oposição a esquerda do governo de Macron, chefiada por de Jean Luc Mélenchon. Se a Itália sai do Euro, a França sairá posteriomente, e a Comunidade Européia desmancha e quem vai sair no prejuízo não será a Grécia, Espanha, Itália e França, mas sim a Alemanha.

  2. Familiar

    Tristemente familiar…

    Ineficiências são bem conhecidas: a rigidez do mercado de trabalho, baixo investimento público e privado em pesquisa e desenvolvimento, os altos níveis de corrupção e fraude, a evasão fiscal e um sistema jurídico e uma burocracia pública disfuncional e caro. E, no entanto, várias gerações de líderes políticos italianos têm falado de “constrangimentos externos” ao invés de uma necessidade interna, através da imposição de reformas estruturais necessárias para a adesão ao euro acentuando a sensação de que as reformas têm sido impostas para a Itália.

    1. Meu caro, os números contrariam este discurso.

      Vou colocar aqui o gráfico do crescimento da economia da Itália desde a reunificação.

      Qualquer um pode notar que o crescimento era mais ou menos constante só sendo abalado levemente pelas Mani Pulite em 1992 e finalmente pela entrada da Itália na zona do Euro em 2002, logo esta história de corrupção, ineficiência da burocracia italiana é tudo conversa mole para boi dormir.

      A Itália teve um crescimento quase que constante durante 50 anos, e só foi parado com o Euro.

  3. Sonho de consumo do financismo

    O Euro é uma moeda “sem estado”, na medida em que é emitido e supervisionado pelo BCE, uma entidade que também não responde a nenhum estado nacional.  

  4. italiaexit

    Um dos fatores que levou ao governo esses partidos dito de extremos é o problema da imigração que em boa parte, principalmente a africana, chega na Europa pela Italia e a França e Alemanha, principalmente a França, deixaram a Italia resolver a questão sozinha e ai o resultado foram essas eleições de cunho nacionalista.

    1. Parcialmente bobagem.

      Ler jornais internacionais e repetir os seus artigos levam a conclusões parciais e totalmente equivocadas.

      Estou escrevendo um segundo artigo sobre a economia italiana e falarei sobre a imigração.

  5. Vou colocar mais acima o gráfico de crescimento da Itália ……

    Vou colocar mais acima o gráfico de crescimento da Itália mais de 150 anos, para quem sabe ler um gráfico e conheça um pouco de história que tire suas próprias conclusões, o resto é besteira como este artigo acima e mais centenas de outros.

  6. “Ineficiências são bem

    “Ineficiências são bem conhecidas: a rigidez do mercado de trabalho, baixo investimento público e privado em pesquisa e desenvolvimento, os altos níveis de corrupção e fraude, a evasão fiscal e um sistema jurídico e uma burocracia pública disfuncional e caro.”

    Pensei que estava falando do Brasil.

    resultando em uma redução drástica nos pagamentos de juros-de 12% para 5% do PIB na sua enorme dívida pública.

    Aqui, com certeza não é do Brasil que ele fala.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador