ONU critica ensino religioso em escolas públicas brasileiras

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Do Estadão

 
Além de desrespeito à laicidade do Estado brasileiro, relatora denuncia ‘intolerância e racismo’
 
Jamil Chade

Centenas de escolas públicas em pelo menos 11 Estados do Brasil não seguem os preceitos do caráter laico do Estado e impõem o ensino religioso, alerta a Organização das Nações Unidas. Em relatório a ser apresentado na semana que vem ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a situação do Brasil é criticada.

O documento foi preparado pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo “persistem” na sociedade brasileira. A relatora apela por uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por “seguidores de religiões pentecostais” contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País. Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.

Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A relatora diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, “recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas”, esclarece.

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Para Farida, “deixar o conteúdo de cursos religiosos ser determinado pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas, usar o ensino religioso como proselitismo, ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum foram relatados como principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição”.

Legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estado e municípios, mas a legislação afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo.

“Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível”, explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). “Além disso, a aula não é tratada efetivamente como facultativa. O arranjo é feito de tal forma que o aluno é obrigado a assistir.”

Roseli explica que o modelo brasileiro é pouco usual nos países em que há total separação entre Estado e religião. “Até Portugal, que no regime de Salazar tornou obrigatório o ensino religioso, aboliu as aulas. Educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais. Lá, o pai matricula consciente.” / COLABOROU OCIMARA BALMANT 

 

40 comentários

  1. Meu caro Gunther, para o bem

    Meu caro Gunther, para o bem ou para o mal é preciso relativizar qualquer documento chamado “”relatorio da ONU”.

    A ONU é um imenso guarda chuva para 246 diferents comissões, comissariados, conselhos, escritorios, que se abrigam debaixo desse imenso toldo, cada qual tem seu sistema de governança, orçamento, prestigio, representatividade.

    Pela ONU-mãe só falam três orgãos: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, ambos em Nova York e o Secretariado-Geral em Genebra. Os demais orgãos só falam por si e não representam o consenso da ONU.

    Aqui no Brasil não se faz essa distinção e qualquer papelucho que vem de um organismo solto é reportado como “”opinião da ONU””, na realidade não é nada disso. Em alguns organismo, como a UNESCO, grandes paises, como os EUA deixaram de fazer parte por décadas, por discordarem de sua orientação. Muitos organismos são dominados por cliques ideologicas de esquerda, aliás a maioria, que tem sua propria agenda viciada, representando uma visão particularista e não geral sobre determinados temas. Portanto é preciso sempre contextualizar esses infindaveis “”relatorios da ONU”.

    • Sabemos disso, André

      É melhor se for feita a contextualização.

      Mas, de qualquer modo, faz as pessoas pensarem se no Brasil não são feitas coisas equivocadas.

      Eu acho que governos estaduais e municipais imporem ensino religioso em escolas públicas é equivocado.

      Sou favorável a que o assunto seja tratado politicamente.

      E posso estar disposto a apoiar quem também se manifestar contra ensino religioso em escolas.

      Secularismo é algo que prezo muito. Mais que ideologia.

        • Sim, tem isso

          mas, puxa, conseguimos um consenso entre você, eu e AA (e CDH-ONU) em uma coisa! Quando isso acontecerá de novo? rsrs

          Vamos aproveitar isso:

          “É melhor que o ensino público seja laico!”

          • Nao acho q eu e vc sejamos tao antagonicos assim…

            Salvo quando vc faz de tudo para atacar o PT, sem o menor espírito de justiça e de relevância. Fora isso, até que concordamos mais do que discordamos. 

    • AAssimétrico
      É claro que os organismos da ONU “aparelhados” por claques ideológicas da direita são apenas “legítimos representantes do pensamento da maior parte dos agentes econômicos”, não é mesmo André?

  2. a ONU condenou a Alemanha

    a ONU condenou a Alemanha também, pois faz pouco tempo aqui mesmo no Nassif alguém postou sobre o islamismo também seria ministrado nas aulas de religião na Alemanha!

     

    • De forma obrigatória? E é a única religiao ensinada?

      Nao sabia que a Alemanha tinha aulas de religiao no currículo. Se tem, provavelmente nao devem ser obrigatórias. E o islamismo TAMBÉM ser ministrado é prova de tolerância cultural, nao de intolerância… (a Alemanha é um país de maioria protestante). Ou seja, situaçao completamente diferente da que está sendo denunciada pelo relatório da ONU. 

      • Certamente.

        Fui eu quem trouxe o link que ele fala.

        A intenção era que que as crianças filhas de imigrantes se sentissem incluídas, que não vissem uma total ruptura entre a escola e sociedade alemãs e o que aprendiam em casa, que às vezes poderia derrapar para o fundamentalismo (quando os pais não tem condições de ensinar) que não necessariamente é a maior representante do islamismo sunita, origem da maioria dos imigrantes na Alemanha.

         

  3. O estado laico

    O estado pode até ser laico, está na constituição.

    Mas a política, ou melhor, politicagem, não é. Se render votos, qualquer projeto de ensino religioso nas escolas vai ser aprovado.

     

  4. A ONU tem moral?

    A ONU permitiu que 800 mil fossem mortos em Ruanda, permitiu que os americanos destruissem o Afeganistão e o Iraque, então eu pergunto: “Tem moral a ONU pra se intrometer nos costumes de um país?”

    Essa pataquada de estado laico é pra inglês ver! Enquanto os pseudo-revolucionários arrotam que “a igreja come criancinha e queimou gente na inquisição” os pastores que alimentam políticos de emissoras estão roubando dinheiro na cara dura, e ninguem faz nada. Então faço outra pergunta: “ensinar todas as  religiões é tão importante quanto colocar na cadeia estes  caras que extorquem os fiéis vendendo milagres e lugar no céu?”

    E religião existe quando se acredita em um Deus. Há que se separar o que é religião, e o que é crendice. Acreditar no preto velho e colocar galinha na encruzilhada não é religião. Religião é direcionada para o bem comum. Fazer macumba e receber entidades são crendices. Chamem de seitas, de organizações, mas religião é Deus e fazer o bem.

    • Exemplo de país não-laico

      “que morreu por problemas cardíacos”(…)”devido às regras que proíbem a presença de homens na parte destinada apenas a mulheres”

      “O caso reavivou memórias de um incidente em 2002, quando 15 meninas em Jeddah morreram em um incêndio depois que a polícia moralista saudita exigiu que elas voltassem ao prédio por não estarem vestindo véus.”

      Eles acreditam no mesmo deus qyue você.

      http://noticias.r7.com/internacional/medicos-sao-impedidos-de-entrar-em-universidade-feminina-e-saudita-morre-por-falta-de-socorro-07022014

      Médicos são impedidos de entrar em universidade feminina e saudita morre por falta de socorro

      A família de uma estudante saudita, que morreu por problemas cardíacos, afirmou que a universidade em que ela estava impediu médicos de chegarem até a jovem devido às regras que proíbem a presença de homens na parte destinada apenas a mulheres do campus, disse a mídia saudita.

      A Universidade Rei Saud, em Riad, negou a acusação e afirmou que Amena Bawazir, que já tinha um histórico de doença cardíaca, recebeu rápido atendimento médico depois de sofrer um ataque no último domingo (2) que levou à parada do coração e dos pulmões.

       

      O caso reavivou memórias de um incidente em 2002, quando 15 meninas em Jeddah morreram em um incêndio depois que a polícia moralista saudita exigiu que elas voltassem ao prédio por não estarem vestindo véus.

      O site do canal Al Arabiya citou declarações da irmã de Amena, Fahda Bawazir, segundo a qual os médicos chegaram ao portão do campus pouco depois de sua irmã passar mal, por volta das 11h (horário local).

      “Mas os médicos não foram autorizados a entrar no campus até as 13h”, disse ela em reportagem publicada na noite da quinta-feira (6).

      Ela firmou que as autoridades da universidade mantiveram os médicos do lado de fora, até que foi encontrada uma maneira de “não permitir que os médicos (homens) se misturassem com as mulheres”.

      Um porta-voz da universidade negou que tenha havido qualquer atraso, afirmando que os médicos do campus atenderam a estudante e que chamaram os médicos de um hospital local quando não conseguiram reanimá-la, segundo o site de notícias sabq.org.

      O site usou declarações do porta-voz, Ahmed al Tamimi, afirmando que os médicos chegaram ao local às 12p5, 10 minutos depois de serem chamados.

      Sem conseguir reanimá-la, os médicos levaram a jovem ao hospital da universidade, onde foi declarada morta às 13p9.

      A Arábia Saudita adere à vertente Wahhabi do Islã, que proíbe que homens e mulheres se misturem e restringe a movimentação delas, que muitas vezes precisam da permissão de um guardião masculino.

       

       

    • Quando o argumento é sustentado por fatos, tem moral sim

      Se vc assistiu o Julgamento de Nuremberg (gratuito na internet) verá que houve momentos que os nazistas que estavam sendo julgados botaram mais de uma vez o advogado da ONU contra a parede. Depois, religião não tem nada a ver em “é Deus”. Religião é criação do homem. É crendice sim. Os que trabalham com preto velho podem estar vendo o que fazem, daí não precisam “acreditar”. Crer é aceitar sem ver. Religião é criação dos espertos para controlar os fieis como se fossem manadas. Deus independe de que se acredite ou nao, a não ser que vc faz o que os CRENTES fazem quando alguém diz que não tem religião: então vc é ateu? Se for seguir essa premissa então Deus também é criação humana e só existe dentro da religião. Paradóxos de mente religiosa.

      • Não eram advogados da ONU, no

        Não eram advogados da ONU, no Tribunal haviam promotores especiais para esse processo, americanos, ingleses e sovieticos e advogados de defesa que poderiam ser alemães ou anglo-americanos.. Quem mais contestou os promotores

        foi o Marechal Albert Kesselring, que era extremamente bem articulado e disse que o promotor estava falando besteira sobre fatos militares ocorrido na Italia, ao fim da discussão o promotor reconheceu que Kesselring tinha razão.

        Os advogados de defesa não foram apenas protocolares, fizeram um magnifico trabalho.

    • Que primor de etnocentrismo, esse seu comentário!

      Religiao é a sua. As dos outros sao crendices… E quem disse que as religioes afro-brasileiras nao sao direcionadas para o bem? Nao gosto de religiao nenhuma, para mim TODAS sao crendices, mas pelo menos nunca houve cruzadas nem inquisiçoes por causa das religioes afro-brasileiras. Elas tb nao sao misóginas, ao contrário do cristianismo em geral e do islamismo. Se deve haver liberdade religiosa — e com isso eu concordo, embora seja contra as próprias religioes — deve ser para TODAS. 

  5. Motta Araujo

    Motta Araujo, ” está tudo muito bem, está tudo muito bom, mas o que eu queria mesmo ´q que vc..” dissesse  se na sua opinião ´ensino religioso deve ou não ser ministrado em Escola Pública essa é a questão..sou totalmente contra..

  6. Filosofia, ensino religioso e “efeito Feliciano”

    Outro dia foi debatido aqui no canal do Nassif a hipótese de se ministrar a disciplina de Filosofia no ensino fundamental e médio. Fui defensor minoritário, na proporção de 99 X 1.

    No entanto, não consigo entender o seguinte (aliás, compreendo, mas não me conformo): as escolas públicas e os educadores encontram espaço na grade para o Ensino Religioso e não para Filosofia!

    O argumento central naquela discussão anterior foi o seguinte: nada de novo existe sobre a Filosofia, o conhecimento filosófico encontrou seu limite no próprio limite da velocidade do cérebro (e outras baboseiras).

    E sobre a Religião, afinal o que existe de novo em termos de “ampliação” de conhecimento? Pelo que verifico, seus valores obscurantistas estão presos ao Medievo, bem diferente da Filosofia, que sustenta, por exemplo, a moderna plataforma de Direitos Humanos!

    Talvez essa prática educacional explique, ainda que parcialmente, a razão de a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados exibir para as gerações futuras a foto de Marco Feliciano na galeria de seus ex-presidentes, um religioso que nutre preconceito em relação às minorias.

    E nem vou falar no “risco Bolsonaro”.

    • Religião

      No Paraná ensina-se Filosofia, mas Ensino Religioso, embora seja teoricamente facultativo, é realmente tratado de forma que seja obrigatório na prática. Todas as escolas onde eu trabalhei escondem deliberadamente dos alunos o fato de a matéria não ser obrigatória, sem contar situações em que crucifixos são pregados na parede e diretores chamam os professores, de maneira constrangedora para rezar o Pai Nosso. 

       

      Mas, né… num país em que o STF tem um crucifixo, o que esperar?

    • Lá vem vc de novo c/ esse papo…

      Há outros motivos contra o ensino de Filosofia, motivos realistas, ligado à situaçao real nas escolas. Seria apenas uma disciplina a mais no currículo sobrecarregado do ensino médio, dada por professores nao especializados (nao há graduados em Filosofia em número suficiente), com carga horária insuficiente para qualquer coisa eficaz. Seria apenas decoreba sobre história da Filosofia, o que nao teria valor didático nenhum (a nao ser fazer os alunos detestarem Filosofia, como já detestam a Literatua — e mais grave, a leitura — por causa da forma como é apresentada). 

  7. Religião e História

    O ensino religioso poderia ser tratado no currículo de história, como História das Religiões. Até aí acho aceitável. Sem lavagem cerebral e proselitismo.

  8. Comentário.

    Uma escola confessional nem sempre é procurada pelo fato de professar tal credo, mas por ter determinadas condições de ensino. Por isso, até ali deveria ser opcional. Bem, História das Religiões não é religião, é bem satisfatório; ao menos é possível fazer análise com distanciamento (de preferência) sem se sentir ofendido.

    Na verdade, considero um erro de princípio.

    Todas as escolas professam “modelos de mundo”, e o ensino religioso é um dos fenômenos dos “modelos de mundo”. A matéria é composta de átomos, mas fica tão difícil a passagem desta matéria carbônica chamada corpo para o ser vivo pensante… ou se crê (sic) assim. A indivisibilidade do átomo foi pro vinagre há muito tempo.

    O que quero dizer é que a escola não deveria fomentar certezas, mas inspirar dúvidas. Seja para o que for.

     

  9. Totalmente inadmisível por

    Totalmente inadmissível porque:

    1) Inconstitucional; 2) Inútil.

    Acrescento o que já bem sintetizou o Motta Araújo: as diversas confissões já possuem suas “escolas” dominicais. Admitir-se-ia, aí sim, o ensino de filosofia no qual, obviamente, se incluiria a Teologia(“conhecimento” que antecedeu até mesmo a própria filosofia) que ofertaria um painel histórico, ou seja, de plena igualdade, das principais confissões, icnluindo as de matriz africana, tão legítima como as demais.

     

  10. Ontem inseri no clipping uma

    Ontem inseri no clipping uma matéria cujo tema era a questão da Eutanásia. Nos comentários que fiz na apresentação conclamei para que certos tabus ainda pendentes no nosso meio sejam discutidos de forma honesta e tendo por princípio básico a secularização de todos aqueles que dizem respeito ao ser humano independentemente de qualquer condicionante religiosa, política, ideológica, ou o que seja. No caso, a questão envolvia o direito de se morrer com dignidade, uma questão universal e secular no que esse termo tem de mais forte. 

    http://jornalggn.com.br/user/262

    Como se admitir que em pleno século XXI, a prepotência, a arrogãncia de alguns que querem por querem, em nome de uma hegemonia(pelo menos em termos númericos), desvirtuar, ou burlar através de artifícios, o caráter laico do Estado, conforme preconiza a Constituição brasileira?

    A Escola Pública, como o nome deixa bem entrever, é PÚBLICA. É espaço de todos e para todos os nossos patrícios e patrícias. Essa tema – ensino religioso – não deveria nem ser levantado, tal a sua impertinência. Quanto mais ainda se aceitar que persistam situações que confrontam os princípios básicos do Estado brasileiro. 
     

    Repetindo outros comentaristas; mas o que esperar de um Estado que aceita manifestações religiosas singulares nos ambientes públicos, a exemplo de crucifixos,  e inscrições em cédulas da nossa moeda, permissividade ainda maior tendo em vista ser de caráter amplo e indistinto? 

    Isso tem nome: covardia e prevaricação. 

     

  11. Li todos os comentários anteriores e cheguei a uma conclusão:

    Li todos os comentários anteriores e cheguei a uma conclusão: no Brasil atual, qualquer coisa que seja ensinada honestamente ajuda.

  12. LEGADO DE VIDA OU DE MORTE ETERNA

                           A MORTE DE UM REI IMORTAL:

      (MT.23.1)  Então, falou Jesus às multidões  e aos  discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23)  É chegada a hora de ser  glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (JB.3.27)  O Homem  não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26/27) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo,  também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo; e lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem:(LC.13.27)  Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem  vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus,  que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne: (JÓ.33.2)  Passo agora a falar, em minha boca fala a minha língua:

     

    Agora que o meu corpo já se curva sob o peso da idade, e já não  dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para a casa do nosso Pai Eterno, pois sinto que já estou pronto para voar rumo à glória infinita; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:

    (JB.5.41) Eu não aceito a glória que vem dos homens, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, não há quem faça o bem, não há nem um sequer: (2PE.2.3)  Também, movidos por avareza, farão comércio de vós com palavras fictícias: IRRESIGNAÇÃO: Para eles, o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme:(LE.3.17)   Então,  disse comigo: (IS.14.14) Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:

    (SL.122.1)  Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor(1PE.4.7) porque a ocasião de começar o juízo pela Casa de Deus é chegada:   (EC..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/2) Em robusta velhice entrarás para a sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo; (1SML.12.17)  não é agora o tempo da sega do trigo?

    (DT.10.12) Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? (SL.74.18) Lembra-te disto: (LC.2.26)  Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.13) Então lhe foi dito: (EZ.2.3)) Filho do Homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim,  eles e seus pais prevaricaram contra mim até precisamente ao dia de hoje:  Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração, eu te envio a eles e lhes dirás: (ÊX.3.14) Eu sou o Senhor que me enviou a vós outros, (JD.1.15)  para exercer juízo contra todos e para fazer convictos os ímpios de todas as obras impias que impiamente praticaram, e acerca de todas  as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele::  (Z.39.22) Desse dia em diante os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor seu Deus: (PV.1.23) Atentai  para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (SL.1.5)  Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;(EZ.12.24) porque  já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação  lisonjeira, no meio da Casa de Israel: (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo:

    (DT.29.25) ) Então se dirá:  LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10)  porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido:(TG.2.23)  E se cumpriu a escritura  a qual diz: (1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4)  E  esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus  amigos:  (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus:

     (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, e a esperança deles é vã e os trabalhos  sem fruto, e inúteis as suas obras: (JÓ.4.20) Nascem de manhã e à tarde são destruídos, perecem para sempre, sem que disto se faça caso:(JB.5.44) Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros, contudo, não procuram a glória que vem do Deus único?(EC.32.20) Aqueles  que temem ao Senhor conhecerão o que é justo, e farão luzir as suas boas obras como farol:  (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos  andarão neles,  mais os transgressores neles cairão:  (AP.22.11) Continue o injusto fazendo injustiça,  o imundo ainda sendo imundo;o justo continue na pratica da justiça, e o Santo continue a santificar-se…

                                                                                                                                                                                                                           .

     

  13.                              

                                                         O LIVRO DA VIDA

                                                                    (ES.12)  

     (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) –  BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO  NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)

    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2)  Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4)  porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13)  Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto  é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes  ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente:  (RM.6.19) – Falo  como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:

     ESCREVI ESSE RESUMO,  AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO  CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER:  (IL.148.8)

  14. BOAS NOVAS

    EU PENSAVA EM MATAR A FOME DO MUNDO, PREMIDO PELO DEVER DA MINHA CONSCIÊNCIA CRISTÃ:

    (AP.19.9) ENTÃO, ME FALOU O ANJO: ESCREVE: Os Governantes que são fiéis à Deus, devem cuidar da saúde econômico-financeira das nações; sem jamais se descuidarem da saúde espiritual do nosso povo, a qual nos foi  legada nos Santos ensinamentos de Jesus Cristo; (RM.4.3) PORQUANTO QUE DIZ A ESCRITURA?

    (LC.2.23) Conforme o que está escrito na lei do Senhor: (MT.4.4) Não só de pão viverá o Homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus; (LC.12.23) porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo,não mais do  que as vestes:  (MT.6.31/32) Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos ou com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas: (MT.6.33) Buscai,  pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas: (MC.1.15) O tempo está cumprido, e o  reino de Deus está próximo, arrependei-vos se crede no Evangelho: (AP.22.6) Estas palavras são fiéis e verdadeiras: O Senhor, o Deus dos Espíritos dos Profetas,  enviou seu Anjo para mostrar aos seus Servos as cousas que em breve devem acontecer: (MT.7.23) Então, lhes direi explicitamente:

    Logo se verá que os recursos financeiros que têm escoado pelo esgoto da CORRUPÇÃO, somados aos que têm sido incinerados pela loucura das GUERRAS; servirão para aplacar o flagelo da fome no mundo:

    (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, toai-o à serio,ó prevaricadores; (MC.10.27) Para os homens é impossível, contudo, não para Deus; porque para Deus tudo é possível: (LC,21.13) E isto vos acontecerá para que deis testemunho! (NM.24.16) Palavra Daquele que ouve os ditos de Deus e sabe a ciência  do Altíssimo; Daquele  que tem a visão do Todo-Poderoso e prosta-se, porém de olhos abertos:

     

     

     

  15. Ensino Religioso, não é Ensino “de” religião!

    Olá a todos.

    _1º – o Ensino Religioso e a Língua Portuguesa são os únicos a estarem na Constituição, então mudar isso é algo bem complexo.

    _2º – Não deve-se ensinar religião alguma, mas sim, sobre o que significa para a humanidade toda as religiões, suas formas, símbolos, mitos, ritos, influências, diferenças…. Por isso, não é ensino “de” religião, mas Ensino Religioso, a fim de entender o próprio ser humano (cidadão).

    _3º – A própria Geografia implantou a “Geografia da Religião”, se aprofundando em tudo sobre. Quase todas as disciplinas ou ramos de conhecimentos, foram ou são envolvidos por questões religiosas. TODAS disciplinas escolares tratam das razões da existência humana e de seu conhecimento.

    _4º – O Ensino Religioso é justamente para ensinar a conhecer, entender, e respeitar as diferenças pessoais.

    “Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas como dinheiro, sem cultura das letras. Mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios, tal nunca se viu”. (Plutarco, 50-120 d.c. escritor e filósofo grego).

    Marcio André. Historiador e estudante de pós-graduação de Metodologia do Ensino Religioso.

  16. Ensino Religioso, não é ensino “de” religião!

    Olá a todos.

    _1º – o Ensino Religioso e a Língua Portuguesa são os únicos a estarem na Constituição, então mudar isso é algo bem complexo.

    _2º – Não deve-se ensinar religião alguma, mas sim, sobre o que significa para a humanidade toda as religiões, suas formas, símbolos, mitos, ritos, influências, diferenças…. Por isso, não é ensino “de” religião, mas Ensino Religioso, a fim de entender o próprio ser humano (cidadão).

    _3º – A própria Geografia implantou a “Geografia da Religião”, se aprofundando em tudo sobre. Quase todas as disciplinas ou ramos de conhecimentos, foram ou são envolvidos por questões religiosas. TODAS disciplinas escolares tratam das razões da existência humana e de seu conhecimento.

    _4º – O Ensino Religioso é justamente para ensinar a conhecer, entender, e respeitar as diferenças pessoais.

    “Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas como dinheiro, sem cultura das letras. Mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios, tal nunca se viu”. (Plutarco, 50-120 d.c. escritor e filósofo grego).

    Marcio André. Historiador e estudante de pós-graduação de Metodologia do Ensino Religioso.

  17.                              

                                                         O LIVRO DA VIDA

                                                                    (ES.12)  

     (JB.6.45) – ESTÁ ESCRITO NOS PROFETAS: (IS.34.16) –  BUSCAI NO LIVRO DO SENHOR E LEDE (ES.87.8) – AO ESPÍRITO DO  NOSSO SANTO GUIA, NESTE MEU SER QUE É PREDESTINADO, RECOMPONDO ESSES CARACTERES, DESSA FORMA: (148 letras e 8 sinais)

    (JB.19.28)- Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado para se cumprir a Escritura, disse: (1SM.12.3) – Eis-me aqui, (DN.9.24) – para dar fim aos pecados, para expiar a iniqüidade, para trazer a justiça eterna:(JB.8.25) – Que é que desde o princípio vos tenho dito? (LC.12.2)  Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido:(LE.3.1) – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; (2PE.3.4)  porque desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação:(AP.14.13)  Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: (BC.4.4) – Ditosos somos, ò Israel; porque as cousas que agradam à Deus nos são manifestas: (JS.1.8) – Não cesses de falar deste livro da lei, antes, medita nele dia e noite, pára que tenhais cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (JB.13.15) – porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também: (LC.16.17) – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da lei: (ÊX.3.6) – Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: (EC.24.32) – Tudo isto  é o livro da vida, e o testemunho do Altíssimo, e o conhecimento da verdade: (IS.46.8) – Lembrai-vos disto e tende ânimo, tomai-o à sério, ó prevaricadores; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: – (IS.24.5) – Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna: (SL.14.3)–Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; (SL.106.33)- pois foram rebeldes  ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente:  (RM.6.19) – Falo  como Homem por causa da fraqueza da vossa carne: (LC.16.9) – E eu vos recomendo: Buscai n’A BIBLIOGÊNESE DE ISRAEL, o poder do saber viver sob a proteção de Deus; (RM.8.22) – porque sabemos que toda a criação, a um só tempo geme, e suporta angustias até agora:

     ESCREVI ESSE RESUMO,  AGINDO COMO UM DOS SANTOS PROFETAS, LENDO NOSSO  CARATER, E CRIANDO O LIVRO QUE DÁ SENTIDO À SANTA VIDA, PELO SENHOR DEUS: ESSE SÁBIO PROFETA É CRISTO, E TEREIS PODER:  (IL.148.8)

                                                      A Bibliogênese de Israel

     

                                    S I N O P S E

     

           Desde o inicio dos tempos proféticos, muito já se cogi-tou e muito  já se escreveu à respeito da Escritura Sagrada; na tentativa de se alcançar os fundamentos da criação divina e das próprias Criaturas; porque é para essa finalidade maior que a mesma existe entre nós, como sendo a única  e inesgo-tável fonte do verdadeiro conhecimento.

     

           Todavia, jamais houve consenso sobre o Legado Bíblico; porque o Espírito de Deus escondia a sua verdade entre os seus símbolos; e também porque os descendentes de Adão e Eva viviam cultuando a esperança pela volta de Cristo, pois não havia ninguém que soubesse fazer a vontade do Senhor na terra.

     

           Na verdade, esse Livro Sagrado permanecia selado e lacrado hermeticamente, impedindo que os olhos da carne pudessem vislumbrar o seu conteúdo objeto, ou a herança espiritual que o Criador de todas as cousas legou às nossas almas; porque todos dormiam o profundo sono da inconsciên-cia, e não havia quem pudesse tirar os seus selos.

     

           Por isso mesmo, até o dia 30.09.1985, havia tempo e modo para todo propósito debaixo do céu; até mesmo para   que matássemos a esperança vã dos Homens e das Mulheres de boa fé, que esperavam pela volta de Jesus Cristo; porquan to naquele dia o Filho o amor se agiu, e desceu como Autor desse trabalho singular; porque Cristo já esperava por essa Providência Divina, a fim de consumarmos as profecias de conformidade com os Santos ensinamentos que os Leitores já passam a receber do próprio Rei de Israel.

     

           Espero que o mundo faça bom proveito da loucura divi-na, na certeza de que esta é mais poderosa do que a sabedo- ria humana.

                                                                               O Autor

                                                                                           

  18. ALERTA AOS LEGISLADORES

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E NO MUNDO, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS:

    Senhores Deputados e Senadores:

    Eu vos peço: Entendei que a ideia de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma insensata, iníqua e nefasta intenção; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que perpetua e fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de gente inocente: 

    Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de delitos ou pecados? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não?

    Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada; onde impera a incredulidade, a ignorância e a maldade; porquanto não há conhecimento e nem temor de Deus.

     Até quando marginais inconscientes e outros pecadores mentirosos, substituirão Professores Ajuizados na formação dos jovens? Até quando as Escolas Cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis  o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido?

    Rogo-vos, pois, pelo bem comum: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo,  que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico:

    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (RM.15.33) E o Deus da paz seja com todos vós: (LV.6.31) Como quereis que os Homens vos façam; assim fazei-o vós também a eles: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer,  (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (JB.13.34) Amai-vos uns aos outros como eu vos amei:  (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas: (SL.82.4) Socorrei o fraco e o necessitado,  tirai-os das mãos dos ímpios:  (DT.3.22) Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós:

    (PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução,  a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (MT.11.28) Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei: (AM.5.4) Buscai-me e vivei: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos,  nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal:

    (JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi, (LC.12.32) porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basta! (CJ.) Despertai-vos, levantai e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o  tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

         

                   

                         

     

     

     

     

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