PIB da China encerra 2024 com expansão de 5%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

País contribuiu com 30% do crescimento global no ano passado, diz economista; varejo e valor agregado de empresas em alta

Foto de Zifeng Xiong via pexels.com

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 5% em 2024 no comparativo com o ano anterior, chegando a 134,9 trilhões de yuans (US$ 18,41 trilhões), quebrando a marca de 130 trilhões de yuans pela primeira vez, de acordo com dados divulgados pelo National Bureau of Statistics (NBS).

Reportagem do site chinês Global Times destaca que a expansão está alinhada com a meta de crescimento anual, em um sinal de que “a segunda maior economia do mundo navegou com sucesso em águas turbulentas no ano passado e manteve seu bom momento de crescimento”.

O valor agregado das empresas industriais acima do tamanho designado aumentou 5,8% ano a ano, enquanto o investimento em ativos fixos também aumentou 3,2%. Em termos de consumo doméstico, as vendas no varejo de bens de consumo aumentaram 3,5% ano a ano em 2024.

As importações de bens da China atingiram US$ 2,6 trilhões em 2024, em meio a novas oportunidades de abertura e cooperação entre os países. Ao mesmo tempo, a China conseguiu estabelecer um mecanismo para apresentar um crescimento endógeno, impulsionado por indústrias que envolvem novas forças produtivas, como a inteligência artificial.

Tian Yun, economista de Pequim, acredita que o crescimento de 5% faça com que a economia chinesa contribua com aproximadamente 30% do avanço global no ano passado. A China deve anunciar sua meta de crescimento do PIB para 2025 em março.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fico imaginado qual seria a reação dos nossos economistas dotados de inteligência artificial, se o PIB brasileiro consiga atingir 5% AA. Provavelmente iriam incitar a nossa imprensa livre de isenção a proclamem o caos nas contas públicas. Com relação ao PIB de 5% da China, eles vão dizer que a ela está com crise de crescimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador