O volume de Serviços do país variou 0,3% em janeiro de 2026, em relação a dezembro último, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com esse resultado, o setor iguala o patamar recorde da série histórica, que também foi alcançado nos meses de outubro e novembro do ano passado, ficando, ainda, 20,1% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).
Na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral dos serviços ficou estável (0,0%) no trimestre encerrado em janeiro de 2026, frente ao trimestre imediatamente anterior.
A variação positiva no comparativo mensal foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas: outros serviços (3,7%), informação e comunicação (1,0%) e transportes (0,4%). A única taxa negativa veio dos serviços prestados às famílias (-1,2%), enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares ficaram estáveis (0,0%).
Ao mesmo tempo, o índice de atividades turísticas recuou 1,1% frente a dezembro de 2025, segundo resultado negativo seguido. O segmento de turismo está 11,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do auge da série histórica (dezembro de 2024).
Serviços crescem 3,3% seu 22º avanço
Na comparação com janeiro de 2025, o volume de serviços cresceu 3,3%, seu 22º resultado positivo consecutivo. O acumulado nos últimos doze meses foi a 3,0%.
Os setores de informação e comunicação (6,5%) e de serviços profissionais, administrativos e complementares (5,0%) exerceram os principais impactos positivos, enquanto os demais avanços vieram dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,1%); dos outros serviços (1,9%); e dos serviços prestados às famílias (0,5%).
O índice de difusão para janeiro de 2026 foi de 48,2%, que é o percentual de taxas positivas entre os 166 tipos de serviços investigados.
Frente a janeiro de 2025, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 3,5%, puxado pelos ramos de transporte aéreo de passageiros; agências de viagens; restaurantes; e serviços de reservas relacionados a hospedagens.
Deixe um comentário