Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19

Anvisa diz que ainda não se tem confirmação se caso é da variante Ômicron; passageiro é vacinado e já está em isolamento

Reprodução

Jornal GGN – Um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul e que desembarcou em Guarulhos neste sábado (27/11) em um voo da Ethiopian Airlines testou positivo para Covid-19.

O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota oficial.

“O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático”, disse a Anvisa, afirmando a exigência de um teste PCR negativo para covid-19 em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (no embarque).

“No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do dia 27/11 sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos”, disse a autarquia federal.

Passageiro já está isolado

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

Conforme recomendação da Anvisa, a Portaria Interministerial n. 660, de 27 de novembro de 2021, proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue por conta da variante Ômicron.

A agência também recomendou, no dia de ontem, que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia fossem incluídos na lista de países sujeitos a restrições.

“De acordo com a Portaria vigente, o viajante brasileiro procedente ou com passagem pela República da África do Sul, República do Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue, nos últimos quatorze dias antes do embarque, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena, por quatorze dias, na cidade do seu destino final”, ressalta a Anvisa.

Leia Também

GGN Covid: Alemanha passa os EUA em novos casos

Uma nova variante de Covid não é nenhuma surpresa quando os países ricos estão acumulando vacinas

Covid-Ômicron: Casos suspeitos são encontrados na Alemanha e na República Tcheca

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador