Em Goiânia, secundaristas são retirados à força de escola ocupada

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Marconi Perillo, governador de Goiás pelo PSDB não respeitou decisões judiciais. Apesar da Justiça ter determinado que os alunos tinham direito à ocupação, ou seja, não ter aceitado a reintegração de posse, Perillo mandou a Polícia Militar resolver o problema. Foram socos, pontapés e desocupação à força de escola ocupada, em Goiânia. Os integrantes do Movimento de Estudantes,  Professores e Apoiadores contra a Terceirização das Escolas, criado para fazer frente às intenções de Perillo de uma reorganização com entrada de OSs (Organizações Sociais), enviou relato do ocorrido na desocupação forçada. Perillo faz coro com as intenções de Alckmin, em São Paulo, e de Beto Richa, do Paraná. Todos pertencentes aos quadros do PSDB. 

Sob espancamento secundaristas são retirados à força de escola ocupada

Estudantes do Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus, em Goiânia, denunciam que no dia 25 de janeiro 2016 (segunda-feira), bem cedo, a escola foi desocupada na base de agressões e violência da Polícia Militar, com a presença de pelo menos cinco viaturas. Já foi levado ao Ministério Público, no CAO da Infância, no mesmo dia, por uma comissão de pais, professores e estudantes, a denúncia de flagrante ilegalidade da ação pois não havia mandado de reintegração de posse para a desocupação.

Os alunos foram colocados para fora a pontapés, chutes e empurrões. O diretor e um funcionário estavam juntos e apoiando essas agressões. Os policiais cometeram as agressões e depois saíram. Na denúncia consta que os policiais agiram na ilegalidade e agora mentem dizendo não terem invadido e agredido os estudantes. Os alunos estão muito machucados. Um dos estudantes está com uma fratura exposta, a grande maioria são menores de idade.

Ainda foram registradas ações de intimidação a professores que compareceram à escola para se solidarizar e apoiar os estudantes agredidos, professores da rede estadual e da UFG foram seguidos, cercados e levados à delegacia por policiais a paisana. Foi denunciado ao MP a ação da polícia e de funcionários da Secretaria de educação e das escolas (os que estão a favor das OSs), de depredarem a escola para colocarem a culpa nos estudantes, sendo que os ocupantes tem todo o registro de como encontraram a escola e a permanente preservação de seu patrimônio. Segundo os estudantes, os policiais que invadiram a escola de madrugada quebraram a base de chutes as máquinas copiadoras e portas das salas de aula com intuito de criminalizar a ocupação. 

As escolas estão sendo desocupadas à força. Sem reunião da Comissão de Gerenciamento de Crises e sem o conhecimento e participação do Ministério Público. Estudantes estão aparecendo lesionados, cheios de hematomas. O Estado que deveria ser exemplo de moral e cumprimento da Lei e das decisões judiciais reincide em sua prática recente de descumprir rotineiramente decisões judiciais, como por exemplo a dos seguranças no Eixo Anhanguera.

Tais práticas inadmissíveis demonstram o jogo de ” vale tudo” que se tornou para o Governo Estadual a implementação da terceirização da educação através das OSs. O governo não quer dialogar, e mostra que independente da legalidade irá usar de violência e criminalização contra estudantes que exercem seu livre direito de manifestação! 

Professores e estudantes agora se mobilizam para Assembléia Geral da Educação na próxima 6ª f(29/01) que ocorrerá na Praça Universitária. 

A seguir fotos das lesões, marcas das agressões sofridas pelos adolescentes, foto da entrada no exame de corpo e delito no IML e também foto deles anteriormente cuidando da escola que estava ocupada.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É isso mesmo, então o querido

    É isso mesmo, então o querido e estimado dr. Marconi iria se rebaixar e deixar que brilhem apenas o dr. Geraldo e o dr. Beto?

    Certamente o mote é “Samo do PSDB, arrebentamo mermo”, Cruzes!

  2. PRECISAMOS DO DIREITO DE CASSAR OS POLÍTICOS NO VOTO!

    A AGRESSÃO PRECISA SER FILMADA E FOTOGRAFADA!

    É importante processar os responsáveis, incriminá-los, exigir indenização por perdas e danos morais, e até a reocupação da escola, que é um direito dos estudantes. Para isso as filmagens e fotografias são provas indispensáveis.

    O QUE PODE REALMENTE TIRAR O SONO DE GOVERNADORES COMO O ALCKMIN!

    O eleitor não tem culpa, quando o político mente. E por isso deve ter o direito de cassá-lo!

    Parece até que estamos “viajando”, mas é a mais pura realidade! Nos países onde o povo tem direito de cassar seus políticos, convocando o RECALL através de seus ABAIXO ASSINADOS, eles têm uma oferta de eletroeletrônicos, comida, vestuário, automóveis, moradia, etc, com preços muito semelhantes aos nossos, e alguns são até inferiores. Existem, por exemplo, ótimos apartamentos de 2 quartos para se alugar nos Estados Unidos por 600 dólares. Levando em conta que tem gente ganhando 3.500 dólares por mês, pra entregar pizza de bicicleta, e que a renda média deles é superior a 10 mil dólares/mês/família de 1,5 filhos; vocês têm ideia do padrão de vida que eles levam. Confiram:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.693932014075797.1073741840.300330306769305/698748966927435/?type=3&theater

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk

    A CORRUPÇÃO TOMOU CONTA DO BRASIL!

    Isso é fato! Não temos um padrão de vida semelhante ao deles, porque nossos cofres públicos são assaltados. Assim, o governo fica sem dinheiro em caixa para pagar melhores salários públicos (como o dos professores), aposentadorias, e elevar o salário mínimo. Tudo isso sem gerar inflação! O que aumentaria as vendas do comércio e da indústria, ampliando seus lucros e a oferta de empregos. Com isso, os salários das empresas particulares também seriam elevados, com a redistribuição de parte dos seus lucros.

    A corrupção é algo antigo, que vem de séculos, e não será da noite pro dia que daremos um jeito nela. Muito menos trocando um político por outro esporadicamente; que pode deixar o país até pior do que já está! A roubalheira acaba com os recursos públicos, e precisa ser desviada para paraísos fiscais no exterior. Pois quem recebe essas fortunas, não tem como justificar sua origem no imposto de renda, podendo inclusive ser preso. Por isso falta dinheiro pra saúde, segurança, pesquisa científica, etc; e agora também para as escolas.

    É isso mesmo! Querem confinar os alunos, e dificultar o acesso às escolas, porque os cofres públicos foram assaltados aqui em São Paulo; onde o escândalo do metrô paulista é apenas um dos exemplos. É mais do que justa a ocupação de nossas escolas! Ou seja, nossos estudantes estão sendo afetados por causa da roubalheira que eles mesmos criaram; quando, pelo contrário, deveriam estar fazendo mais escolas para facilitar o acesso a todos, e diminuir a evasão dos alunos.

    ALCKMIN VOLTA ATRÁS NO REMANEJAMENTO DAS ESCOLAS!

    Entretanto, foi apenas uma declaração de seu secretário, e as ocupações devem continuar até que seja oficial…

    “Derrotado, Alckmin decide não mais fechar escolas”

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/205948/Derrotado-Alckmin-decide-não-mais-fechar-escolas.htm

    MAS COMO ACABAR COM ESSA ROUBALHEIRA TODA?

    É muito simples! E precisamos nos preocupar exatamente com isso, que é a fonte da maior parte dos problemas sociais. Ora, os políticos roubam, porque não são punidos, e não são punidos, porque eles mesmos julgam uns aos outros; ou, quando muito, são Julgados por juízes que eles mesmos nomeiam, os dos tribunais! Precisamos exigir o

    RECALL,

    processo de cassação dos políticos iniciado com nossos ABAIXO ASSINADOS, e depois decidido no voto popular! Ainda não temos esse direito no Brasil, e por isso precisamos exigir a

    PEC 21/2015

    projeto de emenda constitucional, que já está em tramitação no congresso. Aliás, esse projeto também dá ao povo o direito de convocar REFERENDO com seus ABAIXO ASSINADOS, para que possa derrubar leis indesejadas, como o novo código florestal, incondizente com as mudanças no clima.

    MAS PORQUE NINGUÉM EXIGE A PEC 21/2015?

    Por isso dizemos que está tudo errado no Brasil! O país foi tomado pela corrupção. Os grupos, comunidades, e movimentos sociais, que deveriam lutar por esses nossos direitos, estão em sua ampla maioria comendo na mão dos políticos, e entupindo seus cabides de emprego; é tudo ladrão e vagabundo, apenas uma minúscula minoria defende medidas como essa PEC. Ou seja, só fazem o que seus patrões políticos mandam. Imagine agora, o que um político deve pensar dessa PEC. Primeiro, se for pego em algum trambique, ele será julgado pelo próprio povo; segundo, se o povo puder derrubar leis, os votos que eles vendem no congresso a peso de ouro, não terão mais o mesmo valor…

    Ou seja, se o próprio povo (nós) não se politizar, e começar a exigir esses direitos; essa turminha da panela política é que não o fará pela gente. Falamos dos milhões de assessores de vereador, deputado, prefeito, senador, governador, presidente, dirigentes partidários, cabos eleitorais, e suas famílias; gente que invade o conteúdo político da internet, e toma conta dos protestos populares. E o que é pior, os meios de comunicação fazem a lavagem cerebral, para que nos desinteressemos pela política. Vejam como funciona a rede globo:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/635735639895435/?type=3&theater

    RECALL = MAIOR PESADELO DOS POLÍTICOS COMO O ALCKMIN

    E precisamos promovê-lo, debatendo em nossos círculos sociais, e exigindo durante todos os protestos que pudermos participar, levantando faixas e cobrando a PEC 21/2015. Saiba mais sobre o RECALL:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater

    Veja como funciona o sistema político do MUNDO DESENVOLVIDO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/658099054325760/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater

    A TRAGÉDIA DA BARRAGEM EM MINAS NÃO OCORRERIA COM O RECALL!

    Se o povo tivesse direito de cassar seus políticos, quando eles aprovassem a construção da barragem, imediatamente seria iniciada a coleta de assinaturas de apoio para cassá-los! Teriam que enfiar o rabo no meio das pernas, como o Alckmin; e se quisessem a barragem, deveriam convocar um PLEBISCITO para que o próprio povo decidisse. O PLEBISCITO é um processo de consulta, onde a sociedade é informada pelos melhores especialistas durante meses nas TVs. Imaginem o projeto sofisticado de barragem, que eles teriam que apresentar no PLEBISCITO, se quisessem tentar aprová-lo, e poder explorar a atividade mineradora no local. O povo conquistaria o direito, inclusive, de equiparação salarial com a matriz da mineradora, que é australiana. Ou será que devemos continuar permitindo que uma empresa de fora, como essa, que tem lucro de quase 3 bilhões por ano, pague uma merreca aos seus funcionários? Parem e pensem. Se eles subornarem nossos políticos com 10% de seus lucros, isso equivale a 300 milhões por ano. Por isso deixam que façam o que bem entendem. Vejam mais sobre a tragédia de Mariana/MG:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/697702503698748/?type=3&theater

    Temos muito a fazer por nosso país, que precisa ser passado a limpo; e o debate e promoção das ideias é o primeiro passo.

    Compartilhem! Garanto que a globo não divulgará esse tipo de informação…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador