Professores e pesquisadores do trabalho condenam fechamento da Ford no Brasil

Jornal GGN – Professores e pesquisadores do trabalho que integram a Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR), repudiam atitude da Ford, de fechar suas fábricas e demitir milhares de trabalhadores diretos e indiretos.

No momento atual, tal decisão beira a desumanidade, um escárnio diante dos esforços mundiais para preservação de empregos e saúde. Não bastasse a decisão, causa espanto a maneira como foi feita, sem que trabalhadores e sindicatos fossem preparados.

Leia a nota a seguir.

O fechamento da FORD: expressão de uma diretriz desastrosa para os trabalhadores do Brasil

Nós, integrantes da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR), que congrega professores e pesquisadores do trabalho, nas mais diversas áreas, além de representantes de instituições públicas do trabalho,  estamos estarrecidos com a decisão da empresa FORD de fechar as suas fábricas e demitir milhares de trabalhadores (diretos e indiretos) no Brasil.

No atual contexto de pandemia, é decisão empresarial com fortes traços de desumanidade. Não deixa de ser um escárnio diante do esforço mundial de preservar empregos e a saúde dos que trabalham nos mais diversos países. Prevalece, mais uma vez, a lógica do acionista, desconsiderando vidas inteiras de operários dedicados ao trabalho e à empresa.

Estamos chocados também pela forma como a decisão foi anunciada, tomando os trabalhadores e sindicatos de surpresa. É passada a hora de a sociedade brasileira rejeitar esses ataques diretos à dignidade do trabalho, rejeitar a perseguição e o desrespeito às entidades de representação dos trabalhadores, rejeitar, enfim, políticas econômicas voltadas apenas aos interesses financeiros e empresariais de uma minoria.

É ultrajante a utilização de argumentos que já se mostraram ineficientes do ponto de vista econômico, com a defesa de novas rodadas de reformas (trabalhistas, tributária, previdenciária, o “custo brasil”, …). Desde os anos 1990, esse discurso se repete. São mudanças realizadas e defendidas como necessárias à redenção da economia e do emprego, que ao final se reduzem a promessas não cumpridas. Por exemplo, onde estão os 6 milhões de empregos formais prometidos com a aprovação da reforma trabalhista de 2017? As reformas, na verdade, servem para esconder a total ineficiência da atual política econômica para gerar empregos, enquanto permanecem as iniciativas para desmantelar direitos e proteções à população trabalhadora. 

O problema do emprego é estrutural, e exige profunda reorientação no processo de desenvolvimento do país. Estamos correndo o risco de voltar a ser um país agrário exportador, gerando um mercado de trabalho incapaz de criar empregos de qualidade.

O que mais nos preocupa é o momento em que as demissões são feitas, pela falta de uma perspectiva de conseguir trabalho e renda para milhares de brasileiras e brasileiros. O problema do emprego se agrava a cada dia em nosso país, com milhões de pessoas desamparadas, e o desemprego anunciado pela Ford só vem aprofundar este quadro dramático.

Nós, da REMIR, com pesquisa e estudo sistemático sobre o trabalho, através desta nota, queremos manifestar nossa preocupação com os destinos dos que vivem do trabalho e defender a necessidade de o país construir uma alternativa ampla que garanta trabalho para todos e todas, trabalhos socialmente relevantes, com direitos e proteção social e com isso proporcionar melhores condições de vida para os cidadãos brasileiros.

Coordenação da REMIR

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago