Bolsonaro pediu para trocar “golpe militar” por “revolução” no Enem

O pedido para omitir "golpe militar" ocorre na semana que Bolsonaro afirmou que o Enem começava a ficar com "a cara do governo"

Trabalhadores e trabalhadoras do Inep denunciam “falta de comando técnico” e alertam para riscos à realização do Enem – Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Jornal GGN – Jair Bolsonaro pediu para trocar “golpe militar” por “revolução” no Enem. O pedido teria sido feito por meio do ministro da Educação, Milton Ribeiro, a servidores da pasta.

A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo. Segundo o jornal, integrantes do MEC revelaram que Ribeiro comunicou o pedido do presidente a integrantes do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que realizam a prova do ENEM, e do MEC.

Mas o ministro da Educação não teria dado sequência à solicitação de Jair Bolsonaro, que então pediu para trocar “golpe militar” por “revolução” no Enem, pela burocracia que envolveria para modificar o exame.

A revelação ocorre na semana que Bolsonaro afirmou que o Enem começava a ficar com “a cara do governo”, em críticas à prova. Nesse sentido, desde 2019, nenhuma questão sobre a ditadura do regime militar brasileiro (1964-1985) caiu no Enem, o que é inédito.

Da mesma forma, servidores do Inep já vem denunciando pressão e assédio, com medo de perseguições e punições, sofridos na pasta, às vésperas do Enem. Parte dos funcionários pediram demissão da pasta, em movimento recente, porque criticam o presidente Danilo Dupas. (Leia mais aqui)

Segundo a Folha, eles narraram uma pressão no clima da instituição para não incluir na prova questões supostamente relacionadas à “esquerda” ou “ideológicas”.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sugestão para que o ENEM fique com a cara do Governo:
    Um passo importante é mudar o nome do INEP para INEPTO (Instituto Negacionista de Ensino e Pesquisa do Terraplanismo Ortodoxo).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador