Presidente da Petrobras defende atual política de preços

Em entrevista, general da reserva Joaquim Silva e Luna afirma que “tabelamento de preços sempre trouxe as piores consequências”

(Tomaz Silva/Agência Brasil)

Jornal GGN – O presidente da Petrobras, general da reserva Joaquim Silva e Luna, defendeu a atual política de preços praticada pela estatal e negou que a empresa seja responsável pela disparada – os preços da gasolina nas refinarias subiram 60% ao longo deste ano, enquanto o aumento do diesel supera os 50%.

“No Brasil, a gasolina não está barata. A inflação se acelerou. E há quem atribua a culpa à Petrobras. E não veem que, nesse ambiente caótico, graças à sua gestão eficiente, a empresa tem conseguido gerar lucro capaz de pagar suas dívidas, investir fortemente e pagar tributos e dividendos”, disse Silva e Luna em entrevista à jornalista Carla Araújo, no portal UOL.

Clique aqui e contribua com o jornalismo independente do GGN

Na visão de Silva e Luna, “o que evita o desabastecimento nos mercados e viabiliza o crescimento equilibrado da economia é justamente a aceitação de que os preços são determinados pelo mercado, não por ‘canetadas’”.

A política de preços da Petrobras está em vigor desde o governo Michel Temer. Na ocasião, a estatal adotou a política de paridade internacional, onde a variação do aumento do dólar e do petróleo no mercado externo são repassados internamente. Apenas em 2020, a cotação da moeda norte-americana subiu quase 30%.

Leia Também

Lula: “A cabeça da elite brasileira não mudou, esse é o significado da fome”

“Brasil afunda na extrema pobreza”, denuncia jornal francês Le Monde

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador