Mãe se livra do ataque de nervos com a volta do filho cientista

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Ana Lacerda

Ele voltou, Nassif.

Ano passado no dia das mães o Nassif  publicou aqui uma pequena crônica de uma mãe à beira de um ataque de nervos. Sim, eu estava feliz e ao mesmo tempo em pânico  porque meu “menino” ia viajar  para a Inglaterra pelo Ciências Sem Fronteiras . Para mim e centenas de mães do meu grupo (Mães Sem Fronteira) nossos filhos  iriam enfrentar o “desconhecido”. A maioria das mães como eu nunca tinha viajado ao exterior, e como seria para nossos filhos? Ficariam bem? Conseguiriam sobreviver sem nós, mães  assumidamente protetoras ?

Enquanto  não vinha a hora da viagem, um curso caseiro básico de cozinha , instalação do Skipe,uma visitinha ao dentista, ao médico, uma lista do que levar na mala correu pelo grupo  e lá vai meu “menino”, sem a panela de pressão que eu tanto queria que ele levasse.

Um ano se passou e acreditem, ele conseguiu sobreviver sem mim!

A acolhida da Universidade foi ótima, meu filho estava bem instalado, protegido por um plano de saúde escolhido por ele e pago pelo Ciências Sem Fronteira. Tem coisa melhor? Tem, nunca precisei mandar  um centavo para ele, o Dilmacard (como eles chamam o cartão do CSF) cobria todas as suas necessidades.

Hoje fui buscar meu “menino” e enquanto aguardava as 12 horas que me separavam de um abraço saudoso li no aeroporto o livro que despertou seu amor pela pesquisa e Biologia, “O gene egoísta”. Lendo e refletindo pensei, que meu filho estava lá por merecimento, mas a OPORTUNIDADE foi dada pela  Dilma.

Obrigada, presidenta.

PS- Em casa depois de matar a saudade, vi que nem tudo mudou, duas malas cheias de roupas prá lavar, mas afinal, ser mãe não é padecer no paraíso?

Ana Lacerda

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns!

    Agora Você faz parte da Mães Sem Fronteiras e com Filhos que terão imensas realizações, que ele possa retribuir ao país todo o conhecimento alcançado!

    Parabéns!

  2. Ainda bem por isso !
    Está

    Ainda bem por isso !

    Está vendo, se stressou à toa.

    Essas crianças são muito melhores do que nós país pensamos.

    Eles vivem tranquilamente sem nós.

    Isso que é o “pior”,eh,eh,eh.

  3. Espetácular

    Qual o programa da Dilma que é mais espetacular: a) bolsa família; b) filho de lavadeira na universidade; c) cotas nas universidades: d) Brasil sem fronteiras; e) pronatec formando dezenas de milhões de técnicos; f) mais médicos e dezenas de milhões de consultas a quem nunca tinha visto médico; f) minha casa minha vida;g) etc e etc?

    Muito dificil lembrar todos e muito dificil escolher entre eles.

    Parabens, Dilma, obrigado, Deus a abençoe!

  4. 🙂 Ana, um relato

    🙂 Ana, um relato delicioso.

    Parabéns a você e seu filho, que muito nos ajudará aplicando o que aprendeu.

    Aproveita o momento e bota esse “moleque” na linha…manda êle lavar a roupinha que trouxe. ahahahahah

    Abs.

  5. Depois reclamam dos “nem,

    Depois reclamam dos “nem, nem”. Paparicam demais…

    entendi que o sentido do post não era/é este mas fico com minha observação que também é importante. Quando esses pais e mães vão aprender a criar os filhos? Não digo nem mesmo educar porque, neste caso, é mais difícil.

     

  6. É uma pequena amostra do que

    É uma pequena amostra do que não me canso de repetir: Dilma é uma pessoa honrada, bem intencionada e solidária. Já seus principais adversários nesta eleição são extremamente limitados nestes quesitos.

  7. Eu nao tenho paciencia com

    Eu nao tenho paciencia com choror de mae, mas entendo rsrs. Isso nao eh soh bom para a carreira dos filhos, pode ser boa oportunidade para sair do MIMO irritante que muitos estavam acostumados.

     

    PS: manda o muleuqe lavar a roupa rsrsrsrs. Gente, ele deve ter feito isso por um ano (presum,idamente). E na boa, pra que estudar se nao sabe apertar os botoes das ultramoderanas maquinas de lavar…ai eh demais.rsrss

  8. ele conseguiu?
    Vamos ver, lembrei da musica do gil.
    “A Bahia jah me deu regua e compaco.”
    O Brasil jah lhe deu. Agora vamos a luta.
    Os brasileiros jah lhe deu e vamos enfrente que atras veem muita gente querendo mais.
    Como disse um companheiro antes.
    Qual o melhor dos programas do PT.
    Eu fico com o bolsa familia primeiro, depois o da educacao que na minha opiniao deviam juntar todos e melhorar avaliar e por fim o da transposicao Sao Francisco que ainda vai dar panos para mangas.
    Mais tem outros melhores. Como das ferrovias e integracao estrutural. Pre sal.
    Minha opiniao.
    Vamos acabar o que comecou.
    Vamos acabar!

  9. So muda o endereço

    Quem viveu essa experiência, sabe bem os nervos que ficam os pais nesse momento e as apreensões e delicias do filho que parte para explorar o mundo, muito além do quintal da casa.

    Que bom o reconhecimento pela oportunidade. Conheci muita gente fazendo mestrado ou doutorado com bolsa, que so fazia reclamar da oportunidade que estavam tendo. 

  10. Se eu contasse….

    Se eu contasse como era o tratamento dos bolsistas brasileiros que saíam há trinta anos para fazer doutorado ia começar uma choradeira.

    Só para dar uma ideia, não aconteceu comigo mas com um colega de faculdade que teve o descuido de ir para Paris com bolsa brasileira, ele ia até o super e comprava comida de cachorro. Não estou brincando nem fazendo uma figura de linguagem, era a carne vendida para consumo animal (provavelmente de cavalo).

    Em 1989 a bolsa era variável de acordo com índices misteriosos e pior era em dólar que flutuava de acordo com a relação do dolar e as moedas européias da época. Os bolsistas ganhavam muitas vezes menos do que o RMI (Revenu minimum d’insertion), o RMI não é equivalente ao salário mínimo, era mais ou menos uma bolsa família que era dado para quem estava fora da economia (sem teto e congêneres).

    Tem histórias incríveis de estudantes em doutorado, os casados muitas vezes as suas esposas pegavam como diaristas e ganhavam mais do que as bolsas.

    Quando eu vejo algum desses bolsistas atuais reclamando alguma coisa, me dá vontade de dar uns bons cascudos, pois já a algum tempo e agora mais, eles são tratados como GENTE, e se alguém gosta de curtir uma carne de cavalo até pode, mas por luxo.

    1. Conta também o outro lado.

      Se você fosse professor de alguma UF, você recebia teu salário e a bolsa de doutorado juntos. Nessa brincadeira inúmeros professores fizeram um bom pé de meia.

  11. É muito bom saber que nossos

    É muito bom saber que nossos filhos sobrevivem e muito bem, sem a gente por perto…, melhor ainda,  é saber

    que com o atual governo, estamos recebendo o retorno de nossos impostos!

    Parabéns pela oportunidade dada ao seu tão talentoso filho!

     

  12. (Ana, nao sei se voce seguiu

    (Ana, nao sei se voce seguiu a historia quando aconteceu, mas o Eduardo Guimaraes passou por isso mais publicamente quando a filha foi pra Australia, fez varios posts muito tocantes tambem.  O CSF nao existia aa epoca.  Segredo da familia, mas eu conto:  ela tambem voltou pro Brasil com 8 malas de roupas pra lavar!

    Uh…  ok, mentira.  Mulher se relaciona com roupa e cabelos bem diferente de homen, eu vivo falando pra minha filha “no guy is a hair guy”.  Mas o problema de lavar roupa em outro pais eh serio sim:  nao ha lavanderia nenhuma perto da minha casa nem na minha cidade e nao passo perto de nenhuma tampouco, eh por isso que o meu cobertor mais excessivamente quente e grande ta na garagem ha 7 meses.  Nao da pra lavar na nossa maquina, que nao eh grande o bastante.  Achei a volta com as roupas sujas normal, alias, ele provavelmente nao tinha nem carro na Inglaterra, nao eh?)

  13. não adianta, mãe é mãe!!

    não adianta, mãe é mãe!!  Para nós, os filhos são sempre crianças!!!  Entendo a Ana perfeitamente!  

    A gente reclama, briga, faz bico mas no fundo lava a roupa feliz da vida, por finalmente tê-los perto da gente mais uma vez.  Faz dois anos que o meu filho não mora mais comigo…..puxa vida, quando ele vem me ver, nas férias, é aquela alegria…..pra mim ele vira um grande e gostoso bebê….se pudesse, colocaria de volta na barriga…!!!  Mães não deveriam morrer, filhos não deveriam envelhecer……

    E quando vão embora, enfrentar o mundo…meudeusdocéu!!  Me lembro quando vi meu filho partir, a tristeza que tomou conta de mim.  Voltei para o quarto dele, pegava as camisetas que aqui ficaram, e chorava.  Gente, é uma parte de nós….carregamos esses moleques 9 meses dentro da gente…..eles saem da barriga, entram na cabeça, e de lá, nunca mais saem!!!

    Estou feliz por você…..curta bastante seu filho.

  14. Texto simples e direto.

    Texto simples e direto. Adorei.

    Aqui em Natal eu fico de papo com pessoas residentes em áres mais pobres, como motoristas de táxi, funcionários de lojas, porteiros, entre outros, sempre com a pergunta na agulha. Quero saber em que eles vão votar para presidente. Muitos dizem de pronto que votarão em Dilma. Mas, pra variar, há os que odeiam a mulher. Hoje uma funcionária de uma sorveteria disse, primeiro, não saber em quem votar. Como fiz umas perguntinhas outras, ela decidiu responder a todas, e disse o seguinte: “De fato, eu tenho casa própria porque consegui um financiamento da CEF com ajuda do Governo Federal, e não posso negar que nos últimos anos minha vida melhorrou muito, bem como a dos meus vizinhos. 

    Aqui no RN impera a oligarquia nojenta dos Alves e Maias. Agripino desta vez está reunido a Henrique Alves, candidato a governador, para elegerem Vilma d eFarias, que em realidade é da família Maia. Aí, na propaganda televisiva, a turma dos Alves diz: “É muito bom termos Vilma como senadora, porque ela se reunirá com Agripino Maia e Garibalde Alves no Senado, promovendo mais desenvolvimento a Natal. Vale dizer que Garibalde está no meio do mandato, como Agripino, e tem ainda Agnelo Alves, muito velho, andando de bengala, candidato a deputado estadual, e outro Alves, de pouco mais de 20 anos, candidato a deputado federal. É uma turma de gente muito rica, ou milionária, com muito poder, daí a capacidade de influenciar pessoas. Não largam o osso de jeito nenhum, mas o povo é culpado, claro, de só votarem nos mesmos. 

  15. Orgulho vs saudade

    Querida Ana,

    Parabéns, aqui em casa estamos neste mesmo processo… 12 de agosto passado meu filho embarcou para os Estados Unidos para ser PHD pela Universidade de Rhode Island, serão trës anos e meio, talvez quatro… ele será o primeiro membro de uma grande familia que terá condicoes de chegar a este título.

    Somos gratos, temos orgulho, mas muita saudade

    Luiz Costa – Sao Bernardo do Campo

  16. Orgulho vs saudade

    Querida Ana,

    Parabéns, aqui em casa estamos neste mesmo processo… 12 de agosto passado meu filho embarcou para os Estados Unidos para ser PHD pela Universidade de Rhode Island, serão trës anos e meio, talvez quatro… ele será o primeiro membro de uma grande familia que terá condicoes de chegar a este título.

    Somos gratos, temos orgulho, mas muita saudade

    Luiz Costa – Sao Bernardo do Campo

  17. Filhos e pais sem fronteiras!

    Boa noite a todos!

           Somos pais de uma linda estudante sem fonteiras. Nossa Beatriz, apaixonada por biologia marinha, conquistou uma bolsa no programa para os EUA. Está na Califórnia desde 23.06.14. Para nós falta 1 ano ainda. Mas, uma série de surpresas maravilhosas aconteceram desde a sua partida. Estes jovens cientistas conquistam uma vaga numa peneira estrita. Nota noEnem, no exame de suficiência da língua, média no curso, análise do histórico… nossa…Parabéns a todos!!. Incrível como ela sobreviveu sem nós!!! Ela e todos os 20 brasileiros que encontrou lá de diversas áreas do conhecimento.

          O programa é muito bem estruturado e o que era medo no início, por deixar nossa pequenina sair da nossa proteção, transformou-se em segurança com a certeza que fizeram a escolha certa. A universidade escolhida é incrível, de primeira linha! A acomodação, plano de saúde, auxílio para passagem, apoio dos representantes lá nos EUA para os alunos e a bolsa mensal. 

          Parabéns ao governo pela iniciativa. Estudar é a praia de Bia. Estudar com qualidade…. não tem melhor presente para todos que sabem o valor de uma boa educação.

    Kátia…mais uma mãe sem fronteiras

     

  18. Ela voltou

    Que alegria ver noticias como esta. Meu menino ainda não voltou, está na inglaterra. Recentemente me disse que tem visto conteudos que aqui provavelmente só veria em curso de mestrado. A saudade, a tecnologia atenua. O orgulho não tem tamanho, e saber que oportunidades assim estão agora ao alcance de qualquer brasileiro é motivo mais que suficiente para reeleger a Dilma

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador