Estudo aponta que pessoas de esquerda são mais inteligentes que as de direita

Jornal GGN – Um estudo realizado por acadêmicos da Universidade Brock, em Ontário, no Canadá, afirma que pessoas com opiniões políticas de esquerda tendem a ser mais inteligentes do que aquelas com visões de mundo de direita. A pesquisa, que inclui dados coletados por mais de 50 anos, também aponta que crianças com menores índices de inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta.

O trabalho de pesquisa ouviu mais de 15 mil pessoas, comparando o nível de inteligência na infância com seus pensamentos políticos como adultos. Os dados analisados são do Reino Unido, entre os anos de 1958 e 1970. Para realizar o estudo, os pesquisadores mediram a inteligência de crianças com idade entre dez e 11 anos e voltaram a analisar suas posições políticas aos 33 anos de idade.

“As habilidades cognitivas são fundamentais na formação de impressões de outras pessoas e a ter a mente aberta. Indivíduos com menores capacidades cognitivas gravitam em torno de ideologias conservadoras que mantêm as coisas como elas são, porque isso lhe dá um um senso de ordem”, dizem no estudo publicado no Journal of Psychological Science.

Preconceito burro

A equipe concluiu, então, que menores níveis de inteligência estão relacionados a pensamentos de direita, porque esses os fazem se sentir mais seguros no poder – o que pode se relacionar com o seu nível educacional, inclui o jornal britânico. Além disso, ao analisar dados de um estudo de 1986, nos Estados Unidos, sobre o preconceito contra homossexuais, os pesquisadores descobriram que pessoas com baixa inteligência detectada na infância tendem a desenvolver pensamentos ligados ao racismo e à homofobia.

Leia também:  Quando a felicidade de um professor-pesquisador dura pouco!, por Rogério Maestri

“As ideologias conservadoras representam um elo crítico por meio do qual a inteligência na infância pode prever o racismo na fase adulta. Em termos psicológicos, a relação entre inteligência e preconceitos podem ser derivadas de qual a probabilidade de indivíduos com baixas habilidades cognitivas apoiarem ideologias de direita, conservadoras, porque eles oferecem uma sensação de estabilidade e ordem “, acrescentou. “No entanto, é claro que nem todas as pessoas pessoas prejudicadas são conservadoras”, disse a equipe de pesquisa.

235 comentários

  1. Agora eu tenho a comprovação

    Agora eu tenho a comprovação de que sou mais inteligente do que esses bobos que mandam matar o pessoal do Pt. Ou que o Serra… Ou que o Agripino… Ou que o Demostenes… Ou que o Joaquim Barbosa.. Ou que o Merval…

    Mas a conta bancária, oh!!!!

    • 70-80% da população é de

      70-80% da população é de direita e conservadora então deve ter mesmo mais corruptos em termos absolutos, mas em termos proporcionais sem duvida é a esquerda, já que a sua ideologia é desonesta já na base. 

    • É tão burro o pessoal de direita,, quanto de esquerda que, fanáticos, só sabem repetir as eternas frases feitas, chavões aprendidos e decorados, mas não entendidos. São farinha do mesmo saco, duas faces da mesma moeda. Respeito tanto uma ideologia quanto a outra, desde que baseadas em argumentos – aí, sim, inteligentes – frutos de pesquisa e reflexão. Muitos se dizem “de esquerda” graças a essas falsas teorias de que os esquerdistas são mais inteligentes. Pesquisas baseadas em teorias tão falsas quanto as que alardeiam a inteligência superior da raça branca. Quem acredita naquela, tem que, por força, acreditar nesta também, n’est pas?

  2. Mais preconceito que Marx e

    “o fato de alguém atribuir a si próprio um rótulo positivo, não prova, por si só, que este rótulo positivo é aplicável a ele. Na empresa, significa dizer que o fato de um gerente dizer que “é a favor dos resultados” ou que “é de resultados” não prova, por si só, que este gerente é o que apresenta mais resultados ou que realmente ele está a favor dos resultados.”

    O Fato da esquerda afirmar que não é preconceitosa e não significa que ela não é, a história mostra a perseguição que os regimes de esquerda impuseram aos homosexuais enviando a campos de exterminio ou aos “gulags”, ou na versão Cubana nas “Las Unidades Militares de Ayuda a la Producción (UMAP)”.

     

     

     

     

     

      • Bem se vê que você não é dos

        Bem se vê que você não é dos mais espertos mesmo, mal consegue interpretar um texto simples como esse que descreveu o estudo. O fato de pessoas de esquerda serem em geral mais inteligentes não prova que não haja idiotas esquerdistas. Além disso, é uma comparação com pessoas de direita e nos dois campos haviam homofóbicos. Na melhor das hipóteses, o que você diz só mostra que entre as pessoas de esquerda existem pessoas tão burras quanto são as pessoas de direita. Aposto que você nem notou isso 😉

        • E não tem pesquisa, então não

          E não tem pesquisa, então não tem prova de nada, só um cara que quis escrever como está escrito na bíblia, por alguém, um dia, acredite….

        • Estas pesquisas classificando

          Estas pesquisas classificando pessoas sempre me leva a lembrar da eugênia.

          Afirmar que os esquerdistas são mais inteligentes tem tanto valor como afirmar que colorados são mais inteligentes que gremistas.

          • Questao de Valores

            Prezado,

            Nao confunda mais as coisas

             A questao de “direita” e “esquerda” muitas vezes tem a vem com valores, humanismo, etc. nada a ver com times de futebol com vc sugere (para confundir ou seu pensamento é confuso?).

            Att

             

             

          • Foi só para demonstrar a

            Foi só para demonstrar a falta de valor a comparação “esquerda” e “direita” NOS TERMOS do texto principal.

            O texto é discriminatório e serve como ferramenta para a guerra politica rotulando a direita como burra e preconceituosa, coisa que não é evidentemente.

            Só estou denunciando a desonestidade do texto.

    • Aliança, este comentário seu

      Aliança, este comentário seu deveria ter o seguinte título: Minha carapuça.

      Essa é a segunda vez que leio sobre estudos do gênero. De outra vez, era o estudo de uma universidade dinamarquesa. Os resultados são os mesmos. Está ficando cada vez mais sério.

      Sempre pensei que o argumento da mão invisível do mercado era uma das coisas mais estúpidas já inventadas. Custava-me acreditar que alguém levava isso a sério. Eis que a ciência garante a existência de gente assim.  

      • Nem todos tem o

        Nem todos tem o discernimento de entender um conceito tão “complexo” como o livre mercado.

    • Ateísmo é coisa de espertão mesmo

      Vá dizer que quem crê não pensa ao PADRE Mendel, ao PADRE que elaborou a teoria que vulgarmente é conhecida como Big Bang, ao Tolkien, ao Lewis, ao Ratzinger entre outros.
      Pfv, vá estudar outra coisa. ABRA SUA MENTE, não seja um retardado que só leu um lado da história, ignora todo o resto e acha que sabe toda a verdade.

  3. A pesquisa esqueceu de dizer

    A pesquisa esqueceu de dizer que quem acredita na dicotomia direita x esquerda, tão simples e dual desse jeito, tem o menor Qi de todos.

  4. Recomendo o documentário
    Recomendo o documentário canadense “A Lição de Discriminação”, disponível com legendas brasileiras em
    http://www.youtube.com/watch?v=FaZG9ejs-S4

    Toda vez que uma linha é traçada dividindo os seres, apenas se está depositando poder em um novo risco. Ainda que ele tenha sido traçado evocando provas científicas.

    (fosse mais “inteligente” ser de direita e o Capitalismo já teria dado fim ao seu lento processo de suicídio. Em que, aliás, vamos morrendo juntos, direitos e esquerdos. )

    f

  5. artigo original

    Boa noite, vocês têm o link do artigo original? Achei muito interessante e gostaria de ler a metodologia da pesquisa. Obrigada

  6. artigo original

    Boa noite, vocês têm o link do artigo original? Achei muito interessante e gostaria de ler a metodologia da pesquisa. Obrigada

  7. Discriminação

    Muito a propósito o documentário canadense “A Lição de Discriminação”. Disponível com legendas brasileiras em http://www.youtube.com/watch?v=FaZG9ejs-S4

    Toda vez que uma linha é traçada para classificar seres, apenas se está depositando poder em um novo risco. Ainda que ele tenha sido traçado evocando provas científicas.

    (mas, prova por contraprova, fosse mais inteligente ser de direita e o Capitalismo já teria dado fim ao seu lento processo de suicídio. Em que, aliás, vamos morrendo, diariamente  bem juntinhos, direitos e esquerdos. Uns, burrinhos, morrem a conta-gotas porque lhes convém manter no máximo os excessos de mão de obra disponível, e os outros, —  “mais espertos” — porque é preciso dar emprego pra tanta gente. E tome automóvel, tome consumo, tome defeito de fábrica. Tome a morte pelo esgotamento dos recursos, a morte por esteira rolante, por andar no parado. Mas tudo bem. Felizes e em coro, seguimos cantando na beira das nossas covas: “Viva a superpopulação do mundo, abaixo os LGBT, abaixo as camisinhas, as pílulas, os abortos. Queremos mais gente, queremos mais gente”, e bis, tris. Até o paf.)

    —o0o—

  8. A esquerda é tão inteligente

    A esquerda é tão inteligente que conseguiu afundar todo país que governou. Tão inteligente que não consegue entender as regras básicas da economia. Tão inteligente que acha que o Serra é de direita….

    • Só uma besta de direita é que

      Só uma besta de direita é que não enxerga que o PT está fazendo um bom governo para o povo em geral.

       

      • Só uma besta petista não vê

        Só uma besta petista não vê que o pt é mais conservador que qualquer outra pessoa. Não aceita mudanças

        Foiu contra a Cosntituição, foi contra o real , contra lei de responsabilidade fiscal… 

        Sem falar do mesmo discurso velho de cansado de 30 anos. Ainda usam até a palavra burguês. Não tem como ser mais conservador.

         

         

  9. Nem precisava de pesquisa científica; bastaria acessar a área de comentários dos sites da Veja, Uol, Terra etc para ver que a grande maioria dos direitistas não passa de um bando de preconceituosos, sem senso crítico e papagaio de telejornal (salvo honrosas exceções, como Cláudio Lembo e o nosso AA).

    Dito isso, cabe esclarecer que o fato de o sujeito se dizer de esquerda não confere a ele, automaticamente, o rótulo de intelectual ou de inteligência acima da média; aqui mesmo tá cheinho de gente que, a exemplo dos leitores da Veja, se limita a repetir chavões propagados pelo partido, sem o menor senso crítico (além de defender incondicionalmente até as maiores c@g#das do PT).

  10. Faz sentido

    Certa vez, cansada dos comentarios sempre depreciativos do André sobre os “esquerdistas”, falei sobre a dicotomia esquerda x direita e de como o homem passa por processos para evoluir em direção às quest:ões de Direitos Humanos, politicas sociais, evolução dos costumes etc. Nada disso é inato, pode ser fomentado num ambiente propicio, mas não se nasce com tendência “socialista”. Pelo contario, as crianças pequenas são extremamentes egoistas. Se dirigir para a esquerda e para um pensamento mais Humanista, é algo que se constroi pouco a pouco nas relações humanas (cognitivas).

    Recentemente saiu um livro na França que se chama “Les Petits Blancs”, no qual retraça a historia dos franceses brancos, catolicos, que não fazem parte da classe média. Os brancos pobres. Aqueles que ficaram esquecidos, que não estudaram muito, não tem bens etc. E na enquete com esse parcela da população, o resultado é que essa é a “massa” que vota mais frequentemente no partido de ultra-direita, tem odio aos estrangeiros em geral, em particular aos africanos e arabes, são homofobicos, odeiam a esquerda (que chamam de caviar, claro) e tem muito ressentimento com a pequena burguesia que crêem, os deixou de lado. Como são desprezados, desprezam também.

    Enfim, toda vez que discuti com alguém politicamente, elas sempre saem com argumentos reacionarios, conservadores e preconceituosos para defender a ordem das coisas. A meritocracia é sempre a maior defesa dessa direita, que às vezes chamo de mc donald, por ser pobre ou classe média e pensar que faz parte do “bolo”, que a elite divide apenas entre si. 

    • Dualismo cego

      Essa pesquisa levou em consideração apenas as questões conservadoras ou progressistas, nenhum ponto de vista econômico – essencial para se chamar alguém de esquerda ou direita.

      Mas isso sequer é o mais importante, a questão maior é que esquerda e direita são pontos ultrapassados, um diagrama linear para classificar uma pessoa já não é suficiente. Direitistas e esquerdistas são igualmente coletivistas e estatistas, com a diferença que um bloco é progressista e outro conservador. Para mim, não há diferença, porque não sou nem progressista nem conservador.

      E ainda vou mais longe, não há extrema direita há anos no mundo. Creio que o último direitista exremista foi Augusto Pinochet, ditador do Chile – que, apesar de suprimir inúmeras liberdades de expressão, liberdades civis e individuais, desenvolveu o Chile economicamente de uma maneira absurda, fazendo o país se tornar o mais desenvolvido da América Latina -, e nenhum outro que a maioria dos que aqui comentaram se enquadra assim. É importante saber diferenciar conservadorismo de direita, de tradicionalismo, e progressismo de esquerda. Em minha opinião, atualmente o espectro político está mais para um cubo: analisando progressismo e conservadorismo; esquerda e direita; e estatismo ou libertarianismo.

      Vale lembrar que no Brasil as pessoas são, em geral, extremamente conservadoras, mas também defendem reformas econômicas da esquerda – ou então não teríamos apenas partidos de esquerda disputando poder. Apenas atualmente que partidos diferentes estão aparecendo, vide o LIBER e o NOVO, que indubitavelmente são os únicos que fazem contraponto ao resto. Sim, o PSDB não é direitista, mas isso seria outra discussão, que não vem ao caso.

      Eu sugiro muito que leia David Friedman, em especial o livro “As Engrenagens da Liberdade”.

  11. Esquerdistas mais inteligentes?

    Na verdade, a pesquisa diz que liberais são mais inteligentes que conservadores.

    no Brasil, a despeito de rótulos, os esquerdistas querem conservar as empresas como estatais, querem conservar intervenções, conservar subsídios, bolsas, etc.

    os liberais, ao contrário, querem privatizações, menos intervencionismo, menos subsídios e bolsas.

  12. Esse artigo não tem nada a

    Esse artigo não tem nada a haver com esquerda nem com direita, mas entre progressistas e conservadores…

    E ainda por cima só comprovou o óbvio, que pessoas menos inteligentes tendem a não aceitaram mudanças, enquanto as mais inteligentes tendem a aceitar mudanças…

    • Então petistas são conservadores

      Vi petistas tontos postando se achando inteligentes, mas atualmente eles são os conservadores, eles não querem mudar, aliás nunca quiseram, foram contra a Constituição de 1988, foram contra o plano Real entre tantas outras coisas.

      Petistas são mais conservadores do que pensam, basta ver que seus discursos são velhos.

       

  13. Esqueceram de falar isso

    Esqueceram de falar isso antes da queda do muro de Berlim,do fim da URSS e do Pacto de Varsóvia,que pena.E tb não disseram aos cubanos que não aplicaram a vacina anti-cancer no Chavez.Patético

  14. O grupo dos Submergentes

    A questão central não é ser de direita ou esquerda. Enéas era ultra direita mas extremamente nacionalista. Os Ingleses, americanos são de direita e ultra direita e não vendem empresas estratégicas e são nacionalistas, extremamente patriotas. O Nazismo é ultradireita e nacionalista ao extremo. Não agrada, por motivos óbvios. Para o Patriota nos EUA tem até feriado nacional. Dia do Patriota, idolatram a bandeira nacional americana.  Direita, centro, esquerda seja o que for, se é pelos gringos deveria ser enquadrado como antinacional e ponto final. Antinacionais e entreguistas não tem partido ou ideologia, são canalhas que querem a subserviência e o envio anual de bilhões(logo podem ser trilhões) de dólares para o exterior pra gringo rei do camarote viver de renda. Como é que o Brasil é o único país dos Brick’s que não fabrica seus automóveis? Que vergonha!! Só tem marca estrangeira, capacidade de fabricar automóveis, é vergonhoso… E eu lá quero saber se o sujeiro é de esquerda ou direita e quero que o Nióbio(o Brasil detém 95% das reservas de Nióbio do planeta, serve para tecnologia de ponta) seja 100% comercializado na Bovespa e 100% extraído e comercializado exclusivamente por brasileiros natos. Seus royalties 100% para os militares brasileiros. O Nióbio é extraído no Brasil pelo Canadá que nunca possuiu esse mineral e vendido a preço de banana na bolsa de Londres?? Isso é uma vergonha, não posso nem pensar nisso que dá  vontade de formar pelotão de fuzilamento. A Vale do Rio Doce tem que ser estatal, lógico, óbvio. Toda empresa estratégica tem que ser nacional. Os americanos tem mais estatais que o Brasil, mas a ignorância cega. Óbvio que o governo no primeiro mundo tem controle maior sobre a economia produtiva como um todo. Em qualquer país sério ou de primeiro mundo é assim. Por que os EUA não entregam suas hidroelétricas, a Amtrak, além da Lockheed Martin para o controle russo, a Colt, Boeing, a Raytheon e a Northrop Grummam para o controle chinês? Seus satélites(inclusive militares) para controle mexicano ou estrangeiro, como fez FHC com a Embratel no Brasil? Por que será que a Inglaterra não vende a Shell,  a BAE Systems?  e a Europa a EADS para nós? Temos dinheiro sim para pagar, e muito, só basta querer. Lógico e muita vontade, Vamos fazer um consórcio dos BRICk’s juntos, vamos botar preço!!! Colocar pressão. Qual é o preço? está a venda??? O que o Brasil perdeu com a venda da Embratel:   A privatização da Embratel ocorreu em 1998, por pouco mais de um bilhão de reais, no governo Fernando Henrique Cardoso. A joia da coroa das estatais foi vendida em leilão por pouco mais da metade do que faturou no ano. Sem dúvida, um crime de lesa pátria. São criminosos. A vale: 3.1 bilhão, e no ano faturou 6. É a mesma coisa que comprar a Chevron por 10 bi. Vamos lá!!! Quanto é?? Ou só o terceiro mundo, FHC, a Globo e a revista Veja são privateiros e antinacionais entreguistas?? Vamos às compras…

  15. Cade as fontes

    so tenho uma coisa a pergunta : Fonte ??
    Antes q alguem pergunte eu procurei, ate no site da universidade de Brocks 

    • Tá lá cara:
      “Hodson, G., &

      Tá lá cara:

      “Hodson, G., & Busseri, M.A. (2012). Bright minds and dark attitudes: Lower cognitive ability predicts greater prejudice through right-wing ideology and low intergroup contact. Psychological Science, 23, 187-195 .”

       

       

  16. O psiquiatra Lyle Rossiter

    O psiquiatra Lyle Rossiter nos comprova que o esquerdismo é uma doença mental

     

    26 DE FEVEREIRO DE 2013

    • ( 47 )

    Geralmente vemos esquerdistas se referirem a quem é da direita como um “louco da direita”, e daí por diante. O problema é que a crença da direita é coerente até com o que a teoria da evolução tem a nos dizer. Enquanto isso, a crença esquerdista é baseada em quê? É isso que começamos a investigar de uma forma mais clínica a partir do livro The Liberal Mind: The Psychological Causes of Political Madness, de Lyle Rossiter, lançado em 2011.

    Conforme a review da Amazon, já notamos a paulada que será dada nos esquerdistas:

    Liberal Mind traz o primeiro exame profundo da loucura política mais relevante em nosso tempo: os esforços da esquerda radical para regular as pessoas desde o berço até o túmulo. Para salvar-nos de nossas vidas turbulentas, a agenda esquerdista recomenda a negação da responsabilidade pessoal, incentiva a auto-piedade e outro-comiseração, promove a dependência do governo, assim como a indulgência sexual, racionaliza a violência, pede desculpas pela obrigação financeira, justifica o roubo, ignora a grosseria, prescreve reclamação e imputação de culpa, denigre o matrimônio e a família, legaliza todos os abortos, desafia a tradição social e religiosa, declara a injustiça da desigualdade, e se rebela contra os deveres da cidadania. Através de direitos múltiplos para bens, serviços e status social não adquiridos, o político de esquerda promete garantir o bem-estar material de todos, fornecendo saúde para todos, protegendo a auto-estima de todos, corrigindo todas as desvantagens sociais e políticas, educando cada cidadão, assim como eliminando todas as distinções de classe. O esquerdismo radical, assim, ataca os fundamentos da liberdade civilizada. Dadas as suas metas irracionais, métodos coercitivos e fracassos históricos, juntamente aos seus efeitos perversos sobre o desenvolvimento do caráter, não pode haver dúvida da loucura contida na agenda radical. Só uma agenda irracional defenderia uma destruição sistemática dos fundamentos que garantem a liberdade organizada. Apenas um homem irracional iria desejar o Estado decidindo sua vida por ele, ao invés e criar condições de segurança para ele poder executar sua própria vida. Só uma agenda irracional tentaria deliberadamente prejudicar o crescimento do cidadão em direção à competência, através da adoção dele pelo Estado. Apenas o pensamento irracional trocaria a liberdade individual pela coerção do governo, sacrificando o orgulho da auto-suficiência para a dependência do bem-estar. Só um louco iria visualizar uma comunidade de pessoas livres cooperando e ver nela uma sociedade de vítimas exploradas pelos vilões.

    O que temos aqui, na obra de Rossiter, é o tratamento do esquerdismo de forma clínica, por um psiquiatra forense. (Um pouco mais no site do autor do livro, e um pouco mais sobre sua prática profissional)

    O modelo de mente esquerdista

    O livro é bastante analítico, e, por vezes, até chato de se ler. Quem está acostumado a livros de fácil leitura de autores conservadores de direita, como Glenn Beck e Ann Coulter, pode até se incomodar. Outro livro que fala do mesmo tema é Liberalism Is a Mental Disorder: Savage Solution, de Michael Savage. Mas o livro de Savage é também uma leitura informal, embora séria. O livro de Rossiter é acadêmico, de leitura até difícil, sem muitas concessões comerciais, e de um rigor analítico simplesmente impressionante. Se não é sua leitura típica para curar insônia, ao menos o conteúdo poderoso compensa o tratamento seco e acadêmico dado ao tema.

    Segundo Rossiter, a mente esquerdista tem um padrão, que se reflete tanto em um padrão comportamental, quanto um padrão de crenças e alegações. Portanto, é possível “modelar” a mente do esquerdista a partir de uma série de padrões. A partir daí, Rossiter investiga uma larga base de conhecimento de desordens de personalidade, e usa-as para modelar os padrões de comportamento dos esquerdistas. Segundo Rossiter, basta observar o comportamento de um esquerdista, mapear suas crenças e ações, e compará-los com os dados científicos a respeito de algumas patologias da mente. A mente esquerdista pode ser classificada como um distúrbio de personalidade por que as crenças e ações resultantes deste tipo de mentalidade se encaixam com exatidão no modelo psiquiátrico do distúrbio de personalidade. As análises de Rossiter são feitas tanto nos contextos individuais (a crença do cidadão esquerdista em relação ao mundo), como nos contextos corporativos (ação de grupo, endosso a políticos profissionais, etc.).

    Rossiter nos lembra que a personalidade é socializada pelos pais e pela família, como uma parte do desenvolvimento infantil. Mesmo com a influência do ambiente escolar, são os pais que preparam a criança para o futuro. A partir disso, ele avalia o que é um desenvolvimento sadio, para desenvolver uma personalidade apta a viver em um mundo orientado a valorização da competência, dentro do qual essa personalidade deverá reagir. Uma personalidade sadia reagiria bem a esse mundo já sem a presença dos pais, enquanto uma personalidade com distúrbio não conseguiria o mesmo sucesso. Em cima disso, Rossiter avalia a personalidade desenvolvida com os itens da agenda esquerdista, demonstrando que muitos itens dessa agenda estão em oposição ao desenvolvimento sadio da personalidade.

    Para o seu trabalho, Rossiter classifica os esquerdistas em dois tipos: benignos e radicais. Os radicais são aqueles cujas ações (agenda) causam dano a outros indivíduos. De qualquer forma, os esquerdistas benignos (seriam os moderados) dão sustentação aos esquerdistas radicais.

    Rossiter define o homem como uma fonte autônoma de ação, ao mesmo tempo em que está envolvido em relações, como as econômicas, sociais e políticas. Isto é definido por Rossiter como a Natureza Bipolar do Homem, pois mesmo que ele seja capaz de ação independente, também é restrito pelo contexto social, na cooperação com os outros. A partir dessa constatação, tudo o mais flui. Para permitir que o homem seja capaz de operar com sucesso em seu ambiente natural, deve existir um desenvolvimento adequado da personalidade. Este desenvolvimento da personalidade surge a partir dos outros, idealmente a mãe e a família.

    Outro ponto central: toda a análise de Rossiter é feita no contexto de uma sociedade livre, não de uma sociedade totalitária. Portanto, ele avalia o quão alguém é sadio em termos de personalidade para viver em uma sociedade democrática, e não em uma sociedade formalmente totalitária, como Coréia do Norte, Cuba ou China, por exemplo.

    Competência em uma sociedade livre

    Fica claro que não devemos esperar de Rossiter avaliação sobre um modelo de personalidade para toda e qualquer sociedade, pois ele é bem claro em seu intuito: desenvolver e estudar personalidades competentes para a vida em uma sociedade livre. A manutenção de tal sociedade requer regras para existir, que devem ser codificadas em leis, hipóteses, assim como regras do senso comum.

    Nesse contexto, as habilidades a seguir são aquelas de um adulto competente em uma sociedade com liberdade organizada:

    Iniciativa – Fazer as coisas acontecerem.Atuação – Agir com propósito.Autonomia – Agir independentemente.Soberania-  Viver independentemente, através da tomada de decisão competente.

    Rossiter define os direitos naturais do homem, para uma pessoa adulta vivendo em uma sociedade de liberdade organizada. Estes compreendem o exercício, conforme qualquer um escolher, das habilidades selecionadas acima, todas elas sujeitas às restrições necessárias para uma sociedade com paz e ordem. Assim, direitos naturais resultam da combinação de natureza humana e liberdade humana. Natureza humana significa viver como alguém quiser, sujeito as restrições necessárias para paz e ordem.

    Considerando estes atributos humanos, Rossiter define como uma ordem social adequada, aquela que possui os seguintes aspectos:

    Honra a soberania do indivíduoRespeita a liberdade do indivíduo.Respeita a posse de propriedade e integridade dos contratos.Respeita o princípio da igualdade sob a lei.Requer limites constitucionais, para evitar que o governo viole os direitos naturais.

    Os aspectos acima são avaliados na perspectiva do indivíduo, não de grupos ou classes, em um processo relacionado à individuação, conceito originado em Jung. Neste processo, o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implicará necessariamente em uma ampliação da consciência. A partir daí, surge cada vez mais o conhecimento de si-mesmo, em detrimento das influências externas. Eventuais resistências à individuação são causas de sofrimento e distúrbios psiquícos.

    Segundo Rossiter, o indivíduo adulto que passou adequadamente pelo processo de individuação assume de forma coerente seu direito a vida, liberdade e busca da felicidade. Mesmo assim, isso não significa que ele pode fazer o que quiser, pois deve respeitar o individualismo dos outros e interagir com eles através da cooperação voluntária. Assim, o individualismo deve ser associado com mutualidade, para o desenvolvimento de um adulto competente para viver em uma sociedade de liberdade organizada.

    Rossiter estuda com afinco as características de desenvolvimento do invidíduo, de acordo com regras pelas quais ele pode viver em uma sociedade de liberdade organizada, e lista sete direitos individuais do cidadão comum, dentro dos quais ele pode exercitar sua autonomia, livre da interferência do governo:

    Direito de auto-propriedade (autonomia)Direito de primeira posse (para controlar propriedade que não tenha sido de posse de ninguém antes)Direito de posse e troca (manter, trocar ou comercializar)Direito de auto-defesa (proteção de si próprio e da proriedade)Direito de compensação justa pela retirada (a partir do governo)Direito a acesso limitado (a propriedade dos outros em emergências)Direito a restituição (por danos a si próprio ou propriedade)

    Estes são normalmente chamados de direitos naturais, direitos de liberdade ou direitos negativos. O governo deve ser estruturado para proteger estes direitos, e precisa ser estruturado de forma que não infrinja-os.  A obrigação do governo em uma sociedade de liberdade organizada envolve implementar e sustentar estas regras para proteger o cidadão de infrações cometidas tanto por outros como pelo próprio governo.

    Eis que surge o problema da mente esquerdista, que quer atacar basicamente todos os pilares acima. Em cima disso, Rossiter levanta as crenças da mente esquerdista, que, juntas, dão um fundamento do modelo da mente deles:

    Modelos sociais ideais tradicionais estão ultrapassados e não se aplicam mais.A direção do governo é melhor do que ter os cidadãos tomando conta de si próprios.A melhor fundação política de uma sociedade organizada ocorre através de um governo centralizado.O objetivo principal da política é alcançar uma sociedade ideal na visão coletiva.A significância política do invidíduo é medida a partir de sua adequação à coletividade.Altruísmo é uma virtude do estado, embutida nos programas do estado.A soberania dos indivíduos é diminuída em favor do estado.Direitos a vida, liberdade e propriedade são submetidos aos direitos coletivos determinados pelo estado.Cidadãos são como crianças de um governo parental.A relação do indivíduo em relação ao governo deve lembrar aquela que a criança possui com os pais.As instituições sociais tradicionais de matrimônio e família não são muito importantes.O governo inchado é necessário para garantir justiça social.Conceitos tradicionais de justiça são inválidos.O conceito coletivista de justiça social requer distribuição de riqueza.Frutos de trabalho individual pertencem à população como um todo.O indivíduo deve ter direito a apenas uma parte do resultado de seu trabalho, e esta porção deve ser especificada pelo governo.O estado deve julgar quais grupos merecem benefícios a partir do governo.A atividade econômica deve ser cuidadosamente controlada pelo governo.As prescrições do governo surgem a partir de intelectuais da esquerda, não da história.Os elaboradores de políticas da esquerda são intelectualmente superiores aos conservadores.A boa vida é um direito dado pelo estado, independentemente do esforço do cidadão.Tradições estabelecidas de decência e cortesia são indevidamente restritivas.Códigos morais, éticos e legais tradicionais são construções políticas.Ações destrutivas do indivíduo são causadas por influências culturais negativas.O julgamento das ações não deve ser baseado em padrões éticos ou morais.O mesmo vale para julgar o que ocorre entre nações, grupos éticos e grupos religiosos.

    Como tudo na vida, o aceite de crenças tem consequências. No caso do aceite das crenças esquerdistas, consequências incluem:

    Dependência do governo, ao invés de auto-confiança.Direção a partir do governo, ao invés da auto-determinação.Indulgência e relativismo moral, ao invés de retidão moral.Coletivismo contra o individualismo cooperativo.Trabalho escravo contra o altruísmo genuíno.Deslocamento do indivíduo como a principal unidade social econômica, social e política.A santidade do casamento e coesão da família prejudicada.A harmonia entre a família e a comunidade prejudicada.Obrigações de promessas, contratos e direitos de propriedade enfraquecidos.Falta de conexão entre premiações por mérito e justificativa para estas premiações.Corrupção da base moral e ética para a vida civilizada.População polarizada em guerras de classes através de falsas alegações de vitimização e demandas artificiais de resgate político.A criação de um estado parental e administrativo idealizado, dotado de vastos poderes regulatórios.Liberdade invididual e coordenação pacífica da ação humana severamente comprometida.

    Aliás, eu acho que Rossiter esqueceu de consequências adicionais como: (15) Aumento do crime, devido a tolerância ao crime, e (16) Incapacidade de uma base lógica para que a sociedade sequer tenha condição de julgar o status em que se encontra.

    Por que a mente esquerdista é uma patologia?

    Para Rossiter, a melhor forma de avaliar a mente do esquerdista é a através dos valores que ele tem, e os que ele rejeita. Mais:

    Como todos os outros seres humanos, o esquerdista moderno revela seu verdadeiro caráter, incluindo sua loucura, nos valores que possui e que descarta. De especial interesse, no entanto, são os muitos valores sobre os quais a mente esquerdista não é apaixonada: sua agenda não insiste em que o invidívuo é a principal unidade econômica, social e política, ele não idealiza a liberdade individual em uma estrutura de lei e ordem, não defende os direitos básicos de propriedade e contrato, não aspira a ideais de autonomia e reciprocidade autênticas. Ele não defende a retidão moral ou sequer compreende o papel crítico da moralidade no relacionamento humano. A agenda esquerdista não compreende uma identidade de competência, nem aprecia sua importância, e muito menos avalia as condições e instituições sociais que permitam seu desenvolvimento ou que promovam sua realização. A agenda esquerdista não compreende nem reconhece a soberania, portanto não se importa em impor limites estritos de coerção pelo estado. Ele não celebra o altruísmo genuíno da caridade privada. Ele não aprende as lições da história sobre os males do coletivismo.

    Rossiter diz que as crianças não nascem com este “programa”, que é adquirido especialmente durante o aprendizado escolar. Em resumo: um adulto, competente para operar em uma sociedade de liberdade organizada, na maior parte das vezes adquire estes valores dos pais e da família, mas um esquerdista radical não.

    Basicamente, o esquerdismo pode ser caracterizado como uma neurose, baseada nos traumas do relacionamento com a família durante o desenvolvimento da personalidade. Sendo uma neurose de transferência, ela compreende as projeções inconscientes das psicodinâmicas da infância nas arenas políticas da vida adulta. É o resultado de uma falha no treino da criança nos elementos psicodinâmicos básicos de um adulto, competente para viver em uma sociedade de liberdade organizada. (Obviamente, um esquerdista jamais irá reconhecer as “fendas” em seu desenvolvimento de criança até um adulto)

    Rossiter nos diz mais:

    Sua neurose é evidente em seus ideais e fantasias, em sua auto-justiça, arrogância e grandiosidade, na sua auto-piedade, em suas exigências de indulgência e isenção de prestação de contas, em suas reivindicações de direitos, em que ele dá e retém, e em seus protestos de que nada feito voluntariamente é suficiente para satisfazê-lo. Mais notadamente, nas demandas do esquerdista radical, em seus protestos furiosos contra a liberdade econômica, em seu arrogante desprezo pela moralidade, em seu desafio repleto de ódio contra a civilidade, em seus ataques amargos à liberdade de associação, em seu ataque agressivo à liberdade individual. E, em última análise, a irracionalidade do esquerdista radical é mais aparente na defesa do uso cruel da força para controlar a vida dos outros.

    Agora fica mais fácil entender por que os esquerdistas são tão frustrados e raivosinhos em suas interações, não?

    Os cinco déficits principais do esquerdista

    Um esquerdista apresenta, segundo Rossiter, cinco principais déficits, cada um mais evidente nas diversas fases do desenvolvimento, desde os primeiros meses após o nascimento, até a entrada da fase adulta.

    Confiança básica: O primeiro déficit relaciona-se a confiança básica. Isto é, a falta de confiança nos relacionamentos entre pessoas por consentimento mútuo. Por isso, o esquerdista age como se as pessoas não conseguissem criar boas vidas por si próprios através da cooperação voluntária e iniciativa individual. Por isso, colocam toda essa coordenação nas mãos do estado, que funciona como um substituto para os pais. Se a criança não consegue conviver com os irmãos, precisa de pais como árbitros. Este déficit inicia-se no primeiro ano de vida. As interações positivas de uma criança com a mãe o introduzem a um mundo de relacionamento seguro, agradável, mutuamente satisfatório e a partir do “consentimento” entre ambas as partes. Mas caso exista um relacionamento anormal e abusivo na infância, algo de errado ocorre, e essa aquisição de confiança básica é profundamente comprometida. Lembremos que a ingenuidade é problemática, mas o esquerdista é ingênuo perante o governo, que tem mais poder de coerção, enquanto suspeita dos relacionamentos humanos não abitrados pelo governo.

    Autonomia: Após os primeiros 15 meses, uma criança começa a incorporar os fundamentos de autonomia, auto-realização, assim como fundamentos de mutualidade, ou auto-realização (assim como realização dos outros). A partir dessa fase, a criança começa a agir por si própria para ter suas necessidades satisfeitas, de acordo com aqueles que cuidam dela. Junto com a ideia de autonomia, surgem ideias como auto-confiança, auto-direção e auto-regulação. A criança “mimada”, que cresce dependente do excesso de indulgência dos pais é privada das virtudes de auto-confiança e auto-controle e de atitudes necessárias para cooperação com os outros.

    Iniciativa: No desenvolvimento normal, esta é a capacidade de se iniciar bons trabalhos para bons propósitos, sendo desenvolvida nos primeiros quatro ou cinco anos da vida de uma criança. No caso da falta de iniciativa, há falta de auto-direção, vontade e propósito, geralmente buscando relacionamentos com os outros de forma infantil, sempre pedindo por condescendência, ao invés de lutar para ser respeitado. Pessoas como esta personalidade normalmente assumem um papel infantil em relação ao governo, votando para aqueles que prometem segurança material através da obrigação coletiva, ao invés de votar naqueles comprometidos com a proteção da liberdade individual. A inibição da iniciativa pode ocorrer por culpa excessiva adquirida na infância, surgindo, por instância, do completo de Édipo.

    Diligência: Assim como a iniciativa é a habilidade de iniciar atos com boas metas, diligência é a habilidade para completá-los. A criança, no seu desenvolvimento escolar, se torna apta a completar suas ações de forma cada vez mais competente. Na fase da diligência, a criança aprende a fazer e realizar coisas e se relacionar de formas mais complexas com pessoas fora de seu núcleo familiar. A meta desta fase é o desenvolvimento da competência adulta. É a era da aquisição da competência econômica e da socialização. Nessa fase, se aprende a convivência de acordo com códigos aceitos de conduta, de acordo com as possibilidades culturais de seu tempo, de forma a canalizar seus interesses na direção da cooperação mútua. Quando as coisas não vão muito bem, surgem desordens comportamentais, uso de drogas, ou delinquência, assim como o surgimento de ações que sabotam a cooperação. A tendência é a geração de um senso de inferioridade, assim como déficits nas habilidades sociais, de aprendizado e identificações construtivas, que deveriam ser a porta de entrada para a aquisição da competência adulta. Atitudes que surgem destas emoções patológicas podem promover uma dependência passiva comportamental como uma defesa contra o medo diante das relações humanas, vergonha, ou ódio.

    Identidade: O senso de identidade do adolescente é alterado assim que ele explora várias personas, múltiplas e as vezes contraditórias, na construção de seu self. Ele deve se confrontar com novos desafios em relação ao balanço já estabelecido entre confiança e desconfiança, autonomia e vergonha, iniciativa e culpa, diligência e inferioridade. Esta fase testa a estabilidade emocional que foi desenvolvida pela criança, assim como sua racionalidade, sendo de adequação e aceitabilidade, superação de obstáculos, e o aprofundamento das habilidades relacionais. O desenvolvimento desta identidade adulta envolve o risco percebido de acreditar nas instituições sociais. O adulto quer uma visão do mundo na qual possa acreditar. Isto é especialmente importante se ele sofreu formas de abuso anteriormente. Sua consciência ampliada de quem ele é facilita uma integração entre suas identidades do passado e do presente com sua identidade do futuro. Nesta fase do desenvolvimento o jovem pode ser vítima das ofertas ilusórias do esquerdismo. É a fase “final” da escolha.

    Uma cura para o esquerdismo?

    Com uma identidade mantida por uma série de neuroses, o esquerdista não consegue mais assumir responsabilidades pelos seus atos, e muito menos pelas consequências de suas ações. Tende a se fazer de vítima para conseguir o que quer, e não se furta em mentir para conseguir seus objetivos. É quando podemos questionar: há uma cura para isso tudo? Possivelmente, mas a questão é que o esquerdista deve buscar ajuda por si próprio, mas quanto mais ele estiver recebendo reforço de seus grupos, menos vontade ele terá para fazê-lo. Ao contrário, mesmo com tantos déficits e tamanhos delírios, ele sempre julgará estar com a razão.

    Diante disso, quem pode fazer algo pelos esquerdistas são os direitistas, mas isso só pode acontecer pela via da refutação e do desmascaramento de suas ações. Incapazes de julgarem seus próprios atos, jamais se deve confiar no auto-julgamento de um esquerdista. Todas as auto-rotulagens e outro-rotulagens tendem a ser mentirosas, assim como seus argumentos. A refutação de uma parte externa, não contaminada pela ideologia esquerdista, é a única alternativa que pode dar um fio de esperança ao esquerdista.

    Entretanto, mesmo que ainda exista esperança para o esquerdista, os maiores afetados são os não-esquerdistas, que possuem suas vidas impactadas por suas crenças. Por isso, as nossas ações não devem ser realizadas primeiramente em prol de salvar os esquerdistas de suas patologias (envergonhando-o, por suas mentiras, assim como denunciando suas chantagens emocionais) , mas sim por salvar-nos das consequências de suas neuroses e psicoses.

    Nesse intento, entender por que eles achem assim, como eles se sentem, e o que os tornou assim, passa a ser essencial. Neste ponto, a obra de Lyle Rossiter é simplesmente um achado.

    • Já li isso = Luciano Henrique

      Luciano Henrique, favor enviar isso para meu e-mail!! Obrigada, adorei!!!

    • Lyle Rossiter é a prova de

      Lyle Rossiter é a prova de que as pessoas de direita, em regra e por comparação com as de esquerda, são menos inteligentes (qdo não estúpidas). Atenção que ninguém leva este senhor a sério (talvez algum pessoal de direita): académicamente é motivo de riso.

  17. O psiquiatra Lyle Rossiter nos comprova que o esquerdismo é uma

    O psiquiatra Lyle Rossiter nos comprova que o esquerdismo é uma doença mental

    Geralmente vemos esquerdistas se referirem a quem é da direita como um “louco da direita”, e daí por diante. O problema é que a crença da direita é coerente até com o que a teoria da evolução tem a nos dizer. Enquanto isso, a crença esquerdista é baseada em quê? É isso que começamos a investigar de uma forma mais clínica a partir do livro The Liberal Mind: The Psychological Causes of Political Madness, de Lyle Rossiter, lançado em 2011.

    Conforme a review da Amazon, já notamos a paulada que será dada nos esquerdistas:

    Liberal Mind traz o primeiro exame profundo da loucura política mais relevante em nosso tempo: os esforços da esquerda radical para regular as pessoas desde o berço até o túmulo. Para salvar-nos de nossas vidas turbulentas, a agenda esquerdista recomenda a negação da responsabilidade pessoal, incentiva a auto-piedade e outro-comiseração, promove a dependência do governo, assim como a indulgência sexual, racionaliza a violência, pede desculpas pela obrigação financeira, justifica o roubo, ignora a grosseria, prescreve reclamação e imputação de culpa, denigre o matrimônio e a família, legaliza todos os abortos, desafia a tradição social e religiosa, declara a injustiça da desigualdade, e se rebela contra os deveres da cidadania. Através de direitos múltiplos para bens, serviços e status social não adquiridos, o político de esquerda promete garantir o bem-estar material de todos, fornecendo saúde para todos, protegendo a auto-estima de todos, corrigindo todas as desvantagens sociais e políticas, educando cada cidadão, assim como eliminando todas as distinções de classe. O esquerdismo radical, assim, ataca os fundamentos da liberdade civilizada. Dadas as suas metas irracionais, métodos coercitivos e fracassos históricos, juntamente aos seus efeitos perversos sobre o desenvolvimento do caráter, não pode haver dúvida da loucura contida na agenda radical. Só uma agenda irracional defenderia uma destruição sistemática dos fundamentos que garantem a liberdade organizada. Apenas um homem irracional iria desejar o Estado decidindo sua vida por ele, ao invés e criar condições de segurança para ele poder executar sua própria vida. Só uma agenda irracional tentaria deliberadamente prejudicar o crescimento do cidadão em direção à competência, através da adoção dele pelo Estado. Apenas o pensamento irracional trocaria a liberdade individual pela coerção do governo, sacrificando o orgulho da auto-suficiência para a dependência do bem-estar. Só um louco iria visualizar uma comunidade de pessoas livres cooperando e ver nela uma sociedade de vítimas exploradas pelos vilões.

    Mais aqui: http://lucianoayan.com/2013/02/26/o-psiquiatra-lyle-rossiter-nos-comprova-que-o-esquerdismo-e-uma-doenca-mental/

    • Universidade de Ontário vs um

      Universidade de Ontário vs um psicólogo que chama minorias oprimidas (homossexuais, miseráveis, mulheres vítimas de machismo…) de “pessoas que praticam auto piedade”. 

      Façam sua escolha.

  18. Quanto preconceito, estudar o que é direita é bobagem!

    O pensamento conservador é muito complexo, exige muito estudo para se declarar conservador. A grande parte da população que se diz conservadora são despolitizados que apenas se alinham com ideias soltas, muitas à esquerda, outras à direita.

    Já o racismo sempre foi caracteristico da esquerda. A esquerda hoje ainda sendo racista toma um homem que outrora julgava inferior e que sucumbiria diante do processo revolucionário para ser sua nova força motriz de desconstrução da sociedade. Se beneficia dos movimentos negros, historicamente movimentos de direita contra à esquerda sempre racista, para a revolução do “novo homem”. Para a esquerda o que antes eles rejeitavam em valas coletivas serve para gersar o atrito de ódio entre classes que eles almejam para moldar e controlar a sociedade. Os pensadores à direita ainda acreditam na igualdade do homem e denunciam o racismo das políticas de cota.

    É muito fácil entender porque pessoas inteligentes tendem à esquerda. Se antes estudassem o pensamento conservador, buscaria o conhecimento dos clássicos que tanto já discutiram tantos assuntos que ainda nos atormentam e poderiam partir de uma base mais firme; assim não cairiam em tantas asneiras reducionistas. Mas não o fazendo, os intelectuais se deixam levar pela vaidade e acreditam serem superiores; jogam fora a epistemologia e trocam a ciência pelo cientificismo; trocam a verdade por ideologias; acreditam poderem eles projetarem a sociedade perfeita; não entendendo nada de economia ou história e querendo tirar das ciências sociais conclusões que elas não podem oferecer acreditam poderem modelar o paraíso terreno e governar todos os seres humanos como se não fossem nada mais que um coletivo de peças a serem movimentadas de lá para cá conforme o desejo dos doutores. Quando adolescente os mais espertos, faço um mea culpa, sempre pensam terem a solução para a humanidade; só precisam do poder absoluto em suas mãos para poder colocar o plano em prática. Mas ao estudarem verdadeiramente para poder formar um pensamento conservador ou libertário veem que tantos ooutros já cairam nessa vaidade e nada puderam.

  19. Gostaria de ler esse estudo.

    Gostaria de ler esse estudo. Onde e quando foi publicado? Quais os parâmetros para inteligência e idéias de esquerda?

    • pesquisa

      Se isso é um desejo seu, se vire, procure pesquise, enfim investigue você. Não se comporte como uma criança mimada fazendo pirraça para q a mamãe lhe dê o doce na boca.

  20. Já vi a referência em outra

    Já vi a referência em outra resposta, mas ler apenas o “abstract” não é suficiente. Vou tentar conseguir o artigo completo para ver a metodologia. Sou pesquisadora científica em outra área, mas creio que a metodologia deve ser sempre muito clara.

  21. Não é bem isso que a pesquisa diz

    Há uma inversão lógica nesta conclusão.

    O que a pesquisa diz é que pessoas menos inteligentes TENDEM a ser mais conservadoras e preconceituosas.

    Ela NÃO DIZ que pessoas conservadoras e preconceituosas tendem a ser menos inteligentes.

    Veja aqui

    • PLENA CERTEZA

      ESSA distorção da pesquisa não foi por acaso. 

      De fato, é mais fácil ser de direita porque é mais óbvio que a direita está certa.

    • PLENA CERTEZA

      ESSA distorção da pesquisa não foi por acaso. 

      De fato, é mais fácil ser de direita porque é mais óbvio que a direita está certa.

        • Um burro pior ainda…

          Que conclusão inútil essa sua. Ter plena certeza da morte, por exemplo, não é burrice; é fato. Aliás, todos temos, quer queira ou não. Pelo visto quis filosofar e se deu mal. Burro!

  22. MODÉSTIA À PARTE, EU SEMPRE

    MODÉSTIA À PARTE, EU SEMPRE FUI MUITO ELOGIADA PELOS PROFESSORES, APRENDI A LER ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA  E AOS 14 ANOS JÁ HAVIA LIDO MAIS LIVROS DE CIÊNCIAS POLÍTICAS QUE MUITO ADULTO DE CLASSE ABASTADA. E OLHA QUE NEM GRANA PRA COMPRAR LIVRO MEUS PAIS TINHAM. E ME ORGULHO MUITO DE TER ME TORNADO UMA  ESQUERDISTA, AMBIENTALISTA, FEMINISTA E LUTADORA CONTRA TODO TIPO DE DISCRIMINAÇÃOCONTRA OS MAIS OPRIMIDOS. VIVA OS INTELIGENTES QUE VÃO TRANSFORMAR O MUNDO NUMA SOCIEDADE SEM CLASSES SOCIAIS!!!

    • Aprendi a falar com 8 meses

      Aprendi a falar com 8 meses de idade. Com 5 sabia ler e escrever. Com 5 já sabia ler partituras musicais. Aos 7 já tinha lido todos os livros de biologia, ciencias, geografia, história e artes disponíveis para o ensino fundamental(todas às séries). E sou contra toda essa baboseira de esquerda, socialismo, feminismo, ambientalismo e demais burrices. Pelo que se vê a sua “inteligência” não foi aproveitada em nada.

      • Não me considero nenhum
        Não me considero nenhum gênio, mas sou cético e curioso. Sou biomédico acadêmico de ciências biomedicas e posso afirmar por diversos viés(bioquímico, fisiológico, biofísico, antropólogo, etc…) que você esta mentindo e é burro. Abraços.

    • KKKKKKKKKKKK
      Mundo sem
      KKKKKKKKKKKK
      Mundo sem classes… kkkkkk
      Você, no máximo, leu a letra de “Imagine”…

  23. Humanistas…
    Acho que o grande abismo que há entre nós (direita/esquerda) se refere à percepção do humano. O pensamento de esquerda parte do Materialismo Histórico e dos fenômenos sociais, procura descrevê-los em oposição às tradições, procura sempre desconstruir valores e costumes em favor do humano. E não o contrário: colocando o humano sob padrões arbitrários. Essa eterna busca por equilíbrio social, é claro, gera erros e muitas dúvidas. Não é um sistema perfeito e imediato, mas procura ser honesto. No entanto, na visão de direita tudo não passa de inutilidade, invenção ou jogada de marketing. Exemplo: “Não existiam homossexuais até a esquerda os inventarem. É culpa da esquerda, antes não era assim, essa “viadagem” toda”, como que, negando a existência deles ou os oprimindo, pudessem manter as coisas mais ou menos seguras como eles querem. Reduzir as pessoas em direita e esquerda também é burrice, claro. É preciso ler o estudo com calma. Existem exceções. Conheço pessoas de direita inteligentes, mas egoístas e mesquinhas a ponto de se valer dos chavões conservadores para defender seus interesses, assim como pessoas de esquerda totalmente despolitizadas que veem na esquerda uma forma de vingança contra os que, de alguma forma, na sua cabeça, o usurparam. Mas no geral, não deixa de ser interessante essa questão.

    • Eu acho que esta sua

      Eu acho que esta sua descrição da direita entra mais na esquerda. A esquerda que sempre disse que o homossexualismo era uma degeneração burguesa (mas hoje o movimento gay acaba sendo util a eles). Há até aquelas piadas: o homossexualismo é invenção da burguesia para vender ky para o proletariado; chifre é invenção da burguesia para vender cd de sertanejo pro proletariado.

  24. Inteligentes

    O pessoal da esquerda é tão mais inteligente, mas tão mais inteligente que por onde governaram ou levaram o país a um genocídio sem precedentes (China, URSS, Cuba, Vietnã, Camboja e os países da África Subsaariana) ou ferraram com o advento do welfare state (Europa e EUA sob a égide social-democrata)

  25. Realmente a esquerda é mais

    Realmente a esquerda é mais esperta. Enquanto ela é racista e preconceituosa, consegue jogar tudo isso para cima da direita. Enquanto eles exploram os pobres e provocaram diversos genocidios, assassinatos de homossexuais e etnias inteiras, eles conseguem jogar tudo isso para a conta da direita. Enquanto a esquerda se organiza, une e se divide para conquistar, o pessoal da direita fica discutindo entre si sobre minarquismo x estatismo, monarquismo x republicanismo, conservadores cristãos x conservadores seculares, liberais clássicos x libertários… Enquanto isso um monte de jovem que mal se politizou e tem certeza que tem a resposta para consertar o mundo está aí tomando conta da política e destruindo a sociedade.

    • intgeligencia

      se isto serve de exemplo, é só olhar para os membros do pt. enquanto era pobre e ignorante o lulla, era de esquerda imp´lacável, bastou virar politico, e dedo duro, ficou inteligente, pois lhe deram tudo de mão b eijada. esquerda, direita só no exército. E, inteligencia é nata, ninguem compra com caguetagens.

  26. Realmente a esquerda é mais

    Realmente a esquerda é mais esperta. Enquanto ela é racista e preconceituosa, consegue jogar tudo isso para cima da direita. Enquanto eles exploram os pobres e provocaram diversos genocidios, assassinatos de homossexuais e etnias inteiras, eles conseguem jogar tudo isso para a conta da direita. Enquanto a esquerda se organiza, une e se divide para conquistar, o pessoal da direita fica discutindo entre si sobre minarquismo x estatismo, monarquismo x republicanismo, conservadores cristãos x conservadores seculares, liberais clássicos x libertários… Enquanto isso um monte de jovem que mal se politizou e tem certeza que tem a resposta para consertar o mundo está aí tomando conta da política e destruindo a sociedade.

  27. Ahahaha, conta outra! Se eles

    Ahahaha, conta outra! Se eles são mais inteligentes, então porque os países comunistas são os mais atrasados????

    • Atrasados?

      Atrasados?
      Como Cuba que foi o primeiro país a acabar com a transmissão do HIV de mães para filhos?
      Ou atrasados como os páises nórdicos que possuem os melhores IDH?

      E isso remando contra a maré capitalista que se esforça para que as experiências socialistas fracassem.

  28. Estudo aponta que pessoas de esquerda são mais inteligentes que

    Se são mais inteligentes mesmo, então temos aí um caso de mau uso da inteligência. Outra coisa: Há muitos psicopatas inteligentíssimos. Portanto, inteligência não é sinônimo de bom senso, sanidade mental e ética…

     

  29. Primeiramente direitistas se
    Primeiramente direitistas se dizem donos da razão e não são, nunca foram. Se estudarem a história do surgimento da “direita e esquerda” irão saber que a esquerda derrubou o monarquia por exemplo e que graças a ela existe hoje o liberalismo, ligado ao capitalismo. Outro erro é dizer que toda pessoa de esquerda é comunista, pior que isso é dizer que Paises socialistas são menos desenvolvidos, meus caros, Cuba está a frente do Brasil no IDH e na lista de alfabetismo, bem a frente por sinal, nem preciso citar a China, ou preciso?
    O socialismo visa a divisão de bens e a extinção das desigualdades sociais, a partir de educação e divisão real e justa de impostos e demais meios de dividir renda e abrir oportunidades de crescimento, com a interferência do Estado em órgãos como: saúde, educação, transporte e moradia. Por gentileza, não confundam socialismo com ditadura, eu sei que estudar é difícil mas faça isso, antes de falar besteiras!
    Ser “do contra” é mais difícil, isso requer muita leitura e muito estudo. Então, parem com esses discursos formados e alienados e vão estudar, ok?

    • CHINA PASSANDO FOME,

      CHINA PASSANDO FOME, TRABALHANDO DE GRAÇA, CUBA NUMA DESGRAÇA TOTAL. NÃO DEIXA NINGUÉM VER A REALIDADE LÁ.

  30. Inteligência de esquerda

    Não me considero, longe disso, com uma inteligência privilegiada mas, estou espantado com a loquacidade dos comentários anteriores. Num país de analfabetos funcionais da ordem dos 52% com uma falta de cultura geral concomitante, sem nenhuma noção de cidadania, e sendo um receptáculo nojento de “verdades” pre-concebidas injectadas a martelo geração a geração, estou abismado com a falta de sentido histórico e a falta de noção de espaço e tempo e ignorância (isto não é nenhum shot numa discoteca), exibido por alguns intervenientes anteriores, esses sim um verdadeiro atentado á inteligência. As noções de esquerda e direita tem a sua origem no período medieval em que á esquerda do rei se sentavam os representantes do povo e da nobreza de toga e á sua direita os representantes da nobreza d´eppé e do alto clero. É fácil descortinar a diferença de interesses.Isto faz-me lembrar Oscar Wilde que afirmava que “só existem dois tipos verdadeiramente fascinantes de pessoas, as que sabem tudo e as que não sabem nada”. Igualmente a máxima de Aristófanes grande dramaturgo grego do sec.III AC, ” a juventude amadurece, a imaturidade passa, a embriaguez cura-se, a ignorância educa-se mas a estupidez, bem essa permanece até ao fim dos nossos dias “. Para bom entendedor meia palavra basta.

    Seria fastidioso enumerar as distorções políticas do século XX da direita e da esquerda, mas isso não pode colocar em causa os designios últimos destas posições, Erros do Socialismo…..e os erros do capitalismo ? Que inocentes ! Quem acabou com a República Espanhola democráticamente eleita ? Quem manteve a fome e sugou as forças produtivas africanas através da escravatura ? Quem foi o responsável pelo Holocausto, o crime contra a Humanidade mais bem documentado da história moderna ? Foi a esquerda ? É fácil, e eu próprio reconheço os horrores do estalinismo perante aquela formação social, mas acusar a esquerda desse desviacionismo ao ideal socialista é pura hipocrisia política. O grande poeta espanhol Rafael Alberti, ele um andaluz, dizia que “ser de esquerda é uma questão de inteligência”.

    Que tal se alguns dos intervenientes atrás se enfrascassem menos em shot’s, se se deixassem da dependência saloia dos telemóveis, se não se pendurassem nessa devassa da vida privada que é o facebook que actualmente já está a ser probido pelos gestores nas empresas americanas. Pelo amor de Deus não façam figuras tristes nem me façam repetir Petrónio o árbitro da elegância de Nero: “Mata a tua mãe e os teus irmãos, massacra povos inteiros, brutaliza o povo……mas não me faças aturar e ouvir a tua incrível ignorância e o teu talento abulico para a lira”.

    Acho que fui bastante claro seus ogres primitivos.

    Cumprimentos

    José Lucas

    • Parabéns!
      E digo mais:
      Se

      Parabéns!

      E digo mais:

      Se você não consegue absorver sequer uma simples gota de orvalho, o oceano não é para você; melhor dizendo, você não é para o oceano.

      Bouzas.

  31. Mais uma daquelas pesquisas

    Mais uma daquelas pesquisas de toda semana, algo do tipo: Homens com bigode são mais confiáveis, mulheres tem mais sucesso que as baixinhas, etc.

    Entretanto, vendo a figura ilustrativa só me veio uma conta rápida segundo dados oficiais – juntando ali o quarteto maravilha dá umas 100 milhões de cabeças abatidas ao longo do século XX. Prefiro ser burro do que sujar minhas mãos com tanto sangue. É curioso lutarem contra ditaduras de “direita” e glamurizar ditaduras de Esquerda. Essa Revolução Cultural é muito inteligente mesmo. Ou inteligência é sinonimo de “sacanagem” no país das Bundas e dos Larápios?

    Antes de ir, lendo comentários, percebe-se que as aulas de Historia no Brasil precisam urgentemente de atualizações. Quanta bobagem dita.

     

    • Aulas de hitória na escola Brasileira

      Olá Mauricio Ramos, achei a pesquisa um pouco incoerente, mas enfim, sou de direita, leio muito, na juventude apoiei os ideiais de esquerda e algumas pessoas não entendem o que está se pasando nos bastidores do nosso pais. Souprofesora, de portugues, literatura e ingles.Em relação a sua observação sobre “atualizar” o ensino de história tenho algumas coisas pra lhe falar, talvez você saiba, talvez não. 

      Há uma “vertente pedagógica” que tem se instalado no país ha uma década e meia, e ela teve inicio nas universidades e faculdades de licenciatura, e hoje já está em prática no ensino fundamental I e II e tb no Ensino médio de muitas escolas estaduais e municipais do pais. Algumas escolas ligadas a ongs, e uma ou outra escola do ensino privado.

      Essa “vertente” tem como principal objetivo eliminar o “pensamento de direita” ressaltando os “incríveis feitos dos herois mundiais do esquerdismo” tais como Che Guevara, Fidel Castro, Lenin, Stalin, Simon Bolivar, Karl Marx, entre outros. E isso não acontece só nas aulas de história, acontece em todas as disciplinas.

      Os livros estão sendo esquecidos fechados nos armarios dos professores, que pedem que seus alunos nao os abram em sala de aula. A aula se torna uma “palestra”, que gera um “debate”, onde os que pensam mais pra Direita são ridicularizados e manipulados a pensar pra Esquerda. Essa prática Chama-se Gramscismo, e é aplicada à qqr sociedade em conjunto com a teoria da subversão, divulgada na decada de 80 por Yuri Bezmenov, com o intuito de alertar o ocidente dos planos Sóvieticos de “socializar o mundo”.

      Essa estratégia consiste em “modificar o pensamento da sociedade” que passaria a odiar a direita e ridiculariza-la e imploraria por um regime esquerdista, porém sem visulizar extamente o que é: Um regime totálitário, sangrento. Isso evitaria um “choque de gestão” causdo pelo “Golpe comunista”. Então o país naturalmente e com pouca resistencia se tornaria socialista e logo então comunista.

      A entidade que tem posto esta estratégia em prática por aqui é o Foro de São Paulo, que foi criado há duas décadas por Luis Inácio Da Silva e Fidel Castro.

      CAso pense que o que escrevo aqui é bobagem, teoria da conspiração, pesquise por si mesmo, Youtube tem diversos vídeos sobre Gramscismo (Antonio Gramsci) e Teoria da Subversão (Yuri Bezmenov).

      Comprovanto minhas afirmações, peço e nome do nosso Brasil, que ajude a divulgar essas informações,para que mais pessoas possam abrir os olhos e verem por si mesmas. 

      Tenha um excelente dia!

      Grata Mariana Macias Vogler.(patriota, mãe, esposa e professora)

      • teoria da conspiração

        teoria da conspiração Gramnsciana nas escolas….ninguem merece isso….que paranóia desse povo….

  32. a esquerda

    A ironia deste estudo é marcante…a esquerda socialista comunista matou mais de 14o milhões de pessoas no mundo…e foi uma desgraça na russia, china, cuba, coréia do norte, laos, vietnã, chipre, venezuela, bolívia, uruguai etc…a esquerda sempre leva a ditaduras sanguinárias e totalitárias…o que há de inteligente nisto???

    • Jegue Night

      Ditaduras militares de direita adornados ideologicamente por Lenin e Mao Tse Tung >>> Nunca foram de esquerda. E não se trata do ‘sistema’, mas sim da filosofia. Pesquise que ‘tipo de governo’ tem a Noruega, Suécia, Holanda, Finlândia, Irlanda e Luxemburgo. E não se trata da ‘social democracia’ da Sorbone, muito menos da filosofia da Escola de Chicago e Wall Street, estamos falando de governos de esquerda mesmo, trabalhistas (sindicalistas da Irlanda), socialistas (Noruega e Finlândia)… E todos eles são há anos. Vai tentar ser mendigo na Noruega? Na Suécia 45% da população vive bem em conjuntos habitacionais do governo. Você consegue comprar alguma coisa nesses países? Nops! Carga tributária elevadíssima – subsídios para os cidadãos que necessitam. Emissoras de TV nesses países são estatais. A Noruega inclusive reestatizou a Statoil, sua empresa petrolífera. Vai lá ver nesses países se há disparidades sociais? Todo mundo no mesmo nível! Na Suécia todos andam de bicicleta, do presidente da empresa ao gari >>> E se respeitam. São países com elevadíssimas vendas de livros, média de 2 por cidadão/mês. São pessoas simples, educadas, que dão valor ao social e defendem uma sociedade igualitária.

  33. Esquerda inteligente.

    Eu só gostaria que os adeptos da esquerda me indicassem um único país com regime de esquerda que tenha dado certo. Onde a economia é saudável e as pessoas tenham liberdade como na “burra” democracia.
    Em tempo, os países nórdicos não são exemplos já que lá o que existe é SOCIAL DEMOCRACIA. Um conceito bem diferente do que a esquerda prega.

  34. A pesquisa se referiu a

    A pesquisa se referiu a pessoas de esquerda e não a regimes implantados em países, por favor pessoal, usem o senso crítico, uma coisa não está diretamente ligado a outra.

  35. Boa parte dos de direita não

    Boa parte dos de direita não são burros, eles têm no dna o darwinismo social, a anti-solidariedade, são vis, são perversos mesmo. Outra parte, sim, são imbecis, são como esses que são enrolados todos os dias pelos sabujos da Globo e da Veja, por exemplo, ficando cada vez mais idiotas. As redes sociais têm papel fundamental de ajudá-los a frear o seu processo de idiotização.

     

  36. É muuuuuuuiiiiitooooo mais inteligente

    A esquerda é tão, mas tão mais inteligente que a direita, que essa semana o PT teve que encomendar uma pesquisa pra saber o por que de tanta rejeição a legenda!!!

    Pelo visto são brilhantes, inteligentíssimos, pra precisar de uma pesquisa pra saber o óbvio!

    Ah, e de lambuja, os hiper-intelectuais estão quebrando o país! Venezuela que o diga, Cuba que o diga, Argentina que o diga!!!

    Se quiserem posto uma foto da diferença da inteligência Coreana (Norte x Sul), acho que nem precisa né 😉

    Maldita Internet, criada por liberais.

    Malditos computadores e notebooks criados por liberais.

    Malditos smartphones, tablets criados por liberais.

    Maldito muro de Berlim, criado por, por… 

    Maldito conceito de paredão, criado por, por… 

    Melhor parar né?

    • Os equívocos da direita brasileira.

      Concordo que as pessoas da esquerda (da esquerda, não do PT) sejam mais bem informadas politicamente, nem é questão de ser mais ou menos inteligentes. As inteligências são várias. Não se deve falar A inteligência, mas as inteligências. Em nosso mundo atual, capitalista, a inteligência mais valorizada é a que envolve a linguagem matemática, ficando as demais, subestimadas. 

      Mas não se pode negar que a direita brasileira, quiçá a de outros lugares do mundo, seja bem burra. Falam em Cuba, como se fosse o pior dos mundos e, apesar do Brasil estar vivendo uma guerra civil, o veem como um país muito superior. Pode ser superior sim, em dimensões geográficas, etc. Mas a qualidade de vida aqui, não é nenhum paraíso, como pensam muitos. A revolução socialista russa não prosseguiu, porque, não há como um sistema prevalecer sozinho, em um planeta tão pequeno. Vivemos uma globalização, portanto, os sistemas tendem a se fundir. O capitalismo massacra todas as iniciativas de outros países em se tornarem socialistas, pois não querem que seus privilégios sejam divididos. Isto é tão óbvio, que não entendo como ainda tem gente que insiste em não entender. Enquanto isso, iremos conviver com as desigualdades econômicas astronômicas, onde uma meia duzia se beneficia das riquezas de um país e  a maioria passa fome.

  37. Fontes

    Fonte: Times New Roman?

    Um estudo foi feito mas o jornal não coloca a fonte… Lamentável. É essa a cara da esquerda brasileira.

  38. Isso me faz lembrar daquele

    Isso me faz lembrar daquele velho ditado sábio que meu pai, já ex-esquerdista, me disse quando eu era ainda esquerdista fruto do gramscismo nas salas de aulas do colegial e da univesidade: “Meu filho quem não foi socialista até os 30 anos não tem coração, quem continua sendo depois dos 30 não tem cabeça”, deve ser por isso que os pesquisadores encerram as análise das posições politicas dos pesquisados aos 33 anos, faz sentido, a partir dai esles criariam cabeça.

  39. pesquisa ou opinião politica ?

    bom.. é de conhecimento geral de que opiniões formam o mundo!! mas opiniões politicas não podem ser confundidas com fatos cientificos e comprovados!! é um fato de que cuba é melhor do que eua ?? NÃO!! isso se trata de opinião politica!! particularmente (eu sendo de direita) prefiro as liberdades e direitos dos estados unidos ao invez dos direitos e ´´liberdades´´ de cuba. 

    mas isso se trata da minha opinião!! dizer que minha opinião é um fato seria um declinio moral seria um absurdo !! mas dizer que minha opinião é uma opinião chega a ser pleonasmo !!! pois isso realmente se trata de uma opinião.. 

    mas o interresante dessa pesquisa é que ela é tratada como um fato cientifico e não como uma opinião! e pra minha pessoa alguem que considera pessoas de esquerda mais ou menos inteligentes de que as de direita como fato cientifico, é um idiota! POR TANTO QUEM DESENVOLVEU ESSA PESQUISA É UM IDIOTA DE MARCA MAIOR!! QUE PRECISA PROVAR A SI MESMO QUE É MAIS INTELIGENTE QUE OS SEUS ADIVERSARIOS PARA TER EXITO E SUCESSO NA VIDA!

    • Não, bro.
      Opinião sai da

      Não, bro.

      Opinião sai da cabeça de qualquer um, baseada nos sentimentos e, às vezes, no raciocínio. Pesquisa tem método, o que está descrito na reportagem (medição do QI, depois entrevista, etc). Pesquisa É fato científico, passível de ser refutado ou comprovado por OUTRA pesquisa. Não é pesquisa do ibope. Não tem nada a ver com os “adiversários” dos estudiosos envolvidos, afinal, você sequer os conhece pra falar a respeito.

       

       

  40. Direita Ignorante

    E eles não aceitam. A ignorância é tamanha que perdem tempo tentando refutar algo tão relativo. A direita tem de saber que valores que visam o bem e o direito do próximo são infinitamente maiores e muito mais respeitado do que se posicionar em defesa daquilo que estagna e beneficia a si próprio. E, esses valores, partem somente e exclusivamente dos idrais de esquerda. 

     

    Não rotulem a esquerda ao fascismo, pois fascismo abraça qualquer ideologia quando aplicado, sendo extremo. Não atestem o certificado de ignorância entitulando esquerda a esses pensamento raso, partidário e manipulado. Sinto muito aos direitistas.

    • Direita Ignorante

      Realmente, vc têm razão (rsrsr) veja a   situação dos paises governados pela esquerda na A. Latina !!!!!!! TODOS autoritários e quebrados !!!!!

  41. burrice
    Não… Você é burro cara, que loucura… Como você é burro, que coisa absurda… Isso dai que você disse é tudo burrice… burrice. Não… Não…. Eu não consigo gravar muito bem o que você falou, porque você fala de uma maneira burra. Entende?

  42. Não diria mais inteligentes,

    Não diria mais inteligentes, mas mais questionadoras. A Direita, infelizmente perdeu sua capacidade de argumentar sem se apegar a lugares comuns. Ela é, de fato, muito competente em se apropriar do discurso de massas, geralmente conservador.

  43. DETURPAÇÃO TOTAL DO ESTUDO ORIGINAL.

    Isso é um estudo que não define como “mais inteligente”, acredito que quem escreveu a reportagem deveria ter sido mais “inteligente” na hora de ler o estudo.

    Sem falar que dizer Esquerda e Direita é completamente inviável, já que o estudo compara “Conservatives” and “Liberals”, quer dizer. Conservadores e liberais, pois mundo a fora Liberais são esquerda e não direita, devido o entendimento de Liberalismo, não enquanto projeto econômico.

    Os Brasileiros precisam se tornar ainda um pouco “inteligentes” pra entender essa diferença.

    Obs: Real título é: “Estudo associa conservadores a baixo índice de Qi”

    Façam um trabalho certo para não serem criticados.

    Link da notícia original:
    http://www.huffingtonpost.com/2012/01/27/intelligence-study-links-prejudice_n_1237796.html

    • “Sem falar que dizer Esquerda

      “Sem falar que dizer Esquerda e Direita é completamente inviável, já que o estudo compara “Conservatives” and “Liberals”, quer dizer. Conservadores e liberais, pois mundo a fora Liberais são esquerda e não direita, devido o entendimento de Liberalismo, não enquanto projeto econômico.


      Os Brasileiros precisam se tornar ainda um pouco “inteligentes” pra entender essa diferença.”

       

      Mundo afora uma ova, essa confusão só ocorre nos Estados Unidos. Mundo afora, o conceito de liberalismo sempre esteve ligado ao projeto econômico. No Brasil, esses conceitos são usados como no resto do mundo, apenas nos Estados Unidos que eles são invertidos.

      Então, você quer dizer que os estadunidenses tem que se tornar um pouco “inteligentes” para entender essa diferença, ou que o resto do mundo todo é idiota e tem que mudar para acompanhar os Estados Unidos?

  44. Canhoto de Esquerda

    É óbvio, repetidamente os comentários dos direitistas se resumem a:

    -Bandido bom é bandido morto.

    -Leva o marginal pra sua casa.

    -Pena de morte já!

    -Bolsa-Família gera vagabundos.

    -É culpa do PT!

    -Não existe racismo no Brasil.

    -Abaixo as cotas raciais!

    -Veja nos mantém informados.

    -A Rachel Sheherazade me representa!

    Agora eu pergunto: Precisa estudo para comprovar o que é lógico e ululante?

     

     

    • Não é lógico pq nesse país
      Não é lógico pq nesse país não existe igualdade. Enquanto haver pessoas morando viaduto e na rua sou contra a pena de morte, menor idade penal… E etc. Não é democrático muito menos lógico.

  45. “Tá serto” as pessoas de

    “Tá serto” as pessoas de esquerda são bem mais inteligentes, estão ai os sistemas socialistas que não deixam mentir, Cuba choramingando para o EUA acabar com o embargo sobre eles, para eles finalmente poderem comercializar! ou seja comprar e vender, coisa bem socialista por sinal! Venezuela com suas camisinhas de 2 mil reais! E a China grande fratenidade comunista com suas belas leis trabalhistas e respeito ao trabalhador! ” Comcertesa” o mundo seria um local melhor se houvessem mais pessoas ditas de esquerda!

  46. Estranho .. a maioria dos

    Estranho .. a maioria dos esquerdistas que eu vejo ou estão situação financeira deploravel ou estão em alguma teta. Tem também aqueles que vivem na casa dos pais tb… Lógico que isso não é regra, mas a maioria que eu vejo é contra o capitalismo por estar se ferrando nele..  Não que dinheiro esteja associado a inteligencia , mas normalmente é um grande indicador, visto que o destaque ( quem ganha mais ) normalmente está relacionado a uma melhor performace geral ( e isso é um indicador de inteligencia racional, emocional e matematica ). 

    • A relação entre dinheiro e inteligência

      Se o fato de se ter mais dinheiro está relacionado à inteligência, podemos concluir que os jogadores de futebol, os políticos e os corruptos são gênios… Ora, me poupe.

       

      • Não, os mais ricos não são os

        Não, os mais ricos não são os sangue sugas politicos, e jogadores, são empresário tipo Bill gates, o falecido Jobs, Carlos Slim, e cia, Olha a lista forbes lá não tem jogadores e politicos, e sim um bando de capitalistas inteligentes, como o inventores de internet que você usa para chamarem eles de burros, e inventores de remédios que você usa também, o carro que você usa também são todos capitalista, ETC. QUANDO DIGO INTERNET, DIGO SOFTWARES E COMPUTADORES. ETC.  Você não consegue nem escrever na internet se não for por eles (WINDOWS, FACEBOOK, CELULARES E WHATSAPP)

    • Acontece que muito dinheiro

      Acontece que muito dinheiro não é indicador de inteligência, mas muito mais de sacrifícios ao longo da vida ou provenientes da corrupção, sonegação fiscal, evasão de divisas, entre outros crimes comuns com aqueles que enriquecem economicamente.

    • Acontece que muito dinheiro

      Acontece que muito dinheiro não é indicador de inteligência, mas muito mais de sacrifícios ao longo da vida ou provenientes da corrupção, sonegação fiscal, evasão de divisas, entre outros crimes comuns com aqueles que enriquecem economicamente.

    • Talvez o número de pessoas de

      Talvez o número de pessoas de esquerda que você conheça seja pequeno comparado ao universo de pessoas que são de esquerda. Isso se justifica sendo você da direita ter mais amizades de pessoas da direita. Viu como eu sou inteligente você? Quer falar mais sobre estatística. Hihihihihihi…

    • Inteligência

      VC é uma prova de que a matéria está certa…. O seu circulo social não é o mundo interiro, mas o inverso parece ser. 

    • Essa “maioria” que vê é muito

      Essa “maioria” que vê é muito relativa e está ligada ao lugar onde vive, onde mora, seu círculos de amizades, faculdade, faixa etária, etc.  Não tire conclusões precipitadas, baseadas em seu emprirismo e idiossincrasias. Se puder apontar uma pesquisa, estudo, ou mesmo tese que corrobore o que disse, terei prazer em estudar o material. Mas eu posso lhe dar uma resposta pessoal, conforme as minhas convicções, o pessoal de esquerda não tem grana por que esta está concentrada nas mãos do pessoal da direita, grande parte fruto da corrupção dos que sentem calafrios quando ouvem falar em distribuição de renda, mais empregos, melhores condições de trabalho e menos exploração ao trabalhador.

    • Será verdade…

      Será verdade que como regra quem tem mais grana é mais inteligente? Mas o que é inteligente? Eu diria que em geral pessoas com mais dinheiro tem mais oportunidades de estudo e por isso tem mais chances de serem mais cultas (“inteligentes”), e por serem mais influentes tendem a ter empregos melhores. Então, o sistema tende a se manter como está e as pessoas com menores rendas tendem a serem menos “inteligentes” por terem menos tempo para estudar e acabam tendo menos oportunidades e por vezes, por desinformação, passam por preguiçosas e aparentam não se esforçar para crescer. Óbvio que não existem regras absolutas em sistemas sociais, por isso o que está escrito é uma realidade parcial uma vez que há muitas exeções. Deu para entender?

      •   Será verdade que como regra

          Será verdade que como regra quem tem mais grana é mais inteligente?

        > Não. Inteligência talvez seja difícil de definir e quantificar, mas não existe nenhuma correlação com a classe econômica. Como qualquer outra característica humana, possui uma distribuição estatística que é definida em parte pela genética e em parte pela cultura. Se houvesse um teste definitiva sobre inteligência (e não há nenhum), provavelmente haveriam mais Einsteins entre o povão do que nas classes altas. 

         

        Mas o que é inteligente? 

        Human intelligence – in the human species, the mental capacities to learn, understand, and reason, including the capacities to comprehend ideas, plan, problem solve, and use language to communicate. ( veja  https://en.wikipedia.org/wiki/Outline_of_human_intelligence )

         

        Eu diria que em geral pessoas com mais dinheiro tem mais oportunidades de estudo e por isso tem mais chances de serem mais cultas (“inteligentes”), e por serem mais influentes tendem a ter empregos melhores.

         

        > Pessoas com maior inteligência que nasceram em famílias ricas terão mais chance de desenvolver sua inteligência propriamente do que se nascessem em famílias pobres em uma sociedade como a nossa. . Ou seja, ao não dar oportunidades para os pobres, estamos perdendo um potencial enorme de capacidade intelectual que poderia ser bem útil. 

         

         Então, o sistema tende a se manter como está e as pessoas com menores rendas tendem a serem menos “inteligentes” por terem menos tempo para estudar e acabam tendo menos oportunidades e por vezes, por desinformação, passam por preguiçosas e aparentam não se esforçar para crescer.

        > De certa maneira, sim, há uma tendência do sistema permanecer como está sim, mas não pelas pessoas serem menos inteligentes ao ser pobre. E, além disso, não se deve julgar a inteligência de uma pessoa por ela ser pobre! Algumas pessoas, que podem ser consideradas muito inteligentes, simplesmente não conseguem entender a necessidade de se viver em torno do dinheiro, venerando o consumismo estimulado pelo capitalismo! Grandes matemáticos da história eram considerados “ermitões”, grandes cientistas morrem sem serem reconhecidos simplesmente porque se dedicaram a uma causa, e não ao dinheiro proveniente de seus resultados. Não é a inteligência que precisa ser redefinida, e sim a riqueza. 

         

    • Estranho

      Uma argumentação como li aqui, de que não se trata da avaliação da inteligência, mas de postura conservadora, racista e homofóbica, até aceito.

      Agora uma associação clara de que dinheiro e inteligência andam juntos, no mínimo é falta da da segunda.

      Amor pelo dinheiro é o que caracteriza um capitalista extremo, que defendo o lucro (custe o que custar), indepente do interesse público. Poderia destilar o veneno e usar argumentações históricas para embasar o raciocínio, mas a dificuldade de acompanhamento tornaria o discurso longo.

      Me pergunto ainda, o que um indivíduo com este tipo de mentalidade pensa em falar em ser bem sucedido, como se obrigatório fosse para definir um indivíduo com capacidade intelectual privilegiada.

      Conheço muitos muambeiros bem-sucedidos, empresários inescrupulosos, sonegadores, corruptos que adoram vestir camisa da CBF aos domingos e sair para clamar por golpe contra a corrupção que está acabando com o Brasil, enfim, poderia também listar inúmeros exemplos negativos de pessoas com muito dinheiro acumulado às custas de exploração de trabalho escravo, golpes, importação ilegal e por aí vai.

      Mas prefiro apenas dizer que se dinheiro fosse motivo de classificação intelectual, José Sarney seria muito mais “inteligente” que o Millôr Fernandes, mas até a velhinha de Taubaté sabe que não é bem assim…

    • matéria sobre inteligência

      O comentário serve para ilustrar a matéria. Associar inteligência a sucesso financeiro é apenas mais um sinal de pouca capacidade de análise, assim como a visão segundo a qual adotamos uma ideologia apenas tendo em vista o fato de estarmos ou não obtendo sucesso. A esquerda requer uma crítica mais ampla, que envolve toda a sociedade e as distorções ocasionadas pelo mercado. Isso vai além da circunstância de estar ou não se ferrando (sic) no capitalismo

  47. GGN disseminando desinformação

    Com todo respeito ao GGN, mas vocês estão disseminando desinformação. Segundo a reportagem original do Huffington Post, o estudo da Universidade de Ontario indica que pessoas de “baixa inteligência” tendem a adotar ideologias conversadoras, com acentuada resistência a mudanças e a serem mais preconceituosas.

    Ainda, segundo Dr. Brian Nosek, psicólogo da Universidade de Virgínia entrevistado na reportagem original, “a realidade é complicada e confusa.  As ideologias livram do caos e impõem uma solução mais simples. Logo, não é surpreendente que as pessoas com menor capacidade cognitiva sejam atraídas por ideologias simplificadoras”. Ele ainda adiciona que pessoas menos inteligentes podem ser atraídas tanto por ideologias liberalistas “simplificantes” como ideologias conservadoras simplificantes.

    Em outras palavras, o texto original não diz nada que sequer sugira que esquerdistas sejam mais inteligentes. Muito pelo contrário, já que não existe ideologia que se encaixe mais no conceito de “simplificadora” da realidade do que o pensamento do típico esquerdista brasileiro.

  48. Inteligência é compaixão, sinônimo de amor.

    Primeiro cabe conceituar inteligênca. Inteliência não é conhecimento. Conhecimeto é limitado. Einstein era chamado de esquerdista pela direita, e direitista pela esquerda e se dizia humanista, apenas. também dizia que prajulgar um homem importa saber o quanto ele se distanciou de seu próprio Eu, de seu ego, e o porquê. Portato, inteliênca nã estáno ego, na memória, no conhecimento. Inteligência éamor e compaixão, livre do passado (que é conhecimento), e disperta, no aqui e agora. O pesamento nã faz parte da inteligênca, portanto. É insigth. 

  49. Tendenciosa a matéria.

    Tendenciosa a matéria. Primeiro de tudo, a capa não está ligada à esses pensamentos que o próprio texto diz, sobre racismo e homofobia, por exemplo. O texto não verbal está auto refutando o texto verbal, penso isso pois vejo que na imagem aparece figura como Fidel Castro líder de esquerda  que matava os homossexuais. Também concordo que a homofobia e o racismo são pensamentos inferiores, mas não quer dizer que todo conservador tenha esses pensamentos e nem todos os esquerdistas não podem ter esse tipo de pensamento. A matéria é tão tendenciosa que relacionou mudança somente ao esquerdismo, como se fosse uma moeda, só dois lados, esquerda ou direita. Não há coligação nenhuma os pensamentos, que fogem do “simplista”, serem mais inteligentes, pois quem diz  que só porquê é progressista que vá resolver o problema, já presenciamos que não é oque acontece. E ainda inteligência não quer dizer que haja moral, ética ou que vá ajudar.
    Só mais uma matéria que promove a guerra entre pessoas, dentre tantas outras.

    • mimimi

      Para de chorar! Vais ficar contra uma pesquisa, agora?! Que feio!!! Se te ofendeste….

      Te acalma….toma um rivotril, e….sublima isso. rsrsrs

  50. Sera mesmo? URSS acabou, Cuba

    Sera mesmo? URSS acabou, Cuba uma pobreza so, Coreia do Norte um absurdo, e para nós aqui, faliram o Brasil…sei nao hein…tenho minhas duvidas…

    • A pesquisa mostra que pessoas

      A pesquisa mostra que pessoas são mais inteligentes. Cuba uma pobreza só com um sistema educacional e de saúde mais desenvolvido e capacitado que qualquer um no mundo. Coreia do Norte não é comunista, basta você estudar um pouco para saber.

    • Resposta a direita
      China 1° economia mundial, maior credora dos EUA (o seu berço da Direita), Brasil 7° economia a frente do reino unido, França de acordo com a nova lista do FMI, Brasil erradicou a pobreza com o Fome Zero, foram os da esquerda que criaram SISU e enem substituindo vestibular. URSS criou leis ao trabalho q os paises de direita copiaram, na constituição de Stalin de 33, era crime qualquer forma de racismo enquanto a sua direita pregava superioridade branca, única nação européia sem analfabeto e alta qualidade de vida…Os da esquerda são melhores pq diferente das pessoas de direita , não somos conduzidos, conduzimos.

  51. Fonte.

    Segue o  link com o artigo postado na revista Psychological Science.  http://pss.sagepub.com/content/23/2/187.full.pdf+html

    Em tempo, tenho muitos amigos e familiares de direita, e obviamente não me parece imperativo que tal pesquise sirva para rotular alguem de mais ou menos inteligente. Apenas aqueles identificados com a direita revelam alguns traços mais conservadorerejudiques e por vezes menos tolerantes, acarretando em uma sociedade menos simétrica e com menos perspectiva futura, em detrimento a individuos ou grupos familiares egoistas, capazes de generosidades esporadicas, mas que não impeçam ou prejudiquem a manutenção do status quo em relação aos demais individuos ou grupos familiares da sociedade. Agora, burrice e/ou maldade não são de forma alguma exclusividade de nenhum lado politico. 

  52. A inteligência nasce com a

    A inteligência nasce com a pessoa, não anda na gestação á procura da sua vertente política…:):)

    • quem te falou isso?

      quem te falou isso? inteligencia se desenvolve….não apenas nasce…. e os de dreita são burros mesmo….. aff…

      • Que bom que vc pensa assim..

        Que bom que vc pensa assim.. sinal que nunca vai desenvolver a sua. A inteligencia sim, é adquirida pela pessoa.. pode sim alguns nascer com mais facilidade e com o passar dos tempos se tornarem genios. Claro, devem estudar para isso. Qqer pessoa pode se tornar inteligente, basta querer e estudar para isso 😉 

  53. Síndrome do Viralatas

    Já viram como os cães tidos como “de raça” são cheios de problemas físicos e de saúde? E como os demais são espertinhos e sem quaisquer doenças? Serão mais inteligentes? Ou pelo menos lutam com mais ênfase e com mais raça que os ditos raçudos de pedigrí: É A SINDROME DO VIRA-LATAS QUE ASSOLA BENEFICAMENTE À ESQUERDA E MALEFICAMENTE ÀS DIREITAS (que levam esse nome por acaso da assembleia da Revolução Francesa, onde o povo estava sentado na esquerda e os nobres e parte da burguesia à direita!)  

  54. Os intlectuais são normalmente de esquerda

    Os intlectuais são normalmente de esquerda, as mentes mais criativas, das artes da escrita, da música, da arquitetura, da ciência etc. são pessoas com espirito critico e sensibilidade social e humana.

    As pessoas de direita são normalmente mais gananciosos, egoistas e intolerantes com os seus semelhantes. Não quer dizer contudo que são menos inteligentes por isso, mas se o estudo revela que sim não discuto.

  55. Estudos … Huumm humm .

    Estudo aponta que  se você acreditar em tudo que postam na Internet você sofrerá de atrofia cerebral, uma  condição extremamente  grave que ainda está sendo pesquisada.  

  56. Homofóbicos são de direita,

    Homofóbicos são de direita, né? Tá serto.

    g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/09/deputado-estadual-do-pcdob-do-ma-chama-indios-de-viadinhos.html

    • Teoria comprovada

      Prezado Allan, realmente o estudo está correto. Basta ler seu depoimento: a palavra “certo” deve ser escrita com “c” e não com “s”. Como a grafia de palavras simples como essa é ensinada nos primeiros anos do ensino fundamental, das duas uma: ou você é burro mesmo e comprova a teoria canadense ou tem menos de sete anos…

      • Burrice

        Aparentemente você é mais burro ainda, já que não sabe indentificar irônia, já que o Allan utilizou o “Serto” de maneira irônica para indicar que aquele assunto da qual ele falou é tão errado quanto a palavra “Serto”.

        Tudo bem que faltou as aspas, mas para uma pessoa tão inteligente como você acha que é deveria saber disso.

      • Tá Serto
        Você já viu a pesquisa que afirma que pessoas mais inteligentes tendem a ser mais sarcásticas enquanto pessoas mais burras não conseguem entendê-lo. Pois é, aqui temos um exemplo em que mostra que isso pode ser verdade. É óbvio que ele sabe como se escreve “certo” qualquer imbecil sabe, tem um meme do “tá serto” e é super normal você usar o “s” no lugar do “c” pra ridicularizar algo que não está realmente certo, está errado e nós falamos “tá serto” como uma crítica.

  57. Discusão besta

    Discusão mais besta e sem sentido.

     

    Ta na cara que é pesquisa comprada ou inventada.

    Nem precisa revelar a fonte, a esquerda esta controlando ate a ONU.

     

    E fugindo do assunto, o Zica ta sendo usado para impor o aborto aos paises que ainda nao o aprovaram.

    • Ficou ofendido. Esquerda

      Ficou ofendido. Esquerda controla a ONU. Vai ver controla com o bolsa família. Não acredito na pesquisa, mas que ela faz sentido, faz. Dá para sentir na pele.

      Sinceramente, não acho que há diferença média de inteligência entre os de esquerda e os de direita. Acho que o problema é que os de direita optaram por não usar a inteligência que possuem. Para usar uma liguagem conhecida: A natureza deu o anzol e ensinou a pescar, mas eles optaram por comprar o peixe do pescador. 

    • Ah Tá… a ONU é de esquerda..comentário ridículo.

      Também desconfio muito da pesquisa… 

      Mas meu amigo, não passa vergonha em falar bobagem não. A ONU não é de esquerda só é comprometida com os direitos humanos e fundamentais, e querendo você ou não os direitos reprodutivos incluindo o aborto são sim direitos humanos.

      É só você se predispor a pesquisar sobre o assunto, em todos os países onde o aborto seguro é legal os índices de abortamento são infinitamente mais baixos do que em países onde ele é proibido, além do que nesses países mulheres não morem em consequencia desse procedimento, por lógica, menos embriões padecem. 

      Ser contra o aborto é hipocresia da igreja e de gente moralista como você. Pois essa lei contra o aborto mata mais mulheres e faz padecer mais embriões. É burrice, não tem outra palavra. Estatísticas, estudos, levantamentos científicos e de saúde mostram que o aborto é uma questão de saúde pública, não uma questão religiosa. 

      Ninguém é obrigado a aceitar a premissa religiosa que a vida começa na concepção, tem muita gente que acredita na ciência e sabe que a vida humana começa na formação do sistema nervoso central. Você ser contra ou a favor não vai dimunir o número de mortes associadas ao aborto. Se é contra não faça, mas não venha impor seus padrões morais e religiosos para todo o resto do mundo.

      Não existe IMPOSIÇÃO ao aborto. Faz quem quer. A imposição está justamente na obrigação da mulher em levar a gravidez a diante a todo  custo, isso sim é imposição – isso é que é um absurdo. 

      Por isso que a ONU sabe o que fala… você não sabe. 

       

       

       

       

    • Parabéns!
      Você acabou de
      Parabéns!

      Você acabou de confirmar que o resultado da pesquisa está correto.

  58. Quando se fala de direita

    Quando se fala de direita nesta pesquisa, estamos falando de conservadores, eles sim tem uma mente fechada a inovação e a mudanças, ser a favor da minha liberdade econômica e social, e dos próximos é um ideal muito mais humanitário e lógico, afirmar que pessoas de esquerda são mais inteligentes pode confundir o leitor, afinal, o controle estatal continua existindo em seus ideais.

  59. A pesquisa fez sentido

    É comum vermos pessoas de esquerda pensando em conjunto para que ocorra uma melhor solução na politica social, já a direita, é normalmente visto que eles condenam a si mesmos, tudo que não engloba o cristianismo está errado. 

    Como o cidadão disse, grandes homens eram realmente de esquerda, como: Pablo Neruda, Karl Marx, Paulo Freire, Carlos Marighella, Friedrich Engels, Gandhi…

     

     

  60. QUANTO MAIS EU REZO….
    Veja
    QUANTO MAIS EU REZO….
    Veja no link abaixo estudos que contrariam essa empulhação

    ” This suggests that more intelligent people in this study tended to support both greater personal freedom and less government regulation in general (libertarians take note). This finding is similar to a previous finding that higher education was associated with greater support for liberal social policies but not with support for greater economic regulation (Gerber, Huber, Doherty, Dowling, & Ha, 2010).”

    https://www.psychologytoday.com/blog/unique-everybody-else/201305/intelligence-and-politics-have-complex-relationship

    • É tipico do pessoal de

      É tipico do pessoal de direita, todo o não alinha com o seu valores é doente, gay é doente, esquerista é doente, ateu é doente, e ou se curam ou devem morrer.

      O hitler era ainda mais radical, eliminam tudo, velhos, deficiente fisicos e mentais, esquerdistas, homosexuais, a solução era matar mesmo.

      Eu axo que prefiro sofrer de uma “doença” chamada esquerdismo (segunda a ideia de um medico), que ser “des-Humano”.

  61. “geografia” mental

    É tudo uma questão de geografia mental: AS PESSOAS DE ESQUERDA, PENSAM COM A CABEÇA; AS DA DIREITA, PENSAM COM A BARRIGA.

  62. Mentira da braba…
    Sou ancap com QI 152 e provo que essa pesquisa é mentirosa e fabricada pra iludir socialistazinho caviar que precisa de teta estatal pra se garantir…

    Nesse artigo lemos que a pesquisa feita pela universidade BROCK no Canadá começou a levantar dados em 58, mas na Wikipedia a universidade foi criada em 64…

    Conta outra… Até na mentira os esquerdopatas são burros…

  63. É uma pesquisa fácil de

    É uma pesquisa fácil de comprovar, afinal tudo de inovador criado pelo homem  veio de países socialistas, as ditaduras de esquerda (o pretenso fim dessa ideologia) tem as indústrias mais pujantes, as melhores escolas, universidades, saúde, transporte, os melhores IDHs e são os países mais desenvolvidos do planeta, até um burro de direita consegue ver claramente isso…. já os inteligentes de esquerda só não reconhecem a figura de linguagem camada ironia, este conhecimento é incompatível com a presunção, soberba e arrogância da esquerdopatia.

    • Não se preocupe amigo, por

      Não se preocupe amigo, por voçê não ter entendido nada do texto, e ter feito uma interpretação errônea dos fatos, é normal de alguém com pensamento de direita, a esquerda não vai lhe discriminar.

       

      • A inteligência parou no

        A inteligência parou no “voçê” e a burrice foi até o “lhe discriminar”. Lhe pertence a terceira pessoa. Eita pátria educadora.

      • A inteligência parou no

        A inteligência parou no “voçê” e a burrice foi até o “lhe discriminar”. Lhe pertence a terceira pessoa. Eita pátria educadora.

    • Estude mais

      Estuda o posicionamento politico do Steve Jobs, Steve Wozniak, Linus Torvalds, Gordon (dono da intel) verá que são todos de esquerda, alem disso todo palo alto surgiu em 70 na onda dos beatnicks, estude mais, pois para a pessoa pensar fora da caixa ela deve romper com o senso comum e o posicionamente conservador te limita a aceitar e nao pensar. 

    • sim e não…

      Acho que a inteligencia a que o o texto se refere (não acho, é isso mesmo) é a inteligência cognitiva (portanto, subjetiva) das pessoas, principalmente no que diz respeito à interações sociais, direitos humanos, reconhecimento das artes, linguagens, conceitos abstratos e filosóficos etc. Há quem diga que uma política de esquerda seria até a evolução da política capitalista de direita haja vista a supervalorização do conhecimento intelectual em detrimento do prático e do acúmulo de dinheiro (o que direcionaria, inclusive, à um estilo de vida mais sustentáve). O que acontece com os países de política esquerdista hoje atrelados ao subdesenvolvimento é que eles são de esquerda em um sistema mundial – portanto um “zeitgeist”, um espírito de tempo – ligado ao estilo de vida de diretia (onde o status vem daquilo que se tem, e não necessariamente do que se sabe) então as ideologias de diretia surgem para promover as regalias da direia ao poder político.

      Eu discordo do texto quando faz parecer que a única forma de se considerar inteligência esta que é das culturas e filosofias. O conhecimento prático também é conhecimento assim como várias outras formas de sabedoria (que pra mim, é um dos grandes problemas das escolas que mais valorizam a memorização e raciocínio lógico).

       

      Agora, Cesar, precisa de alterar? Falar de ditaduras? Burros de direita e inteligentes de esquerda como ironia… ave, para, conversa direito… O conceito de dialética é justamente formar conhecimento por meio de conceitos e ideias contrapostas. Não precisa ficar horrorizado e ser agressivo. Coloca sua ideia e pronto, sem ressentimentos…

       

  64. A piada do dia
    Só em defender um regime que não deu certo em lugar nenhum do mundo, consegue-se ter uma idéia do nível intelectual dos anencéfalos de esquerda. Ao contrário da esquerda, a direita não precisa de auto-afirmação… Basta pegarmos os resultados demonstrados com os países de primeiro mundo, montados e mantido sobre os alicerces do capitalismo, premissa essencial da direita. Talvez os norte americanos, canadenses, ingleses, italianos, franceses, dinamarqueses, japoneses, noruegueses, neo-zelandeses, etc., sejam mais estúpidos que is venezuelanos, cubanos, norte-coreanos, etc… S esquerda é umabeterna piada.

  65. Sendo assim..

    Acho que meu QI não conseguiu processar. Mas vamos lá. Sou contra todos as formas de racismo, trato todas as pessoas de forma igual e sonho com um Brasil mais justo. Na minha casa participamos de ações voluntárias principalmente em abrigo para crianças. Acredito que todos somos iguais. Ah, também, adoro ler, adoro cinema, sei discutir política e economia, tenho um bom emprego e só para lembrar que passei no vestibular de três universidades públicas, tive nota para entrar em qualquer curso.  E antes que me ataquem, não sou filho de rico, aliás meus pais trabalharam duro para formar os filhos e depois disso teve sua maior recompensa, que foi de podermos cuidar deles. Sendo assim, acho que sou uma pessoa inteligente. E sendo assim, como disse aí a pesquisa, eu….. Meu Deus, nunca tinha percebido, mas agora sim!!!!! Eu sou de esquerda!!!!!!!! 

    Pois bem, a partir de hoje vou deixar de ter meus pensamentos liberais, isso é coisa de gente burra, ou quer dizer do eixo do mal. Vou me apegar aos pensamentos marxistas, aos países democráticos como o de Cuba e Venezuela, estes sim inteligentes e que consideram todos “iguais”.

    Porém, eu no meu baixo QI, antes de ser de esquerda claro, pôs agora me “encontrei”. Gostaria de entender? Pelo que li o estudo AFIRMA “que pessoas com opiniões políticas de esquerda tendem a ser mais inteligentes do que aquelas com visões de mundo de direita. A pesquisa, que inclui dados coletados por mais de 50 anos, também aponta que crianças com menores índices de inteligência tendem a desenvolver pensamentos racistas e homofóbicos na idade adulta”. Se afirma, quer dizer que é uma verdade? Mas não diz, se aqueles que são mais mentes abertas se consideram de esquerda, ou de direita. Ou foi uma divisão tendenciosa desses nobres pesquisadores, ou até mesmo do nobre que escreveu este texto, que consideram o que é certo é política de esquerda?

     

    • É PRECISO ENTENDER O TEXTO

      Muita gente aqui falou, falou, falou e não entendeu o texto. Saber ler é uma coisa, compreender é diferente. Me desculpe, mas após esse showzinho pseudointelectual do discurso de alguns eu percebi que muitos não são inteligentes mesmo. Mas não pelo ideal político ou econômico que defendem, mas por não saber o que está escrito. Mesmo lendo ou relendo seus cérebros já estão programados para interpretar a leitura de uma forma única, impossibilitando o desenvolvimento de uma segunda interpretação e barrando um discurso que seja contrário aquilo que defende. O texto é simples e fala de tendências de esquerda no campo social, pragmático, coletivo, comportamental. Em nenhum momento eu vejo o texto falar de economia ou de tendência do mercado global, não fala de corporações, multinacionais, nada. O texto fala de homofobia, xenofobia, racismo. Comportamentos muito frequentes em mentes conservadoras, mais próximas a direita. A esquerda atual, na social-democracia de alguns governos europeus, combate a intolerância e o preconceito. Estes países possuem altos níveis de desenvolvimento humano, são mais justos.

      • Sou de… vixe, sou machista, racista e homofóbico

        acho que é você que distorceu. ser de esquerda ou direita está ligado a tudo, economia e individualidade. e eu sou gay, sou pardo com orgulho, amo todas as nações, amo os animais, sou um ativista pelo direito dos animais, e tenho visão política social… advinhe… ser de direita não é ser contra pessoas, etnias, religiões, etc. isso é o que esses sites esquerdistas impõem a você.

        • Espectro Político

          O espectro político contém esquerda, direita, liberal e autoritário, não é uma simples ditocomia

    • É PRECISO ENTENDER O TEXTO

      Muita gente aqui falou, falou, falou e não entendeu o texto. Saber ler é uma coisa, compreender é diferente. Me desculpe, mas após esse showzinho pseudointelectual do discurso de alguns eu percebi que muitos não são inteligentes mesmo. Mas não pelo ideal político ou econômico que defendem, mas por não saber o que está escrito. Mesmo lendo ou relendo seus cérebros já estão programados para interpretar a leitura de uma forma única, impossibilitando o desenvolvimento de uma segunda interpretação e barrando um discurso que seja contrário aquilo que defende. O texto é simples e fala de tendências de esquerda no campo social, pragmático, coletivo, comportamental. Em nenhum momento eu vejo o texto falar de economia ou de tendência do mercado global, não fala de corporações, multinacionais, nada. O texto fala de homofobia, xenofobia, racismo. Comportamentos muito frequentes em mentes conservadoras, mais próximas a direita. A esquerda atual, na social-democracia de alguns governos europeus, combate a intolerância e o preconceito. Estes países possuem altos níveis de desenvolvimento humano, são mais justos.

    • eu, eu, eu, eu, eu…..
      Todos
      eu, eu, eu, eu, eu…..
      Todos dibem gostam de fazer caridade mas igualdade …..

  66. Quanta merda num post só
    Viva cuba,viva o comunismo e espero do fundo do meu coração que sejam enquadrados no “paredon” como fazia seu Ídolo che guevara.

  67. Transtorno Mental

    Realmente, esquerdismo é prova inquestionável de doença mental.

    Vocẽs são inimigos de fatos históricos, portanto negam a verdade.

    Pelo fato de vocês serem doentes, vivem em uma outra dimensão mental.

    • Justiça social e sociedade solidária
      O Legatum Institute publica anual o Legatum Prosperity Index ™, a única avaliação global do mundo de prosperidade nacional baseada em riqueza e bem-estar. O índice Prosperity avalia e classifica 142 países, representando mais de 95% da população mundial e 99% do PIB mundial. As dez nações mais prósperas identificadas anualmente são democráticas e não tem exclusão. Quem diz que não ou não dá certo construir uma sociedade justa e solidária pode consultar os relatórios anuais do

    • super DILMA!mega DILMA!
      a

      super DILMA!mega DILMA!

      a nossa, Dilma.

      HEROÍNA tantas e tantas vezs – à história!!

       

      Dima, sou desses.

      sem crime, sem imepachment. será q carminha e janota/CM vão prevaricar até 2018??

       

      pa pa pa pãaaaaaaa…

      veremos.

      o povo brasileiro  irá cobrar.

      – será q esses pseudo-golpistas tb pensam em correr pra portugal ou miami, como serginho e demais leite com pêra?

      o mundo é nosso. relaxa.

  68. Oi?
    O que tem a ver uma criança ou pessoa que não tem nenhum tipo de preconceito e aberta a diferenças de forma saudável com essa imagem de esquerda sobre o comunismo?
    Só acho que vcs apelam demais, para que é feio esse tipo de distorção política com a realidade, viajaram legal nessa comparação.

    • Procurei a palavra comunismo

      Procurei a palavra comunismo no texto e não encontrei… Sinal que a pesquisa está correta.

    • Detalhes

      O artigo cita um trabalho de pesquisa, imagino que a senhora se dirige aos pesquisadores. Mas como eles não mencionam em momento algum o comunismo (qual?), não entendo a quem se dirige.

      Aliás, chamar ao comunismo que funcionou na URSS de esquerda é tão adequado quanto chamar ao nazismo de socialista, já que eles se denominavam nacional socialistas.

      • Tão limitados que nem sabem
        Tão limitados que nem sabem identificar a diferença entre “esquerda” e “comunismo”. Alguns comentários aqui só reafirmam o resultado da pesquisa.

  69. É mais digno de crédito o que

    É mais digno de crédito o que aponta o eminente psiquiatra americano Lyle Rossiter. Segundo ele o esquerdismo é uma doença mental! Comprovado com um extenso e acadêmico estudo. Não sei qual é a vantagem de ser supostamente mais inteleligente e comprovadamente um doente mental!! 

    • Cara, você nem leu o livro. O

      Cara, você nem leu o livro. O título original é “The Liberal Mind: The Psychological Causes of Political Madness”. Você pegou algum texto do site do Luciano Ayan, que também não leu, e escreveu aqui como se o autor fosse o bonzão. No artigo sobre o cara – em inglês – a afirmação é que o tal livro é interessante, porém, não é embasado em ciência, mas sim na visão de direita de Rossiter que não aceita o liberalismo e tenta desacreditá-lo.

  70. EU JÁ SABIA

    EU SEMPRE SOUBE QUE PESSOAS DE ESQUERDA SÃO MAIS INTELIGENTES E O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DAS PESSOAS DE ESQUERDA É MUITO MELHOR DO QUE O DE DIREITA.O PESSOAL DE DIREITA ATÉ CONFUNDE A BANDEIRA  DO JAPÃO COM ALGUMA BANDEIRA COMUNISTA.SÃO BURRINHOS,COITADO RSS VIVA A ESQUERDA INTELIGENTE.

  71. Essa pesquisa nem precisava
    Essa pesquisa nem precisava ter durado tanto tempo,os comentários aqui comprovam o raciocínio.

    Ps:Pessoas de direita não lêem.

  72. Estudo aponta que pessoas de esquerda são mais inteligentes que

    Pela pesquisa e argumentos descritos no TEXTO, ha indicativos para o crescimento dos “coxinhas” e da “direita raivosa” no Brasil e no mundo … quem sabe talvez consolide a TESE de que a inteligencia do Planeta Terra e constante e a Humanidade esta aumentando, logo … esta ocorrendo um fenomeno da IMBECILIZAÇÃO INDIVIDUAL & SOCIAL … !!!

  73. O direitista tem grande dificuldade para compreender o que vê

    Se o direitista tem grande dificuldade para compreender o que vê, como ele iria compreender o que ele não vê nem experimenta?

    “Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem ‘Por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca existiram e digo ‘Por que não?”. George Bernard Shaw

     

    • É por isso que vocês vivem de

      É por isso que vocês vivem de utopias. Enquanto a direita vê o presente e tenta solucionar os problemas, vocês ficam sonhando e atrasando tudo que podia ser fácil de resolver. E só depois se dar ao luxo de sonhar. Vocês podem ser mais inteligente, mas apenas perguntando e imaginando, pôr em prática que é bom….nda! e se pusessem seria um desastre como a maioria das coisas que porpôem!

  74. Pessoas menos inteligentes são de direita

    E pessoas de direita são menos inteligentes do que as pessoas de centro. As pessoas de esquerda, por sua vez, são mais inteligentes do que as pessoas do centro.

    O Dallagnol é tapado porque é de direita ou é de direita porque é tapado?

    Ou um sujeito que compra ações quando estas estão bem cotadas e só não as vende quando elas estão com baixa cotação para não levantar suspeitas é inteligente?

  75. A esquerda é a encarnação da burrice seus idiotas.

    Os caras amam genocidas, idolatram uma ideologia que matou cem milhões de pessoas em tempos de paz, que não trouxe nada alem de guerra e miséria ao mundo, querem implementar uma economia estatal que jamais funcionou e nem vai funcionar. Conclusão: Só podem ser jenius mesmo. Verdadeiros Jheniuz. Burro é quem é contra isso.

    • pesquisa

      cada um vive o que acredita e vc acredita em fatos propagados pela imprensa, quando a verdade e alucidez avisa que “NINGUÉM QUE IMPLANTAR NADA ,  e que a direita “TAMBÉM ASSASSINOU muitos em tempos de paz.

  76. DILMA DO BRASIL,

    DILMA DO BRASIL, LEGITIMAMENTE, ELEITA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DO NOSSO BRASIL VARONIL, EM ELEIÇÕES LIVRES E LIMPAS, ASSIM, CONSTITUCIONALMENTE, SUPREMA COMANDANTE EM CHEFE DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS, A QUEM ESTAS DEVEM RESPEITO, OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE, INCONDICIONAIS!
    “DILMA DO BRASIL, LEGÍTIMA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, EMANTADA PELA VONTADE POPULAR, SOB O MANTO INEXPUGNÁVEL, MANIFESTADA NAS URNAS SAGRADAS, CONSTITUCIONAL, DEMOCRATICAMENTE.
    DILMA DO BRASIL DE VOLTA JÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
    “ABAIXO O GOLPE!” JÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
    “MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!”
    “IGNORANTE?”
    PERGUNTAR NÃO OFENDE:
    SERIA A MINISTRA “CARMEN LUCIA” MAIS UMA PESSOA IGNORANTE?
    SERIA ELA A PRESIDENTA?
    SERIA ELA DE ESQUERDA?
    SERIA ELA DE DIREITA?
    SERIA ELA ALIADA DOS GOLPISTAS?
    SERIA ELA UMA ANTI-GOLPISTA?
    SERIA ELA UMA ACOVARDADA?
    “RESPONDAM-ME POR FAVOR!”
    SERIA ELA, A MINISTRA CARMEN LUCIA, UMA MINISTRA IGNORANTE?
    “HOMI!”, “MUIÉ!” “ABRAM DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
    “BOM DIA MEU BRASIL VARONIL!”
    “E DILMA DO BRASIL LEVANTOU A TAMPA DO BUEIRO!”
    “DOA A QUEM DOER, CUSTE O QUE CUSTAR, CHEGUE AONDE CHEGAR!”
    “E ASSIM NASCEU O GOLPE DE ESTADO 2016!” “HOMI!”
    “BOM DIA GALERA DO MEU BRASIL VARONIL!”
    “UM NARCOTRAFICANTE DESTROI FAMÍLIAS!”
    “UM GOLPISTA DESTROI UMA NAÇÃO!”
    “SIM, UM GOLPISTA DESTROI UMA CARÍSSIMA DEMOCRACIA!”
    BOA NOITE MEUS BROTHERS E SISTERS!
    BOA NOITE GENTE BOA!
    “O PLANETA SABE DISSO LULA DO BRASIL!”
    “OS LADRÕES SÃO ELES, OS GOLPISTAS CORRUPTOS BANDIDÕES!”
    “FORA TEMER/CUNHA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    “SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), É HORA DE MOSTRAR PRA QUE EXISTE!”
    “NÃO SE MANTENHAM ACOVARDADOS!”
    “URGENTE!” “URGENTÍSSIMO!”
    “O GOLPE SE AGIGANTA DIA A DIA!”
    “NÃO SOBRARÁ PEDRA SOBRE PEDRA!”
    “É HORA DE CORRESPONDER À SATISFATÓRIA REMUNERAÇÃO PAGA PELO POVO TRABALHADOR DO BRASIL VARONIL!”
    “VAMOS LÁ SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”
    “CORAAAAAAAGEM…!!!”
    “STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”
    “É HORA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CUMPRIR O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO!” O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA DEMOCRACIA!”
    TEM-SE QUE BANIR ESSES SALAFRÁRIOS GOLPISTAS, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!”
    “O PLANETA EXIGE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    “O MONSTRO É HORROROSO, DESUMANO E PROFUNDAMENTE CRUEL!”
    “TEREMOS MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!”
    “TEM-SE QUE BANIR ESSES SALAFRÁRIOS GOLPISTAS, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!”
    “A DITADURA QUE ESTÁ SE INSTALANDO MAIS E MAIS, VAI MATAR MUITA GENTE DE FOME E DOENÇAS!”
    “ISTO, SEM FALAR NA BRUTAL E CRIMINOSA VIOLÊNCIA POLICIAL,
    CONTRA AQUELES QUE BUSCAM, HEROICAMENTE, RESGATAR A NOSSA DEMOCRACIA, COVARDEMENTE, ARREBATADA!”
    “TODA PROTEÇÃO PARA O NOSSO LULA DO BRASIL!”
    “ORDEM JUDICIAL ILEGAL, NÃO DEVE SER CUMPRIDA,
    JAMAIS!” “MUITO MENOS, SER ACATADA!”
    QUANTO ÀS ÚLTIMAS PRISÕES:
    Há motivos suficientes para suspeitas dessa natureza: Cortina de fumaça etc.Ao arrimo do escandaloso GOLPE DE ESTADO, EM DESDOBRAMENTO, CONTRA A NOSSA DEMOCRACIA, HÁ, REALMENTE, MOTIVAÇÃO PLENA PARA ABSOLUTA DESCONFIANÇA!
    “A EXTENSÃO DO GOLPE É AINDA IMPREVISÍVEL! É UM SOMBRIO MISTÉRIO!”
    “HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!” JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
    NOS NOSSOS CORAÇÕES:
    “LULA DO BRASIL ESTÁ PRESO!”
    “ABAIXO A DITADURA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    “BOM DIA MEU BRASIL VARONIL!”
    “BOM DIA TRABALHADORES DO NOSSO AMADO BRASIL!”
    “ESQUERDAS DO BRASIL E DO MUNDO, MAIS UM DIA DE LUTAS !”
    “ESQUERDAS UNIDAS, JAMAIS SERÃO VENCIDAS!”
    “FORA BANDIDOS TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    “FORA BANDIDOS GOLPISTAS CORRUPTOS!”
    “FORA GOLPISTAS VENDILHÓES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”
    “O PRÉ-SAL É NOSSO!”
    “O PETRÓLEO É NOSSO!”
    “O FAMIGERADO “TIO SAN” PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS COM TODA FÚRIA!”
    “FORA OS GOLPISTAS VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”
    “SOBERANIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    “O BRASIL É NOSSO!”
    “OH! PÁTRIA AMADA MÃE GENTIL!”
    “VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!”
    “DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”
    “ABAIXO O GOLPE JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
    Guilherme. Antonio, Rogerio ETC (pelancos de coxinhas arrependidos, hoje, trouxinhas frustrados), as esquerdas, inclusive o PT, são quem lutam pelos direitos do povo em geral.
    Vocês são uns dos milhões e milhões dos beneficiados e beneficiadas pelas conquistas alcançadas, conquistas estas, em todos os sentidos.
    Envergonhem-se de querer ser uns “POBRETÕES DE DIREITA” jáááááááááááááááááááá…!!!!
    Os próprios “DIREITOPATAS EMPEDERNIDOS” LHES ABOMINAM!
    SIM, OS “DIREITOPATAS EMPEDERNIDOS” NOS ABOMINAM, SEJA A CLASSE POBRE, SEJA A CLASSE MÉDIA!
    Orientem-se caras, declarem-se ser esquerdistas e revolucionários, sendo assim felizes com suas próprias identidades!
    Assumamos todos, com orgulho, ser negros brasileiros, pobres e esquerdistas. E mais, ser pobre não é exclusividade de negros. Honrem o nosso herói NEGRO “ZUMBI DOS PALMARES!”
    Negros e negras pobres, brasileiros e brasileiras, mesmo as pessoas que se entendam ser de classe média.
    Sim, tais cidadãos e cidadãs de classe média, também beneficiárias das conquistas sociais, trabalhistas e políticas, conquistas estas, ora prestes a escapar por entre os dedos, em face do ESCANDALOSO GOLPE DE ESTADO em desdobramento, não neguem suas origens, pois estarão negando também, a sí próprios, com prejuízos IRREPARÁVEIS DE TODA ORDEM!
    Num passe de mágica, inexoravelmente, decairão ao nível da pobreza.
    De classe média decairão para a classe pobre. E esta, por sua vez, a classe pobre, voltará ao deplorável estado de miséria absoluta!
    Então entendamos de uma vez por todas:
    “DIREITONA EMPEDERNIDA É SÓ PARA RICOS!”
    SIM, PARA UMA MINORIA RIQUÍSSIMA, ESCANDALOSAMENTE RICA, EM NOSSO BRASIL!”
    1% DA POPULAÇÃO. ABOCANHA QUASE TODO O NOSSO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB).
    AS MIGALHAS FICAM PARA OS 99% DA NAÇÃO, OU SEJA, AS DEMAIS CLASSES, DA MÉDIA PARA BAIXO. “HOMI!”
    Voltando: literatura sobre o nosso herói ZUMBI DOS PALMARES?
    Sim, prevalece sempre ter sido ele, um grande herói!
    Há falsos historiadores, estes, escravocratas, que, perversamente, sempre tentaram obscurecer e manchar a figura deste grande homem nacional!
    Decidamos por repudiá-los, “OS DIREITOPATAS EMPEDERNIDOS GOLPISTAS CORRUPTOS”, RADICALMENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
    AS ESQUERDAS DEMOCRÁTICAS REVOLUCIONÁRIAS, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, SÃO A NOSSA REAL GUARIDA!
    “ESQUERDAS, AMPARO DO POVO EM GERAL!”
    A “DIREITONA EMPEDERNIDA” É, NA MAIS PURA VERDADE, um “puta pau no orifício anal de quem exita, vacila, bobeia!
    “Homi!” Abra do olho!” “Babado não é bico não!”
    Juízo gente e jááááááááááááááááá…!!!
    GENTE BOA,
    MEUS BROTHERS E SISTERS,
    “LULA DO BRASIL E DILMA DO BRASIL, ENTENDEM MUITO BEM DE FOME E SOBRE FOME! TIRARAM MILHÕES E MILHÕES DE BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS DA MISÉRIA ABSOLUTA!
    SIM, HEROICAMENTE, TIRARAM O NOSSO BRASIL VARONIL DO VERGONHOSO E CRUEL, DO IGNOMINIOSO, DO DESONROSO MAPA DA FOME NO MUNDO! OH! GLÓRIA! VIDA QUE SEGUE! AMÉM!”
    “FORA TEMER/CUNHA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”

     

    • Só esse “comentário” já
      Só esse “comentário” já aniquila incontestavelmente o teor do texto. Nem juntando toda a burrice existente na direita se pode superar a desse único comentário. Nem precisa comparar com outros de igual estultice.

  77. Mas e ler livros de economia…
    N sei quem é mais idiota útil,o site por postar isso ou quem sem prezou a fazer uma pesquisa fundamentada no totalitarismo, ignorando completamente o espectro político-econômico de eixos x e y e impondo de forma burra que a direita radicial representa toda à direita. N parceiro, irei de boa fé corrigir as informações acima… Pessoas menos instruídas tem tendência ao radicalismo, muitas vezes associadas à políticas totalitárias que estão alocadas acima no espectro político-econômico, fazendo menção à sociedade e isso atribui tanto a regimes de direita e esquerda visto que direita e esquerda, sao medidas pra definir quão o estado deve intervir na economia sendo o eixo x, e o eixo y totalitarismo e Libertarianismo. Logo as informações prestadas na pesquisa sao tendenciosas, foram propositalmente arquitetadas se baseando na direita e esquerda pós revolução francesa, nao na menção atual que engloba vários posicionamentos. Por exemplo, a direita liberal, é constituída por economistas e pessoas relacionadas a área de exatas, tendo ênfase obviamente conômica, porém, sendo tolerantes a questões sociais como liberação das drogas, aborto, casamento lgbt, adoção e etc. Pois segundo o Marx Weber, uma sociedade livre é uma sociedade feliz e uma sociedade feliz é consumista, justamente por isso empresas como coca cola se engaja em causas sociais(Estampando o Pablo Vittar na lata), vizam o lucro, e ao meu ver isso não é ruim. Ou seja, a matéria esta bem equivocada, levou em consideração à direita social conservadora, enalteceu a esquerda Social Democrata e escondeu os comunistas, pois se pegar para nível de comparação, um comunista da vertente lenista ou Stalista, tem o mesmo nível de ignorância que um conservador extrimista.

    • Pesquisa

      De certeza essa pessoa é suuuuuuper conservadora,racista e homofóbica.Onde é que já se viu, não percebeu nitidamente quais os governos que fizeram mais pelo povo e não pelo um grupo nesse pais? Isso comprova a veracidade da pesquisa publicada.

    • Faz sentido o que você fala,

      Faz sentido o que você fala, mas no geral a esquerda poe tudo que odeia no lado “Direita” do espectro político. Tudo que eles são contra ou é despresivel (racismo, autoritarismo, ganancia, etc) é de “Direita”. Tudo que é bom é de “Esquerda”, daí fica fácil fazer essa “pesquisa”.

  78. No Brasil não existe isso de
    No Brasil não existe isso de direita… esquerda ou o diabo a quatro
    Aqui tem é governo e oposição

    Nada mais

    O resto é papo furado pra ganhar votos

  79. Que idiotice

     Posicionamento político não condiz a inteligência, e sim a opinião. E aliás, como foi feito em crianças, elas provavelmente foram “doutrinadas” a acreditar que a esquerda é só igualdade para todos, por seus respectivos professores. 

    • Essa pesquisa demonstra a
      Essa pesquisa demonstra a burrice e ignorância da suposta direita no Brasil kkkkk

  80. Para quem é do meio
    Para quem é do meio científico, sabe que estatisticamente é possivel demonstrar causalidade, com números, as correlações mais absurdas. Daí sim, é preciso de um pouco mais de inteligência que vai mais além do que ler autores marxistas e ficar sofismando por aí que nem professor de ciências sociais do ensino médio, para saber que se trata de uma pesquisa sem credibilidade nenhuma, porém, faz bem pra auto estima dos comunistinhas que se sentem burros de vez em quando. Afinal, acreditar num sistema econômico que nunca funcionou, deve abalar bastante o emocional e intelecto do sujeito. Tá tudo bem… Deixem acreditar na pesquisa, c
    oitadinhos… Abraços misesianos!

  81. Pessoas de esquerda são mais “inteligentes”? hahahahha que piada

    Meus caros

    É sabido que psicopatas são “mais inteligentes” (vamos dizer assim), porque não possuem as boas emoções (para atrapalhar as idéias). Esta é explicação óbvia para essa matéria ridícula.

    Não existe outra classificação além de picopata para um ser que concorda com o assassinato de inocentes dentro do útero (por puro lucro, já que poderia ser investido o mesmo dinheiro em programas de prevenção, laqueadura, etc etc. E para quem quer homossexualizar crianças para simples recrutamento de futuros “profissionais do sexo”? E para quem concorda com liberação de drogas pra vender no caixa da padaria para uma criança sem supervisão comprar com o troco do pão? Psicopatas. Malditos.Pessoas sem valor, isso é o que são. Bodes e répteis. Objeto e escritores desta matéria que vale menos do que capim.

     

     

    • A carapuça serviu direitinho

      A carapuça serviu direitinho aí, hein?! 
      Impressionante como só falou besteiras, além dos erros de português (qdo abrir um parênteses, feche-o). 
      Não dá nem vontade de contestar, pois são coisas tão absurdas… Legalização do aborto por lucro? Homossexualização das creianças pra recrutar profissionais do sexo? Liberação de drogas pra vender na padaria? 

      Sério, além de burra, vc é muito, mas muito ignorante. Tente ler algo diferente das msgs que recebe no WhatsApp e o site da igreja, quem sabe não aprenda alguma coisa. 
       

      Ah sim, obrigado por dar mais uma comprovação para o estudo. 

    • Nossa

      Nossa, realmente o estudo tava certo. Sua resposta foi tão magnífica que podemos utilizar como um exemplo qualitativo espontâneo dessa pesquisa.

  82. Precisava do Link para o estudo original

    Cadê o link do estudo original? Queria ver o que exatamente o dono do artigo escreveu

     

  83. Primeiro: Existem mentes
    Primeiro: Existem mentes muito brilhantes e profundas na direita, me perdoe o autor do texto (Roger Scruton, Edmund Burke…)
    Segundo: não entendi o texto. Começa dizendo que o estudo foi feito no Canadá e no próximo parágrafo, que continua se referindo ao de cima, ao iniciar com “O” e não “Um” estudo, fala que os dados foram coletados no reino unido, dados de 1970. Para serem coletados dados do reino unido desta época estando no Canadá, estes dados deveriam estar em um banco de dados na internet, não? Muito estranho.

  84. Considerando que essas

    Considerando que essas informações sejam verdadeiras de fontes imparciais, isso seria uma relação de correlação e não de causalidade. 

  85. Caro(a), sou um direitista

    Caro(a), sou um direitista moderado e não me acho burro. Creio que não é questão de “direita ou esquerda”, mas sim de “moderado ou extremo”. Os direitistas moderados podem ser tão inteligentes quanto os esquerdistas moderados, mas os extremistas de qualquer lado são uns tolos. São pensamentos diferentes. Tudo o que é em demasiado é prejudicial, em algum quesito.

    Às vezes um indivíduo pode ser muito inteligente e ser um “baita de um psicopatão” (risos).

    Acredito em Deus, sou Cristão e respeito o pessoal das demais religiões, só seleciono as informações, pois o que não serve a um serve a outro. Não tenho preconceito contra pessoas de cor por minha índole, talvez um pouco de homofobia instituída (uma passagem do livro Levítico do Antigo Testamento que diz “Não te deitarás com outro homem como se fosse mulher”, mas eu creio que isso era para um contexto específico para tal época (mais de 2000 anos atrás) e para um povo específico. De “tanto ouvir” essa pregação e pastor dizer que aquilo é verdade acabei internalizando. Só que não estamos mais na era do brinze, mas no século XXI, creio em Jesus que ressuscitou por mim (pode chamar de amigo imaginário que não ligo) e ele perdoa nossos pecados, ele perdoa e diz ao pecador “vá e não peques mais”. Pensando como cristão, penso que o Novo Testamento seja mais importante que o antigo, porque os mandamentos são apenas “ama a Deus sobre todas as coisas e ama ao teu próximo como a ti mesmo”. E na mesma igreja que cresci ouvindo Levítico, também cresci ouvindo que o foco tem que ser Jesus, e após algumas leituras de livros e artigos cheguei à conclusão de que Jesus, como Filho de Deus, é mais importante do que as antigas leis dadas aos hebreus e não devem ser levadas ao pé da letra, mas para ser um alimento espiritual.

    Eu penso assim: a pessoa que doa 10% do salário a uma igreja e dá  tem a mesma salvação do que a outra que não faz isso e é uma pessoa de fé ou é altruísta. O que o pastor faz com o dinheiro é entre ele e Deus, se for para pagar aluguel, contas de água, luz, gás, e ajudar nas missões e na manutenção do templo acho justo, mas se for para enriquecer sem retorno à comunidade, comprar fazendas, inventar bízimos, trízimos, cobrar por objetos ungidos e coisas do tipo, o pastor vai ser julgado com o mesmo peso dos demais. Falando francamente, até se a pessoa pagar os 10% opcionais (no livro de Malaquias é uma obrigação, mas se tratava de alimentos e mantimentos), mas começar a ter uma espiritualidade doente e pensar que Jesus cura instantaneamente (não estou afirmando que isso seja impossível, mas argumentando), como no caso a pessoa está com uma doença incurável, mas tratável, mas não tratar, ela obviamente vai piorar, mas o tratamento controla o quadro, desde que seja de forma moderada.

    Saudações.

  86. inteligencia

    deixa faltar comida pra vcs verem quem e de esquerda e quem e de direita.mais ou menos inteligente. em qualquer pais.

  87. Hahaga
    Christopher Hirata tem um dos QI mais altos da atualidade e é republicano. Ben carson um dos maiores medicos da atualidade é republicano. Paul Allen tem 170 de QI, e fundador da Microsoft e de direita. A maioria dos alunos de Harvard e Oxford são de direita.
    Mas supondo que seja verdade e os de esquerda são mais inteligentes (o que é extremamente improvável). Pessoas de direita são inegavelmente mais bem sucedidas que as de esquerda.

  88. Que artigo absurdo! Vocês associam ser de direita a ser homofóbico ou racista! Uma prova que vocês sequer sabem o que é ser de direita e reforçam mais ainda a tese de que precisam de uma injeção de realidade!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome