De outubro para cá, o valor das ações da Tesla despencou de 275 dólares para 143,48, uma queda retumbante.
O problema básico é que Elon Musk é um inovador, que percebe oportunidades de mercado, mas é um gestor de terceira, incapaz de tocar seus projetos com sucesso. O projeto prospera enquanto o fator inovação é preponderante. Na medida em que surgem competidores e a tecnologia deixa de ser disruptiva, ele naufraga
O primeiro problema da Tesla é a qualidade dos veículos, obrigando-a a sucessivos recalls. Em 2024, teve que realizar recall em 2 milhões de carros, por falhas no sistema de piloto automático.
Também não conseguiu atender à alta demanda inicial por seus veículos, provocando atrasos nas entregas e frustração dos clientes. A Covid-19 e a escassez de componentes ajudaram nesse atraso.
Do mesmo modo, com seu estilo de se incumbir de todas as etapas. da produção à entrega do veículo, a Tesla passou a enfrentar problemas de logísticas, especialmente em países como o Brasil.
Nesse ínterim, apanhando da megalomania de Musk, a Tesla viu surgirem novos concorrentes, como Rivian, Lucid, Ford e, principalmente, a chinesa BYD. A competição obrigou a Tesla a reduzir preços e margem de lucros.
Até seu produto mais inovador, o Autopilot, de condução automática do veículo, entrou na mira das autoridades de segurança, depois de sucessivos acidentes.
Nos EUA, a NHTSA publicou um relatório mostrando 273 acidentes com o Autopilot ativado, sendo que 8 deles tiveram vítimas fatais.
Só hoje a Tesla caiu 3,37% e há um movimento de venda forte de suas ações.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Marx escreveu no 18 Brumário que os fatos importantes da História acontecem, por assim dizer, duas vezes, a primeira, como tragédia, a segunda, como farsa. Vejo que Elon Musk é uma reedição tardia e farsesca do norte-americano William Walker.
O problema da Tesla não é só dá Tesla…o buraco é muito mais embaixo… é basicamente um problema dos EUA.
1) problema EUA: infraestrutura e logística… Você tem mais de 100 anos de indústria automobilística movida a combustão interna, você agora tem que criar TODA uma nova infraestrutura para elétrico. Pergunta: quem em sã consciência, numa economia financeirizada, vai investir em uma mudança de paradigmas e onde 80% dos especialistas tem certeza de que o futuro pode até ser elétrico mas não baseado em acumuladores (baterias)? Nesse momento somente a China porque é o Estado que está montando essa infraestrutura porque tbm ela como saiu do estágio agrícola e não tinha tudo montado e estabelecido, está apostando nesse futuro (mas não só em baterias).
2) Tesla nunca foi fábricante de PN… Ele pegou uma tecnologia adormecida da NASA desenvolveu, criou um software de gerenciamento da energia… Mas as baterias continuam com as mesmas limitações básicas.
Você ainda tem muitos outros fatores técnicos, administrativos, políticos, geopolíticos que teríamos de desenvolver numa conversa dessas.
Vejma como as coisas ainda estão muito nebulosas neste campo … é mais um exemplo na área técnica…e tem muito mais: https://carbuzz.com/solid-state-batteries-pros-cons/
Os carros elétricos não são tão viáveis, o modelo híbrido é mais viável
Acredito que a falta de humildade devasta o ser humano pouco a pouco, em dose lenta e quase silenciosa. Não devasta só no dinheiro, nos bens ou nos status ambicionados em questão, avalio que a falta de humildade também desequilibra fortemente o emocional, o mental e o neurológico humano.
Para mim, quando alguém possui a verdadeira e natural humildade eu entendo que também habita nesse alguém uma virtude corajosa e leal, que não admite recusa para reconhecer seus erros e suas culpas.
Dentro desses aspectos, Elon Musk (o visionário de sucesso) me parece ser um exemplo adequado de um desequilíbrio entre o sucesso de seu talento visionário e a péssima resposta gerencial e profissional, que tanto ele quanto os executivos responsáveis pela administração de todas as áreas e setores das suas empresas tem responsabilidades. .
Eu imagino que uma das principais funções desses profissionais executivos é de alertar e até gritar para todos ouvirem, quando for necessário e de forma séria e clara, as frases “não façam isso que que irão prejudicar a empresa” e “Sr. Musk saia de cena, para evitar que as perdas sejam mais significativas”.
Anônimo
22 de abril de 2024 às 5:09 pm
O comentário acima é de +almeida
grato
Anônimo
22 de abril de 2024 às 5:09 pm
O comentário registrado acima é de +almeida
Grato
Ou seja, é um Eike Batista melhorado… rs
É SIM COMNCORDO COM LUIS NASSIF
… e numa grande cidade do pais um comício, melhor, manifestação é convocado num domingo com um item na pauta “Elogios à Musk” … só pode ser coincidência, claro.
A IRRESPONSABILIDADE TEM O SEU PREÇO,BILIONÁRIO BRINCANDO COM OS SEUS BILHÕES DÁ NISSO, NO BRASIL BRINCARAM TB COM ALGUNS BILHÕEZINHOS GASTOS PARA EX PRESIDENTE SE ELEGER,OUTROS BILHÕES PARA O CONGRESSO DEIXAR GOVERNAR( ORÇAMENTO SECRETO) E POR FIM OUTROS BILHÕEZINHOS PARA A TURMA DO BC E AS PRIVATIZAÇÕES ILEGAIS DW GUEDES !!!
Eu, em sã consciência ( e em santa ignorância) sempre disse que Musk vendia nuvens (e o produto era água). Sem sentido algum amealhar uma dinheirama icomensurável por conta de um produto que era uma idéia a se desenvolver. Como já colocado, muito a desenvolver antes que um veículo elétrico se estabeleça como produto de consumo de massa. Sempr há espertos acreditando que são espertos. Esquecem que há os que são mais espertos.
Já se esperava um argumento Ad Hominem deste blog.
Não, não é a Tesla. É toda a indústria de carros elétricos.
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/04/acoes-da-tesla-disparam-apos-musk-fechar-acordo-com-baidu-por-carro-semi-autonomo.shtml