
Sugestão de Fiódor Andrade
do blog de Daniel Dantas Lemos
A incompetente análise de redes de Aécio Neves
Por Daniel Dantas Lemos
Este ano eu e a minha colega da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Graça Pinto, realizamos um de pesquisa sobre o #ProtestodosPintas, ocorrido em Natal no contexto dos Rolezinhos do fim do ano passado.
Apresentamos partes dessa pesquisa em diversos eventos ao longo do ano – ora descrevendo como funcionou a rede gerada no Twitter sobre o protesto, ora analisando textos produzidos em seus sites pelos perfis que representaram os dois hubs na rede.
Na análise de redes são chamados de hubs os nós (no caso de redes sociais, os sujeitos) que terminam por centralizar a maior parte de arestas (interações, nas redes sociais).
Os dois hubs da rede analisada foram os perfis da Tribuna do Norte e do Blog do BG. A ação desses dois hubs contribuiu para que a rede configurada em torno do evento possibilitasse a construção de sentidos bastante negativos sobre o #ProtestodosPintas, que terminou sendo visto como a ação de vândalos ou baderneiros e contra quem diversos usuários clamaram por uma violenta repressão da polícia.
Esse pode ser qualificado como o resumo desse trabalho que temos compartilhado com colegas pesquisadores em diversos eventos da área de comunicação, como Compós, Alaic e Intercom. Em nenhum momento interpretamos o funcionamento dessa rede a partir de uma perspectiva de uso de robots ou de militância paga.
Hoje ficamos sabendo que Aécio Neves (PSDB) processou o Twitter para que o site forneça a ele os dados cadastrais de 66 perfis que costumam fazer denúncias contra o senador. Tive o cuidado de ler a peça dos advogados de Aécio – e eles apresentam dois grafos que simbolizam a rede configurada no Twitter para demonstrar que agem articuladamente e contribuem para a construção de sentidos negativos acerca do candidato.
Aécio acusa a rede de funcionar articuladamente por ser composta por robots ou militância paga. A prova para isso, segundo ele, é a freqüência de postagens além dos próprios grafos que provam sua integração.
Imagino que quem ajudou os advogados a prepararem a peça foram sujeitos que minimamente conhecem o funcionamento da rede, monitoram-na e usam softwares que geram grafos. Não é trabalho de amador.
Mas é trabalho de incompetente.
Do ponto de vista acadêmico e/ou científico a tese é tão absurda que, caso prospere, vai de encontro a toda produção de conhecimento no âmbito da análise de redes sociais de Internet. Todos esses trabalhos perderiam a relevância se a tese fosse aceita.
O trabalho constata que uma rede se configurou no Twitter e que essa rede contribui na construção de sentidos negativos contra Aécio – tal qual eu e Graça, por exemplo, fizemos acerca da rede sobre o #ProtestodosPintas. A conclusão, no entanto, de que se trata de uma ação paga ou gerada por robots é tão absurda que somente serve para demonstrar que Aécio gostaria de atuar como censor de críticas que lhe são dirigidas, que o candidato não tem apreço pela democracia.
IV AVATAR
9 de setembro de 2014 1:29 pmEle precisa se atualizar
“Definir de forma básica os conceitos Digital e Analógico, esclarecendo exactamente do que estamos a falar e determinar aquilo que, em última análise e em absoluto, cada um deles nos pode oferecer no cúmulo do seu potencial inato.” (http://www.viciaudio.pt/2010/03/audio-digital-vs-audio-analogico-o.html)
João Maria Fernandes de Sousa
9 de setembro de 2014 1:34 pmUm dos “cerebros” da campanha
Um dos “cerebros” da campanha de Aécio é… oi foi… sei lá… da óia… logo.
São tão estúpidos que não sacam que isso pode ter um efeito bumerangue e quase devastador (Aécio, o cara que quer calar 140 toques twiteiros contra ele..) nas outras mídias… no fascisbuque por ex., que é tão ou mais usado que o twitter.
ljunior
9 de setembro de 2014 1:42 pmCientistas precisam provar… advogados têm que estar certos.
Excelente o curto artigo do Daniel Dantas que Lemos 😉 (o outro não escreve coisa com coisa e é chegado a usar tribunais para fazer negócios, segundo PHA).
Descreveu com um exemplo bem claro o resultado da sua pesquisa, baseada em fatos.
Mas, para advogados, os fatos não importam. O importante é que suas posições sejam as corretas.
Querem mostrar que uma rede com milhões de usuários no Brasil não poderia ter 66 pessoas que discordam das posições do grande governador de Minas. Segundo a peça de acusação, ele é tão grande pessoa que, para ter 66 pessoas contra ela, todas teriam que ser pagas ou seriam programas de computador que simula contas de usuários.
Caro Daniel, obrigado pelo artigo. Infelizmente, chego a conclusão que, enquanto não houver plularidade da mídia (onde a Rede Globo tem 3 rádios, concessão de TV, TV a cabo e um jornal na mesma cidade), a Internet sempre vai ser alvo daqueles que não conseguem controlá-la como fazem com o resto da mídia.
Marcelo A. O.
9 de setembro de 2014 2:21 pmEsse é o jeito Aécio de governar…
Ele sempre quer a imprensa calada com relação aos pontos negativos seus e de seu governo.
Ele não suporta críticas e impôs sua vontade à imprensa mineira.
Quem falou mal dele foi punido de alguma forma, com demissão e até prisão.
Ademais, quer que imprensa exagere em elogios imerecidos com relação a ele e ao seu governo.
Ele pensa que é o tal, é um típico narcisista.
Na Assembléia de Minas dizem que ele age como se fosse um “Imperador”.
Cristiana Castro
9 de setembro de 2014 2:38 pmEu nunca vi um candidato
Eu nunca vi um candidato fazer tudo o que está ao seu alcance para não ser eleito… inacreditável! É tão tosco que os que não foram pegos pelo #AE5 estão #xatiados…
MarFig
9 de setembro de 2014 5:29 pmAécio é burro e preguiçoso e
Aécio é burro e preguiçoso e por isso se cerca de burros e preguiçosos. Pode ser também que ele esteja sendo assessorado pelo Serra.
Sta Catarina
9 de setembro de 2014 3:27 pmAécio
Aécio, faça o seguinte: procure uma máquina do tempo e retorne 50 anos, época do início da ditadura militar. Aí talvez você consiga cercear a liberdade das pessoas. Agora, aqui? não.
altamiro souza
9 de setembro de 2014 3:38 pmbem colocada a questão
bem colocada a questão fundamental.
se esse pedido do aécio vingar
(vingança é a palavra-chave para entender o fracasso tucano)
impedirá que o conhecimento se espraie pela internet,
inclusive no que de positivo se refira a ele, aécio…
se não fosse esse post não saberíamos desse absurdo aeciano.
esse papo de que todo cara que o critica recebe soldo petista,
é tão canalha e sem sentido que beira a burrice.
é como se todo militante fosse igual aos que pelo jeito conta o psdb.
nenhuma palavra à possibilidade desse militante
ter convição do que é bom ou não para o´país e para si próprio.
e que , em síntese,
está criando conhecimento na internet,
ao fundir a cuca pra justificar seus argumentos e pra convencer as pessoas
no fundo, a questão é essa
aécio não convence.
e a democracia só funciona pelo convencimento.
Lucinei
9 de setembro de 2014 5:02 pmE ainda acusam o pt de
E ainda acusam o pt de “bolivarianismo”. Basta ver o que acontece com a imprensa mineira; e basta ver como age a grande imprensa “em busca do tempo perdido” querendo “puxar o trem” da opinião pública.
Ele crê que na internet é assim tão fácil.