Produção industrial cresce 5% em fevereiro

Sugerido por Fred.KG

Da Agência Brasil

Em fevereiro produção industrial cresceu 5% sobre igual mês de 2013
 
Nielmar de Oliveira

O crescimento de 5% da indústria brasileiro em fevereiro deste ano em comparação a igual mês do ano passado reflete resultados positivos em 12 dos 14 locais pesquisados. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal/Produção Física Regional (PIM/PF Regional), que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está divulgando hoje (08).

O instituto ressalta, porém, que em fevereiro deste ano houve influência do “efeito calendário” no comportamento do setor comparativamente a fevereiro de 2013, uma vez que fevereiro desse ano teve dois dias úteis a mais que igual mês do ano anterior (20 contra 18).

Comparativamente a fevereiro do ano passado, em fevereiro deste ano os avanços mais significativos foram registrados também pelo Paraná (17,7%) e pelo Amazonas (15,0%). No caso do Paraná, o comportamento da indústria foi influenciado em grande parte pelo comportamento positivo dos setores de veículos automotores (caminhões, automóveis e caminhão-trator para reboques e semirreboques); de edição, impressão e reprodução de gravações (livros, brochuras ou impressos didáticos); e de máquinas e equipamentos (máquinas e equipamentos para o setor de celulose e tratores agrícolas).

Já no Amazonas, a influência veio dos segmentos de material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (televisores); de alimentos e bebidas (preparações em xarope e em pó para elaboração de bebidas); de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (relógios); e de outros equipamentos de transporte (motocicletas e suas peças).

Em seguida, pela ordem, os estados com os crescimentos mais expressivos foram Minas Gerais (9,5%), Pernambuco (7,3%) e Ceará (5,9%), todos com expansões superiores à média nacional  de 5%. Abaixo da média nacional, mas com expansão no seus parques fabris aparecem, ainda, o Pará (4,1%); a região Nordeste, que como um todo cresceu 3,6%; Rio Grande do Sul (2,9%), Santa Catarina (1,8%), São Paulo (0,3%), Rio de Janeiro (0,1%) e Bahia (0,1%).

Entre fevereiro do ano passado e fevereiro deste ano os únicos estados com resultados negativos foram o Espírito Santo (-3,6%) e Goiás (-2,6%).

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ai, ai, ai, ai….(imitando o

    Ai, ai, ai, ai….(imitando o Silvio Santos): que se repitam essas boas notícias para incomodar ainda mais os pessimistas de plantão. 

    Nordeste, em especial, meu Ceará, bem na foto. E assim, devagarim, devagarim, a gente um dia chega “lá”.

  2. O JN está exibindo horário eleitoral gratuito

    Ontem eu lá tomando um suco de maracujá num pit dog numa praça aqui perto de casa quando começou aquela abertura do JN, quase cai prá trás quando vi assim uma espécie de mosaico apresentando o Brasil como um país no fundo do poço, que tristeza que me deu ao ver a que ponto chegou a imprensa, até pensei que o horário gratuito da Justiça Eleitoral havia começado, e  será assim enquanto as leis sobre o pleito eleitoral não começarem a valer, quando, assim o que se espera, haverá um mínimo de respeito aos nossos ouvidos

    1. E um dos 3 velhacos da

      E um dos 3 velhacos da goebbels foi lá conversar com a Dilma. Ô Dilma, não seja burra, manda esse fdp ir catar coquinho e pagar o DARF. Não confie nesse sujeito, ele só quer puxar o seu tapete.

  3. Para tentar contrablançar o

    Para tentar contrablançar o noticiario negatigo da mídia  a serviço do império, tem mesmo que destacar as boas noticias.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador