Mas afinal, o que é inteligência?

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Por Isaac Asimov

Quando eu estava no exército, fiz um teste de aptidão, solicitado a todos os soldados, e consegui 160 pontos. A média era 100. Ninguém na base tinha visto uma nota dessas e durante duas horas eu fui o assunto principal.

(Não significou nada – no dia seguinte eu ainda era um soldado raso, tendo o gerenciamento da cozinha como minha tarefa mais importante).

Durante toda minha vida consegui notas como essa, o que sempre me deu uma ideia de que eu era realmente muito inteligente. E eu imaginava que as outras pessoas também achavam isso.

Porém, na verdade, será que essas notas não significam apenas que eu sou muito bom para responder um tipo específico de perguntas acadêmicas, consideradas pertinentes pelas pessoas que formularam esses testes de inteligência, e que provavelmente têm uma habilidade intelectual parecida com a minha?

Por exemplo, eu conhecia um mecânico que jamais conseguiria passar em um teste desses, acho que não chegaria a fazer 80 pontos. Portanto, sempre me considerei muito mais inteligente que ele.

Mas, quando acontecia alguma coisa com o meu carro e eu precisava de alguém para dar um jeito rápido, era ele que eu procurava. Observava como ele investigava a situação enquanto fazia seus pronunciamentos sábios e profundos, como se fossem oráculos divinos. No fim, ele sempre consertava meu carro.

Então imagine se esses testes de inteligência fossem preparados pelo meu mecânico.

Leia também:  Da ala militar e de perfil técnico, reitor do ITA ganha força para assumir MEC

Ou por um carpinteiro, ou um fazendeiro, ou qualquer outro que não fosse um acadêmico.

Em qualquer desses testes eu comprovaria minha total ignorância e estupidez. Na verdade, seria mesmo considerado um ignorante, um estúpido.

Em um mundo onde eu não pudesse me valer do meu treinamento acadêmico ou do meu talento com as palavras e tivesse que fazer algum trabalho com as minhas mãos ou desembaraçar alguma coisa complicada eu me daria muito mal.

A minha inteligência, portanto, não é algo absoluto mas sim algo imposto como tal, por uma pequena parcela da sociedade em que vivo.

Vamos considerar o meu mecânico, mais uma vez.

Ele adorava contar piadas.

Certa vez ele levantou sua cabeça por cima do capô do meu carro e me perguntou:

“Doutor, um surdo-mudo entrou numa loja de construção para comprar uns pregos. Ele colocou dois dedos no balcão como se estivesse segurando um prego invisível e com a outra mão, imitou umas marteladas. O balconista trouxe então um martelo. Ele balançou a cabeça de um lado para o outro negativamente e apontou para os dedos no balcão. Dessa vez o balconista trouxe vários pregos, ele escolheu o tamanho que queria e foi embora. O cliente seguinte era um cego. Ele queria comprar uma tesoura. Como o senhor acha que ele fez?”

Eu levantei minha mão e “cortei o ar” com dois dedos, como uma tesoura.

“Mas você é muito burro mesmo! Ele simplesmente abriu a boca e usou a voz para pedir”

Enquanto meu mecânico gargalhava, ele ainda falou:

Leia também:  Da ala militar e de perfil técnico, reitor do ITA ganha força para assumir MEC

“Tô fazendo essa pegadinha com todos os clientes hoje.”

“E muitos caíram?” perguntei esperançoso.

“Alguns. Mas com você eu tinha certeza absoluta que ia funcionar”.

“Ah é? Por quê?”

“Porque você tem muito estudo doutor, sabia que não seria muito esperto”

E algo dentro de mim dizia que ele tinha alguma razão nisso tudo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

17 comentários

  1. Eu tive um amigo a alguns

    Eu tive um amigo a alguns anos que ele fechada com uma rapidez enorme qualquer palavra cruzada, sendo facil, medio ou dificil, mais voce perguntasse ele a respeito de qualquer uma das palavras que ele acertava nestas cruzadas, ele nao sabia falar nada sobre o assunto. Nunca achei ele uma pessoa inteligente, achei sim uma pessoa que viciou em palavras cruzadas e que simplesmente havia decorado todas as respostas, podia ser a palavra cruzada que fosse, ele fechava.

  2. Inteligência é algo que falta

    Inteligência é algo que falta aos quatro cavaleiros do apocalipse: REINALDO, RICARDO, GUILHERME e o tonto do diogo.

     

    Ou seja, o quarteto do num sei ondecotô nem sei prondecovô.

  3. Em suma

    Se  juizes, promotores, auditores e tantos concursados (provas dificílimas) tivessem antes sido mecânicos de automóveis o Brasil seria muito, mas muito melhor.

    Tal conclusão se impõe a partir desse belo texto de Isaac Asimov. Não é?

  4. Mas afinal,o que é inteligência?

    Na mosca.Nunca conheci ninguem inteligente que sustentasse essa qualidade na pratica.No apgar da luzes,estou com 66 anos.Fico chateado quando alguem insinua que sou inteligente,é a mãe,penso eu.Para ficar livre das escolas e não ser reprovado pela falta de frequencia,decorava/memorizava tudo no primeiro semestre tirando notas suficiente para não ter compromisso de frequenter esses campos de concentraçao. não completei nenhum curso superior, frequentei uns semstres de qutro,Nunca assumi nenhum concurso publico,federal/municipal/estadual para os quais fui aprovado.Lendo esse texto fico aliviado,tenho a mais absoluta certeza. Sou burro,burrissimo.Fico sempre colado em gente que imagino inteligente,outra burrice,mas dá para enganar.Conheço tambem muitos gênios analfabetos,Um perigo ,pois poderiam sofrer um surto e fechar para reforma todas as escolas.

  5. Mas afinal, o que é inteligência?

    ####

    Ola Nassif,

    Volta e meia aparece algum post sobre inteligencia acima da media, (QI elevado acima da media),

    Legal, sabe-se que isto é um recurso natural de ocorrência muito pequenina, quase que infinitesimal, pelos processos naturais de seleção natural, por uma feliz combinação genética,

    Mas Mendel estabeleceu que caracteres genéticas recessivas só aparecem, ou se manifestam, quando há a combinação de (aa), ou seja, o embrião que recebe a característica genética, (que aqui no caso é inteligencia acima da media, que, só lembrando, é uma característica que não esta associada a cor, raça, gênero, ou o que quer que seja, que propagandas enganosas tenham informado, isto é nada mais do que manipulação da informação,  para que as colônias não pratiquem o cruzamento de óvulos e sêmen, doados por inteligências acima da media masculinos e femininos,  que tenham esta inteligencia, acima da media, de pai e mãe, assim estaria se usando de meios, que hoje são perfeitamente possíveis nas clinicas de fertilização assistidas, e assim a colônia aumentaria o racionalmente e inteligentemente seu contingente populacional de QI acima da media, e conseqüentemente se libertaria das explorações dos colonizadores)  isto é que é o terror deles, porque com isto a segurança exploratória deles com isto estaria em sério risco, real,

    E é ai que surgem as mais diversificadas manipulações e ações mesmo, comprando legislativos executivos e judiciários para proibirem, e ate mesmo criminalizar estas praticas, e ate mesmo a divulgação destas idéias porque isto é que coloca realmente a segurança deles em risco, e sob ameaça verdadeira,

    Felizmente o pessoal do agro negocio e da pecuária já praticam isto com naturalidade na fixação de características recessivas que lhes interessa, usando de meios de cruzamento in vitro, e de clonagens, para aumentar seu rebanho de animais com qualidade fixada que eles escolherem como as mais vantajosas para seus respectivos negócios,

    Mas QI acima da média como é um recurso natural renovável, e produzível em larga escala, os grupos, e ou corporações, em breve arranjarão meios de contratarem firmas que trabalham nesta área para produzir estes materiais, porque as grandes corporações, universidades, centros de pesquisas e inovações carecem e tudo fazem para selecionar e contratar este material humano, produzível via genética aplicada,

    Mas comecemos aqui com apenas uma campanha já parcialmente adotada,

    Doe sangue, medula óssea, órgãos, leite materno, sêmen e óvulos,

    Só que com os dois últimos quando oriundo de indivíduos de comprovado QI acima da media, por organizações como a Mensa, ou outras, produzir se embriões, para serem adotados por mulheres que os queiram adotar gesta-los, ou ate mesmo suas criações como filhos, assim estaria se trabalhando no sentido do aumento da população de QI acima da media, mas, lembre se que isto coloca em risco a segurança dos colonizadores, haverá seguramente sabotagens, sacanagens, por todos os meios possíveis e imagináveis, mas pode ate mesmo ocorrer no nível de segredo, porque colônias só se libertam nas áreas das pesquisas com células tronco e energia nuclear, trabalhando em segredo, se não, os colonizadores de longa data,  sabotarão de alguma forma,

    ####

  6. RESPOSTA ESPERADA

     

     

    Na empresa havia um ofice boy muito inteligente, quando perguntavam  a ele:

    -Que  horas são.

    -Ele respondia, meu tio toca violino.

    Ou:

    Onde moro á noite,  fica tudo escuro, e quando chove fica tudo molhado.

  7. Acredito que QI está
    Acredito que QI está associado muito mais aos conhecimentos gerais, algo como conhecer um pouco de tudo, não tudo sobre alguma coisa. Se verdade, o bom é que o conhecimento compartilhado de hoje, com internet e tudo mais, ajudará cada vez mais a enterrar jornais e meios de propagação de pseudos-conhecimentos.

  8. Estes testes de QI medem o

    Estes testes de QI medem o “hardware” do indivíduo.

    Isto é medem a capcidade cognitiva do cara observar e finalizar racicínio. Seria assim a medição da “Inteligência Intrínseca”

    Mas a vida exige a associação de várias outras inteligências para garantir a felicidade ou o sucesso.

    Os orientais por exemplo tem de sobra a Inteligência Emocional, ou seja, além de bom QI dispõem também de uma formação cultural de muita disciplina, com capacidade de separar bem as variáveis durante qualquer análise e decidir sobre elas com maior precisão. Por isso são considerados mais inteligentes.

    Diríamos que esta seria uma Inteligência de Software. É a qualificação e treinamento que se aplica ao indivíduo para melhorar o seu desempenho.  E funciona. E é aí que a educação atua, preparando melhor o indivíduo. Por isso nos países desenvolvidos parece que as pessoas são mais inteligentes. A associação das 2 inteligências garante um ser melhor preparado.

     

  9. INTELIGÊNCIA

    A inteligência também é definida, como a capacidade de beneficiar-se da instrução. Não me lembro do autor, mas esse conceito acaba separando o conhecimento da imaginação. É óbvio de que o conhecimento é extremamente importante, mas o fundamental é a imaginação. O Einstein, mau aluno, implicava com as escolas, porque ministravam muito conhecimento aos alunos. Para ele, deveriam abordar as disciplinas básicas apenas superficialmente, e aprofundar naquilo que cada aluno tivesse vocação. A inteligência pode ser relativa, porque um ser humano é diferente do outro, e a inteligência de cada um se desenvolve melhor em diferentes circunstâncias. Portanto, é muito difícil quantificá-la, e os testes de QI devem ser como os exames de vestibular, que reprovaram o Einstein.

    Por isso a importância de se descobrir onde cada um tem maior potencial, pois é ali que pode beneficiar-se melhor de sua inteligência. A partir daí, resta abordar o que seria esse benefício. Podemos pensar em questões financeiras, realizações pessoais, familiares, amorosas, tantas coisas. Entretanto, tudo pode ser resumido em ser feliz conscientemente. Digo conscientemente, porque uma pessoa estúpida também pode ser feliz, e isso não significa inteligência. Mas entre os conscientes fica a pergunta: Quem pode ser feliz, vendo nossas crianças sem aprender nada nas escolas, nossos doentes jogados no chão dos hospitais, nossos filhos sem o direito de desenvolver tecnologia como nos países desenvolvidos, etc; porque nossa sociedade é injusta, corrupta, e permite que algumas pessoas tomem para si o que pertence aos outros? Aí surgem dois tipos de pessoas, as que podem, e as que não podem…

  10. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome