Criança que aderir ao ensino domiciliar vai socializar na Igreja ou com vizinhos, diz Damares

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Corre nas redes sociais um vídeo da ministra Damares Alves defendendo a medida provisória que autoriza o ensino domiciliar na educação infantil. Polêmico, o projeto ainda vem desacompanhado da assistência do Ministério da Educação na produção de materiais pedagógicos.

Damares disse no vídeo que o governo Bolsonaro não produzirá material de apoio aos pais que queiram retirar seus filhos de 4 ou 5 anos da escola porque preferem o ensino domiciliar.

A justificativa é que ninguém é obrigado a adotar esse método de ensino e que, em outros países, é normal que os pais busquem pelo conteúdo adequado para cada faixa etária. “Como é uma opção, o pai que vai ter que comprar esse material.”

Nas redes sociais, o deputado federal Ivan Valente postou um texto criticando a ideia pelo seu teor “medieval”. Segundo ele, quebrar a obrigatoriedade da criança e adolescentes de frequentar a escola atenta contra a Constituição, que determina que toda criança em idade escolar devem estar matriculada em uma instituição de ensino.

“O convívio escolar é fundamental para a formação da cidadania, uma vez que ensina na prática o convívio em sociedade. Os alunos aprendem uns com os outros, e também com os educadores, o respeito, a tolerância, o agir coletivamente.

“O STF já declarou, no ano passado, não reconhecer a ensino doméstico, por considerar os elementos postos acima e, por outro lado, por entender que a Constituição não consagra essa modalidade. A AGU e a PGR se manifestaram no mesmo sentido.”

Para Damares, a crítica não para em pé. “Não é só na escola que a criança socializa. Esse pai pode por a criança no inglês. Essa criança vai fazer um esporte. Essa criança vai a um clube, frequenta a Igreja. Essa criança tem vizinhos. Quem disse que é só no espaço escolar que uma criança se socializa? Esse argumento não se sustenta”, disparou no vídeo.

O parlamentar do PSOL ainda defendeu que “a escola é uma conquista da sociedade moderna. Não podemos permitir que a ignorância, o fanatismo e o atraso mental desconstruam a civilidade.”

Reportagem veiculada pela Record mostrou que o “homeschooling” foi uma metodologia que surgiu na década de 1980, desenvolvida por pais que precisavam educar os filhos durante uma viagem de navio que durou vários anos.

https://www.youtube.com/watch?v=sHFhKusAclU]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=j4bWkQnkRm8

14 comentários

  1. O grande sonho

    Finalmente o brasil vai virar sertão.

    As mães e pais de traficantes vão poder educar os seus filhos livremente com os fundamentos da profissão e a irmã damares não vai poder dizer nada.

    Os analfabetos funcionais e os reais poderão repassar a sua ignorância a seus rebentos e eliminar os seus sonhos desde o berço.

    As parentas de damares cultivarão goiabas para ver Jesus no pé e os filhos e netos do malafaia vão se malafafizar  sem  a interferência do estado.

    Eu simplesmente não resisto a tentação de comentar a “ministra”.

    Vamos ter um futuro bem legal.

    Em 10 anos o brasil será o pais mais ignorante do mundo.

    Hoje ele alcança a invejável posição de terceiro país mais ignorante do mundo.

    https://super.abril.com.br/ideias/brasil-e-o-terceiro-pais-mais-ignorante-do-mundo/

    Logo seremos campeões.

    Brasil adora campeonatos.

    Afinal, amiguinhos, temos que garantir que esse país nunca mais  tenha um novo Lula.

    • Texto mal organizado, com
      Texto mal organizado, com frases “jogadas”, que não formam parágrafos. Problemas de Pontuação, sobretudo no que tange ao uso da vírgula. Podem ser notados, também, erros no uso do sinal indicativo de Crase, erros de Acentuação Gráfica e ausência de inicial maiúscula em nomes próprios (“brasil”, “damares”). Eis o diagnóstico do seu texto, minha jovem. Antes de falar sobre os outros, é bom olhar para os nossos defeitos. Afinal, sempre encontramos, pelo caminho, pessoas mais sábias do que nós em relação a determinados assuntos. Tchau, querida!

      • “sobretudo no que tange ao

        “sobretudo no que tange ao uso da vírgula. Podem ser notados, também, erros no uso do sinal indicativo de Crase, erros de Acentuação Gráfica e ausência d…”

        “Tambem” entre virgulas e falta de virgula depois de “Grafica” nao te qualificam pra esse comentario.

      • “de ***P***ontuação… 

        “de ***P***ontuação…  ausência de inicial maiúscula em nomes próprios”

        Ouch!

    •  Da mesma forma que acredito

       Da mesma forma que acredito que se a esquerda estivesse armada não haveria golpe,  não seria agora a hora da esquerda aproveitar esta oportunidade e criar suas próprias escolas?  Com certeza, pessoas mais “arejadas” intelectualmente, teriam muito mais capacidade para assumir postos de maior importancia na sociedade, derrotando o “inimigo” no seu próprio campo ( competitividade capitalista).  

      Aqui mesmo no blog, quantos de vocês poderiam dar aulas, palestras, cursos, etc, propagando um pensamento progressista de esquerda?    Onde foi parar o idealismo de esquerda?  Quantos aqui são aposentados públicos, que ainda ganhando polpudas aposentadorias  poderiam dar sua contribuição ao invés de ficar no onanismo opinativo de internet? Falo isto sem ofensa porque o pobre de esquerda acaba perdendo seu dia na busca da sobrevivencia.

      “Eles” estão diariamente engajados! Vendendo sonhos! Formando as novas gerações de escravos  trabalhadores normais ou transformando jovens “empreendedores” em lenha para o rentismo!  

  2. O melhor é não levar a sério

    O melhor é não levar a sério as ideias dessa mulher. Os brasileiros não precisam de pensamentos conservadores e alienadores… Não vou perder meu tempo…

  3. Falando sério, esta família Schürmann faz tudo para aparecer.

    As histórias contadas não mostram todas as verdades, este casal Schürmann viajavam com a filha adotada, que era soropositiva e que ao longo de um trecho de uma viajem morreu de pneumonia em maio de 2006.

    Este casal nunca pensou em abrir mão de seus sonhos, enquanto para as crianças os sonhos necessariamente deveriam ser os dois pais, Esqueceram que não é somente seus filhos que devem abrir mão de uma vida normal, e que os verdadeiros tomam a responsabilidade de abrir mão de seus desejo, principalmente baseado no princípio de que as crianças não escolhem ser filhos, porém os pais escolhem.

    Logo não sei qual dos dois videos é mais farsa, a feliz família que obriga seus filhos ficarem 24/24 7/7 com os pais sem direito a escolha de seus próprios desejos, ou a Dalamares com a sua crueldade estampada em sua cara.

  4. é claro ue os ricos já fazem

    é claro ue os ricos já fazem isso com desnenvoltura atualmente….

    o problema fica então para a classe média mais baixa ou medisa mesmo que teria que ter vencimentos superiores aos normais para poder atnser aos custos educacionais dos filhos….

    sem contar que os pobres estarão definitivamente ferrados

    sem uma escola amplamente pública porque obviamente não

    terão nem orientação nem condições de aprenderem sozinhos….

    o que a dona damares das dores eternas quer é isso e mais a

    ideia espúria de socializar todo mundo

    nas igrejas

    – dela, claro!!! –

    e cobrr os dízimos e essa canalhice toda que envolve

    esssa gente que não tem tradição filosófica nem religiosa básica…

    na cerdade, dá medo dessa gente estúpida….

    • Ela disse que vai acabar com
      Ela disse que vai acabar com as escolas? Ensino domiciliar é para quem quiser!

  5. Quem sabe alguém tenha a

    Quem sabe alguém tenha a sorte do Isaac Newton ser vizinho, para ensinar mecânica…

  6. Esquerda triste

    porque os jovens vão deixar de ser obrigados a irem pra escola pra ouvir que comunismo é salvação e para ser agredido por vítimas da sociedade que a escola não pode punir…

    •   Ir pra escola e ouvir que

        Ir pra escola e ouvir que “comunismo é salvação”???

        Tem que ser muito demente para acred… peraí!!! MINISTRO DA EDUCAÇÃO, É VOCÊ??????

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome