21 de maio de 2026

Trump pede redução global do petróleo e ameaça países com taxação

Em discurso no Fórum Econômico Mundial, presidente dos EUA insistiu para que países produzam no país se não quiserem ser taxados
Foto: GPO/ Fotos Públicas

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou seu pronunciamento para executivos no Fórum Econômico Mundial para pedir a redução dos juros pelos bancos centrais e a queda dos preços do petróleo.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Vou pedir à Arábia Saudita e à OPEP que reduzam o custo do petróleo. Vocês precisam reduzi-lo. O que, francamente, estou surpreso que eles não tenham feito antes da eleição”, disse ele, segundo o site britânico Financial Times.

Segundo o norte-americano, o preço da commodity está “alto o suficiente” para que essa alta continue, em referência à invasão da Ucrânia pela Rússia. “Vocês precisam reduzir o preço do petróleo, isso acabará com essa guerra. Vocês podem acabar com essa guerra”, acrescentou, lembrando que o norte-americano prometeu encerrar o confronto em 24 horas após a sua posse.

Em discurso transmitido por vídeo, Trump apregoou sua agenda de desregulamentação como “nada menos que uma revolução do senso comum”, e também usou espaço para insistir que as empresas fabriquem seus produtos nos Estados Unidos,

Ao alegar que possui um “mandato massivo” concedido pela população norte-americana, o presidente dos Estados Unidos afirmou que aqueles que produzirem no país terão “um dos menores impostos de qualquer nação na Terra”.

“Mas se você não fizer seu produto na América, que é sua prerrogativa, então, muito simplesmente, você terá que pagar uma tarifa — quantias diferentes — mas uma tarifa, que direcionará centenas de bilhões de dólares e até trilhões de dólares para nosso tesouro para fortalecer nossa economia e pagar dívidas sob a administração Trump.”

Segundo especialistas ouvidos pelo site Euronews, as tarifas impostas sobre bens e serviços são cobertas principalmente pelo consumidor final e, no caso norte-americano, impor tarifas sobre produtos europeus e de outras partes do mundo prejudicaria o poder de compra da população e a economia norte-americana.

Leia Também

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

1 Comentário
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rui Ribeiro

    24 de janeiro de 2025 10:03 pm

    Meu karo Watson, de acordo com a lei fundamental da economia, os preços são determinados pela oferta e procura. Nunca tinha ouvido falar em pedidos. Só peletré

Recomendados para você

Recomendados