21 de maio de 2026

Qual seria o golpe aplicado no governo de SP no caso Antonov?, por Luis Nassif

Caso reportado pela CNN poderia se resumir a uma “barriga” jornalística, não fosse a notícia oficialmente divulgada pelo governo de SP

Em um primeiro momento, parecia apenas uma fake news com propósitos políticos. O fabricante da Antonov – maior avião cargueiro do mundo -, que pertence a uma estatal ucraniana, teria decidido investir US$ 50 bilhões em São Paulo, mas desistiu por causa de uma frase do presidente Lula sobre a guerra.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A notícia era inverossímil por três motivos:

  1. O valor corresponde a um terço do PIB ucraniano de 2021. E o País, hoje em dia, está menor ainda.
  2. O investimento seria em 5 anos, o que corresponderia a 3% do PIB da Ucrânia por ano. Para efeito de comparação, todo investimento público brasileiro não chega a 1% do PIB.
  3. Nenhuma empresa séria suspende investimento dessa ordem devido a uma declaração de um presidente da República, que nem foi contra o País.

Logo depois, veio uma nota oficial do governo ucraniano negando a existência de qualquer representante no país ou de qualquer negociação.

Tudo poderia se resumir a uma “barriga” jornalística, soprada por alguma fonte não confiável, não fosse o fato de que a notícia foi oficialmente divulgada pelo governo de São Paulo.

Pontos de análise

  1. O governo de São Paulo admitiu, oficialmente, as supostas tratativas.

“A Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo informa que, no dia 11 de abril, recebeu representantes de Oleksandr Nykonenko e Victor Avdeyev, conselheiro e vice-presidente da Antonov Company, para audiência a respeito do interesse da estatal ucraniana Antonov desenvolver atividades no Brasil, em especial no Estado de São Paulo”, diz o governo de SP em nota.

O tal Oleksandr Nykonenko é apontado como presidente do Conselho Administrativo da Antonov. Mas aparece no LinkedIn como “Managing Director – ZIEHL-ABEGG Ukraine”.

A empresa, por sua vez, é uma fabricante de ventiladores de alto desempenho, para refrigeração, máquinas e processos industriais, entre outros.

Na Internet, há um currículo dele apresentando-o como embaixador da Ucrânia em Portugal e também ex-diretor de assuntos militares no Ministério de Assuntos Internacionais na Ucrânia, mas no período 2008-2010, antes da era Zelensky. Também foi embaixador da Ucrânia em Brasília, entre 1995-2000. Mas não se encontra menção no portal da Antonov.

Já na busca pelo nome Victor Avdeyev, que seria o vice-presidente da Antonov, desautorizado pela própria empresa, aparece um perfil no Facebook de alguém ligado à Cúpula Missionária Internacional. Pode ser apenas homônimo. No Linkedin, há outro Viktor Avdeev apresentado como profissional de vendas especializado em marketing digital.

  1. O Secretário de Negócios Internacionais do governo de São Paulo é Lucas Ferraz, que tem passagem pelo banco dos BRICS, BID, entre outros bancos internacionais, além de ter sido secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia.
  2. A Beuno Maia Consultoria aparece na web apenas como “consultoria de inteligência financeira”, sem mais detalhes.

Hipótese mais provável

Tentaram dar um golpe no governo de São Paulo, com essa história inverossímil. Em algum momento, o governo fez alguma exigência que não poderia ter sido atendida pelos grupo. Criou-se então essa versão extravagante para o negócio ter falhado.

O GGN entrou em contato com a banca Kuntz Advocacia e o governo de SP e aguarda retorno.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.
luis.nassif@gmail.com

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

11 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. AMBAR

    27 de abril de 2023 2:19 pm

    As hipóteses são muitas, os objetivos, nem tanto. O “animus nocendi”(intençao de causar dano) parece ter sido o mote da notícia veiculada pela CNN. Vejamos que os sucessivos acordos de Lula no exterior, justificando uma política vitoriosa de seu governo e uma consequente avaliação positiva, preocuparam sobremaneira direita. Sendo o tarcísio o mais bem sucedido representante dessa vertente, uma política bem sucedida pela esquerda logo num início de mandato, feririam de morte as suas pretensões de poder. Um poderoso contraponto ao propalado sucesso de Lula se fazia necessário. A oportunidade apareceu e o momento era conveniente. O efeito aconteceu e por instantes puderam posar de heróis. O efeito imediato quebrou as conquistas de Lula, criou uma sensação de desforra aos bolsominions e a narrativa deles se sobrepôs, ainda que por dois dias. Se eles estivessem no poder a narrativa se sobreporia aos fatos. MAS, como não estão mais lá, vão ter que encarar os fatos. Só não entendo o motivo de o tarcísio permanecer governador de São Paulo. Uma cidade falida, um estado em falência. São Paulo não precisa e nem merece tarcísio. Em que loja misteriosa, quais foram as tratativas pra manter aquele sujeito governando sampa ainda vamos entender.

  2. Anônimo

    27 de abril de 2023 2:53 pm

    Isso não é Barriga não…….é má Fé mesmo…. !!!…..

  3. José de Almeida Bispo

    27 de abril de 2023 5:30 pm

    FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE OVA DE PEIXE, dois ponto zero. Meio século depois. Tá evoluindo. De Sergipe a São Paulo.

  4. Marco Lanza

    27 de abril de 2023 7:04 pm

    Pelo pouco que está disponível sobre o imbróglio do investimento da Antonov, consigo vislumbrar que de fato houve uma reunião (a ata existe) e que os ditos representantes da empresa em questão não são representantes dela (um caso de intermediários, resta saber se agindo de má fé ou buscando negócios de verdade), fato confirmado pela nota da própria empresa. A parte da história que permanece obscura e tem sinais de manipulação é sobre o cancelamento do suposto negócio. Como houve a reunião, e pelo visto infrutífera, seja pela descoberta de algo sobre os representantes, pela inverossimilhança, ou pela falta de algum documento. De qualquer modo uma operação de $50bi de uma empresa estatal de um país cujo PIB mal chega a $200bi seria óbvio para um servidor público com um mínimo de experiência de que há algo de errado. Inventou-se que a empresa tinha desistido do negócio ultra bilionário por conta de declarações do presidente, e para tal fato não existe qualquer documento que o comprove. Portanto, independente do motivo do cancelamento, foi feito uma manipulação com propósitos políticos para culpar um governo, uma flagrante mentira (ou se preferir fake news) destinada a desgastá-lo, feito de modo doloso pelo governo de um estado que deveria em tese ser o defensor da transparência e da impessoalidade. Houveram duas armações, uma dos falsos representantes e outra pelo governo estadual. Tem um terceiro componente que é a empresa de mídia que divulgou sem qualquer checagem, provavelmente com os mesmos propósitos da fonte da informação falsa. Ao que ficou exposto, parece que se unem governo (enquanto administrador da coisa pública) e mídia com propósitos parciais e partidários, através de informações falsas, com objetivo de desinformar a população e obter ganhos políticos. Lamentável!

  5. Paulo Dantas

    27 de abril de 2023 10:34 pm

    Um otário na busca de um vigarista ?
    😀

  6. EVANDRO CONDE DE LIMA

    28 de abril de 2023 7:17 am

    2) Vejamos pelo lado bom: escancarou de vez os jornalistas e a emissora
    2) aguardando ansioso justificativas dos mesmos em nova aparição, se é que um ou outro acontecerá.

  7. Carioca

    28 de abril de 2023 12:07 pm

    Tá parecendo aqueles emails da década de 80 de estatal africana … teriam que mandar pra fora do país alguns bilhões de dólares e precisavam de uma conta bancária no brasil em troca de uma mera comissão para o “sócio brasileiro”

    Aguarde-se esclarecimentos oficiais do governo de São Paulo

  8. NALDO

    28 de abril de 2023 12:24 pm

    Não precisa procurar muito os motivos, estão buscando a “pedalada 2”, uma estorinha qualquer por mais estupida e estapafurdia que seja, que pegue e crie um ambiente contra o governo…não será a midia que vai provar a inconsistencia da patacoada, ao contrario, será ela a alimentar e envenenar o ambiente para um impeachment ou enfraquecimento do governo transformando-o num pato manco…..essa patranha assistimos desde que o Brasil é Brasil, e ja deu no saco…..

  9. Fábio de Oliveira Ribeiro

    30 de abril de 2023 10:37 am

    Os nazistas ucranianos estão querendo lavar no Brasil o dinheiro tungado da ajuda ofertada à Ucrânia pelos EUA e pela União Europeia. E o governador de São Paulo rapidamente se prontificou a receber propina deles.

  10. Machado Oliveira

    6 de maio de 2023 8:04 pm

    A Embraer, foi entregue aos americanos por essa gente.
    Foi isso que fizeram aquilo que era nosso. Eles destruiram. Jogaram fora.
    Agora vem com essa conversa de Antonov? Não precisamos de Antonov, queremos de volta
    o que já era nosso. A Embraer que era totalmente brasileira. Deram um
    golpe de 2013-2023 e destruiram o país.

Recomendados para você

Recomendados