Petista pode abrir precedente para cassação de Bolsonaro

Miguel Correa responde por abuso de poder econômico e político no TSE; acusações são semelhantes às que envolvem a chapa Bolsonaro/Mourão

Presidente da República, Jair Bolsonaro e o Vice-Presidente Hamilton Mourão. Foto: Alan Santos/PR

Jornal GGN – A decisão a ser tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em torno do caso de um ex-candidato petista pode abrir precedentes para o caso que pode levar à cassação da chapa do presidente Jair Bolsonaro.

Miguel Correa, que tentou uma cadeira no Senado em 2018 por Minas Gerais, responde por abuso de poder político e econômico, por usar dinheiro de suas empresas para promover apoios forjados à sua campanha e de outros candidatos do partido.

A disseminação de fake news ocorria por meio de um aplicativo construído por uma agência de publicidade pertencente à Correa e, segundo os denunciantes, a operação teve “aptidão para macular a legitimidade e a normalidade do pleito eleitoral”. O candidato não foi eleito.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

Os crimes cometidos por Correa são os mesmos pelos quais Bolsonaro é alvo de investigação e, segundo juristas ouvidos pelo jornal O Estado de S.Paulo , o resultado deve ser precedente contra o presidente no julgamento das ações que podem cassar sua chapa.

Atualmente, o caso Correa está suspenso devido a um pedido de vista. Cinco dos sete votos na Corte são desfavoráveis ao empresário e, embora o julgamento só seja retomado nas próximas semanas, o placar atual condena o ex-candidato petista.

Bolsonaro e Hamilton Mourão são acusados de terem sido favorecidos por empresas privadas para divulgar fake news, ataques hackers e publicidade bancada por empresários nas redes. A similaridade com os crimes imputados a Correa podem ser argumento jurídico contra a chapa que elegeu o presidente.

Leia Também

Religiosos protestam: Bolsonaro em Aparecida foi profanação, por Marcelo Auler

CPI da Covid: Renan proporá indiciamento de Bolsonaro, Queiroga e Onyx

Teoria econômica e Ciro Gomes em pauta no “Afinando a Notícia”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador