Marcos Coimbra: Bolsonaro conseguiu estabelecer diálogo com o eleitor popular

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Para o diretor do Vox Populi e um dos principais especialistas em pesquisas de opinião, Marcos Coimbra, o fenômeno da rápida ascensão do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro (PSL), guarda relação com a capacidade de estabelecer um diálogo com o eleitor popular.
 
“Que é algo que os candidatos do centro-direita no Brasil sempre tiveram dificuldade. Ou vieram de fora, pronto, como o de Fernando Henrique Cardoso, do plano Real, ou o diálogo era difícil de estabelecer”, afirmou.
 
Ao ser questionado pelo jornalista Luis Nassif sobre quem ocupa o espaço “centro-direita”, Marcos Coimbra acredita que ainda é precipitado falar, mas que haverá uma mudança, por exemplo, na postura do antigo PMDB, hoje MDB. 
 
 
Essa e outras análises podem ser acompanhadas aqui:
 
https://www.youtube.com/watch?v=bzYwdf42MYo width:700 height:394
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bolsonaro consegue penetração

    Bolsonaro consegue penetração nas populações por uma determinante principal: o discurso moralista. Segundo, soubre agregar os grupos evangélicos, mais factível possível. Não é um movimento novo, no próprio Estados Unidos, os grupos evangélicos são determinantes na maioria das políticas ligadas ao Partido Republicano. Trump não é nenhum bom mocinho, mas se adequa com maestria à política retrógada ligada do séquito protestante. O evangelismo dá uma nova identidade e pertencimento alinhado às costumes conservadores, para não dizer retrógado. Eu particularmente tenho muitos conhecidos evangélicos e minha saudosa mãe era uma praticante, mas com o tempo mudou muito o sujeito evangélicos devido ao boom, perderam referências. Como vistos a sujeitos de modos interiorizados, simples, pacíficos, caridosos e de profundo respeitos, emergem hoje cidadãos muito focados na aparência, enriquecimento, ostentação, com certa aversão a qualquer política que foge à sua comunidade, muitos gostam da violência e fazem referência de armas e violência, mesmo a costumes mundanos, que anteriormente condenava. Como parafraseando a bíblia, precisa separar  o joio do trigo, mas que é um acontecimento determinante social político, isso é sim! E também, com a popularidade e ascensão, os evangélicos se diluem, perderam a essencia e isso será um novo desafio pois seu público poderá sentir à frente traído. 

  2. Não é o discurso nem a

    Não é o discurso nem a religião (apesar dos neopentecostais realmente viverem em outro mundo!). É o WhatsApp estúpidos!! A Globo pode até apoiar Haddad expliciamente, mas é pelo aparelinho do bolso que o Bolso leva. Argumentos racionais infelizmente não irão funcionar. Argumentos econômicos talvez convençam uma boa parcela, mas quem está jogando com a Cambridge Analytica e com o TSE tem tudo pra ganhar. É como usar anabolizantes e ainda comprar o árbitro, nem Pelé (Lula) consegue!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador