Negacionistas vazam dados de médicos pró-vacina na Internet

Especialistas pró-vacinação infantil que participaram de audiência pública do Ministério da Saúde têm informações pessoais expostas

A deputada federal Bia Kicis, alvo de processo por racismo
A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF). Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Jornal GGN – Negacionistas vazaram na Internet dados pessoais de três médicos que defendem a vacinação de crianças contra a covid-19, e que estavam presentes na audiência pública realizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, os médicos que tiveram suas informações pessoais vazadas foram Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Os três tiveram informações como números de telefone celular, e-mail e CPF divulgados, além de suas declarações de conflito de interesses – documentos em que os médicos apontam para quais empresas prestaram serviços nos últimos cinco anos.

Uma das pessoas que obteve acesso a tais informações foi a bolsonarista Bia Kicis (PSL), que não só esteve na audiência pública como se colocou contrária à vacinação obrigatória das crianças.

“Solicitei ao Ministério da Saúde os termos e eles me passaram sem restrições” afirmou a deputada, que também admitiu ter compartilhado tais informações em um grupo de WhatsApp de médicos, mas disse não ser responsável pela publicação dos dados em redes sociais.

A divulgação de tais informações não só acabou por alimentar teorias conspiratórias contra a vacinação, como foi usada para intimidação dos profissionais de saúde.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador